ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Perseverar na oração


                      
                              Perseverar na oração
                        Artigo Mauricio Berwald




  A guerra do cristão contra as forças espirituais do inimigo exige dedicação a oração ("orando ...no Espirito",em todo o tempo ;com toda perseverança .A oração não deve ser considerada apenas mais uma arma,mas parte do conflito própiamente dito ,onde a vitória é alcançada ,mediante a cooperação com o propósito de DEUS.Deixar de orar diligentemente sob todas as forças de oração ,em todas as situações ,é render-se ao inimigo e deixar de lutar(lc 18.1 rm '12.12).(notas b. est. pentecostal).

           É a oração-a maior provisão para o cristão EF 5 v.18

 É  fato que a oração pode mudar situações em todos os setores da vida e ni mundo inteiro,porem muitas vezes npos não aproveitamos as possibilidades da oração.Tambem pela "toda oração"),aprendemos que devemos depender de Deus em tudo pis pela oração dependemos de Deus e esperamos a sua resposta em oração.Devemos consultar Deus em tudo ,mesmo nas decisões que achamos que são de pouca importancia ou nos problemas que achamos que podemos resolver sem a ajuda de Deus.Pode acontecer que haja uma coisa duvidosa na vida do crente que é contraria a vontade de Deus.( notas coment.k. jones).
A frase "toda oração" indica vida em comunhão com Deus e segundo a vontade de Deus.A oração é conversa com Deus ,mas que quer dizer "toda oração e súplica?"(é um pedido fieto com insistencia).Temos nós o direito de insistir em oração? .Somente quando temos a certeza que é a vontade de Deus e de que o que pedimos está baseado nas promessas de Deus.Pela oração e súplica entramos na batalha,a qual é ilustrada pela luta entre israel e Ameleque ,descrita em exodo 17.8-16.Enquanto Josué  e o seu exercito pelejavam no vale ,moisés e arão e Hur estavam no monte .Quando moises levantava a mão ,israel prevalecia ;quando porem ;abaixava a mão ,prevalecia amaleque.Eram pesadas as mãos de moises mas arão e hru ,um de cada lado ,sustentavam as mãos de moises até que  josué desbaratou a amaleque  ao fio da espada.Da mesma maneira ,por toda a oração e suplica ,ganhamos a vitória e sustentamos os que estão lutando em prol do evangelho.(notas coment. k. jones).  
A grande nessecidade de nosso mundo ,nosso pais(brasil) é nossas igrejas é de pessoas que saibam como prevalecer ,perseverar em oraão;precisamos de respostas poderosas a oração que tragam  nova vida  á igreja  e nova força ;fé e cpragem aos crentes timidos que irão silenciar ;emudecer e convencer os perversos e que irão contrariar derrotar e fazer recuar os ataques do inimmigo(notas wesley. l. duewel).
Realidade ;a imenssa maioria dos cristãos sabe muito pouco sobre oração ,sobra lutar ,guerrear em oração.Vemos bem poucas demonstraçãos da oração que prevalece.Conhecemos raros gerreiros de oração em nossas igrejas que possuam poder intercessório com DEUS e com as pessoas.Encontramos poucos intercessores como elias ,que era semenhante a nós ,ams cuja vida de oração foi poderosa e eficaz(tg 5.16-18).A intercessão é mais do que uma adoração calorosa e emocional por Deus ;mais do que expressões de boa vontade ;de joelhos ;quando penssamos nos que sofrem entre os nossos amigos.A oração é mais do que um grito de desejo sincero enfrentamos subitamente uma necessidade critica(ibid).

                                        A tarefa prioritária

O missionario Weslei l. Duewel declara"a oração que prevalece é trabalho santo ,labor fervoroso;Eprafas que se esforçava sobremaneira nas orações pela sua consagração(col 4.12);prevalececeu na oração.Os apostlos decidiram consagrar-se deliberadamente á oraçao(at 6.4).Tres versiculos depois ;lemos  qua assim "crescia a palavra de Deus em jerusalem ,se multiplicava o numero de discipulos".Até um grande numero de sacerdotes ;talvez o grupo mais dificil de comquistar ,obedeciam a fé".
O que é conta para DEUS não é a estatística ,mas as orações e a presença e do poder de DEUS nas pessoas nos cultos da igreja e na evangelização;as tecnicas de gerenciamente eficaz e a administração computadorizada realizarão pouco a não ser que estejamos habilitados pela oração poderosa que prevalece".
                 
                                 A necessidade dos dias atuais

 A maior necessidade de hoje é encontrar homens e mulheres que saibam perseverar em oração intercessores;incanssaveis,pessoas que perseverem na batalha em oração e na conquista em oração até que os poderes dos céu sejam liberados e a vontade de Deus seja cumprida  nas situações praticas na terra.(ibid).A causa de Deus avança timída vagarosamente quando existem mais organização do que os que oram;mais obreiros  do que guerreiros da oração.Precisamos de guerreiros em oração que tenham expiritmentado o poder e a gloria da cruz;que conhecem o significado biblico e a importancia do dia do juizo,do ceu e do inferno(ibid).
Milhares de cristãos fracos e descuidados estão em falta para com  o coração de Deus ;em falha com respeito ao seu salvador ;em com o seu Espirito  Santo intercecessor.Só um tolo deixa de orar ;mas milhares   de cristãos parecem ainda mais  acomodados.Eles oram casualmente e em geral de modo ineficaz;mas jamais se entregam ao trabalhoa da conquista mediante oraçaõ.Sabemos que o imensso poder de Deus é manifesto mediante a oração ;eles deixam entretanto de orar ;de perseverar  (notas ibid).
 Onde estão os lideres que podem ensinar os crentes deste século a orar e os incentivadores a orar?Só aqueles que prevalecem em oração produzem um exercito de seguidores que dedicam todos os dias um tempo de oraçaõ.Os lideres que prevalecem produzem guerreiros de oração.Os pregadores de pulpito que oram pouco produzirão congregações que os membros oram pouco ;nem tem um real avivamento.Quem irá chamar e ensinar a atual geração de hoje a orar?cade os que são exemplos de terem uma vida exemplar na oração?
Temos necessidade de um compromisso novo com a oração ;de lideres que conheçam e provem o poder da oração ;de congregações que tornam cada vez mais poderosas avivadas na oração.Precisamos de uma nova geração de guerreiros na oração."precisamos de uma liderança que ora;é necessario que impedir quetenhamos para que pela força e elevação da sua fé ;pelo poder de Deus e as orações e pureza e exemplo dos lideres avivados possam influenciar ;mantendo e moldando a igreja de acordo com o padrão da palavra(w.l.duewel")Prossegue e.m.bond"a liderança com sua chama avivada  ;desperta a igreja;eles batalham e vencem mediante os conflitos e triunfos da sua própia fé". 


O exemplo dos lideres apostólicos para nossa atual geração de obreiros em geral:
O  apóstolos conheciam a necessidade e o valor da oração para o seu ministério.Reconheceram que a sua nobre missão tambem como apostolos ;em lugar de aliviar-los da necessidade da oração ;impeliram a ela como uma necessidade mais urgente ;assim eles foram excessivamente zelosos para que alguma outra importante não viesse esgotar o tempo e impedisse a sua oração como deviam fazer;assim ;escolheram leigos para cuidar dos deveres simples e crescentes de ministrar aos pobres ,a fim de que eles(os apostolos)pudessem ;sem impecilho"perseverar na oração e ministério da palavra".Os lideres da igreja colocaram a oração em primeiro lugar e deram enfase a sua posição com respeito a oração tornando-a uma tarefa urgente ;perseverança e tempo.(notas  pr.m.bonds 1957).
Eles devotaram a esta divina dedicação da (oração)"orando abundantemente dia e noite",Paulo"mas nós perseveramos na oração...").Foi a resolução dos apostolos.Eles foram dedicados lideres pregadores a oração pelo povo de Deus.Eles colocaram DEUS em primeiro lugar em todas as suas forças ;nas suas igrejas por sua oração.A oração de Paulo levou os convertidos pala sua  instrumentalidade muito longe do caminho da santidade do que sua pregação;Epafras ;esforçou-se fervorosamente na oração por eles para que "eles se conservassem firmes..em toda vontade de Deus".(notas ibid).
Os pregadores ,dirigentes ;são preminientemente os lideres de DEUS.Sãos principais responssaveis pela condição das igrejas local ou até outras  onde pastoreiam ou presidem;ou como tambem tendo função na convenções,esses lideres moldam  o carater ;dão orientação e direção a sua vida ;isso com essa tamanha responssabilidade e funções devem dedicar a oração na verdade são eles é que devem mostrar exemplo na oração.
Os apóstolos podiam adquirir apenas os reflexos da grande importância da oração antes do Pentecostes.Mas o Espirito  Santo vindo atos 2 ;enchendo a sua posição importante ;vital e todo dominante no evangelho de Jesus.O chamado agora é de todos os crentes  para á oração e o apelo fervoroso do Espirito  Santo.Em certas igrejas o evangelho move-se com passo lento e timido ;quando os lideres e membros não estão orando em algum periodo por um bom tempo em oração .Um ministério que zela da santidade ;mas se falta oração a frieza entra e a modernidade e apostasia entra rápido ou devagar.
Onde estão os lideres cristãos pentecostais ou tradicionais que podem ensinar os membros neste seculo a orar e coloca-los na obra e serem batizados com Espirito  Santo?.Lideres estão levantando ou separando obreiros sem serem de oração e sem serem cheios do Espirito  Santo.Todos os lideres deste seculo também devem  com urgência orientar com esforço de modo enraizar a importancia vital e a realidade da oração no coração e na vida da igreja.Ninguem ;a não ser os lideres que oram ;pode ter seguidores que oram.Lideres que oram gerarão crentes de oração(m.bonds 1957).
 Só poderá haver um avivamento nas igrejas aqueles lideres que que reunem a igreja em oração.Isto colocamos como o nosso mais sóbrio juizo:a  grande necessidade da igreja neste seculo ,e em todas as épocas é lidesre ,crentes de fé ,de santidade;sem mancha ;tendo vigor e avivamento e zelo que suas oraçãos ;sua fé ;suas vidas e seu ministperio serão de tal forma que marcarão nossa época na vida dos menbros lideres eda igreja"(ibid.m.bons 1957). 
       
                          Exemplos de lideres na oração   

 No decorrer dos seculos ;muitos expirimentaram o que significa perseverar em oração e obteram respostas.Houve lideres que mediante as oração deixaram sua marca numa nação;igreja.No caso deles ;não se tratava de uma luta por uma vitória imediata ora uma determinada pessoa  ou local ;mas de uma luta pela alma de um povo ou pelo futuro de de um ministério.

                                 1°)A reforma protestante

A reforma protestante é sem dúvida o resultado de muitos intercessores.Nichols de Basle foi alguem que ajudou a preparar o caminho da reforma.Conhecido como"amigo de Deus';ele e outros influenciados por ele lutaram em oração durante anos.Nichols e mais dois outros "amigos de DEUS"morreram como martires aos 90 anos ;depois de anos de luta.Penssando na reforma como se entendendo por volta de meados de 1400 até meados de 1600;podemos reconhecer rapidamente que  reforma e os despertamentos relacionados a ela na igreja foram motivos de oração até que acontecessem ;e isso mediante a perseverança dos servos de Deus ousados"(  notas w.l.duewel).
Muitos outros foram conhecidos pelas suas lutas em oração:Savanarola-evangelista na italia;Martinho lutero-o reformador protestante na alemanha seculo 16;Jhon Kanox que moveu a escócia ;George Fox-que fundou o movimento dos Quacres.Entre os lutadores ;estão mães em Israel como Monica a mae de Agostinho que perseverou ;Madame Guyon ;a Françesa evangelista de 1600;e Catherine Booth a mae do exercito da salvação(ibid notas ).
      
                                      2°)Jhom  Farel

Pastor Jhon Farel ,pastor em Tmouth ,Inglaterra ;no final de 1600 lutou perseverando em oração pouco antes da batalha naval entre ingleses e franceses.Ela sabia que muitos dos marinheiros pestenciam a sua congregação e corriam grande perigo.Reuniram-se o povo para jejuar e orar e ;dirigia o povo a orar pelos marinheiros ;mas nenhum marinheiro de Dartmouth perdeu a vida na batalha naval(ibid.w.l.duewel ).

                                      3°)Os avivamentos 

  A)CharlesG.Finey expirimentou muitas vezes periodos de grande luta em oração atravez dos anos de seu ministério .Toda sua vida e ministério foram mudado atravez de um tremendo dia no momento que orava a bordo do navio mediterraneo.Ele estava orando pelo reavivamento na américa no inicio de julho de 1834.Pouco tempo depois ;Finey inicio uma serie de palestras sobre o avivamento ;publicadas com o titulo'palestras sobre o avivamento";cujo volume circulou ao redor do mundo e reinpresso em gales no idioma frances e alemão.Houve varias edições no idioma ingles ;e um editor na bretanha publicou mais de 80 mil cópias num curto periodo de tempo uma distribuição fenomenal naqueles dias.(notas ibid).
Esses escritos ou publicações prepararam o caminho para o reavivamento no país de gales;na inglaterra ;no canada no mundo das ilhas e atravez de toda á américa.Apoiados pelo seu ministério continuo de luta em oração diante de Deus;eles fundaram os alicerces para o grande reavivamento das reuniões de oração comunitarias que varreu a américa em 1850;e sem dúvida ajudaram a preparar o caminho para o grande reavivamento em gales em 1904-1905.Os registros da eternidade provavelmente mostrarão que direta e indiretamente vários milhares de pessoas foram convertidas a Cristo como resultado desse dia em oração(ibid).

Finey teve a saude restaurada e continuo um ministério de reavivamen-to pelo resto de sua vida .Ele mesmo relata"o leitor deve lembrar daquele dia de agonia e oração no mar em que pedi a Deus que fizesse algo para continuar a obra dos reavivamentos e me capacitasse ;caso assim o quisesse ;a tomar um curso que ajudasse no avanço do trabalho .Sentia-me seguro de minhas orações seriam respondidas e considerei tudo o que tenho podido realizar desde então como uma resposta as orações daqule dia(inicio de julho 1834).(Dia longo de verão)Finey"O Espirito Santo me levou crer que tudo acabaria bem que Deus tinha um trabalho que eu deveria fazer .Eu podia descansar ;o Senhor continuaria a obra e me daria forças para tomar parte nela segundo o seu desejo".(ibid).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.