ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sábado, 29 de outubro de 2016

Subsidio adolescentes alegria n.6





                                 Lexicons-definição

                                     Professor Mauricio Berwald

1. contexto. Palavras 

correspondência do original para a palavra " alegria " da Bíblia Inglês, seus derivados e sinônimos. Os termos χαρά e χαίρειν (etimologicamente aliada à χάρις , 'charme', 'graça') denotam sensação de prazer experimentado na esfera mental. Por outro lado, ἡδονή , ἥδεσθαι (o verbo não encontrada no NT) denotam grande parte alegria na esfera dos sentidos. Ao lado desta distinção é executado a outra diferença que χαρά representa o saudável, irreflectida alegria que se ocupa com o objeto de sua fonte, enquanto ἡδονή designa a alegria que habita subjetivamente em sua própria sensação. No NT o último termo é usado apenas sensu malo ( Lucas 8:14 , Tito 3: 3 , James 4: 1 , 2 Pedro 2:13 ). Os termos εὐφραίνειν e εὐφροσύνη descrever um estado genial, agradável de se sentir como é engendrado por uma boa tarifa ou alguma outra condição festiva feliz (usualmente representado por 'ser feliz' ', para fazer feliz "[ Lucas 12:19 ; Lucas 15: 23 ; Lucas 24:29 ; Lucas 24:32 ; Lucas 16:19 ; Atos 02:26 ; Atos 07:41 ; Atos 14:17 ; Romanos 15:10 , 2 Coríntios 2: 2 , Gálatas 4:27 , Apocalipse 11 : 10 ; Apocalipse 12:12 ]).

 Os termos εὔθυμος , εὐθύμως , εὐθυμεῖν são usados bom ânimo esperançoso com referência ao resultado de alguma situação ou empresa ( Atos 24:10 ; Atos 27:22 ; Atos 27:25 ; Atos 27:36 , Tiago 5:13 ). ἀγαλλίασις , ἀγαλλιᾶν representam a profunda alegria de exultação, portanto, são unidos por meio de clímax χαίρειν ( Mateus 05:12 , Lucas 01:14 ; Lucas 01:44 ; Lucas 1:47 ; Lucas 10:21 , João 5:35 ; João 8:56 , Atos 02:26 ; Atos 02:46 ; Atos 16:34 , Hebreus 1: 9 , 1 Pedro 1: 6 ; 1 Pedro 1: 8 ; 1 Pedro 4:13 , juízes 1:24 , Apocalipse 19: 7 ). Em ainda uma outra concepção, a de καυχᾶσθαι , o elemento da alegria é um ingrediente inevitável, mas a palavra como tal denota um estado específico de mente, viz. 'gloriar,' o sentimento exaltado em que a consciência do valor espiritual do tema religioso em sua associação com e subserviência para a glória de Deus se expressa (por esta concepção cf. A. Ritschl, Die christliche Lehre von der Rechtfertigung und Versöhnung 2 ., II [1882] 365-371; A. Tito, Die neutest Lehre von der Seligkeit. , II [1900] 91-96)..


2. alegria  como uma característica geral da vida cristã.


 - aparece nos escritos do NT como uma característica marcante da vida cristã na Idade Apostólica. No Epístolas Paulinas especialmente, figura proeminente. É um dos três grandes ingredientes do Reino de Deus ( Romanos 14:17 ); ele recebe o segundo lugar na enumeração dos frutos do Espírito ( Gálatas 5:22 ; cf. 1 Tessalonicenses 1: 6 ); as descrições da vida cristã freqüentemente se referem a ele ( Atos 2:46 ; Atos 08:39 ; Atos 13:52 ; Atos 16:34 , Romanos 12:12 , 2 Coríntios 1:24 ; 2 Coríntios 6:10 ; 2 Coríntios 8: 2 , ( Filipenses 1:25 , 1 Pedro 1: 8 ). que esta alegria não é um mero subproduto do estado cristão sem significado religioso inerente aparece ainda o fato de que o cultivo constante do que é prescrito a crentes ( 2 Corinthians 13:11 , Filipenses 3: 1 ; Filipenses 4: 4 [ 'regozijar-se sempre'], 1 Tessalonicenses 5:16 , James 1: 2 , 1 Pedro 4:13 .) O Apóstolo mesmo torna um objeto de oração ( Romanos 15:13 ), e representa a sua realização, como o objetivo de sua atividade apostólica para as igrejas ( 2 Coríntios 1:24 , Filipenses 1:25 ). a prevalência de uma alegria estado ful da mente na Igreja primitiva também pode ser inferida a partir de as numerosas referências a ações de graças como uma ocupação Christian regulares ( Romanos 1:21 , 2 Coríntios 8: 2 , Efésios 5: 4 ; Efésios 5:20 , Filipenses 4: 6 , Colossenses 1:12 ; Colossenses 2: 7 ; Colossenses 3: 17 ; Colossenses 4: 2 , 1 Tessalonicenses 3: 9 ; 1 Tessalonicenses 5:18 ). Em vista de tudo isso, pode-se supor que a fórmula convencional de saudação por meio de χαίρειν tem talvez, quando usado entre os crentes, adquiriu um significado mais profundo (cf. Mateus 28: 9 , Lucas 1:28 , Atos 15:23 , 2 Coríntios 13:11 , James 1: 1 , 2 João 1: 10-11 ).

Quando passamos a investigar as causas dos fatos apenas revisados, o primeiro lugar deve ser dada à ( a ) a consciência viva de salvação que está presente na Idade Apostólica. Através da comunhão restabelecida com Deus e o perdão dos pecados a alegria córregos para o coração, que é colorido por o contraste da experiência oposta pertencente ao estado de afastamento de Deus. O cristão alegria é especificamente uma alegria em Deus ( Romanos 5:11 , Filipenses 3: 8 ; Filipenses 4:10 ). Joy aparece associado com a fé, bem como com esperança ( Atos 8:39 ; Atos 16:34 , Romanos 15 : 13 , 2 Coríntios 1:24 , Filipenses 1:25 , 1 Pedro 1: 8 ). Ele também acompanha a renovação ética da mente como uma delícia recém-nascido em tudo o que é bom ( 1 Coríntios 13: 6 ).

Uma segunda causa pode ser encontrada em ( b ) o caráter altamente pneumática da experiência religiosa na Era Apostólica. 

O Espírito como o dom do Ascensionado e glorificado Cristo aos seus seguidores, que se manifesta Sua presença e poder nestes primeiros dias depois de uma moda mais edificante e, entre outras coisas produzidas nos crentes um estado exaltado de sentimento em que a nota de alegria ousness predominaram . A conjunção de alegria e do Espírito, no entanto, não significa apenas que o Espírito produz essa alegria : é devido ao caráter inerente do Espírito, para que seja no Espírito e para ser preenchido com alegria tornou sinônimo ( Atos 2 : 46 ; Atos 13:52 , Romanos 14:17 ). 

O Espírito possui esse caráter inerente como um espírito de alegria porque Ele é, essencialmente, o elemento da vida por vir. Isto leva à observação de que na terceira posição ( c ) a alegria plenitude do início de consciência cristã devem ser explicadas à luz do fato de que o Estado cristão é sentida para ser semi-escatológica, isto é, em muitos aspectos importantes uma antecipação a vida consumado do Reino de Deus. Através da entrada do Messias em glória, por meio de Sua presença pneumático e atividade na Igreja, e através da perspectiva de Sua volta rápida, os crentes foram postos em contacto real com o mundo vindouro. 

O carácter específico do mundo vindouro é que de bem-aventurança e alegria , e com a mesma intensidade como o presente através da experiência ou esperança para a vida presente projetos do mundo, este último também vem para participar desta alegria tez ful. Especialmente em São Paulo e da Epístola aos Hebreus podemos traçar esse respeito, embora não esteja ausente de qualquer um dos escritos do NT ( Romanos 00:12 ; Romanos 14:17 ; Romanos 15:13 , Hebreus 10:34 ; Hebreus 00:11 , 1 Pedro 1: 6 ; 1 Pedro 1: 8 ; 1 Pedro 4:13 , juízes 1:24 , Apocalipse 19: 7 ). O próprio Jesus já tinha representado a vinda espiritual do Reino, o tempo da sua presença com os discípulos como um período de alegria , semelhante a uma festa de casamento ( Mark 02:19 ), e tinha apontado para a frente para a dispensação do Espírito como um período de alegria ( João 14:28 ; João 15:11 ; João 16:20 ; João 16:22 ; João 16:24 ; João 17:13 ). Quanto a este princípio deve ser explicado o caráter paradoxal que o cristão alegria assume através de entrar em contraste com a tribulação e aflição da vida presente. Ele ainda faz fora do último um motivo de alegria, na medida em que o crente, a partir do poder da fé que o sustenta, recebe a garantia de sua "approvedness '( δοκιμή ) com Deus, e, portanto, o mais forte esperança concebível na salvação escatológica . Romanos 5: 3 ff. é a clássica passagem para isso, mas a mesma linha de pensamento nos encontra em um número de outras passagens paulinas, e, ocasionalmente, em outros lugares, por vezes, na formulação incisivamente paradoxal ( Atos 5:41 , Colossenses 1:11 , 1 Tessalonicenses 1: 6 , Hebreus 10:34 , James 1: 2 , 1 Pedro 4:13 ). Na maioria das vezes este tipo específico de alegria é expressa em conexão com a ideia de καυχᾶσθαι , "para a glória" (cf. acima; Romanos 5: 2-3 , 2 Coríntios 11:30 ; 2 Coríntios 12: 9 , James 1: 9 ) .

3. A alegria de St. Paul. -Para Ser distinguido este general alegria como um ingrediente comum de toda a experiência cristã é a específica alegria que pertence ao servo de Deus empenhados na obra da sua vocação. Desta alegria de ministrar, a alegria e satisfação que acompanham a quitação com êxito da tarefa apostólica, o NT faz menção freqüente. Epístolas Paulinas estão cheios dele. 

O apóstolo dirige o seu curso com alegria ( Atos 20:24 [algumas autoridades textuais aqui omitir 'com alegria ']); regozija-se muito sobre a obediência de crentes ( Romanos 16:19 ); embora tristes, mas é sempre alegres em seu trabalho ( 2 Coríntios 6:10 ); transborda de alegria por conta de seus convertidos ( 2 Coríntios 7: 4 ); faz sua súplica com alegria em seu nome ( Filipenses 1: 4 ); seu progresso em amor e harmonia faz pleno a sua alegria ( Filipenses 2: 2 ); ele se alegra com a perspectiva de ser oferecido sobre o sacrifício e serviço da sua fé ( Filipenses 2:17 ); exulta de alegria em seus sofrimentos por causa deles ( Colossenses 1:24 ); sente que nenhuma ação de graças pode expressar adequadamente sua alegria diante de Deus na sua conta ( 1 Tessalonicenses 3: 9 ). Desenvolvimentos específicos na sua ocasião ministério Furnish para especial alegria ( 1 Coríntios 16:17 , 2 Coríntios 2: 3 ; 2 Coríntios 7:13 ; 2 Coríntios 7:16 , Filipenses 1:18 ; Filipenses 2:28 ; cf. Atos 11: 23 , Hebreus 13:17 , 2 John 1: 4 , 3 João 1: 3-4 ). Esta alegria em ministrar funde com o escatológico prospectivo alegria , na medida em que, no dia do Senhor os resultados de um ministério será manifestada e tornar-se para o servo de Cristo a "especial alegria " ou "coroa de glória" ( 2 Coríntios 1 : 14 , Filipenses 4: 1 , 1 Tessalonicenses 2:19 ).(dicionário Hastings bíblico).




                     SUBSIDIO N.2 ALEGRIA FELICIDADE

                    alegria ( שׁמחה , simḥāh ; Χαρά , Chará ):

1. Termos:
A idéia de alegria é expressa no Antigo Testamento por uma riqueza de termos sinônimos que não podem ser facilmente diferenciados. O mais comum é simḥāh ( 1 Samuel 18: 6 , etc.), diversamente traduzida em Inglês versões da Bíblia " alegria ", "alegria," "regozijo"; a partir de sāmēah, Adequadamente "para ser brilhante", "brilhar" ( Provérbios 13: 9 , "A luz dos justos alegra;", literalmente, "é brilhante"), mas geralmente usado em sentido figurado "regozijar-se", "ser feliz" ( Levítico 23:40 e muito freqüentes).

Outros substantivos são masos e Sason , Tanto a partir de SUS , Adequadamente "saltar", "salto", portanto, "exultar", "alegrar-se"; rinnāh , "gritando." " Alegria "; Gil , A partir de verbo Gil ou Gul , "Para ir em um círculo", portanto, "ser animado" (dança redonda para a alegria ), "alegrar-se". No Novo Testamento, de longe, o mais comum são chara " Alegria " chairo "Regozijar-se" (compare Χάρις , cháris , "Graça"). Mas também temos agallıasis , Que expressa "exuberante alegria ", "exultação" (não utilizado em grego clássico, mas muitas vezes na Septuaginta; no Novo Testamento, Lucas 1:14 , Lucas 1:44 ; Atos 02:46 ; Juízes 1:24 ; Hebreus 1: 9 ), e o correspondente verbo agallıaoo (-áomai), "Exultar", "regozijar" ( Mateus 05:12 , etc.). Em versões inglesas da Bíblia temos, por vezes, "a alegria " (agora obsoleto como um verbo), usado em um sentido intransitivo = "regozijar-se" ( Habacuque 3:18 ; 2 Coríntios 7:13 , etc.).

2. No Antigo Testamento:

Além alegria em um sentido geral, como a resposta da mente a qualquer evento agradável ou estado ( 1 Reis 1:40 ; Esther 8:17 , etc.), a alegria como uma emoção religiosa é frequentemente referido no Antigo Testamento. A religião é concebida como tocar as fontes mais profundas da emoção, incluindo a sensação de alegria exultante, que muitas vezes encontra expressão exterior em tais ações como pulando, gritando e cantando. Alegria é mostrado repetidamente para ser o resultado natural da comunhão com Deus. "Na tua presença há plenitude de alegria ; na tua mão direita há delícias perpetuamente" ( Salmo 16:11 ; compare Salmo 16: 8 , Salmo 16: 9 ). Deus é ao mesmo tempo a fonte ( Salmo 4: 7 ; Salmo 51:12 ) eo objeto ( Salmo 35: 9 ; Isaías 29:19 ) de religiosos alegria . A frase "alegrar-se (ser feliz) no Senhor" e similar. expressões são de ocorrência frequente (por exemplo, Salmo 97:12 ; Sl 149: 2 ; Isaías 61:10 ; Zacarias 10: 7 ). Muitos aspectos da chamada caráter divino à luz esta emoção, como a sua benignidade ( Salmo 21: 6 , Salmo 21: 7 ; Salmo 31: 7 ), a Sua salvação ( Salmo 21: 1 ; Isaías 25: 9 ; Habacuque 3:18 ) , Suas leis e estatutos ( Salmo 12: 1-8 ; 119 passim ), os seus juízos ( Salmo 48:11 ), Suas palavras de conforto em dias escuros ( Jeremias 15:15 , Jeremias 15:16 ). O fato fundamental da soberania de Deus, do patrimônio do governo divino do mundo, dá ao devoto a alegria sentido ous de segurança na vida ( Salmo 93: 1 f; Salmo 96:10 ; Sl 97: 1 ) que irrompe em canções de louvor em que mesmo a natureza inanimada é poeticamente chamados a juntar-se ( Salmo 96: 11-13 ; Salmo 98: 4-9 ).

No caso daqueles que realizou tais pontos de vista de Deus, era natural que o serviço de Deus deve provocar uma alegria espírito ous ( "Eu vou oferecer em seus sacrifícios tenda da alegria ", Salmo 27: 6 ; comparar 1 Crônicas 29: 9 ), um espírito que é abundantemente manifesto na gritaria eufórica com a qual festividades religiosas eram celebradas, a trombeta-som que acompanhou certos sacrifícios ( 2 Samuel 6:15 ; Salmos 33: 1-3 ; Números 10:10 ; 2 Crônicas 29 : 27 ), e especialmente nos salmos de louvor, agradecimento e adoração ( Salmo 47: 1-9 ; 81; Salmo 100: 1-5 , etc.). "Alegrai-vos perante o Senhor teu Deus" é uma frase muitas vezes repetida em Dt com referência à festa do sacrifício (por exemplo, Deuteronômio 12:12 ). Mas a alegria é um Divine, bem como um ser humano, emoção; pois o próprio Deus é representado no Antigo Testamento, não como um ser rígida, intransponível, mas como suscetíveis ao prazer e à dor. Deus pode ser concebido como "alegria em suas obras" ( Salmo 104: 31 ; compare Gênesis 1:31 ), e sobre o seu povo "para o bem" ( Deuteronômio 30: 9 ). "Ele se deleitará em ti (Zion), com alegria , ele vai descansar em seu amor, ele vai alegria em ti com júbilo" ( Sofonias 3:17 ). Tais anthropomorphisms nobres e vívidas são uma abordagem mais próxima da verdade do que a doutrina abstracta da impassibilidade de Deus que, devido a influências platônicos, dominado teologia dos primeiros séculos cristãos.

3. No Novo Testamento:

O elemento de alegria na religião é ainda mais proeminente no Novo Testamento. É a resposta adequada do crente para as "boas novas de grande alegria " que constituem o evangelho ( Lucas 2:10 ). Nos quatro Evangelhos, especialmente Lucas, este elemento é visível. Ele é visto nos cânticos de Lc 1 e 2. É tanto exemplificados na vida e caráter, e estabelecidos no ensino de Jesus. Há muitos indícios de que, apesar dos elementos profundos de tristeza e tragédia em sua vida, seu comportamento habitual era jubiloso e alegria ous, certamente não sombrio ou ascética: tais como, sua descrição de si mesmo como noivo, em defesa dos seus discípulos por não jejum ( Marcos 2: 18-20 ); o fato de que Ele veio "comer e beber", que dá a ocasião para a acusação de que ele era "um homem comilão e beberrão" ( Mateus 11:19 ); Sua "alegria no Espírito Santo" ( Lucas 10:21 ); o fato de que sua presença foi encontrado para ser agradável em festas sociais ( Marcos 14: 3 ; Lucas 14: 1 ; João 12: 1 ), e no casamento em Caná ( João 2: 1 ff); Sua menção de "a minha alegria " ( João 15:11 ; João 17:13 ). Seu ensino com referência aos Seus seguidores se harmoniza com isso. As virtudes cristãs conferir a quem os atingir, não só bem-aventurança, um estado calmo e composto por Felicity ( Mateus 5: 3-11 ), mas também um estado mais exuberante de alegria , que está em nítido contraste com a "triste semblante" de os hipócritas ( Mateus 6:16 ) ( "Alegrai-vos e exultai", Mateus 05:12 ). Este espírito é refletida em muitas das parábolas. 

A descoberta do verdadeiro tesouro da vida traz alegria ( Mateus 13:44 ). As três parábolas de Lc 15, revelam a alegria do próprio coração Divino no arrependimento dos pecadores (ver especialmente Lucas 15: 5-7 , Lucas 15: 9 , Lucas 15:10 , Lucas 15: 22-24 , Lucas 15:32 ). A parábola dos talentos insiste sobre a " alegria do Senhor", que é a recompensa de fidelidade ( Mateus 25:21 , Mateus 25:23 ). Jesus confere aos Seus seguidores não só a paz ( João 14:27 ; João 16:33 ), mas a participação na Sua própria plenitude da alegria ( João 15:11 ; João 16:24 ; João 17:13 ), uma alegria que é permanente , em contraste com a tristeza que é transitório ( João 16:22 ). Nos dias negros da decepção que sucederam a crucificação, a alegria dos discípulos passaram sob uma nuvem, mas na ressurreição ( Lucas 24:41 ) e ainda mais no dia de Pentecostes, verificou-se em luz, e depois continuou a ser uma característica marcante da igreja primitiva ( Atos 2:46 f; Atos 08:39 ; Atos 13:52 ; Atos 15: 3 ). Paulo fala de alegria como um dos frutos do Espírito ( Gálatas 5:22 ) e " alegria no Espírito Santo", como uma marca essencial do Reino de Deus ( Romanos 14:17 ). Esta alegria é associado com fé ( Filipenses 1:25 ), esperança ( Romanos 5: 2 ; Romanos 0:12 ), a comunhão fraterna e simpatia ( Romanos 12:15 ; 2 Coríntios 07:13 ; Filipenses 2: 1 f). Para alegrar no Senhor é imposto como um dever cristão ( Filipenses 3: 1 ; Filipenses 4: 4 ; comparar Filipenses 2:17 f; 1 Tessalonicenses 5:16 ). Em Cristo, o cristão "se alegra com alegria indizível e cheia de glória" ( 1 Pedro 1: 8 ), apesar de suas aflições temporárias ( 1 Pedro 1: 6 ). Christian alegria não é uma mera alegria que não conhece a tristeza, mas é o resultado do triunfo da fé sobre as circunstâncias adversas e difíceis, que, em vez de prejudicar, realmente melhorá-lo ( Atos 05:41 ; Romanos 5: 3 f; James 1: 2 , Tiago 1:12 ; Tiago 5:11 ; 1 Pe 4:13 ; compare Mateus 05:11 , Mateus 05:12 ). Até mesmo o nosso próprio Senhor "para a alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha" ( Hebreus 12: 2 ). (NOTAS Standard Bible Encyclopedia).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.