ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

domingo, 21 de maio de 2017

Liçãoes adultos CPAD 2 trim-2017 n.9 Hulda

Adultos Revista Do professor  CPAD
28 de Maio de 2017 Trimestre: 2°  2017




Texto Áureo

"Assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre este lugar e sobre os seus habitantes, a saber, todas as maldições que estão escritas no livro que se leu perante o rei de Judá." (2 Cr 34.24)

Verdade Prática
Quando o povo se corrompe, Deus levanta homens e mulheres como instrumentos de advertência contra o pecado.

LEITURA DIÁRIA
Segunda - Pv 16.18: A soberba precede a ruína
Terça - Dn 4.17: Deus tem domínio sobre os reinos dos homens
Quarta - Jn 4.2: Deus é longânimo e grande em benignidade
Quinta – Nm 14,l8b: Deus não tem o culpado por inocente
Sexta – Sl 51.17: Deus não despreza um coração quebrantado
Sábado - 2 Cr 7.14:Quando a Igreja ora, Deus sara a terra 

                             LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2Crônicas 34.22-28:

22 Então Hilquias, e os enviados do rei, foram ter com a profetiza Hulda, mulher de Salum, filho de Tocate, filho de Harás, guarda das vestimentas ( e habitava ela em Jerusalém na segunda parte ); e falaram-lhe a esse respeito.
23 E ela lhes disse: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim:
24 Assim diz o SENHOR: Eis que trarei mal sobre este lugar, e sobre os seus habitantes, a saber, todas as maldições que estão escritas no livro que se leu perante o rei de Judá.
25 Porque me deixaram, e queimaram incenso perante outros deuses, para me provocarem à ira com todas as obras das suas mãos; portanto o meu furor se derramou sobre este lugar, e não se apagará.
26 Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar ao SENHOR, assim lhe direis: Assim diz o SENHOR Deus de Israel, quanto às palavras que ouviste:
27 Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante Deus, ouvindo as suas palavras contra este lugar, e contra os seus habitantes, e te humilhaste perante mim, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o SENHOR.
28 Eis que te reunirei a teus pais, e tu serás recolhido ao teu sepulcro em paz, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar e sobre os seus habitantes. E tornaram com esta resposta ao rei.

HINOS SUGERIDOS: 127, 151, 497 DA HARPA CRISTà
OBJETIVO GERAL

Ressaltar que quando o povo se corrompe. Deus levanta homens e mulheres como instrumentos de advertência.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Mostrar quem era a profetisa Hulda;
 Saber que Hulda viu o tempo do avivamento;
 Explicar que Hulda foi levantada e usada por Deus.

 INTERAGINDO COM O PROFESSOR

Prezado professor, procure dar ênfase ao fato de que os israelitas estavam vivendo um período de grande apostasia quando Josias foi levantado como rei. O povo de Deus buscava os ídolos com entusiasmo, por isso. Ele levantou Hulda com uma mensagem contundente. O fato de Hulda ter sido levantada, pelo Senhor, como profetisa, nos mostra que, embora Israel fosse uma sociedade patriarcal. Deus também usava as mulheres em f unções de liderança. O Senhor usou Miriã como profetisa (Êx 15.20), Débora para julgar Israel no tempo dos juizes (Jz 4.4) e mais uma vez levantou uma mulher, Hulda, para chamar a atenção dos israelitas a respeito dos pecados que vinham cometendo. Com ousadia e coragem ela confrontou a nação sobre as consequências de seus pecados afim de que se arrependessem e se voltassem para Deus. O Senhor amava seu povo, por isso iria discipliná-lo. Só havia uma saída capaz de fazer com que Judá escapasse do juízo iminente, o arrependimento sincero. Mas, Hulda não profetizou somente o juízo de Deus contra a rebeldia e o pecado, ela também anunciou um tempo de restauração e prosperidade que se daria no reinado de Josias (2 Rs 22.18-20).

COMENTÁRIO INTRODUÇÃO

Hulda entrou na história do povo de Judá, mas logo desapareceu, após cumprir a missão árdua que Deus lhe confiara. Ela entrou em cena quando o rei Josias tomou conhecimento do conteúdo do livro da Lei, que fora perdido na Casa do Senhor. Ao ouvir a leitura do livro da Lei e as maldições que cairiam sobre seu povo, o rei mandou consultar ao Senhor sobre tamanha desgraça, causada pela desobediência de Judá. E Hulda, usada por Deus, proferiu terrível profecia contra Judá, mostrando que Deus iria derramar terrível juízo sobre a desobediência do povo.

PONTO CENTRAL

Deus levanta homens e mulheres como instrumentos de advertência.
I- QUEM FOI HULDA

1. Hulda.
Ela foi uma serva de Deus que demonstrou um caráter firme, decidido e discreto, num tempo em que os lis e os profetas haviam se desviado dos caminhos do Senhor. O texto em estudo diz que ela era esposa de Salum, filho de Tocate, que era guardador das vestimentas, e habitava em Jerusalém, "na segunda parte" da cidade, ou na "cidade baixa" (2 Rs 22.14).
2. Atividade que exerceu.
Ela exerceu a atividade de profetisa, num tempo em que esse ofício era predominantemente confiado aos homens. Hulda testemunhou a ascensão e queda do reino de Ezequias, e decadência de Judá, nos tempos de Manassés e Amom (2 Cr 33.11-25). Ela entrou em cena num momento dramático da história do reino de Judá (639-609 a.C).
3. Deus ouviu Hulda.
Se os outros reis não tomaram conhecimento de seu ministério profético, ela viu Deus trabalhar de forma evidente para ouvir suas orações e levantou um menino para promover mudanças impactantes no reino Judá.

SÍNTESE DO TÓPICO l
Huldafoi escolhida pelo Senhor para trazer uma mensagem de arrependimento em um tempo de apostasia.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Hulda
"Mulher de Salum, guarda das roupas da corte de Josias, que viveu na cidade baixa de Jerusalém como uma reconhecida profetisa. Quando Josias sentiu-se condenado pelo livro da lei, encontrado durante a reforma do Templo, enviou oficiais para inquirirem de Deus quanto ao seu significado. Embora Jeremias fosse comtemporâneo, eles foram até Hulda, que profetizou o juízo contra a nação, mas a paz para Josias; ele, então iniciou as reformas (2 Rs 22.14-20)" (Dicionário Bíblico Wycliffe.l.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 940).

II-HULDA VÊ O TEMPO DO AVIVAMENTO

1. Josias promove verdadeiro avivamento.
Aos oito anos de idade, Josias foi posto no trono pelo povo, em resposta aos inimigos de seu pai, permanecendo durante trinta e um anos à frente de Israel (639-609 a.C). Tornou-se o décimo sétimo rei de Judá, cuja capital era Jerusalém. Contrariando a sequência perversa de idolatria, corrupção e apostasia, com o apoio de conselheiros reais, Josias "[... ] fez o que era reto aos olhos do Senhor e andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda" (2 Cr 34.2).
2. Aboliu a idolatria.
Ainda moço, tomou medidas drásticas e corajosas contra a idolatria que tomou conta de Jerusalém e de cidades vizinhas, no oitavo ano de seu reinado (2 Cr 34.3-7).
Para um jovem rei, tomar tais medidas não seria possível se não fosse com respaldo de Deus, e com apoio de homens sérios, que trabalhavam no reino, como parte de um "remanescente fiel", que buscava o bem do seu povo e não os interesses mesquinhos dos que se aproveitavam do reino para satisfação de seus interesses pessoais, carnais e diabólicos.
3. Resgatou a Lei do Senhor.
Aos vinte e seis anos de idade, Josias mandou reparar a Casa do Senhor, que tinha sido desprezada pêlos seus antecessores idólatras (2 Cr 34.8-11). Em meio à restauração física do Templo, o sumo sacerdote Hilquias, através de Safa, fez ciente ao rei que o livro da Lei, que se achava perdido, na casa do Senhor, fora encontrado. Ao ouvir o conteúdo do livro, o rei rasgou suas vestes, chamou seus assessores, incluindo Safa, que era escrivão, e deu ordem, dizendo: "Ide, consultai ao Senhor, por mim e pêlos que restam em Israel e em Judá, sobre as palavras deste livro que se achou, porque grande é o furor do Senhor, que se derramou sobre nós; porquanto nossos pais não guardaram a palavra do Senhor, para fazerem conforme tudo quanto está escrito neste livro" (2 Cr 34.21).

SÍNTESE DO TÓPICO II
Hulda também profetizou um tempo de avivamento.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO

 "Josias foi o último dos reis justos de Judá. Já em tenra idade começou a buscar o Senhor com toda a dedicação e, quatro anos mais tarde, começou a expurgar de Judá a religião falsa. Enquanto o Templo estava sendo restaurado, Hilquias achou o livro da Lei escrito por Moisés. Surgiu daí um novo compromisso com a Palavra de Deus, todo o país experimentou uma renovação espiritual.Os profetas Jeremias, Sofonias e Habacuque ajudaram Josias no seu esforço de reconciliar o povo com Deus; quanto à condição espiritual do povo nos tempos de Josias.
O 'livro da lei' que Hilquias achou, tratava-se da lei que fora dada 'pelas mãos de Moisés'; era, sem dúvida, um exemplar do Pentateuco, ou seja: os cinco livros da Bíblia. Essa descoberta dá testemunho da mão previdente e soberana de Deus, cuidando da sua Palavra inspirada, protegendo-a da destruição pêlos idólatras e apóstatas. Realmente, a inspirada Palavra de Deus escrita é indestrutível" (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 609).

III - HULDA É USADA POR DEUS
1. A dura mensagem de Deus.

Recebendo a consulta do rei, Hulda foi usada por Deus para profetizar com relação a dois eventos. O primeiro, prevendo a destruição de Judá por causa da idolatria (2 Rs 22.14-17); o segundo, prevendo restauração e prosperidade, no reinado de Josias (2 Rs 22.18-20). O sumo sacerdote Hilquias e os demais assessores do rei foram procurar a profetisa Hulda para saber o que iria acontecer com Judá. "E ela lhes disse: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim: Assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre este lugar e sobre os seus habitantes [...]" (2 Cr 34.23). Era o prenúncio do cativeiro de Judá, o que aconteceu em 586 a.C.
2. Hulda profetiza para o rei Josias.
Na crise espiritual de Judá e Jerusalém, Deus mostrou à profetisa Hulda que o rei Josias não seguiu os maus caminhos de seus pais, mas humilhou-se diante de Deus. Disse Hulda, aos mensageiros do rei que Deus viu como Josias se humilhou, quando ouviu a leitura do livro da Lei, e o juízo de Deus sobre Judá. E que Deus lhe daria livramento e ele desceria ao sepulcro em paz (2 Cr 34.26-28). Deus teve misericórdia do jovem rei de Judá. A resposta de Deus a Josias foi altamente confortadora para ele.
3. O efeito da profecia sobre Judá e Jerusalém.
Após ouvir a mensagem profética de Hulda, Josias tomou de pronto algumas medidas que demonstram o seu cuidado e zelo em ouvir a voz de Deus.
Observe:
a) Josias fez uma convocação urgente "a todos os anciãos de Judá e Jerusalém". As mudanças numa nação, ou numa igreja, só têm efeito se começarem pela liderança.
b) Ele "subiu à Casa do Senhor com todos os homens de Judá e os habitantes de Jerusalém, e os sacerdotes, e os levitas, e todo o povo, desde o maior até ao menor". Depois de reunir todo o povo, "e ele leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro do concerto, que se tinha achado na Casa do Senhor" (2 Cr 34.30).
c) Ele fez um concerto com Deus. "E pôs-se o rei em pé em seu lugar e fez concerto perante o Senhor [...] com todo o seu coração e com toda a sua alma, cumprindo as palavras do concerto, que estão escritas naquele livro" (2 Cr 34.31).
d) Em seguida, ele levou o povo a fazer o concerto com Deus. "E fez estar em pé a todos quantos se acharam em Jerusalém e em Benjamim; e os habitantes de Jerusalém fizeram conforme o concerto de Deus, do Deus de seus pais" (2 Cr 34.32). O verdadeiro líder vai na frente e influencia seus liderados.
e) Aboliu por completo a idolatria. Por fim, Josias usou da autoridade que Deus lhe concedera e determinou que "todas as abominações" fossem tiradas do meio de Israel (2 Cr 34.33). Depois das reformas necessárias, Josias cumpriu o que Deus determinara, e celebrou a Páscoa do Senhor, em Jerusalém (2 Cr 35.1-19).

SÍNTESE DO TÓPICO III

Hulda foi usada por Deus para advertir o rei e os israelitas do pecado de apostasia.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO

"O grupo designado por Josias procurou a profetisa Hulda. É difícil explicar porque eles desconsideraram servos de Deus como Sofonias, Jeremias ou possivelmente Habacuque, que viviam naquele tempo. Ela era rara exceção, já que os homens normalmente ocupavam o cargo de profeta. Hulda, presumivelmente, havia se estabelecido como uma confiável porta-voz de Deus. A sua inspiração profética nesta ocasião é justificativa suficiente para os servos do rei a terem procurado.
A palavra do Senhor através de Hulda consistia de dois pontos principais: (a) A ira de Deus havia sido acesa e o julgamento viria sobre o povo por causa das práticas idólatras; Josias, o rei de Judá não viveria para ver a destruição e a desolação resultante da ira de Deus.A importância das Escrituras tanto na vida pessoal como nacional é realçada nos versículos de 2 Reis 22.8-20. O tema desta passagem é 'trazendo o livro de volta',
(1) A lei estava perdida dentro do próprio Templo;
(2) Sua repercussão levou ao arrependimento;
(3) O arrependimento leva ao reavivamento;
(4) O reavivamento possibilita a prorrogação da pena, e inclina os corações à busca do perdão" (Comentário Bíblico Beacon. l.ed. Vol. 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 385).
CONHEÇA MAIS
Josias
"A intenção de Deus em trazer desastre sobre Judá como punição é confirmada pela profetisa Hulda. Porém, a Josias é prometido que o julgamento não acontecerá em seu tempo. Josias responde a essa palavra de graça ao redobrar seus esforços em direção ao Senhor. Nesse mesmo ano, Josias conclama seu povo para novamente celebrar a Páscoa, com cerimonia sem igual desde o tempo de Samuel. Com a idade de 39 anos, o reinado devoto de Josias finaliza subta-mente. Ele é morto lutando contra o faraó Neco que, aparentemente, está correndo para ajudar as forças assírias presentes a serem esmagadas pêlos babilónios." Para conhecer mais leia. Guia do Leitor da Bíblia, CPAD, p. 301.

CONCLUSÃO

A profetisa Hulda foi uma mulher de Deus, que teve um papel significante para a história de seu povo, ainda que de modo muito passageiro. Seu papel foi coadjuvante, mas o que importa é a qualidade de seu trabalho e não a extensão de seu ministério. Soube colocar-se no lugar que Deus lhe reservou, com discrição e humildade. Mas, no momento certo, entregou a mensagem de condenação de Deus ao povo de Judá, que de modo contumaz, se afastara dos caminhos do Senhor.

PARA REFLETIR

A respeito de Hulda, a mulher que estava no lugar certo, responda:
 Quando Hulda exerceu o papel de profetisa?
Num tempo em que esse ofício era predominantemente confiado a homens.
 Hulda foi contemporânea de que reis?
Ezequias, Manassés, Amom e Josias.
 Onde estava o livro da Lei, no tempo de Josias?
Estava perdido, na casa do Senhor.
 Que previu Hulda em sua profecia?
A destruição de Judá por causa da idolatria e a sua restauração, no reinado de Josias.
 Que fez Josias em relação à idolatria?
Determinou que todas as abominações fossem tiradas do meio de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.