ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

História da igreja Jhon Huss



                 JOÃO HUSS, REFORMADOR DE BOHEMIA



"Nem tudo o que faz o Conselho, diz, ou define é aprovado pela maioria verdadeiro juiz, Cristo Jesus."
John Hus ( ca. 1369-1415) Reformador da Bohemia pereceram na fogueira.Últimos Cartas de Jan Hus. Apresentado por Stephen Tomkins. Editado e preparado para a web por Dan Graves.

INTRODUÇÃO
Wyclif nunca levou seus ensinamentos para além de Inglaterra, mas por uma estranha reviravolta do destino que se mostrou ainda mais influente na medida Bohemia do que em casa. O Rei Inglês casou com uma princesa Bohemian, e, consequentemente, muitos estudantes checos veio a Oxford, pegou idéias de Wyclif e levou-os para casa. Jan Hus, que se tornou reitor da Universidade de Praga, ler estas obras e aceito e ensinou muitas de suas idéias. Seus ensinamentos ganhou um enorme seguinte, incluindo governantes boêmios, como o Senhor Wencelas de Duba e Senhor Janeiro de Chlum. Isso ocorre porque as doutrinas controversas logo se misturado com a luta pela igualdade com os poderes católicos do Sacro Império Romano.

Como Wyclif, Hus foi impulsionado em seu pensamento por sua desilusão com o estado da Igreja, em particular o seu horror diante do espetáculo de dois, e, em seguida, três papas rivais ao mesmo tempo. Em 1414, o Conselho de Constança, um concílio ecumênico de líderes da igreja católica chamou-o para vir e responder a uma acusação de heresia, prometendo-lhe salvo-conduto. Hus foi para explicar-se, os clérigos considerados culpados e, quando ele se recusou a apresentar, o queimou na fogueira.

Ele morreu com coragem inabalável, cantando como queimou. Seus ensinamentos viveu até a Reforma, quando os hussitas amplamente aceito protestantismo. Os escritos abaixo são duas cartas que ele escreveu durante seu último mês de prisão sob a sentença de morte e à espera de ser executado em qualquer dia. Ele foi morto no dia 06 de julho de 1415.

PARA SENHOR WENCESLAS DE DUBA E SENHOR JANEIRO DE CHLUM [26 DE JUNHO DE 1415]
A maioria dos graciosos fidalgos e amantes mais fiéis da verdade e os meus edredons na verdade, designado por Deus para mim como anjos. Eu não posso realmente descrever minha gratidão pela sua constância e os benefícios para os nadadores que você me mostrou, um pecador, embora na esperança de um servo do Senhor Jesus Cristo. Desejo que Ele, Jesus Cristo, nosso mais tipo Criador, Redentor e Salvador, pode recompensá-lo no tempo presente, dando-lhe a si mesmo como a melhor recompensa para o futuro. Por isso, exorto-vos por sua misericórdia que você dirigir-vos segundo Sua lei, e em particular pelos seus mandamentos santíssimo.

Você, nobre Venceslau, casar com uma mulher e, abandonando as vaidades do mundo, viver santamente em matrimônio. E você, Senhor Jan, já deixar o serviço dos reis mortais e ficar em casa com sua esposa e meninos no serviço de Deus. Para você ver como a roda da vaidade mundana gira, agora levantando um, em seguida, mergulhar para baixo outra, concedendo muito breve prazer para o homem que levanta, após a qual segue o tormento eterno no fogo e escuridão.

Você já sabe agora o comportamento dos spirituals, que se chamam os verdadeiros vigários manifestos de Cristo e Seus apóstolos, e proclamar-se a Santa Igreja e ao Conselho o mais sagrado que não pode errar. Ele, no entanto, fez err: primeiro adorando [papa] João XXIII de joelhos, beijando seus pés, e chamá-lo o mais santo, embora eles sabiam que ele era um assassino base, um sodomita, um simoniac, e um herege, como eles declarou mais tarde em sua condenação dele. Eles já cortaram a cabeça da Igreja, ter arrancado o coração da Igreja, tendo esgotado a fonte não-secagem da Igreja, e fizeram absolutamente deficiente o refúgio todo-suficiente e infalível da Igreja a que todos os cristãos deve fugir para o refúgio ... Agora fiéis cristandade existe sem um papa, um simples homem, tendo Cristo Jesus para a sua cabeça, que dirige-o o melhor; pelo seu coração, que vivifica, concedendo a vida da graça; para a fonte que irriga-lo pelos sete graças do Espírito Santo; para o canal no qual fluem todos os fluxos de graças; para o refúgio todo-suficiente e infalível para o qual eu, um desgraçado, execute, firme na esperança de que isso não vai me deixar em dirigir, vivificando, e me ajudar; mas vai me libertar dos pecados da vida presente miserável, e recompensar-me com alegria infinita.

O Conselho também errou três ou mais vezes por erroneamente abstraindo os artigos formar meus livros, rejeitando alguns deles por corromper e confuso [seu significado]; e até mesmo na mais recente cópia dos artigos de abreviar alguns, como será evidente para aqueles que comparar os livros com esses artigos. Deste Tenho claramente aprendeu, junto com você, que nem tudo o Conselho faz, diz ou define é aprovado pela maioria verdadeiro juiz, Cristo Jesus. Bem-aventurados aqueles que, portanto, que, observando a lei de Cristo, reconhecer, abandono, e repudiar a pompa, a avareza, a hipocrisia e engano do Anticristo e de seus ministros, enquanto eles esperam com paciência o advento dos mais justo Juiz. Rogo-vos, nas entranhas de Jesus Cristo que fogem sacerdotes maus, mas amam o bom segundo as suas obras; e, tanto quanto depender de vós, juntamente com outros barões fiéis e senhores, que não lhes permitiram ser oprimido. Para por essa razão Deus o colocou sobre os outros.

Eu acho que vai haver uma grande perseguição no Reino de Bohemia daqueles que servem fielmente a Deus, se o Senhor não se opor a sua mão através dos senhores seculares, a quem ele tem iluminado na sua lei mais do que os spirituals. Oh como é grande loucura que é a condenar como o erro do Evangelho de Cristo e da Epístola de São Paulo, que ele recebeu, como ele diz, não de homens, mas de Cristo; e condenar como erro o ato de Cristo, juntamente com os atos de Seus apóstolos e outros santos - ou seja, sobre a comunhão do sacramento do Senhor, instituída para todos os crentes adultos! Ai de mim! que eles chamam de um erro que, crendo, leigos devem ser autorizados a beber do cálice do Senhor, e se um sacerdote deve dar-lhes, assim, para beber, que ele então ser considerado como um erro, e a menos que ele desistisse, ser condenado como herege ! O Saint Paul! Você diz a todos os fiéis: "Todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor até que Ele venha", isto é, até o Dia do Juízo, quando vier. E eis! é até agora disse que o costume da Igreja Romana é em oposição a ela!

PARA SEUS AMIGOS EM BOHEMIA [27 DE JUNHO DE 1415]
Deus esteja com você! Tendo tido muitas razões para a suposição forte, eu lhe escrevi como se eu fosse morrer amanhã. Mas desde que eu aprendi novamente do adiamento da minha morte, eu estou escrevendo-lhe uma vez mais amigos, gracioso e fiéis em Deus, para mostrar minha gratidão, enquanto eu puder, sempre tendo prazer em ser capaz de conversar com você por carta. Digo-vos que o Senhor Deus sabe por que ele adia a minha morte, bem como a do meu querido irmão, Mestre Jerônimo, de quem tenho esperança de que ele vai morrer santamente, sem culpa., E que ele vai conduzir-se e sofrem mais bravamente do que eu, um pecador fainthearted. O Senhor Deus concedeu-nos um longo tempo para que possamos melhor lembrar os nossos pecados e francamente arrepender-los. Ele nos concedeu tempo para que o longa chamou-out e grande teste pode privar-nos de nossos pecados e nos trazer consolo. Ele nos concedeu tempo para lembrar o nosso Rei, terrível desgraça o misericordioso Senhor Deus de Jesus, e para meditar sobre sua morte cruel e, por essa razão, a sofrer mais de bom grado.

Também para que possamos lembrar que não devemos passar das festas deste mundo para as festas do outro mundo, para que possamos lembrar que os santos entraram no reino celestial por muitos sofrimentos; para algumas foram cortadas peça por peça, outros empalado, outros fervida, outros assado, outros esfolado vivo, enterrado vivo, apedrejado, crucificado, esmagado entre mós, arrastado, afogado, queimado, enforcado, dilacerado, tendo sido primeiro vilipendiado, preso, espancado e acorrentado. Quem pode descrever todas as torturas pelas quais os santos do Novo e do Velho Testamento sofridas pela verdade de Deus, especialmente aqueles que repreendeu a maldade sacerdotal e pregou contra ele! Seria muito estranho que agora não iria sofrer por causa de uma posição corajosa contra a maldade, especialmente a dos padres, o que não permite-se a ser tocado! Estou feliz que eles foram obrigados a ler os meus livros pequenos, que revelam abertamente a sua maldade. Agora acredito que eles têm lê-los com mais diligência do que as Escrituras, desejando encontrar erros neles. 

Fonte WWW.christianhistoryinstitute.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.