ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Subsidio 2017 adolescentes CPAD n.8


A INSTABILIDADE POLÍTICA DE JUDÁ
UM REI JOVEM E TEMENTE A DEUS
PURIFICANDO O ALTAR: O AVIVAMENTOJOSIAS FOI POUPADO DO MAL.
                                       Professor Escritor Mauricio Berwald

OBJETIVOS
Estimular o aluno a obedecer e a respeitar os princípios divinos;
Demonstrar que é possível alcançar testemunho perante Deus e os homens; Conscientizar de que devemos fazer a diferença no mundo.

O livro de 2 Crônicas 34.1 diz que o rei Josias tinha somente oito anos quando começou a reinar. Isso não é uma coisa comum. As forças das circunstâncias muitas vezes obrigam medidas emergenciais e circunstanciais. Mas o que chama atenção, que desde novo, o rei Josias buscava ao Senhor de todo o coração: “E fez o que era reto aos olhos do Senhor e andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda” (35.2). Um ponto que deve ser afirmado e reafirmado, pois este é o objetivo do trimestre: para ter compromisso com Deus não importa a idade.O rei Josias, além de ser um jovem que temia a Deus, foi um ícone em Israel no sentido de restabelecer o culto, a fidelidade à Lei de Deus e uma verdadeira oposição à idolatria pagã. “No seu décimo oitavo ano (621 a.C.) Josias providenciou os reparos necessários ao Templo, e foi nessa época que aconteceu o evento mais importante de seu reinado. Hilquias, o sumo sacerdote, encontrou o ‘livro da lei’ no Templo.”1 Segundo os estudiosos, provavelmente o livro achado pelo sumo sacerdote era o de Deuteronômio. 

O ponto importante aqui é que ao tomar conhecimento do que dizia a Lei, o rei Josias tratou de reparar o que estava errado e, assim, centralizou a religião judaica na cidade de Jerusalém. Ora, não se pode ignorar que o período em que o rei viveu de grande influência da idolatria, isto é, dos deuses estrangeiros das nações vizinhas. Nesse sentido, Josias foi usado por Deus para se levantar contra tudo isso. Na aula desta semana, procure deixar claro para os seus alunos que hoje não acontece algo tão diferente. As oposições contra a nossa fidelidade a Deus continuam de pé, persuadindo-nos a desistir daquilo que Deus tem para as nossas vidas. Por isso, por intermédio da Palavra de Deus, somos instados a resistir e guardar a nossa fé em Cristo Jesus. Tenha uma boa aula! (1Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD, p.1094.)

APRENDENDO COM O REI JOSÍAS
Textos Base: 2 Reis 22 e 23

Josias foi um rei que teve uma árdua missão para desempenhar no povo de Israel. Ele decidiu fazer uma série de mudanças para que o povo voltasse a seguir a Deus.
Naquele tempo o povo estava adorando a deuses falsos. Isso porque o Rei Salomão, rei anterior, havia casado com mulheres de outros povos que adoravam a outros deuses. Àquelas mulheres induziram Salomão a adorar outros deuses.
O pecado é assim, atrai e sempre traz consequências desastrosas. E Deus resolveu dar o reino a outro rei – Jeroboão, servo de Salomão.
Jeroboão ficou com dez reinos e o filho de Salomão, Roboão assumiu o reinado de Judá.
Israel teve 19 reis e nenhum agradou a Deus. Judá teve 20 reis, sendo que 12 foram reis maus e 8 reis bons. Josias foi um dos 8 e reinou por 31 anos.
Na época que Josias nasceu, os 2 reis anteriores a ele caíram em pecado e levaram o povo a pecar.
2 Rs 22.1-2 – Josias tinha oito anos de idade quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Jedida, filha de Adaías; ela era de Bozcate. Ele fez o que o Senhor aprova e andou nos caminhos de Davi, seu predecessor, sem desviar-se nem para a direita nem para a esquerda.
O pai de Josias foi Amon e o avô Manassés, ambos fizeram o que o Deus reprova. Josias nasceu nesse berço familiar e teve como missão mudar o curso de sua nação.
Talvez você tenha uma família com um histórico tão ruim quanto Josias. Ele não tinha o que se orgulhar de sua família. Por causa de seu pai e seu avó, o povo estava sendo idólatra, imoral e herege.
Mas Josias reverteu essa situação e quebrou a probabilidade de cometer os mesmos erros de seus antecessores. Ele decidiu fazer a diferença. Ele fez uma diferença tão grande que 2.000 aos depois sua vida ainda é lembrada pelos seus feitos notáveis.
Josias decidiu fazer o que o Senhor aprova e andou nos caminhos do rei Davi.
Não podemos escolher nossos parentes, mas podemos escolher nossos mentores
Não deixe que os erros do passado, determinem seu futuro.
Os erros dos seus pais não precisam ser imitados.
Os erros dessa geração não precisam ser imitados.
Você não pode mudar o que aconteceu em sua família, mas você pode fazer a diferença
Deus pode usá-lo apesar da cultura que você vive.
Ef 5.1 – Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados
Hb 13.7 – Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé.
Quando Josias tinha 26 anos de idade, enviou Safã para vistoriar a construção do templo e lá encontraram o Livro da Lei. Josias ficou feliz por isso, mas também se entristeceu pois viu no livro o quanto o povo estava pecando.
Uma da primeiras decisões que as pessoas tomam ao se desviar da igreja é esquecer ou dar pouca importância a Palavra de Deus.
A nação de Israel se desviou da Palavra e a vida deles caiu numa total degradação de impureza e imoralidade.
Josias foi consultar a profetisa Hulda e ela lhe contou o quanto Deus estava irado com o povo. Então Josias se humilhou diante de Deus.
2 Rs 23.1-3 – Então o rei convocou todas as autoridades de Judá e de Jerusalém. Depois o rei subiu ao templo do Senhor acompanhado por todos os homens de Judá, todo o povo de Jerusalém, os sacerdotes e os profetas; todo o povo, dos mais simples aos mais importantes. Para todos o rei leu em voz alta todas as palavras do Livro da Aliança, que havia sido encontrado no templo do Senhor. O rei colocou-se junto à coluna real e, na presença do Senhor, fez uma aliança, comprometendo-se a seguir o Senhor e obedecer de todo o coração e de toda a alma aos seus mandamentos, seus preceitos e seus decretos, confirmando assim as palavras da aliança escritas naquele livro. Então todo o povo se comprometeu com a aliança.
Josias leu o livro da Aliança ao povo. A única forma de nos afastarmos do pecado é através da Palavra. Quando deixamos de ler a Palavra, vamos ficando cada vez mais fracos espiritualmente.
“Ou a Palavra te afastará do pecado ou o pecado te afastará da Palavra”.
Jo 15.3 – Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.
A Palavra de Deus é como um banho. Então é necessário comprometimento.
Sl 119.27 – Faze-me discernir o propósito dos teus preceitos, então meditarei nas tuas maravilhas.
Ef 6.17 – Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
Na falta de conhecimento bíblico é fácil sermos tentados e cairmos em heresias.
Os 4.6 – Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. “Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.
O povo de Israel deixou acumular poeira no Livro da Lei e a nação começou a desobedecer e se afastar de Deus.
O nosso inimigo, o diabo, quer fazer nós acreditarmos que a Bíblia é um livro chato. E por isso ele põe concorrentes táticos para tirar nossa atenção: Facebook, Netflix, Twitter, filmes, jogos de futebol, etc.
Logo depois que Josias se comprometeu, ele fez uma limpeza no reino. Independente do que as pessoas pensassem (2 Rs 23.3-15)
Josias ordenou ao povo que voltassem a ter relacionamento com Deus.
Tome medidas drásticas para remover o pecado da sua vida.
Josias destruiu todos os ídolos. A vitória sobre o pecado requer medidas energéticas. Se você está acorrentado a maus hábitos, você precisa tomar medidas energéticas.
Qual o pecado que tem tomado lugar da sua espiritualidade? O que tem impedido você de se tornar um cristão que causa impacto na sociedade? O que tem dividido seu coração entre você e Deus?
Talvez alguns de vocês precisem se afastar: da TV a cabo, de pessoas de má influência, da internet no celular, do celular, o fim de um relacionamento, etc.
Talvez isso vá custar algo. Romper com o pecado não é algo fácil. Mas vale a pena para agradar a Deus. O que você vai ganhar lá na frente vai ser muito melhor.
Hb 3.12-13 – Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado.
É necessário uma atitude radical e Josias o fez. O pecado sempre será um caminho mais sugestivo, mas as consequências são terríveis.
Faça a diferença para Cristo.
2 Rs 23.25 – Nem antes nem depois de Josias houve um rei como ele, que se voltasse para o Senhor de todo o coração, de toda a alma e de todas as suas forças, de acordo com toda a Lei de Moisés.
Nem antes e nem depois houve um rei como Josias. Ele decidiu fazer a diferença em sua geração apesar de seu histórico familiar.
Que diferença você pode fazer onde está? O que você pode fazer para sua vizinhança e sua família? Que diferença você pode fazer na igreja? Que diferença você pode fazer na vida das pessoas novas? No trabalho? Quando você decide respeitar seu chefe corrupto? Quando você convida seus amigos para a igreja?
A bíblia fala de muitos outros homens que marcaram sua época: Moisés, Paulo, Roboão, mas nunca existiu um rei como Josias.
Se sua vida terminasse hoje, qual seria a frase em seu epitáfio?
Ore para que você seja uma referência de Deus aqui e por onde for.
nib.org
fonte www.mauricioberwaldoficial.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.