ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Tempo de buscar avivamento


           
            Quando fui batizado com o Espirito Santo

                          Artigo Mauricio Berwald 
          
                            buscando avivamento


 Fui batizado com Espirito Santo apos 45 dias de conversão na segunda semana do més seguinte .Foi em uma vigília que participei das 11:30 a ate as 4 horas da manhã.Eu nunca havia participado de uma vigília na minha vida ;me lembro que o obreiro que estava dirigindo a vigília era um obreiro cheio do Espirito Santo;orando com muito fervor;o nome do obreiro não esqueço até hoje normando.Era muito avivado e conhecido nas igrejas pentecostais de Mauá São Paulo.Ficamos orando todos de joelhos em frente o altar;por um tempo em frente o altar 1:40 minutos direto.DEPOIS todos ficaram de pé e disse que Jesus vai batizar com ESPIRITO SANTO e oramos todos em pé ;havia uns 30 irmãos na vigília;então oramos das 1:30 da manhã até 2:30 .Este período de tempo é que fui batizado com ESPIRITO SANTO.O poder de DEUS foi tão forte que vários irmãos saltavam no poder de DEUS;foi algo impressionante;um avivamento verdadeiro pela palavra de DEUS .Todos se moviam do seu lugar cheios do poder e profetizavam e falavam no idioma celeste.Poucas vezes na minha vida vi o que eu contemplei nessa vigília.
O  poder de Deus encheu totalmente o salão onde estávamos ;de modo que eu não percebi quando fui batizado com ESPIRITO SANTO.As 2:30 nos paramos de orar ;o obreiro disse que Jesus me batizou com ESPIRITO SANTO.Alguns dias depois  uma irmã que estava no culto disse que realmente ouve confirmação do Batismo na minha vida conforme as Escrituras com manifestadão do dom de Línguas atos capitulo 2.v1 a4.
  Me lembro bem antes de ser batizado durante os cultos públicos sempre orávamos com as mãos dadas ;mas logo na minha conversão eu sentia forte a presença de Deus tão forte gloria DEUS.Sim foram dias de avivamento pentecostal que o Senhor proporcionou para mim.No ano em fui batizado  com Espirito Santo havia muita sede e preocupação em receber o promessa do batismo.os dons ;evangelizar também de dedicar ao Senhor com muito fervor e oração e vigilas e orar de madrugada e consagrar a vida e estudar a Palavra de Deus.
Busquei  o batismo com perseverança ;crendo no que diz a bíblia.No primeiro mês de conversão ;muitas vezes nos cultos fui orar com irmãos junto ao altar ;la na frente.Por varias vezes orava em média de uma hora de oração direto ;realmente eu estava perseverando na busca do batismo no Espirito Santo ;pois se faz necessário bambem orar ;crer e estudar a bíblia sobre o batismo todas as referencias e estuda-las muito;pois aumenta nossa fé estudar seriamente sobre o assunto com profundidade.
 Escrevendo sobre o assunto e testemunhando ;neste momento estou lembrando da passagem de atos 10:4 4'''E DIZENDO PEDRO AINDA ESTAS PALAVRAS ;VEIO O ESPIRITO SANTO SOBRE TODOS OS QUE OUVIRAM A PALAVRA"".Quando o irmã orava nesta vigília a qual fui batizado cumpriu na minha vida o que esta registrado em atos 2 V.1"DERRE PENTE "A palavra derrepente significa 'MUITO RÁPIDO".o que a aconteceu comigo foi muito rápido que não sei explicar;2 .30   EU JÁ ESTAVA BATIZADO.Então se cumpre efésios 3.20'HORA AQUELE QUE É PODEROSO PARA FAZER MAIS TUDO MAIS ABUNDANTEMENTE ALEM DAQUILO QUE PEDIMOS OU PENSAMOS ;SEGUNDO O PODER QUE EM NOS OPERA''.A bíblia de estudo pentecostal nos traz um comentário da passagem de efésios"'Deus fará por nós ;não somente mais do que pedimos e desejamos em oração ;também  mais do que imaginamos e que podemos imaginar e possamos alcançar.Esta promessa é condicionada ao grau da presença do poder e graça do Espirito Santo em nossa vida.REFERENCIAS-ef 3.16;;3.16-19;is  65.24;jo 15..7;fp 2..13.Se faz necessário também citar aqui neste contexto do batismo outra nota da bíblia de estudo pentecostal ""Para o cristão progredir na graça ;vitórias sobre Satanás eo pecado ;dar testemunho eficaz de cristã e usufruir  a salvação final é necessário o poder de Deus operando no crente fiel("nota b.d.estudo pent 2008) .
       
                Precisamos de um despertamento e avivamento


 Nos dias de hoje em muitos lugares não se fala ou ensina ou da enfase sobre o batismo no Espirito Santo.Parece que outras coisas tem tomado o lugar na importância na vida cristã quando se diz em buscar o batismo no ESPIRITO Santo.Quase se não se fala mais sobre a doutrina do Batismo e nem se ensina mais por muitos obreiros nem conhece a doutrina direito por não se interessar pelo assunto.Esse assunto esta quase se extinguindo em varias igrejas evangélicas em vários estados do brasil.Mutos lideres estão enfatizando e dando atenção hã outras coisas;por estarem mornos e acomodados;mas o rebanho sofre com esse comodismo dos lideres.Exitem lideres que esqueceram do assunto totalmente nos púlpito.Orar por batismo esta cada vez mais raro.A importância do batismo já não é mais como antes  ;buscar renovação ;enfim o avivamento já ficou em 3° ou 4°  lugar na vida de muitos lideres e crentes;e até ficou em ultimo lugar a importância de ver uma igreja avivada.
 Essa situação atual que tenho visto bem de perto ;percebido e pesquisado   nestes últimos anos;a situação esta cada vez mais difícil com a vinda do comodismo;onde se da mais importância ao materialismo e a vida de comunhão com Deus fica sempre nos últimos lugares na vida de muitos crentes.Mas contudo ainda tem muitos irmãos que são zelosos ;fervorosos ;lideres que não são conformistas e estão orando por um avivamento no brasil.embora sejam poucos se desejam uma mudança ;mas estão orando por um despertamento no brasil. Em meu primeiro livro que editamos sobre a doutrina do Espirito Santo nas paginas 68;69;70;falam sobre a urgência de que precisamos de um avivamento urgente em nosso seculo21 .Desejo adiante mostrar a realidade de nosso tempo a necessidade de um avivamento.(aviva camboriu).
 Discorrendo sobre o reavivamento em meu livro que editamos ;na pagina 68 diz"AVIVAMENTO APROFUNDA A PIEDADE;INCITAM A ORAÇÃO;AVIVAM TODAS AS ÁREAS DA IGREJA;MAIS CRENTES PODEM TRABALHAR EM NOVAS CORRENTES DE INFLUENCIA DINA;SE ABREM ;E MAIS PESSOAS SÃO LEVANTADOS PARA O SERVIÇO DO senhor DE MODO ESPECIAL COM DONS ;TALENTOS SÃO DESPERTADOS  E MAIS CHEIOS DO ESPIRITO SANTO.DIFICULDADES SÃO SANADAS;DISCÓRDIAS SÃO ELIMINADAS;PREDOMINA O AMOR FRATERNAL TAMBÉM E A COMUNHÃO É FORTALECIDA;E ESTENDE-SE O CONHECIMENTO E AS EXPERIÊNCIAS DAS VERDADES''.
 Outras coisas que sucedem nos avivamentos "'OS AVIVAMENTOS TIRAM AS IGREJAS DA ROTINA DO FORMALISMO;DAS MODAS MUNDANAS E MAUS COSTUMES SÃO DEIXADOS DE LADO;E ASSIM INTRODUZINDO NOVA VIDA EM TUDO.ALIVIA AS GARGAS DO MINISTÉRIO;POIS É BEM MELHOR PREGAR E ORAR NA PRESENÇA DO ESPIRITO SANTO"'.NOS AVIVAMENTOS OS CAÍDOS SÃO LEVANTADOS E DÁ A IGREJA UM CAMPO MAIS LARGO ;NOVO FOLEGO E NOVA UTILIDADE".
Em ocasiões de avivamento dão inicio a caminhada cristã missionaria ;ministros ;ensinadores;nascem nos avivamentos e por eles surgem sociedade cristã e que abençoam o mundo.O que estou discorrendo sobre essa realidade de hoje é puro ;é verdadeiro.Um pastor americano Thomas trask líder da ASSEMBLEIA DE DEUS disse o seguinte expressão em sua entrevista no jornal mensageiro da paz"""Reavivamento é a manifestadão de Deus em abundancia;o avivamento é preveniente de fatores como por exemplo ;leitura da bíblia;oração e fome espiritual;Deus se move em direção á nos ;e o resultado é palpável"".
Precisamos de um urgente avivamento sobre o brasil;um despertamento espiritual de proporções nunca vista antes.Situação atual é muito séria se formos analgizar a luz da bíblia.Pergunto como pode pode um pentecostal esquecer da importância do batismo?respondo é o comodismo do lideres pentecostais;a mornidão chegou em muitos lugares;mas na realidade os mornos e acomodados não reconhecem isso por perderam a visão de aguia do real avivamento pentecostal.Prossegue o pastor Thomas trask dizendo""quando há reavivamento ;há evidencia de santidade;torna sensível a voz do Espirito Santo;que nos faz saber aquilo que não agrada a Deus;depois vem desejo de estudar a Palavra ;orar e ter uma vida consagrada ao Senhor ; ciente da responsabilidade da evangelização"".Deus tem mostrado  aos seus servos que esta levantando "uma nova geração "o reavivamento em nosso brasil vai começar ou pode esta já iniciando com a nova geração .
Nós somos está nova geração ;pois estamos cansados de ver tanta frieza e mornidão em nosso tempo e seculo.Os acomodados são tantos que é possível ve-los visivelmente seu comodismo pelo tipo de vida anêmica espiritual e raquítica.Que nos que estamos vendo tanta frieza possamos continuar perseverando na oração;consagração;não seguindo o exemplo dos mornos ;indiferentes ao avivamento;mas Deus não vai permitir que esta situação continue por muito tempo.Os que Deus esta levantando estão passando por muitas lutas que nunca esperavam que iriam acontecer;mas se tu és um escolhido;tenha certeza que Deus levantará ai na sua cidade para uma obra extraordinaria;não desanime diante de coisas que as pessoas falam de você.Se és perseguido não desanime;eu já passei por muitas lutas de invejas por continuar vivendo no avivamento desde quando fui batizado;sirva Deus você ;não olha para os indiferentes que não se preocupam em buscar ao Senhor ;em viver um avivamento;sim tu deves conservar o teu avivamento;em buscar o revestimento;permanecer com a chama do batismo e não se apagar;se outros se esfriaram ;se acomodaram;se os sacerdotes perderam a visão da obra de acordo com as escrituras ;não se preocupe;Deus te escolheu e um dia você poderá estar no altar sendo abençoado ou abençoada com um ministério e com avivamento real e outras pessoas serão alcançadas com fogo do avivamento.AS vezes parece demorar que o Senhor vai te levantar ;mas ele não esqueceu do teu ministério.Mas quando o Senhor te levantar nessa nova geração com avivamento ;boce muito o glorificará e ele te exaltará.

  O LADO PRATICO DE UMA IMPORTANTE DOUTRINA BÍBLICA QUE É A MARCA DO PENTECOSTALISMO.

 Estamos no seculo do centenário só pentecostalismo em solo brasileiro ,sem dúvida alguma o maior movimento de renovação da história da igreja.Nesses mais de cem anos de história é possível percebemos que o pentecostalismo se distingue dos demais movimentos de renovação da igreja graças a sua própria identidade-a doutrina do batismo no ESPRITO SANTO.Foi a  crença de que os crentes poderiam viver a mesma experiência dos primeiros anos do seculo 20 ,o movimento pentecostal.O pentecostalismo é uma prova inquestionavel de que as palavras de Jesus ,registradas nos evangelhos (jo14:16,26;15.26;16.7).(rev.manual do obreiro cpad). 
 Aqui faremos uma exposição sobre o que consideramos ser o o principal fundamento pentecostal,isto é a doutrina do batismo .Mas diferente de uma anualize de natureza puramente subjetiva,desejo fazer uma reflexão sobre essa importante doutrina a partir do seu lado pratico e evidente.Posteriormente iremos anualizar alguns dos mais importantes pressupostos dessa identidade pentecostal.Como todo movimento que causou impacto na historia ,o pentecostalismo também possui seus atores e seus ícones.Sem dúvida os nomes de frank bartleman ,donald gee,para citar a primeira e segunda geração ,são verdadeiros icnes dessa história.Em um momento em que o pentecostalismo parece se afastar e até mesmo querer renunciar sua principal identidade ,faz -se necessário passarmos a nossa história em revista.

                                      FRANK BARTLEMAM     

Frank bartlemam (1871-1936)foi um importante evangelista do movimento de santidade norte americano que recebeu noticias do avivamento no pais de gales,ocorrido em 1904,,passando a dedicar a sua vida a orar e publicar livros e folhetos conclamando outros a orar e buscar um avivamento para cidade de los Angeles,califórnia.No seu livor Azuza:a historia do avivamento ,ele narra sua experiência pentecostal do batismo no Espirito santo."no dia 16 de agosto (1906),á tarde ,o Espirito Santo se manifestou atravez de mim,por meio das linguás .Estávamos em sete ,naquela ocasião.Era um dia de semana.Apos alguns testemunhos e louvor ,tudo ficou quieto,e eu andava silenciosamente de um lado parado ou ,louvando ao Senhor no meu espirito.De repente ,uma vos forte falando em uma língua que eu não conhecia.Mais tarde ,ouvi sobre uma experiencia semelhante na índia.Parecia arrebatar-me e satisfazer totalmente toda a tendencia ao louvor que estava presa dentro de mim.Em poucos instantes ,encontrei-me com algo que independia de minha vontade própria ,enuviando com minhas cordas vocais os mesmos sons que antes ouvira .Era a continuação exata do que eu ouvira alguns minutos.Parecia-me língua perfeita ,senti-me como um espectador.Entreguei -me inteiramente a Deus e fui com simplicidade carregado por SUA vontade,como por um riacho divino.Eu poderia ter me calado se quisesse ,mas não o faria por nada neste mundo.Uma sensação de consiencia celestial se seguiu.E impossível descrever a experiência com precisão .Deve ser expirimentada para ser apreciada.Não houve esforço de minha parte para falar ,e nem a menor luta contra este fluir espontâneo.A experiência era sagrada: O ESPIRITO SANTO  tocava nas minhas cordas vocais como uma harpa sendo tangida pelo vento.Tudo que foi dito foi completa surpresa para mim,pois nunca me esforçava para falar em línguas.PELO contrario ,porque eu não podia compreende-las com minha mente natural,tinha até medo da experiência.Este foi relato da experiência de Frank Bartlemam (1871-1936).(rev.manual do obreiro cpad)

                          EXPERIÊNCIA DO PASTOR DONALD GEE

 Por outro lado ,Donald gee (1891-1966),foi pastor ,escritores um dos maires lideres renomados do pentecostalismo britânico.GEE se tornou-se um dos maires mestres dentro do movimento pentecostal,tendo escrito vários livros sobre os dons espirituais.GEE descreveu sua experiência pentecostal da seguinte forma:"numa noite de quarta feira em março de 1913,toquei orgão no culto de meio de semana na igreja congregacional(que terminava as 21h pontualmente),e depois corri para desfrutar do restante de reunião de highbury new park).Depois do termino da reunião (aproximadamente ás 22:30min),o irmão que vinha dirigindo o culto ,um respeitável pastor irlandês,colocou-me á prova numa espécie de catecismo .-Tem certeza da salvação?-sim-já é batizado?sim.-já é batizado com o ESPIRITO SANTO?-não-porque não?expliquei lhe a minha versão a "espera"que pareciam uma eternidade.Ele incentivou-me dizendo que isso não era necessário.E,abrindo a sua bilbia ,leu para mim lucas 11:13,e depois marcos 11:24.Então perguntou-me se eu acreditava nesses versículos.Garaebti-lhe que sim,e no momento em que demonstrei-lhe minha fé ,era como se Deus jorrasse do céu para o interior do meu coração ,uma certeza absoluta de que essas promessas esatavam sendo realmente cumpridas em mim.Não tive uma manifestação imediata,mas fui para casa tremendamente feliz,tendo já recebido o batismo com o ESPIRITO SANTO"pela fé",compreendi nitidamente ,entretanto ,fato de que nessa experiência eu havia crido na Palavra DE DEUS,porque tratava-se de manifestação bíblica do Espirito Santo,como no livro de atos e,assim,eu cri totalmente e não pensei em mais nada.Desde aquele instante ,minha alegria e satisfação foram intensas,até que aprendi ,com dificuldade como expressar_me na oração e louvor.Certeza de que Deus havia cumprido de fato sua promessa dava-me convicção.Expirimentei  uma nova plenitude acima das palavras,e descobri que tornava -me cada vez mais dicificil adequar minha voz todo o louvor existente em minha alma.Essa situação continuou duranta duas semanas aproximadamente,e então ,numa noite ,quando estava orando sozinho ao lado de minha cama antes de dormir ,,e quando novamente não encontrei nenhuma palavra em inglês adequada para expressar o transbordamento de minha alma ,descobri que estava começando a balbuciar palavras em uma nova língua .Eu estava numa de êxtase espiritual ,e lancei-me inteiramente no SENHOR .Pela primeira vez,eu ,pessoalmente senti a experiência registrada em 1 cor 14.2.Um louvor crescente afluía agora em minha alma também nas reuniões ,até que comecei a falar em outras línguas publicamente.Cantava muito em outras línguas também quando a pequena congregação era visitada pelo ESPIRITO SANTO a esse fim durante nossos momentos de oração e adoração.Toda minha experiência cristã foi evolucionada.Eu não procurava mais aqui e ali por benção espiritual-eu havia recebido.Todo meu prazer estava na oração,no estudo da bíblia e na comunhão dos irmãos  em Cristo."(rev.manual do obreiro cpad).

                                      STANLEY HORTON 

O que bartlemam  e gee foram para o pentecostalismo clássico nos seus primeiros anos ,Stanley Horton 1916 o é para atual geração .Horton é neto de Élmer Fischer ,um dos pioneiros do movimento pentecostal,e  é considerado um dos maiores teólogos das Assembleia de Deus norte americana.Em seu livro o avivamento pentecostal as origens e o futuro do maior movimento espiritual de todos os tempos ,relatou sua experiência pentecostal"quando eu tinha 14 anos ,Horton ,meu irmão mais novo e eu passamos o verão com minha tia Ruth ,irmã de minha mãe ,e seu marido ,Wesley r.steelberg ,,pastor da Assembleia de DEUS  em sacramento.Certa vez ,na convenção dos embaixadores pentecostais para cristo ,fui a frente orar com os outros jovens.A presença do Senhor tornou-se tão real que desliguei-me de tudo ,perdendo a noção do tempo.Finalmente um homem bateu no meu ombro e perguntou;você esta bem?As luzes estavam quase todas apagadas ,as pessoas já tinham ido embora,mas não recebi o batismo no Espirito Santo,talvez eu estivesse um pouco hesitante,devido a um fato ocorrido quando eu tinha oito ANOS. 
    Em resposta ,o Senhor faça-me-me lembrar de meu avo,Samuel Horton fez uma delicada operação .Ele tinha 75 anos de idade.No ano de 1936 recebi o batismo no Espirito Santo.O mesmo Espirito Santo tornou Jesus bem real para mim.Pude sentir o seu toque e a sua presença como nuca antes na minha vida.Porém ,com havia falado  apenas algumas palavras em línguas e ainda não totalmente estabelecido da experiência anterior ,comecei a peguntar-me se o que eu havia recebido era realmente o que buscava.Na noite seguinte ,prostei-me diante do altar em oração ,ninguém acercou-me de mim para orar em meu favor ,porque eu já era batizado.Aquilo poderia ter sido um equivoco.As pessoas batizadas precisavam ser encorajadas a prosseguir.Não obstante ,eu disse "Senhor;-se há  nisso ,então eu o desejo." imediatamente ,abri-me uma torneira.E as línguas jorraram.Por quase duas semanas não me foi possível  falar em inglês"(nota rev.manual do obreiro cpad).  

   REGISTROS DA HISTÓRIA DA IGREJA DEMONSTRAM O ATUALIDADE OU CONTINUIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS E O BATISMO NO ESPIRITO SANTO.                      
  
Emilio Conde justificou a escolha do título do livro lançado em 1951,O TESTEMUNHO DOS SECULO CPAD,asseverando que na história da igreja encontramos os seculos dando testemunho de que esta obra não sofreu solução de continuidade.Sempre houve cenas mais ou menos iguais as do dia de pentecostes.Quando  e onde  houve um ou mais crentes rendidos ao Senhor e desejos de se submeter inteiramente a ELE,foi lhe e é propicio o recebimento do batismo e os dons.O historiador  lucas registrou  que o apostolo pedro pregou para multidão atônica no dia de pentecostes ,atos 2:38.Mais adiante em seu livro atos dos apóstolos lucas descreve que os crentes que a acompanhavam pedro na casa de cornélio ,em Cesaréia   atos 10:45.O ESPIRITO SANTO e todas as suas obras maravilhosas são um dom,uma dadiva dos céus aos que que crêem.
 Atravez dos seculos ,o SENHOR NUNCA DEIXOU DE DERRAMAR O ESPIRITO SANTO SOBRE O SEU POVO,ORA MAIS ,ORA MENOS".Na verdade há fatos históricos que são verdadeiros elos que ligam o movimento pentecostal atual com os anteriores.Esse fenômenos seguem uma linha reta sob a liderança do ESPIRITO SANTO,não sendo obra  humana.jesus disse  em jo 3:8.Assim como o vento ,embora invisível ,é identificado por sua atividade e pelo seu sonido,assim também ó ESPIRITO SANTO é observado pela sua atividade sobre os nascidos de novo e pelo seu efeito sobre eles.Mas por que os historiadores não foram prodígios nos relatos dos avivamentos que se manifestaram no cristianismo a partir do segundo seculo?Emilio apontou algumas razões:Eles foram muitas vezes mal informado a respeito do caráter espiritual desse despertamentos períodos,e deixaram de registrar o que realmente aconteceu ,para informarem  de forma diversa.(rev.manual do obreiro cpad).
Haviam INTERRESE EM ESCONDER a verdade sobre esses avivamentos,por parte dos que desejavam esmagar manifestações assim,apontadas como fanatismo e heresia .Muitos informaram coisas torpes a respeito .Os detentores dp poder não viam com bosn olhos as manifestações do ESPIRITO SANTO.Pois nelas havia sempre uma repreensão para os maus governadores.Os cléros ,igualmente ,temiam essas manifestações,porque elas falavam de um caminho mais excelente ,condenavam inovações que começavam a entrar na igreja,causticavam sem piedade os que se desviavam ,e os que buscavam de duas funções dentro da igreja"Conde concluiu:"ora ,é claro que diante de tanta pressão ,poucos historiadores se atreviam a contar os fatos tal qual aconteciam:não estavam dispostos a contrariar os poderosos ,publicando coisas palas quais pudessem ser tachados de hereges.Eis porque a historia não registra muitas cenas de avivamentos que ocorreram.
Mas algumas dessas manifestações ficaram registradas aqui e ali,providencialmente ,a fim de sabermos algo a respeito dos avivamentos do ESPIRITO SANTO nos primeiros seculos.Entretanto ,o pouco que encontramos é mais que suficiente para provar que o pentecostes se tem repetido e se está repetido ainda",portanto ,o pentecostes foi o preludio ,o inicio de outros pentecostes que a historia registra.(rev.manual do obreiro cpad).

                                         AVIVAMENTOS NA EUROPA

   Após a reforma a história da igreja evangélica  na Alemanha não é muito alegre.Foi um período sombrio marcado por disputas teológicas fúteis,de discórdias entre luteranos e reformados que somente veio a se encerrar com a chamada "formulada concórdia"em 1577. 

        OS PIETISTAS

Neste período floresceu na Alemanha um movimento que visava renovar a igreja ,este movimento foi chamado de 'PIETISMO".Seus lideres foram os pastores  Felipe Jacó espiner(1635-1705)juntamente augusto herman,pregavam sem rodeios sobre o pecado e seus efeitos e a necessidade de arrependimento.Entre os que foram atingidos pela palavra ungida dos pietistas estava o conde nicolau zizenford(1700-1760).
       
                                                 OS MORÁVIOS

Oconde zizenfordorf reuniu em suas terras um grupo de pessoas remanecentes da obra de jhon huss ,estabelecendo -se em condado ,formação desta comunidade que tomou o nome de hermut.Em 21/8/1732 partiram para india os primeiros missionários morávios.Em 1832 ,após um seculo de atividade missionaria ,os morávios contavam com 41 estações missionários,40.000 convertidos batizados e 208 missionários.Cinquenta anos depois contavam com 700 estações missionarias 83.000 convertidos batizados 335 missionários.Até pouco tempo os moravios enviaram um missionario a cada 25 membros.não é um desafio para noś?

                                  AVIVAMENTO EVANGÉLICO:

Na inglaterra a igreja anglicana estava em decadência espiritual.O unitarismo infectou as igrejas presbiterianas e as batistas de forma geral.Foi um período turbulente ,porem ,DEUS começou a soprar um vento de restauração a partir do pais de gales,atravez da pregação poderosa de griffith jones,dael rowlands e hwel harris.

                                            O METODISMO

Numa época em que a igreja anglicana caira num formalismo sem vida ,DEUS levantou jhon weslei e george withelfield para pregar a palavra de DEUS no poder do ESPIRITO SANTO .Jhon WESLEI CHARLES WESLEI ,WITHEFIELD e outros estudantes da universidade de OXFORD,fundaram em 1729  o CLUBE SANTO ,com objetivo de aprofundarem mais a piedade cristã.eram muito metódico em em afazeres.Por zombarem alguns de seus colegas ,os apelidarem de metodistas.Em 1735,withefield encontrou perdão para seus pecados ,sentiu como dizia "uma paz inexpremivel".Seu primeiro sermão era sobre pecado,que escandalizou a muitos ,porem ,quinze pessoas foram salvas.withefield rejeitava por completo a falsa doutrina da regeneração batismal que era pregado na igreja anglicana ,ele pregava a premente necessidade do novo nascimento como jesus ensinou.Orlando boyer nos diz que withefield pregava a 10 mil pessoas diariamente .Ele foi um dos mais poderosos pregadores de todos os tempos ,homem de jejum e oração.Conta-se que quando pregava sobre un cego caindo no abismo ,a descrição que fez foi tão vida que um dos ouvintes começou a gritar:ele caiu ,o cego caiu.Quando gorge withelfield visitou a América em 1738,na época colonia ,causou impacto profundo num jovem ministro chamado jonatas eduards.
 Estudiosos afirmam que o movimento liderado por wesley e withelfield salvou a Inglaterra de uma revolução igual a revolução dos francesa.Não podemos deixar de mencionar a grande contribuição musical para a igreja ,de Charles (1708-1788),o grande hinólogo do metodismo.

                                   O MOVIMENTO EVANGÉLICO 

O metodismo fortaleceu posição evangélica no pais,levando operários e lavradores a uma experiência real ,com DEUS.Apenas no fim do seculo é que a classe alta da igreja anglicana foi atingida pelo avivamento.Os primeiros evangélicos eram pastores espalhados pela Inglaterra ,como jhon newton(1725-1807),um jovem devasso ,mercador de escravos que converteu-se a Cristo.Ele é autor do famoso hino "amazing grace".O movimento evangélico teve outros homens de valor como charles simeon de cambrigge,foi quem influenciou o famoso henri martin e otenar-se missionário .A seita clapham foi um núcleo evangélico que buccava um despertamento a ao mesmo tempo uma reforma social.William wilbeforce (1759-1833)DESTACOU-SE em seus esforços para a libertação dos escravos .ajahn houard (1726-1790)  e elizabeth fry (1780-1845)lutaram pela reforma da do desumano sistema prisional.

 ROBERT RAIKES em 1780 fundou a primeira escola dominical ,que dava as crianças tão desassistidas instrução bíblica e educação elementar ,caligrafia e matemática.Os evangélicos tinham profundo interesse pelo evangelismo atravez da literatura.Fundaram a sociedade de folhetos em 1799,e sociedade bíblica britânica e estrangeira em 1804.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.