ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

domingo, 27 de novembro de 2016

Subsidio jovens adorando a Deus sem conhecimento n.10






verso 19
A mulher disse-lhe: Senhor , .... Com outro rosto e um ar diferente e gesto, com outro sotaque e tom do discurso, deixando cair seus escárnios e zombarias:

Vejo que és profeta ; um tal como Samuel era, quem poderia dizer Saul que estava em seu coração, e que jumentos de seu pai foram encontrados, e onde estavam, 1 Samuel 09:19 ; e, como Eliseu, cujo coração foi com seu servo Geazi, Naamã se virou para ele para encontrá-lo, e dar-lhe presentes; e quem poderia dizer, antes que o mensageiro do rei veio a ele, que o filho de um assassino tinha enviado para tirar-lhe a cabeça, 2 Reis 5:26 . E tal profeta, que tinha um tal espírito de discernimento, esta mulher levou Cristo para ser; e que, na verdade é maior do que um profeta, e é o Deus onisciente; que sabe tudo homens de corações, pensamentos, palavras e ações, e precisa não que alguém lhe desse testemunho deles para ele; pois ele sabe o que está neles, e feito por eles; e pode dizer-lhes tudo o que sempre fizeram, como fez esta mulher, John 04:29 . Agora, a fim tanto para deslocar fora do discurso deste assunto, que a tocou com a rápida; ou então ser verdadeiramente sensata do seu pecado, e dispostos a reforma, e para o futuro para adorar a Deus no lugar e maneira que ele tinha dirigido, ela se dirigiu a Cristo nas seguintes palavras.

verso 20
Nossos pais adoraram neste monte , .... monte Garizim, que foi apenas, e à vista; de modo que a mulher poderia apontar para ele; era tão perto de Siquém, ou Sicar, que a voz de Jotão, foi ouvido o início da mesma para lá, Juízes 9: 6 . Pelos "pais", esta mulher afirma que a deles, são feitos, não os ancestrais imediatos dos samaritanos, ou aqueles apenas algumas poucas gerações passadas; mas os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, cujos descendentes iriam ser pensado para ser; e melhorado a cada instância de sua adoração por estas bandas, a favor desta montanha, sendo um lugar sagrado. E Abraão, de fato, construir um altar ao Senhor, na planície de Moré, Genesis 12: 6 e que os próprios judeusF26própria, é o mesmo com Siquém; mas a sua tradição que Teofilato relata, em que Isaque foi oferecido sobre o Monte das Garizim, é inteiramente falso: Jacob, é verdade, veio a Shalem, uma cidade de Siquém; e sobre esta mesma mancha de chão, a parte do campo, ele comprou dos filhos de Hammor, e deu a seu filho José, ele construiu um altar, e chamou-lhe Elelohe-Israel, Gênesis 33:18 . E também sobre esta mesma montanha, da tribo de José, com os outros de pé, quando chegaram ao Jordão, e abençoaram o povo; todas as quais as circunstâncias, os samaritanos não não fazer uso de em defesa de si mesmos, e sua adoração neste monte; e que esta mulher pode estar familiarizado com, e pode referir-se aos: mas como para qualquer templo ou lugar de culto nesta montagem, não havia nenhum até que nos últimos anos, mesmo após o segundo templo foi construído. A ocasião dela, como JosephusF1refere-se, era este; Manassés, irmão de Jaddua o sumo sacerdote, tendo casado Nicasso, filha de Sambalá, governador de Samaria, foi por causa disso expulso do sacerdócio; ele fugiu para o pai-de-lei, e relatou o caso para ele, expressando grande amor de sua filha, e ainda uma conta a seu cargo; sobre a qual Sanballat propôs a construir-lhe um templo no monte Garizim, para o qual ele não tinha dúvidas de obter uma autorização de Dario, o monarca persa, e torná-lo um sumo sacerdote. Darius sendo superado por Alexandre o Grande, Sanballat fez sua corte para ele, e pediu-lhe para a construção deste templo, que lhe concedeu o seu pedido; e, portanto, ele construiu um, e Manassés se tornou o sumo sacerdote; e muitos dos judeus perdulários, que tinham mulheres estrangeiras casadas, ou violados no sábado, nem tinha comido carne proibida, veio e se juntou a ele. Este templo, somos informadosF2, Foi construída sobre quarenta anos após o segundo templo de Jerusalém, e parou duzentos anos, e depois foi destruído por Jochanan, filho de Simeão, filho de Matatias, que foi chamado Hircano, e assim diz JosefoF3; ele pode agora ser reconstruída: no entanto, isso não pôr fim a adorar neste lugar, sobre o qual havia grandes contendas, entre os judeus e os samaritanos; dos quais temos alguns casos, nos escritos da antiga: diz-seF4, aquele

"R. Jonathan foi orar em Jerusalém, e passou por aquela montanha (o brilho diz, monte Garizim), e um samaritano viu-o e disse-lhe: Para onde vais? Respondeu ele, que ele estava indo para rezar em Jerusalém, disse-lhe, não é melhor para ti orar neste monte abençoada, e não naquela casa monturo ele respondeu, por que é abençoada, ele respondeu, porque não foi inundado pelas águas do dilúvio? ; a coisa estava oculto aos olhos de R. Jonathan, e ele não poderia retornar uma resposta '.

Esta história é contada em outros lugaresF5, Com uma pequena variação, e mais claramente quanto ao lugar, assim;

"Isso aconteceu com R. Jonathan, que ele foi para Neapolis, do cutitas, ou Samaritanos, (ou seja, a Siquém, para Siquém agora é chamado Naplous,) e ele foi montado sobre um jumento, e um pastor com ele, um certo , Samaritan juntou-se a eles: quando eles chegaram ao monte Garizim, o samaritano disse a R. Jonathan, como veio a acontecer que estamos a chegar a esta montanha sagrada R. Jonathan respondeu, de onde vem isso para ser santo o samaritano? respondeu-lhe, porque ele não foi ferido pelas águas do dilúvio. "

Muito a mesma história é contada de bar R. Ishmael R. JoseF6. É para ser observado nesta conta, que os samaritanos chamar esta montanha a montanha santa, imaginaram que havia algo sagrado nele; ea montanha abençoada, ou a montanha de bênção; sem dúvida, porque as bênçãos foram pronunciadas em cima dele; embora uma razão muito pobres é dada por eles nas passagens acima. E eles não só exortou os casos acima do culto ou os patriarcas em, ou sobre este lugar, que esta mulher se refere; mas mesmo falsificado uma passagem no Pentateuco, como geralmente se pensa, a favor desta montagem; no Deuteronômio 27: 4 , em vez de Monte Ebal, no Pentateuco Samaritano monte Garizim está inserido. Assim ficou a facilidade de um lado da questão; Por outro lado, os judeus se declarou para o templo em Jerusalém.

E vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar ; isto é, no templo, não; que pediu, e muito justamente, que Deus tinha escolhido aquele lugar para colocar seu nome, e corrigir o seu culto lá; e lhes havia ordenado a vir para lá, e trazer as suas oferendas e sacrifícios, e para manter a sua Páscoa e outras festas; ver Deuteronômio 12: 5 . Este foi construído por Salomão, de acordo com o comando e direção de Deus, algumas centenas de anos antes monte Garizim foi feito uso de para o culto religioso; e eles tiveram não só essas coisas para pleitear, mas também o culto que foi aqui dado a Deus neste lugar antes que o templo foi construído em cima dele, o que eles não conseguiram não fazer. Assim, o Targumist em 2 Crônicas 3: 1 amplia sobre este assunto;

"e Salomão começou a construir o santuário do Senhor em Jerusalém, no monte Moriá, no lugar onde Abraham adorado e orei em nome do Senhor: הוא אתר ארע פולחנא ," este lugar é a terra de culto ", e não há todas as gerações adoraram perante o Senhor; e há Abraão ofereceu seu filho Isaac, para o holocausto, e a palavra do Senhor o libertou, e um carneiro foi nomeado em seu lugar, não Jacob orou quando ele fugiu de seu irmão Esaú; há o anjo do Senhor apareceu a Davi, quando descartado o sacrifício no lugar que ele comprou de Ornã, no andar de Ornã, o jebuseu ".

E uma vez que, agora, havia tantas coisas para ser dito em cada lado da questão, esta mulher deseja, que, vendo Cristo foi um profeta, ele teria prazer em dar-lhe o seu sentido de o assunto, e informá-la de que era o direito local de culto.

verso 21
Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me , .... Em que agora vou dizer, desde que você me possui para ser um profeta:

a hora vem ; o tempo está próximo; é muito próximo; ele está apenas chegando:

em que nem neste monte, nem em Jerusalém ,

adorarão o Pai ; isto é, Deus, a quem os judeus, e assim os samaritanos, sabia sob o caráter do Pai de todos os homens, como o Criador e preservador deles; por não Deus como o Pai de Cristo, ou dos santos através da adopção de graça, é aqui pretendida, que essa mulher ignorante, pelo menos, não tinha conhecimento; e a razão de nosso Senhor de falar desta maneira, o que significa, que ela não precisa de problemas -se sobre o local de culto, foi, em parte, porque em pouco tempo Jerusalém e do templo nele, seria destruído, e não uma pedra deixada sobre outra; e que Samaria, e essa montanha de Garizim, com edifício tudo pode ser em cima dele, seriam assolados, de modo que nenhum deles iria continuar por muito tempo para ser locais de culto religioso; e, em parte, porque toda distinção de lugares na religião seria inteiramente cessar; e um lugar seria como lícito e como de prestar culto em, como outro; e os homens devem levantar mãos santas, e orar, e oferecer sacrifícios espirituais em todos os lugares, mesmo desde o nascer do sol, ao pôr-do-mesmo, Malaquias 1:11 .

verso 22
Vós adorais o que não sabem o que , .... No entanto, como a sua pergunta, ele responde mais diretamente ao condenar os samaritanos, e sua ignorância em adoração, e aprovando os judeus; e assim manifestamente dá a preferência para os judeus, não só no que diz respeito ao lugar e objeto de culto, mas no que diz respeito ao conhecimento e à salvação. Como para os samaritanos, ele sugere, que eles eram ignorantes, não só do verdadeiro objeto de culto, mas não sabia o que eles mesmos adora; ou, pelo menos, não foram acordadas na mesma. Os habitantes originais dessas partes, de onde esses samaritanos surgiram, eram pagãos idólatras, colocados pelo rei da Assíria, na sala das dez tribos, ele levou cativas; e estes não temem ao Senhor, para que "não conhecia a lei do deus da terra": portanto leões foram enviados entre eles que mataram muitos deles; sobre a qual o rei da Assíria ordenou um padre para ser enviado para instruí-los, mas apesar disso, eles tinham deuses todos do seu próprio, alguém, outros de outra; e mergulhadores por isso serviram imagens esculpidas, elas e seus filhos, e os filhos de seus filhos, até o tempo do escritor do Livro dos Reis; veja 2 Reis 17:24 . E depois de Manassés, e outros judeus foram vindo a eles, e eles tinham recebido a lei de Moisés, eles podem ter algum conhecimento do verdadeiro Deus, contudo não o glorificaram como Deus; e embora possam em palavras professam ele, ainda em obras, desmentiram-no; e mesmo depois disso eles são muito bem cobrado pelos judeus com práticas idólatras nesta montagem. Às vezes eles dizemF7cutitas, ou Samaritanos, adorado fogo; e em outros momentos, e que principalmente prevalece com eles, eles afirmamF8, Que os seus sábios, após a pesquisa, descobriu que eles adoraram a imagem de uma pomba sobre o monte Garizim; e às vezes eles dizemF9, Eles adoravam os ídolos, os deuses estranhos, ou ídolos, que Jacó os escondeu debaixo do carvalho em Siquém; que durar, se verdadeira, pode servir para ilustrar estas palavras de Cristo, que eles adoraram eles não sabiam o que, uma vez que eles adoravam ídolos escondeu no monte.

"R. Ismael bar Jose, eles dizemF11foi para Neapolis, (Siquém, chamado Naplous,) os cutitas ou samaritanos vieram a ele (para persuadi-lo a adorar com eles em sua montanha); Disse-lhes, vou mostrar-vos que não "culto à esta montanha", mas "as imagens que estão ocultas sob ele"; porque está escrito, Genesis 35: 4 ; "e Jacó os escondeu" debaixo do carvalho que está junto a Siquém.

e em outros lugaresF12relata-se do mesmo rabino, que foi a Jerusalém para orar, como antes relacionado em João 4:20 , e depois do que se passou entre ele e o samaritano ele se reuniu com a monte Garizim, antes mencionado, acrescentou;

"e disse a ele, eu lhe direi o que sois semelhantes, (que sois semelhantes) para um cão que cobiça carniça; assim porque sabeis os ídolos estão escondidos debaixo dela, (a montanha), como está escrito: Genesis 35: 4 e Jacó os escondeu, portanto ye cobiçar-lo: eles disseram - este homem sabe que os ídolos estão escondidos aqui, e talvez ele vai levá-los para longe; e eles deliberaram entre si matá-lo: ele se levantou, fez a sua fuga na noite.'

Mas este não foi o caso dos judeus:

nós sabemos o que adoramos ; Cristo se coloca entre eles, porque ele era judeu, como a mulher o levou a ser; e, como homem, era um adorador de Deus; ele temia, amado e obedeceu a Deus; ele confiava nele, e orou a ele; porém, como Deus, ele era o objeto de adoração a si mesmo; e que os verdadeiros adoradores entre os judeus, dos quais espécie Cristo estava, sabia que Deus, a quem adoravam, espiritual e salvadora; e da generalidade do que as pessoas tinham noções corretas do Deus de Israel, com os oráculos, e serviço de Deus, e sendo instruído por Moisés e os profetas;

porque a salvação vem dos judeus ; as promessas de salvação e de um Salvador, foram feitas para eles, quando os gentios eram estranhos a eles; os meios de salvação, e do conhecimento dele, como a Palavra, estatutos e decretos, foram apreciados por eles, quando os outros eram ignorantes delas; eo Messias, que é denominado às vezes "Salvação", ver Gênesis 49:18 , foi não só profetizou em seus livros, e prometeu-lhes, mas veio deles, assim como a eles; eo número dos salvos tinha sido por muitas centenas de anos, e ainda estava entre eles; a linha da eleição correu entre eles, e poucos entre os gentios foram chamados e salvos, ainda.

verso 23
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores , .... Os adoradores do Deus verdadeiro, e que adoram de uma maneira correta, quer judeus, quer samaritanos, ou de qualquer nação:

adorarão o Pai ; o único verdadeiro Deus, o Pai dos espíritos, e de toda a carne viva:

em espírito ; em oposição a todas as concepções carnais dele, como se ele fosse um ser corpóreo, ou circunscritos em algum determinado lugar, habitando em templos feitos por mãos, ou era para ser servido por mãos de homens; e em distinção do culto carnal dos judeus, que se estendiam muito na observação das ordenanças da carne: e isso mostra que não devemos adorar apenas com seus corpos, para o exercício corporal para pouco aproveita; mas com suas almas ou espíritos, de todo o coração nele envolvidos; e por, e sob a influência e ajuda do Espírito de Deus, sem o qual os homens não podem realizar o culto, nem a oração, louvor, pregação, ou audição, reto;

e em verdade ; em oposição à hipocrisia, com os verdadeiros corações, na singeleza, sinceridade e integridade de suas almas; e em distinção de cerimônias judaicas, que eram apenas sombras, e não tiveram a verdade e fundamento das coisas que neles; e de acordo com a palavra da verdade, o Evangelho da salvação; e em Cristo, que é a verdade, o verdadeiro tabernáculo, em, e através de quem acento é tiveram de Deus, a oração é feita para ele, e cada parte do culto religioso com a aceitação: assim Enoch é dito, פלח בקושטא , "a adoração na verdade ", diante do Senhor, nos Targums de Jonathan e de Jerusalém, em Gênesis 5:24 . E pode ser que o culto de todas as três pessoas na divindade, como mais distintamente realizados sob a dispensação do Evangelho, é aqui pretendida, porque estas palavras pode ser, portanto, ler, "adorarão o Pai, com o Espírito" e, com a verdade; de modo a preposição εν , é processado em Efésios 6: 2 ; e em outros lugares; e, em seguida, o sentido é, eles devem "adorarão o Pai"; a primeira pessoa da Trindade, que é o Pai de Cristo, seu único Filho, e juntos e igualmente com ele "o Espírito"; o Espírito Santo, como a versão Etíope lê; e Nonnus chama-lhe o Espírito divino, eo melhor, ele pode ser pensado para ser pretendido, uma vez que resulta em João 4:24 , "o Espírito é Deus"; por tanto as palavras se encontram no texto grego; e são assim prestados na Vulgata Latina, siríaco, e Etíope versões; e, portanto, é o próprio objeto de culto religioso, cujos templos santos são, com quem tem comunhão, a quem orar, e em nome de quem eles são batizados; e também em conjunto "com a verdade"; com Cristo o caminho, ea verdade, ea vida; que é o verdadeiro Deus ea vida eterna; e quem é igualmente de ser adorado como o Pai eo Espírito, como ele é pelos anjos no céu, e pelos santos na terra; que oram-lhe: confiança nele, e também são batizados em seu nome, como em nome das outras duas pessoas, eo melhor, este pode ser pensado para ser o sentido, uma vez que Cristo está falando, não da forma, mas do objeto de culto, no verso precedente:

porque o Pai procura a tais que assim o adorem ; que seja agradável para ele ser adorado na forma, como acima relacionadas; e seu desejo é, que o Filho eo Espírito devem ser honrados igualmente como a si mesmo; e tais adoradores que ele tenha encontrado, tendo os fez tal, tanto entre os judeus e gentios; e tal, só são aceitáveis para ele; veja Philemon 3: 3 .

verso 24
Deus é um espírito , .... Ou "o Espírito é Deus"; uma pessoa divina, possuidor de todas as perfeições divinas, como se depreende seus nomes, obras e adoração atribuído a ele; Veja Gill em João 4:23 ; embora as versões em árabe e Persa, e outros, leia como nós, "Deus é um espírito"; isto é, Deus, Pai, Filho, e Espírito Santo: para tirar as palavras a esta luz, não uma das pessoas deve ser entendido exclusiva do outro; para esta descrição, ou definição, concorda com cada um deles, e todos eles são o objeto de adoração, e deve ser adorado de forma verdadeira e espiritual. Deus é espírito, e não um corpo ou uma substância corpórea: a natureza ea essência de Deus é como um espírito, simples e não composto, não por várias partes; nem é divisível; nem admite qualquer mudança e alteração. Deus, como um espírito, é imaterial, imortal, invisível, e um inteligente, disposto e ser ativo; mas difere de outros espíritos, em que ele não é criado, mas um espírito imenso e infinito, e um eterno, que não tem começo nem fim: ele é, portanto, um espírito por meio de eminência, bem como de forma eficaz, sendo ele o autor e ex de todos os espíritos: o que quer que a excelência é neles, deve ser atribuída a Deus da maneira mais elevada; e tudo o que é imperfeito em si, deve ser removido dele:

e os que o adoram ; culto é devido a ele por causa de sua natureza e perfeições, tanto interno como externo; com ambos os corpos e almas dos homens; e tanto privados como públicos; no armário, na família e na igreja de Deus; como a oração, o louvor, a participação na palavra e ordenanças:


o adorem em espírito e em verdade ; na forma verdadeira e espiritual antes descrita, que é adequado à sua natureza, e agradavelmente à sua vontade. .( Exposição da Bíblia inteira de John Gill).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.