ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sábado, 22 de outubro de 2016

Lição CPAD jovens a separação para adoração n.5


      Lição 5 A separação de um povo para adoração
  
                          exclusiva 4 trimestre 2016 



                                            TEXTO DO DIA

"Porque povo santo és ao SENHOR, teu Deus; o SENHOR, teu Deus. te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que sobre a terra há ' (Dt 7.6).

SÍNTESE

Todas as pessoas e instituições sobre a terra possuem uma finalidade que dota de sentido sua existência; para a nação de Israel, existir significa louvar e adorar ao único Deus verdadeiro.
 

SEGUNDA - 1 Cr 17.21: Povo incomparável
TERÇA - 2 Sm 7.24: A condição de povo especial
QUARTA - 1 Sm 1222
A imutável fidelidade do Senhor
QUINTA - Sl 100.3: Foi o Senhor que trouxe esse povo à existência
SEXTA - 1 Pe 2.9: A Igreja como povo de Deus
SÁBADO - Tt 2.14: A finalidade do sacrifício de Jesus

OBJETIVOS

 DEMONSTRAR a maneira graciosa e miraculosa como Israel foi criado por Deus.

 DISCUTIR a respeito da necessidade de separação de Israel como povo para louvar a Deus.

 REFLETIR a respeito da relação entre Igreja e Israel

INTERAÇÃO

Na continuação de nossas reflexões a respeito do louvor e adoração a Deus, analisaremos na aula de hoje a gênese do povo de Israel como comunidade formada exclusivamente para a glória de Deus. Nascido das promessas anunciadas a Abraão e sua descendência, o povo de Israel é uma prova histórica da ação benevolente de Deus em favor daqueles que lhe servem amorosamente. Partiremos do episódio da saída do Egito para demonstrar a natureza do relacionamento de Deus com o seu povo que desafiadoramente exigia daquelas pessoas o rompimento com os costumes politeístas da época e as chamava para uma experiência de adoração reservada apenas a Deus. Relacione a distante e longínqua história de Israel com a vida pessoal de cada um de seus educandos, desafiando-os a crer que se as promessas celestes foram o fundamento da subsistência de Israel em todo tempo, especialmente nas crises, as promessas proferidas a eles têm em Jesus o sim e o amém (2 Co 1.20).

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Desafie seus alunos a construírem uma linha do tempo destacando nela os principais acontecimentos de suas vidas. Após este momento especial de rememoração, solicite-os que selecionem e apresentem dentre os acontecimentos registrados o momento mais marcante para eles. Faça desta parte da sua aula um instante de partilha e aproximação coletiva. Ainda que haja momentos de descontração, esteja preparado para acolher aqueles que destacarão momentos de perda e dor como os mais significativos em suas histórias. A partir dos elementos pessoais compartilhados neste instante, procure conduzir seus educandos à reflexão de que o fundamento de todas as nossas alegrias é Cristo, e que somente por meio dEle seremos capazes de superar os acontecimentos que nos causam ressentimentos.
Se houver possibilidade, ore em sala apresentando a trajetória devida de cada uma destas pessoas especiais que o Senhor tem posto sobre seus cuidados espirituais.

                                             TEXTO BÍBLICO

Êxodo 19.1-8
1 AO terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia chegaram ao deserto de Sinai,
2 Porque partiram de Refidim e entraram no deserto de Sinai, onde se acamparam. Israel, pois, ali se acampou em frente ao monte.
3 E subiu Moisés a Deus, e o SENHOR o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel:
4 Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim;
5 Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.
6 E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.
7 E veio Moisés, e chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras, que o SENHOR lhe tinha ordenado.
8 Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o SENHOR tem falado, faremos. E relatou Moisés ao SENHOR as palavras do povo.

INTRODUÇÃO

Miraculosamente Abraão, que era apenas um peregrino guiado pela voz de Deus, torna-se pai de uma multidão incontável (Hb 11.12). Aquela pequena família, que se alocou nas terras egípcias em busca de sobrevivência durante um período de fome. tornou-se um numeroso povo que causava medo aos governantes das terras do Nilo (Êx 1.10.11).

Com a bênção divina, nem a opressão do Egito nem seu controle de natalidade perverso, foram capazes de fazer estéril a semente santa abençoada por Deus Mas abandonar a dependência - econômica e política - do Egito e aventurar-se num retorno a uma terra tão distante quanto os sonhos mais idealizados de qualquer israelita, era um enorme passo de fé; não mais para um homem e sua família. mas para centenas de milhares de pessoas
É sobre essa trajetória, que exigiu ruptura com o comodismo e a construção de instrumentos coletivos de fé. que nossa lição se refletirá neste domingo.

I - ISRAEL POVO DE DEUS. POR DEUS E PARA DEUS

1. Quem fez este povo?

Antropologicamente, afirma-se que um povo é o resultado de uma conjunção de fatores culturais, étnicos e econômicos que unem determinado grupo de pessoas que habita certo território através de vínculos e interesses comuns, que extrapolam os laços familiares. Segundo a fé cristã, estes fatores antropológicos, no caso do povo de Deus, foram diretamente coordenados pelo Altíssimo que, para o propósito especifico que Ele determinou, fez surgir Israel A riqueza de detalhes com que a Bíblia narra a formação do povo de Israel - as esterilidades das três matriarcas (Gn 11.30:25.21;30.1.22-24), as peregrinações e a escravidão - tem como função principal revelar a continua intervenção de Deus nessa história, com o intuito final de deixar inconteste que a existência de Israel é ação da graça e poder de Jeová.

2. Por que Israel?

É evidente que dentre os milhares de povos já existentes àquela época o Senhor poderia escolher qualquer um destes para tomá-lo propriedade peculiar sua. Então, por que Israel foi o escolhido?

Segundo Deuteronômio 7.6-10, foi a fidelidade do Senhor, ou como bem interpretam alguns tradutores, foi o “amor-leal’ de lavé para com às promessas feitas a Abraão. Isaque e Israel Como argumenta o autor de Deuteronômio, não foram motivações materiais ou históricas que mobilizaram o Senhor a escolher Israel como sua possessão especial, mas isto foi resultado exclusivamente de um ato gracioso, que para sempre apontaria para a grandeza do Deus adorado por aquele povo. e nunca para algum tipo de mérito ou qualidade do povo em si. Esta evidência bíblica deve nos levar a refletir sobre o privilégio que alcança aquele que recebe promessas feitas pelo Senhor Deus.

3. Para que este povo foi constituído?

Não sendo obra do acaso, a existência de Israel tem uma clara razão de ser louvar e adorar exclusivamente ao SENHOR (Dt 14.2; 1 Cr 17.22). Diante de um conjunto de povos absolutamente politeístas, a "separação’’ que Deus exige de Israel não é algo essencialmente territorial até porque em vários comentos da história do povo eles não terão sequer um torrão de terra, ou mesmo étnico, pois a interação entre a descendência de Abraão e outros povos será geralmente intensa. A separação do povo de Deus terá um caráter cúltico-espiritual Israel deve evitar ao máximo influências externas que lhe desviem de sua vocação primária: adorar exclusivamente a Jeová. Por isso as tradições, festas, leis sociais, em suma. tudo em Israel deveria apontar para o Senhor e para o seu relacionamento com o seu povo especial.

O Pense!

Se Deus por sua vontade é poderoso para levantar um povo. que depois tomar-se-á nação, com a finalidade exclusiva de adorá-lo. o que Ele é capaz de fazer em sua vida para que se tome evidente que você não é fruto do acaso, mas resultado de um elaborado plano celeste que tem como fim a adoração?

O Ponto Importante

Israel não existe por si nem para si; a finalidade da existência deste povo é engrandecer o Deus que lhe trouxe à realidade a partir de um simples homem que creu na vontade de Deus

II - A FORMAÇÃO E A SEPARAÇÃO DE ISRAEL

1. Da necessidade de sair do Egito.

O refúgio no Egito durante mais de quatrocentos anos foi algo extremamente salutar para os descendentes de Jacó. De uma pequena família numerável em Êxodo 1.1-5, Israel torna-se uma multidão de centenas de milhares (Êx 12.37). Quando Moisés reporta-se ao faraó solicitando a liberação do povo de seus afazeres para ir ao deserto, a finalidade é apenas uma: [...] Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto’ (Êx 5.1). Os anos de escravidão estavam afastando Israel do foco de sua existência, a adoração ao Senhor. O Egito não era mais o lugar onde deveriam permanecer, era chegada a hora de voltar às terras prometidas ao patriarca Abraão. Mas sair das terras de faraó não significa apenas sair da escravidão, mas também abandonar casas, propriedades, uma vida já estabelecida a gerações. E agora, o que fazer?

2. A necessidade de desfazer velhas relações para estabelecer novos vínculos.
A permanência do povo no Egito garantir-lhes-ia estabilidade econômica e bem-estar familiar. Era um momento de escravidão, mas havia as ‘panelas de carne" e ‘pão" da terra de faraó (Êx 16.3). Havia, entretanto, uma ordem divina: saiam do Egito! Adorar a Deus envolve, muitas vezes, tomadas de decisões radicais que nos custam a comodidade da tradição, o conforto de tudo permanecer como está. A convocação de Deus para Israel no Egito é um símbolo da vontade dEle para seu povo. Israel não deveria servir a ninguém mais. apenas a Jeová (Êx 23.13). Não devia vender sua liberdade por cebolas ou alhos do Egito (Nm 11.5). A exclusividade de Israel pare adoração a Deus é uma exigência desafiadora de ser cumprida num contexto social politeísta.

3. O estabelecimento de novos valores.

Antes de o povo deixar o Egito, era necessário que estivessem convictos de que se dedicar exclusivamente ao Senhor era o fundamento da sua liberdade. Não estavam sendo livres para o pecado, ou para submeterem-se ao julgo de outro déspota que se auto-intitulasse deus. A maravilhosa libertação de Israel tinha como finalidade gravar nos corações daquela geração, e das vindouras, que somente um Deus deveria ser reverenciado - exatamente aquele que lhes proporcionará o fim da escravidão – Jeová.

A Páscoa deveria ser um memorial de celebração e uniria um aglomerado de pessoas como povo, as quais dali em diante passariam décadas sem território ou Estado, mas que estariam unidos pelos valores de fidelidade, gratidão e adoração ao Deus que os livrou da terra da exploração.

O Pense!

Se Israel foi desafiado a separar- se dos cultos pagãos e concentrar sua vida espiritual no louvor a Jeová, nosso desafio não pode ser diferente hoje - não sejamos escravos dos desejos carnais, do mundo ou de Satanás.

O Ponto Importante
Jeová exige de Israel uma postura que rompia com os valores e tradições até então estabelecidas. Adoração torna-se sinônimo de exclusividade.

III - SOMOS A NAÇÃO DA CRUZ

1. Israel como metáfora histórica da Igreja.
Nossa discussão até aqui deixou claro que Deus formou e sustentou um povo para viver exclusivamente para seu louvor. Apesar da existência histórica de Israel, e da atual vigência das promessas de Deus a este povo, esta comunidade terrena pode ser utilizada como metáfora para falar da grande família que o Senhor deseja estabelecer na terra que. em o Novo Testamento, ganha o nome de Igreja, As promessas de Israel são especificas e restritas a este povo, todavia, em o Novo Testamento, a referência ao povo de Deus amplifica-se e ganha contornos universais - não mais regionais e culturais.  A Igreja, como grupo de pessoas que reúne os salvos em Cristo, não é um Estado político ou uma civilização especifica, mas o ajuntamento daqueles que foram alcançados pelos efeitos do sacrifício vicário de Jesus (Ef 2.11-22).

2. A Igreja como povo santo.

Em 1 Pedro 2.9.10, essa analogia da Igreja como povo ganha contornos vivos. Ao fala' de uma série de procedimentos éticos a serem vivenciados por aqueles que nasceram de novo (v.1.2), além da necessidade do reconhecimento da singularidade da obra redentora de Jesus (v.3-9).

Pedro declara que os participes, da Igreja que antes “não eram povo’ agora foram feitos “povo de Deus" Novamente percebe-se aqui a ação de Cristo na constituição e manutenção do seu povo. A identificação do Senhor com esta comunidade não se dará por uma marca física (Gn 1710) ou ligação étnica, mas exclusivamente por meio da fé na pessoa bendita de Jesus (Jo 1.12.13). Assim como Israel, somos separados - não de nossas relações ou papéis dentro de nossa sociedade - mas para uma vida plena de louvor e adoração a Deus.

O Pense!

A finalidade da Igreja é adoração, mas não podemos cair no erro de achar que Igreja é apenas o prédio ou a comunidade em que nos congregamos Igreja somos todos nós. por isso. todas as ações que realizamos no cotidiano devem ter como objetivo último fazer c nome de Cristo ser louvado através de nós.

O Ponto Importante

Não devemos confundir as promessas especificas de Deus para o povo de Israel com aquelas que possuem um caráter universal e que atingem todos os Filhos de Abraão, tanto os que são pela carne como os que são pela fé Compreendamos que não há predileção de Deus. mas fidelidade à Palavra.

SUBSÍDIO 1

Depois da morte dos 12 patriarcas, os israelitas tiveram de esperar 400 anos até que uma nova geração de lideres estivesse pronta. E. conforme sabemos, não é sempre que aparece um libertador com a fidelidade de Moisés, um sacerdote com a postura de Arão. ou um general com a coragem de Josué. É imperioso que a nação seja submetida a alguns processos históricos. sociológicos, políticos e teológicos, visando o seu amadurecimento. Tais processos são bastante morosos; requerem décadas e, às vezes, séculos. Era imprescindível, pois, que os hebreus deixassem a fase tribal, a fim de se erguerem nacionalmente. Doravante. Deus não trataria mais diretamente com os patriarcas, mas haveria de tratar, através de seus profetas, com a nação.

CONCLUSÃO

É impossível dissociar a fé do povo de Israel de sua história. A formação, constituição e sustentação de Israel foi obra das benevolentes mãos de Deus. Tal como Israel, devemos, enquanto povo de Deus desta geração, reconhecer sua misericórdia como o fundamento de nossa vida e prosperidade. Aquilo que somos é resultado direto do amor do Pai. por isso devemos viver eternamente para adorá-lo.

HORA DA REVISÃO
1. Com que finalidade Deus formou o povo de Israel?
Com o intuito exclusivo de adorá-lo e louvá-lo continuamente. 
2. Por que Deus investiu tanto para Israel ser seu povo?
Porque Ele foi fiel às promessas feitas a Abraão. Isaque e Israel, que por consequência estenderam-se a toda sua descendência. 
3. O que significava para Israel sair do Egito?
Abandonar as comodidades de uma vida estabelecida e enfrentar o desafio de viver inteiramente pela fé. 
4. É possível fazer uma relação entre Israel e a Igreja? Qual?
Sim, assim como Israel foi povo exclusivo de Deus dedicado inteiramente a adoração ao Pai até o advento do Messias, assim também nós. aqueles que foram alcançados pela obra na cruz. devemos viver para a glória do Pai

5. Como povo de Deus hoje, qual deve ser nossa principal caracteristica?
Nossa vida de adoração e devoção a Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.