ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

domingo, 21 de maio de 2017

Subsidio jovens lição n.9 a bondade 2 trim-2017 abondade


        Subsidio jovens CPAD lição n.9 a bondade 2 trim-2017
                                               A bondade de Deus


                        Professor Escritor Mauricio Berwald
Introdução

Mo, um dos prisioneiros em uma prisão de segurança máxima onde eu dirigi um seminário, era um companheiro muito substancial. Enquanto Mo não cumpria exatamente as exigências de um lutador de sumo, ele chegou perto o suficiente para comandar um grande respeito. Para todo seu tamanho e força, ele havia perdido praticamente todos os dentes da frente. Quando Mo se ofereceu para fornecer música especial para o seminário, meu amigo Dick Plowman, um ex-membro de nossa igreja e colega do ministério da prisão, apresentou Mo à platéia: "Agora, vamos ver, que número Mo vai cantar para nós? Certo! Qualquer coisa que ele quiser! "
Aqui estava um homem de grande força, um homem que a maioria dos detentos não desejaria desafiar ou ofender. Por causa de sua força, ele podia fazer o que quisesse dentro dos limites do sistema prisional. O poder ea força física crua de um homem maléfico é uma realidade assustadora. O poder de um homem bom é um conforto. Mas os outros atributos que um homem possui determinam como seu poder é visto.
Em si mesmo, o poder de Deus não é tão reconfortante quanto quando visto à luz de vários de Seus outros atributos. Dois desses atributos são a "bondade" de Deus ea "sabedoria" de Deus. O Deus que é todo-poderoso é o mesmo Deus que é bom e sábio; O poder de Deus se torna uma fonte de grande conforto e encorajamento para o cristão. Esta lição considera o atributo da bondade de Deus, e nossa lição seguinte estudará o atributo da sabedoria de Deus. Uma breve revisão de algumas verdades importantes sobre a bondade de Deus deve ajudar a mostrar-nos a importância de estudar a bondade de Deus.
A bondade de Deus é um de seus atributos

1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; Porque a sua misericórdia é eterna (Salmos 107: 1).
19 Quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, o que fizestes para os que se refugiam em ti, diante dos filhos dos homens! (Salmos 31:19).
5 Depois os filhos de Israel voltarão, e buscarão ao Senhor, seu Deus, e a Davi, seu rei; E virão tremendo ao Senhor e à sua bondade nos últimos dias (Oséias 3: 5).

A Importância da Bondade de Deus

A bondade de Deus não é apenas um atributo de Deus, mas uma verdade fundamental que todo cristão deve abraçar. Considere algumas das razões pelas quais a bondade de Deus é importante para nós.
(1) A "bondade" de Deus é proeminente nos primeiros capítulos da Bíblia. Repetidamente, Deus declarou tudo o que criou " bom" (ver Gênesis 1: 4, 10, 18; 1 Timóteo 4: 4). No capítulo 2, Deus viu que " não era bom" para Adão estar sozinho, e assim Ele criou uma esposa para ele (2: 18-25). No jardim do Éden, onde Deus havia colocado Adão e Eva, havia " a árvore do conhecimento do bem e do mal." Do fruto desta árvore uma, o homem ea mulher foram proibidos de comer. Voltaremos a esse assunto de "bondade" no jardim, pois é uma verdade vitalmente importante. Basta dizer que as questões de "bondade" e "mal" são proeminentes no início da Bíblia.

(2) A bondade de Deus parece ser a soma total de todos os atributos de Deus. A bondade de Deus pode assim ser vista como uma faceta de Sua gloriosa natureza e caráter e também o somatório geral de Sua natureza e caráter.
19 Então disse Moisés: Rogo-Te, mostra-me a Tua glória! E disse: Eu mesmo farei passar toda a minha bondade diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; E serei misericordioso para com quem serei misericordioso, e mostrarei compaixão a quem me mostrar compaixão "(Êxodo 33:19, ver também Êxodo 34: 5-7).
(3) Não podemos separar o que é bom de Deus. Você não pode ter bondade sem Deus, assim como você não pode ter Deus sem bondade. Só Deus é bom:
2 Eu disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor; Eu não tenho outro bem além de Ti "(Salmos 16: 2).
16 E eis que alguém se aproximou dele e disse: "Mestre, que farei para ganhar a vida eterna?" 17 Ele disse-lhe: "Por que me perguntas a respeito do que é bom? Há somente um que é bom; Mas se quiserdes entrar na vida, guardai os mandamentos "(Mateus 19: 16-17).

Nenhum homem é bom:

1 (Para o diretor do coro de David.) O tolo disse em seu coração: "Não há Deus". Eles são corruptos, cometeram ações abomináveis; Não há quem faça o bem (Salmos 14: 1, ver Salmo 53: 1, Romanos 3: 9-18).
Deus é a fonte de tudo o que é bom:
17 Toda coisa boa é concedida e toda dádiva perfeita vem de cima, descendo do Pai das luzes, com quem não há variação ou sombra deslocando (Tiago 1:17).Deus não retém nada que seja verdadeiramente bom de Seus filhos.11 Porque o Senhor Deus é sol e escudo; O Senhor dá graça e glória; Ele não retém coisa boa aos que andam na retidão (Salmo 84:11).Nós simplesmente não podemos separar o "bem" de "Deus". Aqui é onde nossa sociedade, e especialmente nosso sistema educacional, devem tomar nota. Você não pode ensinar valores, não pode ensinar moralidade, sem ensinar sobre Deus. " Sede santos", disse Deus, " porque eu sou santo" (1 Pedro 1:16, Levítico 11: 44).

(4) O destino eterno do homem é determinado pela sua decisão de como alguém pode ser verdadeiramente bom aos olhos de Deus (Ver João 5: 28-29, Romanos 3: 1-26, Tito 3: 3-7).(5) Além da revelação divina das Escrituras, não podemos reconhecer a verdadeira bondade, pois ela não pode ser entendida além de conhecer a Deus e ver a vida a partir de Sua perspectiva. Este é precisamente o ponto do Salmo 73 que vamos considerar agora, pois nos dá uma definição radicalmente diferente de "bem".

Bom Definido no Salmo 73

Asafe, um levita que era chefe dos músicos sob Davi (I Crônicas 16: 4-7,37), compôs o Salmo 73. Minha convicção é que o tema central do Salmo 73 é a bondade de Deus. O primeiro eo último versículo do salmo contêm a palavra " bom " . Ao longo do tempo e deste salmo, Asaf sofre uma mudança radical em sua compreensão do significado do termo " bem". Como a concepção errada de Asaf no sentido de "Bom" é praticamente o mesmo que os cristãos evangélicos de hoje, devemos entender a mensagem deste salmo eo significado do termo " bom".
Asaf descreve um período em sua vida em que teve sérias lutas espirituais. Sua premissa era a bondade de Deus, particularmente Sua bondade para com o Seu próprio povo, Israel: "Certamente Deus é bom para Israel, para os puros de coração!" (Versículo 1).

Para Asaf, essa afirmação da verdade significava que, porque Deus era " bom" para Israel, as bênçãos de Deus seriam constantemente derramadas sobre aqueles judeus que eram justos. Por outro lado, os injustos poderiam esperar muitas dificuldades. Agora há um elemento de verdade nisso, como podemos ver pelas bênçãos e maldições de Deuteronômio 28-30. Mas isso não era totalmente verdade, e isso era evidente mesmo no Livro de Deuteronômio:

2 E lembrar-te-ás de todo o caminho que o Senhor teu Deus te conduziu no deserto durante estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava em teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. 3 Ele vos humilhou, deixou-vos ter fome, e vos alimentou com maná que não conhecestes, nem vossos pais sabiam, para que vos fizesse compreender que o homem não vive só de pão, mas o homem vive de tudo o que procede Da boca do Senhor "(Deuteronômio 8: 2-3).

Asaf admite a seus leitores que ele se afastou muito distante. Ele estava tão longe da verdade que estava perto da destruição. Em suas palavras, " seus pés quase escorregaram" (verso 2). Parece estar confessando que considerou abandonar a fé e abandonar o caminho da justiça, supondo que não era de benefício real.

O problema de Asaf era em grande parte devido à sua perspectiva distorcida. Em primeiro lugar , ele estava invejoso dos ímpios. Ao contrário de Ló, cuja alma justa era contrariada pelo pecado em torno dele, Asafe desejou poder estar nas sandálias dos ímpios. Ele não odiava o seu pecado; Ele invejou seu sucesso (versículo 3). Segundo , ele era auto-justo. Considerava-se melhor do que era. Ele parece ter suposto que merecia as bênçãos de Deus e concluiu que sua "vida justa" tinha sido em vão:

13 Em vão tenho conservado puro o meu coração, e lavado as minhas mãos com inocência; 14 Porque eu fui ferido todo o dia, e castigado todas as manhãs (Salmos 73).Esses versículos também sugerem que Asaf vê seu sofrimento como vindo de Deus. Deus o estava punindo, ele supunha, por ser piedoso. Terceiro , Asaf parece ter sido consumido com auto-piedade. É realmente difícil ver a vida claramente quando você está olhando para ele através de olhos cheios de lágrimas. E essas lágrimas eram as lágrimas da autocomiseração.Creio que as palavras de Asafe nos versículos 4-9 que descrevem os ímpios são uma descrição daqueles que Asafe viu na congregação de israelitas que vieram adorar. Asafe está falando de judeus ímpios, em vez de gentios pagãos. Eu também acredito que a análise de Asaf é altamente distorcida e imprecisa.

Asaf faz algumas generalizações muito abrangentes na primeira metade do salmo, sugerindo que todos os ímpios prosperam e os justos, que certamente o incluíam, sofrem. Ele supõe erroneamente que os ímpios são sempre saudáveis ​​e ricos e pensa que nenhum dos ímpios experimenta as dificuldades da vida. Mesmo em sua morte, eles são poupados de desconforto. Ele também pensa que aqueles que prosperam são todos arrogantes, blasfemando contra Deus, desafiando-O a conhecer ou se importar com o que os ímpios estão fazendo.Há alguma medida de verdade nisso. Alguns dos ímpios ricos seriam exatamente como Asafe os descreveu. Mas Asafe tem generalizado demais, fazendo parecer que Deus abençoa todos os ímpios e pune todos os justos. Os ímpios ostentam sua maldade e são abençoados. Os justos praticam a sua justiça e são punidos por fazê-lo. Quanto a Asaf, há boas razões para considerar unir os ímpios, em vez de combatê-los (ver versículos 10-14).

Mas Asafe estava errado, e isto confessa em vários pontos do salmo.

2 Quanto a mim, meus pés se aproximaram de tropeçar; Meus passos quase escorregaram. 3 Pois eu tinha inveja dos arrogantes, e vi a prosperidade dos ímpios (versículos 2-3).

15 Se eu tivesse dito: "Eu falarei assim," Eis que eu teria traído a geração dos teus filhos (versículo 15).

21 Quando meu coração estava amargurado, e fui traspassado por dentro, 22 então eu estava sem sentido e ignorante; Eu era [como] um animal antes de Ti (versículos 21-22).O ponto de viragem no salmo é o versículo 15. Até este ponto, Asaf olhou a vida de uma perspectiva humana distorcida. Para ele, a bondade de Deus significava saúde e riqueza, não muito diferente da "vida boa gospeleers" de nossos dias. Mas, como Asaf admite, ele estava errado. Nos versos 15-28, ele explica por que ele estava errado, terminando com uma definição totalmente diferente de " bom".

Quando Asafe entrou " no santuário de Deus", ele foi capaz de " perceber seu fim" (versículo 17). Agora Asafe viu a prosperidade dos ímpios à luz da eternidade, em vez de simplesmente do ponto de vista do tempo. Aqueles que pareciam estar fazendo tão bem em sua perversidade Asafe agora viu em grande perigo. Seus pés estavam em um lugar escorregadio. Em pouco tempo, eles teriam de enfrentar o julgamento de Deus. Seu dia de pagamento pelo pecado não pode vir nesta vida, mas certamente viria na eternidade:

18 Certamente os colocarás em lugares escorregadios; Tu os lançarás à destruição. 19 Como eles são destruídos em um momento! Eles são completamente varridos por terrores repentinos! 20 Como um sonho quando despertarmos, ó Senhor, quando despertado, Tu desprezarás a sua forma (versículos 18-20).Quão tolo, até bestial, Asafe tinha pensado que os ímpios fugiriam com o seu pecado, e não haveria dia de cálculo. Quão tolo concluiu que Deus o estava castigando por evitar os caminhos pecaminosos dos ímpios. Asafe agora vê sua relação com Deus em sua verdadeira luz. A eternidade mantém para ele a brilhante esperança da gloriosa presença de Deus. Mas, além desta bênção futura, Asafe tem o prazer da presença de Deus nesta vida:

23 Contudo estou contigo continuamente contigo; Tu tens tomado da minha mão direita. 24 Com teu conselho me guiarás, e depois me receberás em glória. 25 Quem tenho eu no céu, senão tu? E além de Ti, não desejo nada na terra. 26 Minha carne e meu coração podem falhar, mas Deus é a força do meu coração e a minha porção para sempre (versículos 23-26).Asafe agora vê que a prosperidade dos ímpios endureceu seus corações para com Deus. Tornaram-se orgulhosos, arrogantes e independentes de Deus. Asafe também vê sua "aflição", o que quer que seja, como uma fonte de grande bênção. Seu sofrimento e agonia o aproximaram de Deus; A prosperidade dos ímpios os afastou de Deus. Suas provações eram de fato um presente de Deus para o bem de Asafe. Suas lutas o levaram a uma intimidade mais profunda com Deus e, portanto, valiam toda a agonia e angústia da alma. Confiar em Deus e viver uma vida santa não são apenas os meios para as bênçãos eternas; Eles são o caminho para grandes bênçãos temporais também.

Agora Asaf compreende a "bondade" de Deus de uma maneira diferente. Ele tem uma nova definição de " bom " . No versículo 1, "bom" realmente significava a ausência de dor, dificuldade, dificuldade, tristeza, doença ou pobreza. No versículo 28, "bom" significa algo muito melhor do que a prosperidade física:28 Quanto a mim, a proximidade de Deus é o meu bem; Eu fiz o Senhor Deus meu refúgio, para que eu possa contar de todas as tuas obras (verso 28).

A proximidade com Deus - íntima comunhão com Deus - é o nosso bem supremo. Podemos dizer então que tudo o que interfere com nossa proximidade com Deus, nossa comunhão com Ele, é realmente mau. E o que nos atrai para uma comunhão mais profunda com Deus é realmente " bom " . Quando Deus traz o sofrimento ea adversidade em nossas vidas, nossa confiança na Sua bondade não deve ser minada. Em vez disso, devemos ser tranquilizados de Sua bondade para conosco.

No final, o sofrimento de Jó aproximou-o de Deus; Assim era bom, e Deus era bom em afligi-lo. O sofrimento de Paulo o aproximou de Deus, e ele o viu como uma bênção (Filipenses 3:10). O castigo do Senhor na vida do cristão não é apenas evidência de nossa filiação, é obra de Deus em nós para o bem (Hebreus 12: 1-13, ver Romanos 8:28).

A Relevância da Bondade de Deus

A bondade de Deus é uma verdade que transforma a vida. Vamos concluir considerando maneiras como a bondade de Deus deve cruzar nossas atitudes e ações.

(1) A bondade de Deus é um traço de caráter que se aplica a todos os outros atributos. A ira de Deus é boa. A santidade de Deus é boa. A justiça de Deus é boa. Deus é bom em Sua totalidade. Não há nada sobre Deus que não seja bom. Não há nada que os propósitos de Deus para Seus filhos não sejam bons. Deus só dá aos Seus filhos o que é bom. E Ele não nos retira nada de bom. Deus é bom, e Ele está trabalhando em nossas vidas para o bem. Nada que Deus cria, nada que Deus realize, não é bom. 14

Devemos levar esta verdade da bondade de Deus mais um passo. Deus não permite que nada aconteça ao cristão que não é bom. Nós todos sabemos esta passagem bem:

28 E sabemos que Deus faz com que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Romanos 8:28).Podemos estar convencidos da bondade de Deus e ainda duvidar que tudo o que nos acontece é bom. Nós cuidadosamente evitamos culpar a Deus, porque sabemos que Ele é bom. Assim, culpamos Satanás por nossas provações e tribulações. Ou, sempre podemos culpar as pessoas. Eu posso lembrar que o " espinho na carne" de Paulo foi provocado por um "mensageiro de Satanás" (2 Coríntios 12: 7), e ainda assim Deus permitiu isso para que Sua força se manifestasse pela fraqueza de Paulo (12: 7-10) . E o "mal" que os irmãos de José pretendiam contra ele, Deus pretendia "para o bem" (Gênesis 50:20). Tudo o que entra na vida do cristão é uma parte do propósito de Deus de trazer o nosso bem e Sua glória.

(2) Devemos concluir que os professores que nos dizem que Deus quer somente nos abençoar com a cura ea prosperidade nesta vida são, na verdade, falsos mestres. Seu ensinamento leva os cristãos à mesma conclusão que Asaf alcançou em erro, uma conclusão que, após reflexão, ele confessa ser maligno e bestial. Conhecer a Deus não é o caminho para a "boa vida", como ensinam os "bons evangélicos da vida". De fato, como Asaf indica, juntamente com inúmeros outros na Bíblia, o sofrimento é muitas vezes o meio pelo qual conhecemos mais a Deus Intimamente.

67 Antes que eu fosse afligido, eu me desgarrei, mas agora guardo a tua palavra (Salmos 119: 67) .75 Eu sei, ó Senhor, que os teus juízos são justos, e que na fidelidade me tens afligido.
18 Para que eu o conheça, e o poder de Sua ressurreição ea comunhão de Seus sofrimentos, sendo conformado à Sua morte (Filipenses 3:10).

7 E por causa da grandeza ultrapassada das revelações, por esta razão, para me impedir de exaltar a mim mesmo, me foi dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás para me servir, para me impedir de me exaltar! 8 Quanto a isso, supliquei três vezes ao Senhor para que se afastasse de mim. 9 E ele me disse: "A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza." Por isso, eu me gloriarei sobre as minhas fraquezas, para que o poder de Cristo habite em mim. 10 Por isso estou bem contente com as debilidades, com os insultos, com as aflições, com as perseguições, com as dificuldades, por amor de Cristo; Pois quando estou fraco, então sou forte (2 Coríntios 12: 7-10).

Anos atrás, quando eu estava no seminário, um de meus professores, o Dr. J. Dwight Pentecostes, pediu a nossa classe para orar por sua esposa. Ela estava indo para ver o médico por causa de alguns sintomas que podem indicar câncer. Mais tarde, o Dr. Pentecost relatou-nos que os testes eram negativos, e doença de sua esposa não era uma malignidade. Todos nós respiramos um suspiro de alívio, e com razão.Mas o Dr. Pentecostes não terminou seu relatório para nós. Ele continuou a nos desafiar a respeito de nossa definição de "bom". Ele indicou que várias pessoas responderam algo como "Deus é bom!" Ao relatório de que sua esposa não tinha câncer. "Sim", disse o Dr. Pentecostes, "Deus é bom. Mas, homens, eu tenho que dizer a você que se o relatório do médico foi que minha esposa teve câncer, Deus ainda é bom. "Ele sabia o que também devemos saber se devemos pensar biblicamente sobre a bondade de Deus-Deus É sempre bom, se Ele envia prosperidade ou dor, saúde ou doença.

(3) A bondade de Deus é evidente no evangelho de Jesus Cristo. O evangelho é a " boa nova" (Isaías 40: 9, 41:27, 52: 7, 61: 6, Lucas 1:19, 2:10, Atos 8:12, 13:32, Hebreus 4: 2, 6 ), E é bom! Deus é bom para todos os homens em Sua graça comum, derramando bênçãos sobre os ímpios e os justos iguais (Mateus 5: 43-45, Atos 14: 16-17). Mas Deus é particularmente bom para aqueles que crêem no evangelho.O evangelho se baseia na verdade de que o homem é um pecador, merecendo a ira eterna de Deus (ver Romanos 1: 18-3: 23.) Esta é a má notícia de nossa condição pecaminosa e da ira eterna de Deus que ela merece. Boa notícia "é que Deus, em Sua bondade, tornou possível um caminho pelo qual os homens podem escapar do julgamento, ter seus pecados perdoados e passar a eternidade na abençoada presença de Deus.Dessa maneira é através da vinda de Jesus Cristo para viver uma vida perfeita , Morrer na cruz do Calvário no lugar do pecador, e ressuscitar dos mortos e ascender ao céu.

Em nenhum lugar a bondade de Deus é mais evidente do que na pessoa de nosso Senhor. Em Sua bondade, Deus providenciou um caminho para que os pecadores sejam perdoados e sejam declarados justos. Não é por quaisquer boas obras que fazemos, mas com base na bondade do Senhor Jesus Cristo (ver Romanos 3: 19-26, Tito 3: 4-7). Se você nunca confiou em Sua obra salvadora, eu tenho palavras de exortação para você,

8 O gosto e ver que o Senhor é bom; Quão abençoado é o homem que se refugia Nele! (Salmos 34: 8).
Com esta oferta de salvação pela fé em Jesus Cristo, devo também dar uma palavra de advertência. A bondade de Deus é direcionada para o nosso arrependimento (Romanos 2: 4). Se rejeitarmos a bondade de Deus em Cristo, se rejeitarmos o evangelho, então traremos sobre nós a ira divina de Deus:
22 Pois fiquei envergonhado de pedir às tropas do rei e aos cavaleiros que nos protegessem do inimigo no caminho, porque dissemos ao rei: A mão do nosso Deus é favorável a todos os que o buscam, mas o seu poder E sua ira é contra todos os que o abandonam "(Esdras 8:22).

22 Eis, pois, a bondade ea severidade de Deus; Para os que caíram, a severidade, mas a você, a bondade de Deus, se você continuar em Sua bondade; Caso contrário você também será cortado (Romanos 11:22).

(4) A bondade de Deus é uma verdade fundamental que molda nossa perspectiva para Deus e Seu trato conosco nesta vida. A bondade de Deus é um fato ao qual a Bíblia freqüentemente testifica. É um fato que todo cristão deve crer e abraçar. Mas, mais do que isso, é uma perspectiva através da qual todas as experiências da vida devem ser vistas.

No relato bíblico da queda de Adão e Eva, é significativo que o ataque de Satanás foi sobre esta dimensão do caráter de Deus. É verdade que Satanás virtualmente chamou Deus de mentiroso, mas o primeiro ataque de Satanás foi travado contra o atributo de Sua bondade. Foi um ataque sutil, mas que deve ser óbvio para o cristão que lê estas palavras:
1 Ora, a serpente era mais astuta do que qualquer animal do campo que o Senhor Deus fizera. E disse à mulher: Certamente, Deus disse: Não comerás de nenhuma árvore do jardim? 2 E a mulher disse à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer ; 3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: Não comereis dele nem o tocarás, para que não morrais. "4 E a serpente disse à mulher:" Certamente não morrerás! 5 Pois Deus sabe que no dia em que comerdes dela os teus olhos se abrirão, e serás como Deus, sabendo o bem eo mal "(Gênesis 3: 1-5).
Deus é bom, e tudo o que Ele criou é bom. Mas a única coisa no jardim que não era " boa" para comer era " a árvore do conhecimento do bem e do mal". A pergunta aparentemente inocente de Satanás tinha a intenção de minar a confiança de Eva na bondade de Deus. No momento em que Satanás terminou, Eva veio a ver Deus como Aquele que é menos do que o bem, eo fruto proibido como o que é bom. Uma vez que Eva duvidou da bondade de Deus, foi muito mais fácil para ela desobedecê-Lo. Se Deus não era bom e não estava agindo para seu bem, então por que ela deveria obedecê-Lo? De fato, por que ela não deveria agir independentemente de Deus na busca de seu próprio bem - o fruto proibido?

Satanás mudou primeiramente a perspectiva de Deus de Eva , e então ele foi capaz de persuadi-la a desobedecer a Deus comendo o fruto proibido. A bondade de Deus é uma perspectiva a partir da qual podemos e devemos ver todos os mandamentos de Deus, incluindo Suas proibições. É evidente do que aconteceu como resultado do comer do fruto proibido que Deus proibiu esse fruto para o bem do homem. A proibição era uma expressão da bondade de Deus. Ela não entendia por que Deus proibia, mas saber que Deus era bom deveria ter sido suficiente. O que um bom Deus proíbe deve ser mau, eo que um bom Deus ordena deve ser bom. Devemos conhecer a verdade encontrada na Palavra de Deus para evitar Satanás quando ele nos tenta a mudar nossa perspectiva de Deus. Ele costuma fazer isso ao fazer-nos duvidar de Deus e da Sua Palavra.

Meu caro amigo dos dias do seminário, Tony Emge, telefonou na semana passada para me dizer que sua esposa havia morrido de câncer. Voei para a Califórnia para assistir ao funeral e estar com Tony e seus filhos. Eu não entendo tudo o que Deus propôs realizar através da morte trágica de Cathie, mas a bondade de Deus me dá uma perspectiva através da qual eu posso vê-lo na fé, dando graças por tudo o que Ele tem feito (ver 1 Tessalonicenses 5:18).

No meio da tristeza e das perguntas não respondidas, existem certas verdades que sei serem verdadeiras. Deus é bom. Para o cristão, eu sei que este Deus bom faz com que todas as coisas trabalhem juntas para o bem, para todos aqueles que Ele escolheu e que depositaram sua confiança Nele (Romanos 8:28). Eu sei que a morte de Cathie Emge veio da mão de nosso bom Deus e que Ele está usando para o bem. Eu até posso refletir sobre algumas das maneiras que esta tragédia está sendo usada para o bem.Primeiro, eu já sei que a morte de Cathie é para ela. O apóstolo Paulo aguarda com expectativa a possibilidade de sua morte, sabendo que estar com Cristo é muito melhor (Filipenses 1:23) porque estar ausente do corpo significa que o cristão está presente com o Senhor (2 Coríntios 5: 6-8). ). Segundo, a morte de Cathie tem um bom propósito para aqueles que não são salvos. É um lembrete da certeza da morte, às vezes muito mais cedo do que esperamos. Ele forneceu a oportunidade para os cristãos demonstrarem a realidade de sua fé nas horas mais sombrias da experiência humana. Ele deu a oportunidade para o evangelho ser claramente comunicada em seu funeral. E parece que já pelo menos uma pessoa chegou à fé como resultado da morte de Cathie.

Quando pensei no marido de Cathie e no meu amigo, Tony, ocorreu-me que a morte de Cathie também é para seu bem. Eu nunca tinha feito essa conexão antes, mas eu acho que é uma aplicação legítima deste texto:

19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões invadem e roubam. 20 Mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem destroem, e onde os ladrões não invadem nem roubam; 21 Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração "(Mateus 6: 19-21).Enquanto pensava em sua morte antes do funeral, ocorreu-me que estávamos guardando um tesouro na cerimônia fúnebre. Cathie era estimada por seus amigos e entes queridos muito mais do que dinheiro. Permanecer aqui na terra deveria permanecer sujeito à corrupção (ver 2 Coríntios 4:16). Estar presente com o Senhor deve ser removido de toda corrupção (ver 1 Coríntios 15: 42-53). E perceber que Cathie está agora no céu faz aqueles que amam e sentem falta de sua fome ainda mais para o céu também. Como Deus é bom, mesmo na morte de nossos entes queridos!

Que Deus conceda que Sua bondade se torne uma verdade, não apenas aceitamos, mas abraçamos, para que ela se torne a perspectiva a partir da qual vemos todos os eventos de nossas vidas."Há uma perfeição tão absoluta na natureza e no ser de Deus que nada está querendo dele ou defeituoso nele, e nada pode ser adicionado a ele para fazê-lo melhor. "Ele é originalmente bom, bom de Si mesmo, que nada mais é; Pois todas as criaturas são boas somente pela participação e comunicação de Deus. Ele é essencialmente bom; Não só o bem, mas o próprio bem: o bem da criatura é uma qualidade super-acrescentada, em Deus é a Sua essência. Ele é infinitamente bom; O bem da criatura é apenas uma gota, mas em Deus há um oceano infinito ou uma reunião de bem. Ele é eternamente e imutávelmente bom, porque Ele não pode ser menos bom do que Ele é; Como não pode haver adição feita a Ele, assim nenhuma subtração Dele '(Thos. Manton). Deus é summum bonum, o bem supremo. " 15

Deus é summum bonum, o bem principal. . . “Tudo o que emana de Deus-Seus decretos, Sua criação, as Suas leis, Suas providências-não pode ser de outra forma do que bem, como está escrito: ' E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom ' ” (Gn 1:31). 16

14 Haverá alguns que apontam textos como: 10 Mas ele lhe disse: Tu falas como uma das mulheres tolas fala. O que? Receberemos o bem da mão de Deus, e não receberemos o mal? Em tudo isto, não pecou Jó com os seus lábios (Jó 2:10, AV). Há ocasiões na Bíblia onde "bom" se refere ao sucesso ou prosperidade, eo "mal" é empregado em referência ao fracasso, adversidade ou sofrimento. Deus escolhe soberanamente enviar prosperidade a um, e adversidade e sofrimento a outro. Mas nunca Deus é o autor do mal (ver Tiago 1: 13-17).
15 notas A. W. Pink, Os Atributos de Deus , p. 52.
16 Ibid, pp. 52, 53.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.