ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Lições jovens CPAD livro de Isaias 3 trim-2016 n.1


     LIÇÃO 1: CONHECENDO O LIVRO DE ISAÍAS JOVENS

                             3 TRIMESTRE 2016 N.1 
 Lição Bíblica do 3° trimestre de 2016 – classe de Jovens.



TEXTO DO DIA
'Vinde, então, e argui-me, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a
neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã." (Is 118)


SÍNTESE
O povo de Deus havia se desviado da Lei Então. Deus chamou Isaías para mostrar que seu julgamento estava às portas.
  Clique e leia também:
- Lições de Jovens
- Subsídios para a EBD
- Lições de Adultos
- Artigos para professores da EBD

AGENDA DE LEITURA
SEGUNDA - Is 1.11-13: A corrupção do povo
TERÇA - Is 1.14.15: Deus não aceita o culto, os rituais e as orações feitas pelo povo
QUARTA - Is 1.21,22: O profeta chama Israel de prostituta
QUINTA- Is 1.23: Isaías profetiza contra as autoridades
SEXTA- Is 1.18,19: Isaías convida o povo ao arrependimento
SÁBADO - Is 1.16,17: Deus convida o povo para um novo caminho

OBJETIVOS
CONHECER a autoria, o tema, o local e data do livro de lsaías;
MOSTRAR os objetivos do livro de Isaías.
EXPLICAR o conteúdo do livro de Isaías.

INTERAÇÃO
Prezado professor, neste trimestre estudaremos o livro do profeta Isaías, Esse livro, por seus temas teológicos, é considerado uma peça fundamental da literatura profética.
Muitas expressões e palavras utilizadas por Isaías não são encontradas em nenhum outro livro do Antigo Testamento. O livro de Isaías tem muitas promessas de restauração, a respeito da vinda do Messias e da salvação. Essas promessas enchem nossos corações de esperanças e alegria, pois mos­tram o quanto Deus ama o pecador. As promessas proferidas por Isaías nos possibilitam sonhar com um mundo melhor e mais justo..

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor, neste trimestre teremos a oportunidade de estudar o livro do profeta Isaías, uma obra marcada por relevantes temas teológicos.
O profeta Isaías nos mostra uma ampla visão do contexto social e espiritual da sua época. Sugerimos para a primeira aula a elaboração de um quadro com as principais informações necessárias para se compre­ender o livro de Isaías, como por exemplo, data em que foi escrito, autoria, objetivo e versículo-chave. Esse quadro pode ser confeccionado em uma cartolina e fixado no mural da classe. Ele vai ajudar os alunos a compreenderem melhor o livro de Isaías. O quadro poderá ser utilizado durante todo o trimestre e sempre que desejar fazer uma revisão.

TEXTO BÍBLICO
Isaías 1.1-3; 18-20; 27-31

INTRODUÇÃO
O profeta Isaías teve muita ousadia em sua atuação pública Suas profecias eram majestosas e repletas de nobreza e beleza poética. Por isso, é um dos profetas mais lidos do Antigo Testamento e um dos que mais falou a respeito da vinda do Messias. Tal fato revela a importância que deve ser dada ao mesmo.

Uma leitura atenta e cuidadosa do seu livro nos leva a perceber as implicações que esse profeta tem para os dias atuais. Assim, a obra desse profeta é considerada uma das mais grandiosas produções teológicas do Antigo Testamento.

Sua mensagem é profunda e parte de alguém que conhecia profundamente o am­biente onde estava inserido, de modo que, tomado pela inspiração divina, foi muito claro e assertivo nas suas profecias, especialmente as que predisseram a vinda messiânica de Jesus Cristo. Sua pregação foi marcada por uma paixão sacerdotal, descrevendo Cristo com muita clareza, sendo por isso mesmo chamado de o evangelista do Antigo Testamento.

l – TEMA, DATA, AUTORIA E LOCAL

1.Tema.
Seu tema principal está rela­cionado às profecias da vinda do Messias, enfatizando a salvação recebida somente pela graça. O livro mostra ainda que Deus não permitirá a desobediência do povo da promessa e esta será tratada com a devida purificação através do sofrimento, primeiramente do próprio povo e vicariamente por intermédio de Cristo Tale a importância de Isaías que o Novo Testamento faz mais de 400 citações diretas e indiretas do livro.

2. Data.
O livro de Isaías começou a ser escrito provavelmente antes do ano 740 a.C. e foi terminado no ano 701 a.C, período este que corresponde ao tempo de ministério do profeta. 
Essas datas são aproximadas e levam em conta a morte do rei Uzias. Entretanto, outra possibilidade é que, como o livro possui três partes, a primeira delas tenha sido escrita de 740 a 698 a.C. e a segunda e terceira partes de 697 a 689 a.C., terminando no reinado de Manassés. 
3. Autoria.
A autoria do livro é credita­da a Isaías, cujo nome significa "o Senhor é salvação". Bastante apropriado, pois esse é o tema da mensagem do livro.

Em Israel havia várias pessoas com o nome Isaías, mas o autor é distinguido dos demais ao se apresentar como filho de Amoz (Is 1.1). Entre os profetas ele é considerado o maior, sendo chamado por alguns de rei dos profetas. 
Há uma tra­dição que afirma que Isaías era sobrinho do rei Amasias, portanto, de linhagem nobre e certamente vivia na corte real, desfrutando de alguns privilégios que lhe serviram de apoio para ter o amplo ministério que teve; mas o final de sua vida foi trágico; segundo a tradição rabínica, foi serrado ao meio durante o reinado de Manassés. Era casado com uma profetisa e teve dois filhos com ela (Is 8.3).

4. Local.
Como a maior parte do ministério do profeta se desenvolveu em Jerusalém, acredita-se que foi nessa mesma cidade que ele transformou suas profecias em textos. 
Pense!
O profeta Isaías não fechou os olhos para a realidade de seu contexto, Será que temos os nossos olhos abertos para ver a realidade que nos cerca?

Ponto Importante

O Livro de Isaías é um dos livros mais instigantes do Antigo Testamento, pois suas profe­cias e sua mensagem, apesar de serem endereçadas para um povo especifico entre 740 e 701 a.C, são sempre atuais diante da corrup­ção da humanidade.

                                   II. OJETIVOS DE ISAÍAS  
 
Isaías queria mostrar que o julga­mento de Deus estava às portas e seria terrível, mas, apesar disso, Deus levanta­ria um remanescente e dentre este um "rebento" e "um renovo que frutificará" (Is 11.1), referindo-se a Cristo.

1. Anunciar o juízo de Deus.
Israel e as nações vizinhas estavam em desacordo com os preceitos justos de Deus, ofendendo gravemente a santidade dEle; assim, se fazia necessário que o profeta denunciasse essa situação, embora ele não fosse ouvido com atenção, pois chegou a chamar o povo de surdo e cego (Is 42.18; 43.8). Mas era necessário que Deus, diante de sua justiça e misericórdia, fizesse o povo saber com clareza quais eram seus pecados e quais as consequências dessa desobediência.

2. Falar contra a falsa religião.

O povo de Israel estava sendo governado por alguns reis que desprezaram a Palavra de Deus. Embora alguns deles fossem bons, o povo estava corrompido. A eles se aliaram alguns sacerdotes cujo compromisso era apenas manterá religião institucional. Isso se fez refletir numa religiosidade vazia, hi­pócrita, ritualística e sem sentido espiritual para o povo, levando-os a se desviar dos caminhos do Senhor.

3. Denunciar a injustiça social.

O povo de Deus havia se tornado orgulhoso e egoísta como as demais nações. Isso fez com que os pobres dentre o povo fossem humilhados e explorados pelos ricos e pelos governantes (Is 10.2; 26,6; 32.7; 41.17), mas em contrapartida o Deus justo e misericordioso faria justiça ao pobre (Is 11.4), lhes daria alimentação e descanso (Is 14.30), lhes serviria de refúgio (Is 25.4) e seria portador de boas notícias (Is 61.1).

4. Anunciar a vinda do Messias.

Este é o objetivo mais importante de Isaías, porque diante da desobediência, aliada ao fato de que as pessoas não conseguiam encontrar o caminho certo para Deus, a única solução possível seria a vinda do Messias que, através do seu sofrimento, faria com que o povo se voltasse para Deus, "porque as iniquidades deles levará sobre si" (Is 53.11).

A vinda do Messias aponta para o caráter misericordioso e redentor de Deus, mesmo sendo o povo rebelde. Por mais de dez vezes o profeta aponta para Jeová como o Redentor. O autor cita pelo menos dezessete profecias que se referem ao Messias vindouro. Isso demonstra a extraordinária unção do Espírito Santo sobre o profeta, fazendo-o prever o evento histórico mais importante da humanidade depois da criação: Cristo, o Redentor.

O Pense!

O orgulho e o egoísmo são como um vírus que destro i a vida de muitos. Ser orgulhoso e egoísta é ir contra a lei do amor e do ser­viço, contra o fruto do Espírito Santo e contra o Reino de Deus. Seja um jovem Livre disso!

Ponto importante
O profeta Isaías teve um ministé­rio ousado e corajoso em meio ao contexto político, social e religioso em que vivia. Entregou-se a Deus para enfrentara dura missão de ser mensageiro da justiça, do julga­mento do pecado e do anúncio da esperança messiânica ao seu povo.

III - CONTEÚDO DE ISAÍAS

Do capítulo 1 ao 39, o enfoque de Isaías é o juízo divino sobre Judá e Jerusalém e sobre as nações vizinhas por meio da Assíria. Na segunda e terceira parte do livro, do capítulo 40 ao 55 e 56 ao 66, respectivamente, Isaías se volta para a salvação do povo, depois da punição pelo pecado ao retornarem do cativeiro babilônico, escreve sobre a glória futura do povo de Deus por intermédio do Servo do Senhor, que é Cristo, que salvará seu povo através de seu próprio padecimento e triunfo.

1. Quem é o Deus de Isaías.

O profeta descreve o caráter de Deus (Javé) de maneira brilhante. Chama-o de Santo de Israel vinte e cinco vezes; Ele é o Salvador, relacionando essa palavra a redenção, livramento, justiça e juízo; Ele é o Redentor e o Único e Supremo Governante em contraste com outros deuses que nada são (Is 3719): é Ele quem carrega e cuida do seu povo (Is 464) e faz novos céus e nova terra (Is 65.17; 66.22).

2. O Espírito de Deus.

Isaías é o profeta que mais fala sobre o Espírito de Deus no Antigo Testamento. A referência mais im­portante é quando afirma que o Espírito do Senhor (Javé) repousará sobre o "rebento de Jessé" (Cristo) com "o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor" (Is 11.1,2).

Sendo a igreja corpo de Cristo, entende-se que essa descrição do Espírito do Senhor refere-se aos "dons" e "fruto" do Espírito (Co 12.4-11; Gl 5.22).

Há promessa de um derramamento tal do Espírito que "o deserto se tornará em campo fértil" (Is 32.15) e a Palavra do Senhor não se desviará dos convertidos nem de seus filhos (Is 59.20,21); o Espírito sobre Cristo "trará justiça às nações" (Is 42.1) e o "ungiu para pregar boas novas aos oprimidos, restaurar os de coração abatido", "proclamar liberdade aos cativos e a pôr os presos em liberdade" (Is 611); e o Espírito do Senhor trará descanso ao seu povo (Is 63.14).

3. A santidade de Deus.

Por meio de suas profecias, Isaías quer denunciar os pecados do governo e do povo e levá-los ao arrependimento, mostrando que se isso não acontecesse calamidades viriam sobre todos. Essa exigência de Deus fica clara quando, ao ter um encontro com Deus e ver sua santidade, Isaías clama por purificação (Is 6). Isso mostra que, quando há arrependimento, Deus prontamente vem ao encontro do contrito como fez com o profeta, tirando a iniquidade e purificando o pecado (Is 6,7).

Pense!
O profeta anuncia que o Espírito Santo concede sabedoria, enten­dimento, conselho e fortaleza, conhecimento e temor do Senhor. O Espírito Santo pode capacitar qualquer jovem a ser cheio dessas qualidades, pois é desejo        habi­tar plenamente sobre seus filhos.

Ponto Importante

Na mensagem de Isaías, Deus manifesta sua graça ao povo. Os pecados já estavam sentenciados, todos mereciam o julgamento definitivo de Deus, mas ainda assim, o anúncio de julgamento é seguido de uma mensagem de esperança.

SUBSÍDIO

"O que se destaca na profecia de Isaías é seu rico conceito acerca do Deus Eterno, Para o profeta, Deus se eleva acima de todas as coisas terre­nas. Ele é 'o Senhor dos exércitos', o Alto e Sublime que habitou a eternidade, 'o Poderoso de Israel, 'Criador' de todas as coisas e o Eterno que fez todas as coisas. Deus dirige a história; não há outro Deus além dEle e Ele não tem nenhuma intenção de repartir sua divindade com qualquer rival humano. Ele é Deus de sabedoria e poder. Além disso, Ele é apaixonadamente ético - o Santo. A respeito dEle os serafins cantaram: 'Santo, Santo, Santo' (6,2,3).

A contribuição de Isaías à fé judaico-cristã é grande e duradoura. Das suas percepções proféticas nos vieram às sementes que ao longo dos séculos geraram os conceitos mais definidos de expiação e salvação. Porque todos nós, como ovelhas, andávamos desgarrados, e o Senhor havia colocado sobre Cristo a iniqui­dade de todos nós, para que por meio das suas pisaduras pudéssemos ser curados, Somente com esse tipo de convicção poderemos voltar ao nosso Deus, que terá misericórdia de nós, com certeza de que Ele também nos perdoará abundantemente" (Comen­tário Bíblico Beacon. Vol 4. Rio de Janeiro; CPAD, 2005, pp. 24-26).

CONCLUSÃO

Isaías, por seus temas teológicos, é considerado uma peça fundamental da literatura profética. Muitas expressões e palavras utilizadas não se encontram em nenhum outro lugar do Antigo Testamento. Ele contém muitas promessas de restauração, da vinda do Messias e da salvação através da grande obra dEle. As promessas de Isaías nos enchem de esperança e assim nos possibilita sonhar com um mundo melhor e mais justo.

HORA DA REVISÃO

1. Qual o tema do livro de Isaías?
Seu tema principal está relacionado às previsões da vinda do Messias. 
2. Quais os objetivos do profeta em seus escritos?
Anunciar o juízo de Deus, falar contra a falsa religião, denunciar a injustiça social e anunciar a vinda Messias. 
3. Qual a característica da falsa religião combatida pelo profeta? Uma religiosidade vazia, hipócrita, ritualística e sem sentido espiritual para o povo, levando-os a se desviarem dos caminhos do Senhor. 
4. Que tipo de pessoas injustiçadas o profeta tem em mente quando denuncia a injustiça social?
O pobre. 
5. Qual a referência mais importante que Isaías faz sobre o Espírito do Senhor?
A referência mais importante é quando afirma que o Espírito do Senhor (Javé) repousará sobre o "rebento de Jessé" (Cristo) com "o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor" (Is 11.1,2).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.