ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

domingo, 21 de maio de 2017

Subsidio adultos 2 trim-2017 n.9 Hulda

Subsidio adultos lições CPAD n.9 2 trim-2017
 Versículos 14-28 


                            Professor Escritor Mauricio Berwald

Todo este parágrafo que tivemos, como está aqui relacionado, 2 Reis 22: 8-20 , e não temos nada a acrescentar aqui ao que foi observado. Mas podemos, portanto, aproveitar a ocasião para abençoar a Deus, pois temos abundância de Bíblias, e que elas são ou podem estar em todas as mãos, que o livro da lei e do evangelho não está perdido, não é escasso, Que, neste sentido, a palavra do Senhor não é preciosa. As Bíblias são jóias, mas, graças a Deus, elas não são raridades. A fonte das águas da vida não é uma fonte fechada ou uma fonte selada, mas as suas correntes, em todos os lugares, alegram a cidade do nosso Deus. Usus communis aquarum - Estas águas fluem para uso geral. Que grande coisa teremos de responder se as grandes coisas da lei de Deus, Sendo assim tornados comuns, devem ser contabilizados por nós como coisas estranhas! 2. Podemos, portanto, aprender, sempre que lemos ou ouvimos a Palavra de Deus, afetar nossos corações com ela e levá-los possuídos com um santo temor daquela ira de Deus que está lá revelada contra toda a impiedade e injustiça dos homens, Como era o coração terno de Josias.

 Quando ouviu as palavras da lei, rasgou as suas vestes ( 2 Crônicas 34:19 ), e Deus se agradou dele, 2 Crônicas 34:27 . Se as coisas contidas na escritura fossem novas para nós, como elas estavam aqui para Josias, com certeza elas nos fariam impressões mais profundas do que comumente fazem; Mas não são menos pesadas, e portanto não devem ser menos consideradas por nós, por serem bem conhecidas. Rend o coração, portanto, Não as vestes. 3. Estamos aqui dirigidos quando estamos sob convicções de pecado, e apreensões de ira divina, para consultar o Senhor; Assim fez Josias, 2 Crônicas 34:21 . Pretende-nos perguntar (como fizeram, Atos 2:37 ), homens e irmãos, que faremos? E mais particularmente (como o carcereiro), O que devo fazer para ser salvo? Atos 16:30 . Se você assim perguntar, pergunte ( Isaías 21:12 ); E, bendito seja Deus, nós temos os oráculos vivos a que se aplicam com estas investigações. 4. Estamos aqui advertidos da ruína que o pecado traz sobre nações e reinos. Aqueles que abandonam Deus trazem o mal sobre si mesmos ( 2 Crônicas 34:24 , 2 Crônicas 34:25 ), e acende um fogo que não se apaga. Tal será o fogo da ira de Deus quando o decreto for adiante contra aqueles que obstinadamente e impenitentemente persistem em seus maus caminhos. 5. Estamos aqui encorajados a humilhar-nos diante de Deus e buscá-lo, como fez Josias. Se não pudermos prevalecer para afastar a ira de Deus da nossa terra, contudo libertaremos nossas próprias almas, 2 Crônicas 34:27 , 2 Crônicas 34:28 . E as pessoas boas aqui são ensinadas a estar tão longe de temer a morte quanto a acolhê-la mais quando ela os tira do mal que está para vir. Veja como a propriedade dela é alterada, tornando-a a questão de uma promessa: Serás reunido em tua sepultura em paz,

Versículos 29-33 

Temos aqui um relato dos novos avanços que Josias fez para a reforma de seu reino ao ouvir a lei lida e receber a mensagem que Deus lhe enviou pela profetisa. Feliz o povo que tinha tal rei; Pois aqui encontramos que, 1. Eles eram bem ensinados. Ele não os obrigou a cumprir seu dever, até que ele os instruiu primeiro. Ele convocou todas as pessoas, grandes e pequenas, jovens e velhas, ricas e pobres, altas e baixas. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça as palavras do livro da aliança; Porque todos estão preocupados nessas palavras. Para honrar o serviço e atrair mais a atenção, embora houvesse sacerdotes e levitas presentes, o próprio rei leu o livro ao povo ( 2 Crônicas 34:30 ), E leu-o, sem dúvida, de modo a mostrar que ele próprio foi afetado por ele, o que seria um meio de afetar os ouvintes. 2. Eles foram bem fixas. Os artigos de acordo entre Deus e Israel sendo lidos, para que inteligentemente pudessem fazer aliança com Deus, tanto o rei quanto o povo, com grande solenidade, assinaram os artigos. O rei em seu lugar convidou a guardar os mandamentos de Deus com todo o seu coração e alma, de acordo com o que estava escrito no livro ( 2 Crônicas 34:31 ), e exortou o povo a declarar o seu consentimento igualmente a esta aliança e solenemente prometer Que cumpririam fielmente, cumprir e guardar, todas e todas as coisas que estavam de sua parte para ser feito, de acordo com esta aliança: o que eles fizeram; Eles não poderiam por vergonha fazer de outra forma. Ele fez com que todos os que estavam a pé a ele ( 2 Crônicas 34:32 ), e fez todos eles para servir, mesmo para servir ao Senhor seu Deus ( 2 Crônicas 34:33 ), para fazê-lo e fazer um negócio dele . Ele fez tudo o que pôde para trazê-los a ela - para servir, mesmo para servir; A repetição denota que esta era a única coisa em que o seu coração estava posto; Ele não visava nada mais no que fazia senão encaminhá-los a Deus e ao seu dever. 3. Eles foram bem cuidados, foram Honesto com boa que procuram. 

Todos os seus dias não se apartaram de seguir ao Senhor; Ele os manteve, com muita ado, de correr em idolatria novamente. Todos os seus dias foram dias de restrição sobre eles; Mas isso indicava que havia neles uma inclinação para retroceder, uma forte inclinação à idolatria. Muitos deles não queriam nada além de tê-lo fora do caminho, e então eles teriam seus lugares altos e suas imagens de novo. E, portanto, nós achamos que , nos dias de Josias ( Jeremias 3: 6 ) Deus cobrado-la sobre a aleivosa Judá que ela não havia retornado a ele com todo o seu coração, mas fingidamente ( 2 Crônicas 34:10 ), ou melhor, tinha se prostituiu ( II Crônicas 34: 8 ), e por isso justificou Israel, 2 Crônicas 34:11 . No vigésimo terceiro ano deste reinado, quatro ou cinco anos depois disto, Eles passaram a provocar a ira de Deus com as obras das suas mãos ( Jeremias 25: 3-7 ); E, o que é muito observável, é desde o início da reforma de Josias, o seu décimo segundo ou décimo terceiro ano, que a iniqüidade da casa de Judá, que trouxe ruína sobre eles, e que o profeta estava deitado deitado ao seu lado direito, Foi datado ( Ezequiel 4: 6 ), pois daí para a destruição de Jerusalém era apenas quarenta anos. Josias era sincero no que fazia, mas a generalidade do povo era contrária a ele e ansiava por seus ídolos ainda; De modo que a reforma, embora bem projetada e bem processada pelo príncipe, teve pouco ou nenhum efeito sobre o povo. Foi com relutância que se separaram com seus ídolos; Ainda assim eles estavam de coração unidos a eles, e desejavam-los novamente. Este Deus viu e, portanto, a partir daquele tempo, quando alguém teria pensado que as fundações tinham sido estabelecidas para uma segurança perpétua e paz, a partir daquele tempo o decreto saiu para a sua destruição.

 Nada apressa a ruína de um povo nem os amadurece mais do que o desconcerto das tentativas esperançosas de reforma e de um retorno hipócrita a Deus. Não vos enganeis, Deus não é escarnecido. Nada apressa a ruína de um povo nem os amadurece mais do que o desconcerto das tentativas esperançosas de reforma e de um retorno hipócrita a Deus. Não vos enganeis, Deus não é escarnecido. Nada apressa a ruína de um povo nem os amadurece mais do que o desconcerto das tentativas esperançosas de reforma e de um retorno hipócrita a Deus. Não vos enganeis, Deus não é escarnecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.