ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Doutrina da Trindade (3)


  
                          DOUTRINA DA TRINDADE (3)


               
                                   Professor Mauricio Berwald

( D ) O Logos .-Para o uso deste termo na teologia cristã somos gratos a St. John. É uma marca da verdade interior do quarto Evangelho que em nenhum lugar é o nosso Senhor representada como usá-lo; pois não é em Sua maneira, nem surgem naturalmente fora do pensamento da primeira idade da experiência cristã (mas veja Apocalipse 19:13Apocalipse 19:13 ). 
Pertence essencialmente com a idade de reflexão e construção filosófica. No entanto, o termo era familiar para as mentes dos pensadores de várias escolas no momento. Era o meio de reunir o pensamento religioso da Palestina e a filosofia de Alexandria. No primeiro caso, o Memra ou palavra do Senhor foi considerado como um quasi agência Divino -Pessoais pelo qual o Altíssimo efetua Seus propósitos no mundo. Neste último, o Logos é uma abstração personificada, e deve ser conectado com imanente à razão de especulação grega, embora às vezes concebido de forma mais concreta (por Philo) como o poder executivo. (Veja Harnack, Hist. De Dogma , cap. Ii. § 5, etc., e por toda parte, para o desenvolvimento da concepção Logos). Veja-se, ainda, art. Logos.

Ambos especulativamente e, historicamente, a Encarnação é o ponto de partida para esse curso de pensamento que leva inevitavelmente à doutrina da Santíssima Trindade. Assim que os pensadores cristãos perceberam que o Cristo é o Filho de Deus como sendo o Encarnado Divino Logos, seu pensamento foi lançada sobre aquela vasta especulação sobre a natureza de Deus, e, especialmente, quanto à relação do Filho com o Pai , que ocupou as mentes dos teólogos durante os séculos anteriores do história da Igreja .

(iii.) O Espírito Santo .-For uma declaração geral da doutrina do Espírito Santo, o leitor pode ser referido art. Espírito Santo em vol. Eu. e a arte correspondente. no Dicionário da Bíblia de Hasting . Aqui, um breve e tratamento mais limitado deve ser suficiente.

(1) A evidência dos Evangelhos Sinópticos .

-Os Evangelhos registram uma atividade renovada de inspiração profética em conexão com o advento de Cristo. De João Batista foi predito: "Ele deve ser preenchido com o Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe" ( Lucas 1:15Lucas 1:15 ). Assim, lemos ( Lucas 1:41Lucas 1:41 ; Lucas 1:67Lc 1:67 ) de Isabel e Zacarias, que, cheios do Espírito, eles proferiram linguagem profética. Veja também Lucas 2: 25-27Lucas 2: 25-27 ; Lucas 2:36Lucas 2:36 . Mais uma vez, a concepção milagrosa é atribuída à operação do Espírito ( Lucas 1:35Lucas 1:35 , Mateus 1:18Mateus 1:18 ; Mateus 1:20Mateus 1:20 ). Igualmente claro é a declaração da agência do Espírito Santo no batismo de nosso Senhor ( Marcos 1:10Marcos 1:10 , Mateus 3:16Mateus 3:16 , Lucas 3:22Lucas 3:22 ). Quando ele entrou em Seu ministério, os evangelistas dizem-nos que o nosso Senhor foi guiado pelo Espírito Santo ( Marcos 1:12Marcos 1:12 , Mateus 4: 1Mateus 4: 1 , Lucas 4: 1-2Lucas 4: 1-2 ; Lucas 4:14Lucas 04:14 ; Lucas 4:18Lucas 4:18 ). Seus milagres são realizados no Espírito ( Mateus 12:28Mateus 12:28 ). Em seu momento de maior concentração profunda sobre o mistério da sua pessoa e do trabalho que nos é dito: 'Ele se alegrou no Espírito Santo "( Lucas 10:21Lucas 10:21 ).

Nosso próprio ensinamento do Senhor sobre este assunto, tal como consta no Sinópticos, reconhece a inspiração do OT ( Mark 00:36Mark 00:36 , Matthew 22:43Mateus 22:43 ), e conecta suas próprias obras miraculosas ( Mateus 12:28Mateus 12:28 ) e sua missão ( Lucas 4:18Lucas 4 : 18 ) com a agência do Espírito Santo. Algumas das suas promessas aos seus discípulos pode ser plenamente compreendida apenas à luz dos ensinamentos que nos encontramos no Quarto Evangelho. Veja Matthew 10:20Mateus 10:20 , Lucas 11:13Lucas 11:13 ; Luke 00:12Lucas 12:12 ; Lucas 24:49Lucas 24:49 , Atos 1: 4-5Atos 1: 4-5 ; Atos 1: 8Atos 1: 8 . Talvez, no entanto, a passagem mais forte de todas é aquela em que nosso Senhor adverte contra o terrível pecado contra o Espírito Santo ( Marcos 3:29Marcos 3:29 , Mateus 12:32Mateus 12:32 , Luke 00:10Lucas 00:10 ). A intensidade da linguagem do nosso Senhor aqui certamente aponta para a divindade do Espírito. Veja-se, ainda, art. Pecado imperdoável.

(2) A prova do Quarto Evangelho 

. Aqui, o trabalho do Espírito Santo é frequentemente mencionada. Ele é o agente no novo nascimento ( João 3: 5-8João 3: 5-8 ); ele água viva ( João 4:14João 4:14 , João 7:39João 7:39 ); o Paráclito ( João 14:16Jo 14:16 ); o Espírito da verdade ( João 14:17João 14:17 , João 15:26João 15:26 , João 16:13João 16:13 ), etc. Nestes e em outras passagens a relação do Espírito Santo ao Pai e ao Filho, e Sua agência em conexão com o trabalho de Deus na Igreja e no mundo, são apresentados com impressiveness extraordinário.

(3) A personalidade do Espírito Santo .

-É inevitável, devido ao próprio uso da palavra ambígua πνεῦμα , que em muitos casos é impossível ter certeza, do simples linguagem das passagens em que a palavra ocorre ou do seu contexto, quanto à natureza do organismo a que se faz referência. Também é preciso lembrar que a personificação de abstrações podem ser transportados para grandes comprimentos quando a concepção de personalidade é indefinida, como certamente estava entre os antigos, pelo menos, a um grau muito maior do que no presente. Seria, portanto, um erro inferir a personalidade do Espírito Santo desde o simples uso da linguagem a respeito dele que parece implicar-lo. Tal linguagem deve ser entendida em relação a toda a revelação cristã e sua interpretação em termos de pensamento. No entanto, a linguagem é muito forte e bem definida. "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que ele possa estar com você para sempre; o Espírito da verdade "( João 14: 16-17João 14: 16-17 ). O Espírito é aqui indicado como 'outro', Aquele que é para tomar o lugar do nosso próprio Senhor como seu substituto. Também Ele é παράκλητος ὁ , τὸ πνεῦμα τὸ ἅγιον ( João 14:26João 14:26 ). 
forma masculina da palavra é certamente usado para impressionar sobre os discípulos a verdade de que a Presença que é a de tomar o lugar do que a que estavam acostumados não é menos uma presença pessoal do que o outro. E esta visão é reforçada pelo repetido e enfática ἐκεῖνος : 'esse vos ensinará "( João 14:26João 14:26 ); "Ele dará testemunho" ( João 15:26João 15:26 ); 'ele, quando ele vier, convencerá ... "( João 16: 8João 16: 8 ); 'ele deve guiá-lo ... "( João 16:13João 16:13 ); "Ele me glorificará" ( João 16:14João 16:14 ). Não apenas a linguagem, forte e enfática, uma vez que, sem dúvida, é, mas todo o argumento exige a doutrina da personalidade do Espírito.

Este grupo de passagens também mostra muito claramente que estamos aqui ensinados a pensar do Espírito, não só pessoal, mas como distinta do Pai e do Filho. Este parece ser notavelmente em João 14:26João 14:26 "O Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito." Novamente em João 15:26João 15:26 "Quem eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. ' A linguagem não poderia fazer a distinção das Pessoas mais clara. No entanto, forte e claro como esse ensinamento é, encontramos a sua força e clareza muito maior pelo fato de que ele se encaixa no esquema do pensamento cristão como nós achamos que esquema de desenvolvimento nas Epístolas de São Paulo e tomando forma dogmática mais arredondado na idades posteriores da reflexão cristã.

(4) A divindade do Espírito Santo 

.-Podemos ter nenhuma dúvida sobre este assunto, quando chegamos ao ponto em que nós atingimos a convicção de que, em sua grande discurso, nosso Senhor nos ensina inequivocamente a Personalidade do Espírito como distintos da do Pai e do Filho. As três pessoas são aqui vistos em um plano de ser que está acima de todas as coisas criadas.

Em João 14:16João 14:16 ; João 14:18João 14:18 ; João 14:26João 14:26 ; João 15:26João 15:26 ; John Joh_16: 14-15 a inter-relação dos Três Divina se expressa e implícita. A dependência tanto do Filho e do Espírito Santo sobre o Pai aparece: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito". O Espírito "procede" do Pai e é enviado pelo Filho ( João 15:26 , João 16: 7 ). Sua presença é equivalente à presença do Filho, pois com referência a Sua vinda, nosso Senhor declara ( João 14:18 ), "Eu não vou deixá-lo desolado:. Eu venho a vós ' Em sua relação com o Filho, o Espírito é trazer todas as palavras do Senhor para a lembrança dos discípulos ( João 14:26 ); Ele é dar testemunho de nosso Senhor ( João 15:26 ), para glorificá-Lo ( João 16:14 ), etc. 
Tão importante é o trabalho do Espírito em sua conexão com a do Filho, que nosso Senhor solenemente declara o a conveniência de sua própria partida, a fim de que o período de atividade do Espírito pode começar. E para este ensinamento é preciso acrescentar tais declarações como a seguinte: "Aquele que vê a mim vê o Pai" ( João 14: 9 ); "Eu estou no Pai, eo Pai está em mim" ( João 14:10 ); "Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e nós viremos a ele, e faremos nele morada" ( João 14:24 ); "Todas as coisas que o Pai tem é meu, por isso eu vos disse que ele ( ou seja, o Espírito) toma meu e devem declarar-vos" ( João 16:15 ). Todos estes se referem à natureza e aos efeitos da dispensação do Espírito sobre os quais nosso Senhor está instruindo seus discípulos neste grande discurso.John Joh_16: 14-15João 15:26João 16: 7João 14:18João 14:26João 15:26João 16:14João 14: 9João 14:10João 14:24João 16:15

Tal ensino certamente implica tanto a Divindade e a unidade das três Pessoas, que durante todo são ao mesmo tempo distinto, considerado como inseparavelmente unidos, e colocado em um plano de estar muito acima de toda a existência criada.

III. resumo

(i.) A fórmula batismal .

-Temos omitido da nossa consideração uma grande passagem de uma importância de primeira linha em todos os ramos do nosso assunto. Foi mantida até o último porque é a coisa mais próxima de uma declaração abrangente e formal da doutrina da Trindade pode ser encontrada na Sagrada Escritura. Em Mateus 28: 18-20Mateus 28: 18-20 existe, como a última palavra de que o Evangelho, uma carga solene, que se afirma nosso Senhor deu aos Seus discípulos quando eles se conheceram Ele, pelo Seu comando especial, após a Sua ressurreição. A carga inclui:

(1) uma declaração de Sua autoridade universal , 'Toda a autoridade tem sido dada até mim no céu e na terra', que contém uma forte implicação de sua divindade e concordando com Mateus 11:27Mateus 11:27 e Luke 10:22Lucas 10:22 , bem como com a ensinamento do Quarto Evangelho.

(2) A grande comissão , "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado você, '- palavras que são ao mesmo tempo o maior comando, a maior profecia, e a maior declaração dogmática já deu.

(3) Uma promessa : "Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do mundo", que tem sido uma fonte de energia e inspiração para a Igreja desde então.

É verdade que esta passagem pertence a uma parte do Evangelho de São Mateus, que foi assaltado com grande persistência e, por motivos internos, com alguma razão aparente. Afirma-se frequentemente que o primeiro Evangelho contém muitas adições à narrativa evangélica que surgiu a partir dos hábitos de pensamento e prática, bem como do ensino explicativo, atual na Igreja primitiva. 
O relato do batismo dado aqui seria, então, uma reflexão do ensino de uma hora mais tarde. Contra isso, temos de constatar que não há nenhuma evidência textual contra a passagem, que 2 Coríntios 13:142 Coríntios 13:14 contém o nome Divino tríplice de uma forma que mostra que a combinação era familiar para a mente da Igreja cristã em um momento que era certamente menos de trinta anos depois da Ascensão, e que há um fluxo contínuo de testemunho desde os primeiros tempos como para batismo no nome tríplice, a Didaqué fornecendo o elo de ligação entre a idade apostólica e Justino Mártir. Mas mais forte do que tudo isso é o fato de que esta passagem apenas resume os ensinamentos a respeito de Deus, que, como vimos em detalhe, podem ser encontrados espalhados ao longo dos quatro Evangelhos. É certamente um pouco difícil de supor que a doutrina cristã de Deus poderiam ter tão rapidamente assumiu a forma em que podemos encontrá-lo na Epístolas de St. Paul, se nosso Senhor não tinha reuniu as diversas vertentes do seu ensino; e quando foi isso tão provável de acontecer como quando Ele Se manifestou aos seus discípulos depois da ressurreição? A verdade é que esta passagem em Mt. suprimentos exatamente a idéia que precisamos a fim de compreender o rápido desenvolvimento da doutrina e da continuidade do costume na Igreja primitiva. (Veja Sanday na arte "Deus" no dicionário de Hasting da Bíblia. Ii p 213, e seu.. A crítica do Quarto Evangelho , p 218; também Scott na arte 'Trinity' em.. DB [Nota: Dicionário da Bíblia .] , Ext. Vol. p. 313). 
Mas não é este mais uma prova de autenticidade, que a linguagem aqui possui todo o poder, concentração e autoridade que estão em toda parte as marcas das verdadeiras palavras de Jesus. Não há uma palavra neste enunciado, a partir ἐδόθη para αἰῶνος , o que não foi, em todos os tempos, uma fonte de vida para a Igreja. Aqui o significado da vida, morte e ensino do Filho de Deus é traduzida em uma linguagem que atrai as mentes e os corações de todas as idades da história humana, e isso na maioria judaica dos Evangelhos. Além disso, a profecia aqui contidas são em muito grande escala para ter surgido naturalmente da vida da comunidade cristã do primeiro século. Nem mesmo para St. Paul foi concedido tão grande uma perspectiva sobre a história da humanidade. Esta grande visão de um cristianismo mundial pertence à mente daquele que falou do grão de mostarda e do Draw-Net, e ensinou seus discípulos a orar: "Venha o teu reino."

Nós podemos, a menos que nossos julgamentos são obscurecidas por preconceitos críticos, vire para esta passagem como fornecendo o resumo necessária de todos esses pensamentos sobre Deus que temos recolhidos a partir dos ensinamentos de Cristo e os Evangelhos. A expressão εἰς τὸ ὄνομα é importante: Christian batismo é para ser 'no nome.' A frase lembra a linguagem da OT em que o "Nome" de Deus se levantou para si mesmo como revelado ou postos em relação aos homens. Assim, o nome de Jeová foi o sinal ou marca da antiga aliança. Podemos deixar de recolher que o nome que marca a nova aliança é a do Pai, Filho e Espírito Santo? Nesse nome está contida a revelação de Deus, que Cristo trouxe ao homem. Também deve ser observado que a palavra é singular, τὸ ὄνομα , sugerindo a unidade da Divindade. O nome é triplo, no entanto, é um .

A doutrina da Trindade é, então, a soma-se do ensinamento a respeito de Deus que está contida ou implícita na revelação cristã. Não é uma construção filosófica. Não é o resultado da discussão abstrata sobre o Ser e atributos de Deus. Em sua origem não tinha nada a ver com métodos lógicos ou dialéticas, nem surgem de os esforços do entendimento. Sua fonte é simplesmente o fato de o próprio Cristo. Essa incrível e, à inteligência meramente científica, mais misterioso fato, que ainda, depois de tantos séculos, apresenta à humanidade a velha pergunta: "Quem dizeis que eu sou? ' é a revelação da Trindade. Jesus Cristo manifesta Deus como Pai, Filho e Espírito Santo.


(ii.) O poder iluminante da doutrina .-Quando da posição que foi agora atingido olharmos para trás sobre a vida e os ensinamentos de nosso Senhor, descobrimos que a luz repentina é lançada sobre muito do que de outra forma parece obscura. É essa iluminação reflexo da experiência cristã que constitui a verificação da doutrina-a verificação que pode ser rastreada ao longo de toda a história da Igreja, e que até hoje pode ser discernida na vitalidade do cristianismo ortodoxo e seu valor contínuo para o consciência religiosa da humanidade em contraste com o deísmo em todas as suas formas.
 Aqui nós restringimos nossa breve pesquisa com os Evangelhos, e observe o seguinte. Na Anunciação as respostas anjo a questão da Virgem ( Lucas 1:35Lucas 1:35 ): "O Espírito Santo virá sobre ti, eo poder do Altíssimo te ofuscar; por isso também o que há de nascer será chamado santo, o Filho de Deus '. No Batismo das três Pessoas divinas são representados: "Ele viu os céus em pedaços e do Espírito como uma pomba, a descer sobre ele; e uma voz veio dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo "( Marcos 1: 10-11Marcos 1: 10-11 , também Matthew 3: 16-17Mateus 3: 16-17 , Lucas 3: 21-22Lucas 3: 21-22 ). Na Transfiguração a glória do Filho e sua relação com o Pai são manifestadas ( Mark 9: 7Marcos 9: 7 , Matthew 17: 5Mateus 17: 5 , Lucas 9:35Lucas 9:35 ).(notas enciclcopedia Strong).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.