ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Doutrina da Trindade (2)


  



                                    Professor Mauricio Berwald

É evidente que nosso Senhor faz uma distinção muito clara entre a sua própria filiação e da relação em que os outros, mesmo o mais fiel dos discípulos, estão em direção a Deus. No entanto, ao fixar-se assim distante como o Filho de Deus, Ele era, na verdade, desde que muito elemento que foi necessário para formar um elo de ligação entre o divino eo humano. O grande perigo do monoteísmo é a sua tendência para uma transcendência que remove o homem a uma distância infinita: Deus eo homem parece estar distante uma da outra em oposição desesperada. Tal era a tendência da concepção judaica no tempo de nosso Senhor. (Veja art. 'Deus (no NT)' por Dr. Sanday no Dicionário da Bíblia de Hasting ).

Encontramos, então, que o ensino de nosso Senhor e dos Evangelhos a respeito de Deus é a união de um monoteísmo verdadeira e inabalável com uma grande doutrina da mediação, segundo a qual Deus eo homem entrará em relação muito estreita na Pessoa de Jesus Cristo , o Filho de Deus.

(ii.) O Filho

(1) O Filho é uma pessoa distinta do Pai .-É fácil para complicar esta questão por uma discussão sobre o significado da palavra "personalidade". A palavra latina persona foi escolhido para representar o grego ὑπόστασις , mas nem o original nem a sua tradução foi adequada. Para se esforçar para minimizar a dificuldade da doutrina tradicional, recordando o significado primitivo de persona é certamente vão. A verdade é que a concepção de personalidade, como agora compreendo, não entrar nos pensamentos dos antigos em tudo. 
Eles usaram a linguagem que ele próprio ligado mais facilmente às novas distinções que a ascensão da teologia cristã forçados em cima de sua atenção, e, ao fazê-lo, lançou as bases da nossa terminologia filosófica e teológica moderna. Mas a verdadeira força de seus termos técnicos pode ser determinada com mais precisão, considerando os significados a que cuidados, que, indo de volta para os significados que eles abandonaram. É muito melhor para interpretar a doutrina trinitária com a ajuda da concepção moderna de personalidade do que por meio da palavra latina persona ; Se para a conotação do termo alterou, sua denotação é, neste caso, o mesmo, e a mudança de sentido foi simplesmente o inevitável desenvolvimento.

A verdade desta se tornará evidente quando nos afastamos doutrinas abstratas e a priori argumentos para os fatos da vida de Cristo como os temos nos Evangelhos. Se nenhum resultado surgiu a partir de nossa análise é esta: a Personalidade de nosso Senhor é a mais distinta e mais concreta de que temos algum conhecimento. Se Sua consciência incluiu elementos que estão fora do alcance da nossa experiência, se o Seu caráter combinado qualidades que não coexistem em condições humanas comuns, se houvesse uma abrangência sem precedentes sobre o seu ser moral e espiritual, então todas estas grandes posses espirituais pertencia a seu ego, e, portanto, que o ego tinha uma distinção e concretude superando qualquer outro ser humano que já viveu. Para confundir as fronteiras que dão ao Ego sua distinção, por uma questão de fazer uma doutrina abstrata aparecem mais inteligível, é certamente um erro perigoso. Nosso Senhor era muito homem, e seu ego tinha todo o auto-controle e auto-consciência que dar a cada alma humana sua distinção pessoal. Enquanto encontramos, em sua auto-revelação, que Ele entrou constantemente em comunhão com Deus, que é bastante sem paralelo na experiência humana, e que Ele conhecia o coração de Deus a partir de dentro, nós também encontrá-Lo sempre distinguindo-se como uma pessoa de o pai. Não há qualquer vestígio da quebra dos limites da vida pessoal. 
O profeta hebreu era frequentemente impelido a falar como porta-voz do Senhor, sua personalidade parecia dissolver, ea voz da Divindade parecia falar através de seus lábios. Assim, com o místico, o ser individual parece desaparecer no momento de insight, a queda humana parece misturar-se com o oceano da Divindade. Nos registros da vida interior de nosso Senhor será encontrado nenhum sinal de tais experiências. Suas declarações não revelam deslocamento do centro da vida pessoal. Ele é sempre auto-suficiente, mesmo em Getsêmani.

Esta distinção pessoal pode ser visto claramente nas seguintes passagens. Eles estão entre os maiores expressões de nosso Senhor: "Todas as coisas foram me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho senão o Pai," etc. ( Mateus 11:27Mateus 11:27 , Luke 10:22Lucas 10:22 ); "O Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos" ( Mateus 16:27Mateus 16:27 ); "Todo aquele que se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do Homem também terá vergonha de ele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos" ( Marcos 8:38Marcos 8:38 ); "Não é o que eu quero, mas o que tu queres" ( Marcos 14:36Marcos 14:36 ); "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" ( Lucas 23:46Lucas 23:46 ); "Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?" ( Marcos 15:34Marcos 15:34 ); "Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho" ( João 5:17João 5:17 ); "Eu eo Pai somos um" ( João 10:30João 10:30 ); 'Eu sou o caminho, ea verdade, ea vida; ninguém vem ao Pai senão por mim "( João 14: 6João 14: 6 ), etc. Estes exemplos são selecionados a partir de um grande número.
 O Quarto Evangelho é especialmente rico em tais passagens, e este fato é ainda mais notável porque é o Evangelho do misticismo cristão. Nele somos ensinados a pensar nas grandes unidades, que sejam realizadas em Cristo: 'Tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que também eles sejam um em nós "; "Eu neles e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em um" ( João 17:21João 17:21 ; João 17:23João 17:23 ), etc. No entanto, St. John é muito clara quanto à distinção das Pessoas: "O Logos era com Deus ',' o mesmo estava no princípio com Deus "( João 1: 1-2João 1: 1-2 ). A frase é notável, τρος τον θεόν . Significa distinção pessoal com relação ativa. (Cf. 1 João 1: 21 João 1: 2 τρος τὸν πτατερκ ). Nós já vimos como enfático este evangelista é quanto à humanidade de nosso Senhor. Temos agora encontrá-lo igualmente enfático quanto à verdadeira personalidade. No entanto, ele é o nosso mais clara professor sobre a Divindade. Certamente, devemos reconhecer, como a fonte de esta combinação extraordinária, a realidade da vida e da consciência a que ele testemunha, o fato de Cristo.

(2) relação Orgânica do Filho ao Pai

( A ) A subordinação do Filho .-Este verdade é apresentada em todos os lugares no ensino de nosso Senhor. Embora Ele fala sempre como aquele que goza de uma relação única de intimidade com o Pai, embora Ele afirma Deus como seu próprio Pai, mas é claro que Ele estava cheio de reverência para com a Fonte Eterna de todas as coisas de quem Seu próprio ser é derivado .

Certas passagens expressar isso muito claramente: Marcos 13:32Marcos 13:32 "Daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai. ' Estas palavras são geralmente considerados em conexão com a doutrina da kenosis (wh. Ver). Mas eles são tão importantes quanto um testemunho para a consciência da própria filiação divina de nosso Senhor. Aqui nós O encontramos colocando-se acima dos anjos no céu, ao lado do Pai Eterno, e o fato de sua ignorância da grande segredo anotado como extraordinário. A verdade é que as implicações desta passagem envolvem uma cristologia que concorda perfeitamente com o ensino de St. John. Há, no entanto, a afirmação clara da subordinação do Filho; e mesmo se a sua ignorância do grande dia ser considerada temporária, parte da limitação envolvido em Sua humilhação, enquanto na terra, não obstante a afirmação permanece.

Em segundo lugar, menção especial pode ser feito de João 14:23João 14:23 "O Pai é maior do que eu ' Como Coleridge observa (ver Table Talk , 01 de maio de 1823), estas palavras, que foram usados para fornecer um argumento contra o credo ortodoxo, contêm, na verdade, uma forte implicação da Divindade de Nosso Senhor. Para um simples homem a dizer: "Deus é maior do que eu", seria monstruoso ou absurdo. A comparação é possível somente entre as coisas da mesma natureza. Embora, portanto, a afirmação implica a Divindade, é uma declaração direta da subordinação filial do Filho. É notável que, nesta declaração, nosso Senhor usa o enfático 'I', como em João 8:58João 8:58 ( τρὶν Ἀβρὰκμ γενεσθαι ἐγὼ εἰμι ) e João 10:30João 10:30 ( ἐγὼ καὶ ὁ τατὴρ ἕν ἐσμεν ). 
Ele não diz, 'o Filho', ou, 'Filho do Homem'. É inadmissível, como Westcott aponta, para supor que ele está falando aqui de outra forma do que "na plenitude de sua personalidade indivisível." Não podemos pensar que a declaração refere-se apenas à vida humana de Cristo na terra. "A grandeza superior do Pai deve ser interpretada no que diz respeito às relações absolutas do Pai e do Filho sem desacordo com a igualdade de Deus. ' (Veja Westcott, loc. Cit. , E Nota adicional sobre João 14:28João 14:28 ).

( B ) A natureza derivado da divindade do Filho .-Nós somos deixados em dúvida quanto ao que é a natureza essencial dessa subordinação. O Filho deriva seu ser, seu conhecimento, sua energia, sua vida ativa, a cada momento, a partir do Pai. Para a prova detalhada deste estamos principalmente dependente do Quarto Evangelho. Mas aqui a gama de passagens que pode ser feita é extraordinário.

"O Filho nada pode fazer de si mesmo" ( João 5:19João 5:19 ); "Assim como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu ele ao Filho também ter a vida em si mesmo" ( João 5:26João 5:26 ); "Eu não posso de mim mesmo não fazer nada" ( João 5:30João 5:30 ); "Eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou" ( João 6:38João 6:38 ); "Eu não faço nada de mim mesmo" ( João 8:28João 8:28 ); "Eu não falei por mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu um mandamento, o que devo dizer eo que eu deveria falar "( João 12:49João 12:49 ); "O Pai, que permanece em mim, faz as suas obras" ( João 14:10João 14:10 ); "Tu, Pai, estás em mim e eu em ti" ( João 17:21João 17:21 )


( C ) A kenosis .-É esta natureza derivado da divindade do Filho que nos ajuda a perceber que as limitações a que Ele apresentou durante sua vida na terra não envolveu qualquer violação de sua identidade divina. A nossa experiência comum ensina-nos que a limitação dos nossos poderes não destruir a nossa identidade. Se fechar os olhos, nós impomos a nós mesmos voluntariamente uma limitação que, enquanto dura, diminui muito consideravelmente a nossa influência sobre a realidade; ainda assim, continuam a ser as mesmas pessoas idênticos que foram antes, e que seremos novamente quando a limitação voluntária chegou ao fim. Mas é difícil imaginar algo semelhante no caso da Fonte Eterna de todo o ser. 
Tudo o que é depende Dele, e qualquer redução ou limitação do seu poder é inconcebível. Certamente que parece ser o caso, quando pensamos no Pai Eterno. Mas certamente é diferente com o Filho Eterno. Sua Divindade é derivado, dependente de momento a momento sobre o Pai: e, portanto, não há nenhuma dificuldade em aceitar o que parece ser uma inferência necessária dos fatos da história do Evangelho, que, durante a vida de nosso Senhor na terra, realizou-se um limitação da emanação divina. Nem é necessário para supor que essa limitação era sempre o mesmo em extensão ou grau. Aqui pode ser a explicação para o grito terrível, 'Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste? " Tal visão não é incompatível com a declaração de St. Paul que "foi a boa vontade do Pai que, nele, residisse toda a plenitude", toda a πλήρωμα da divindade ( Colossenses 1:19Colossenses 1:19 ).
(notas encicclopedia Strong).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.