ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

segunda-feira, 21 de março de 2016

Subsidio (4) lições biblicas o inferno n.13




SUBSIDIO LIÇÕES N.13 O DESTINO FINAL


DIVERSAS PALAVRAS VEJAM:

inferno
léxicos
aramaico Lexicon
ܓ݁ܺܗܰܢܳܐ
Lexicon grego
ᾅδης
γέεννα
ταρταρόω
Hebrew Lexicon
שְׁאוֹל
sinônimos
Sinônimos da OT de Girdleston

Destruição, morte, inferno

Lugar de punição retributiva final de Deus. Escritura desenvolve progressivamente esse destino dos ímpios: o Antigo Testamento descreve o quadro, enquanto o Novo Testamento desenvolve-lo. Jesus, porém, é mais responsável pela definição de inferno.

O Antigo Testamento . No Testamento Sheol Old denota a morada dos mortos; almas conscientes enfrentar uma existência sombria nesta "terra do esquecimento" ( Jó 10:21 ; Sl 88:12 ; Eclesiastes 9:10 ; Isaías 14:10 ). Desde a morte não é uma ocorrência natural, mas problemas com a queda, o Antigo Testamento aguarda com confiança demonstração de seu domínio sobre a sepultura de Deus, elevando os justos para a vida ( Gênesis 2-3 ; Salmo 16:10 ; 49:15 ; Isaías 25: 8 ; Oséias 13:14 ). Enquanto a realeza de Deus também tem implicações para os ímpios, aqui o Antigo Testamento é mais reservado. O Antigo Testamento sugere raramente uma ressurreição corporal para os ímpios ( Daniel 12: 2 ), um julgamento final e castigo para maldades ( Salmo 21:10 ; 140: 10 ; Malaquias 4: 1-2 ). No entanto, o destino desprezível e horrível dos ímpios, irremediavelmente isolado do justo, é claro ( Salmo 09:17 ; 34: 15-16 ).

O Período Intertestamental . A literatura intertestamental construídos cenários divergentes para a aniquilação mortos, incluindo maus (4Ezra 7:61; 2Apoc Baruch 82: 3 e segs .; 1 Enoque 48: 9 ; 99:12 ; 1 QS iv 11-14.) E tormento sem fim (JUB 36:11; 1Enoch 27: 1-3; 103: 8; T Gad 7: 5). Sheol frequentemente tornou-se um local provisório para os mortos, distinguido do lugar de castigo final (1Enoch 18: 9-16; 51: 1). Essa punição final foi geralmente localizado em um vale ao sul de Jerusalém, conhecido em hebraico como Gen Hinnom ou o Vale de Hinom (2Apoc Baruch 59:10 ; 4 Esdras 7:36 ), e em grego como gehenna [ 2 Reis 16: 3 ; 2 Crônicas 28: 3 ; 33: 6 ; Jeremias 7: 31-34 ; 19: 6 ), este vale foi ainda mais profanado, quando Josias usou como despejo de lixo de Jerusalém ( 2 Reis 23:10 ) e foi profetizado como o lugar da futuro julgamento de fogo de Deus ( Isaías 30:33 ; 66:24 ; Jeremias 7: 31-32 ). Enquanto alguns escritos intertestamentais equiparar o inferno com o "lago de fogo" neste "vale amaldiçoado" de Hinom (1Enoch 90: 26,27; 54: 1,2), outros usam para denotar um lugar no submundo (Sib Or 4 : 1184-1186).

Além disso, os respectivos cenários para o mau, se as imagens aniquilação ou tormento eterno, em forma de julgamento de Deus. Por exemplo, às vezes o fogo consome os ímpios (1Enoch 99:12); em outros textos fogo e vermes atormentar suas vítimas a uma existência inútil ( Judith 16:17 ).

O Novo Testamento . No inferno do Novo Testamento é onde o réprobo existir após a ressurreição de Hades e o julgamento final. Neste lago de fogo Deus castiga os maus, junto com Satanás e seus capangas ( Mateus 25:41 ), pondo fim a formas livres do mal.

Geena [ Apocalipse 19:29 ; 20: 14-15 ), e "julgamento". Versões em inglês, ocasionalmente traduzir hades [ Lucas 16:23 ) e tartaroo [ 2 Pedro 2: 4 ) como o inferno. No entanto, estes termos aparecem para indicar o estado intermediário, e não o destino final dos ímpios.

Jesus diz mais sobre o inferno do que qualquer outra figura bíblica. Suas advertências do julgamento escatológico são generosamente colorido com a imagem do inferno ( Mateus 5:22 ; 7:19 ; 8:12 ; par. Lucas 13: 28-30 ; Mateus 10: 15,28 ; 11: 22,24 ; 18: 8-9 .; par Marcos 9: 43-49 ; Lucas 17: 26-29 ; João 15: 6 ). Ele retrata este julgamento futuro através de fotos da destruição de Sodoma ( Lucas 17: 29-30 ): fogo, enxofre ardente, e uma fornalha de fogo ( Gênesis 19: 24-25 ). Estas imagens do julgamento de Deus estavam bem estabelecidos no Antigo Testamento e literatura intertestamental. Retratos importantes do inferno também estão presentes nas parábolas de Jesus, incluindo o joio ( Mateus 13: 40-42 ), o líquido ( Mateus 13:50 ); a grande ceia ( Mateus 22:13 ), o servo bom e do servo mau ( Mateus 24:51 ; par. Lc 12: 46-47 ), os talentos ( Mateus 25:30 ), eo último julgamento ( Mateus 25: 46 ). Aqui "choro e ranger de dentes" ( Mateus 13:50 ; 24:51 ; 25:30 ) e "escuridão" ( Mateus 22:13 ; 25:30 ) são frases descritivas chave.

A concepção do Novo Testamento sobre o inferno não exceda a descrição de Jesus. Os seguintes títulos delinear suas características essenciais.

1. Sinners vai ocupar o inferno . Enquanto Deus nos criou para uma relação amorosa com ele mesmo, na humanidade queda rebelou. O julgamento de Deus cai sobre todos os pecadores, a menos que tenham fé em Jesus. Depois que o estado provisória de Hades e o julgamento final, a ira de Deus culmina no inferno. De acordo com o Novo Testamento, os objetos de gama ira de Deus de os hipócritas piedosas ( Mateus 23:33 ) e aqueles não para ajudar os pobres ( Mateus 25: 31-46 ; Lucas 16: 19-31 ) para o vil e assassinos ( Apocalipse 21: 8 ).

Alguns argumentam que só um repúdio explícito de Jesus atrai a ira eterna de Deus, fazendo referência a Lucas 12: 8-9 . No entanto, Jesus diz que "o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido" ( Lucas 19:10 ). Em outras palavras, ele veio oferecer graça a um mundo que foi "já está condenado" ( João 3: 17-18 ).

Desde o inferno não é um elemento natural da criação, mas resulta da queda e é o destino dos ímpios, o Novo Testamento, ocasionalmente, personifica o inferno como as forças demoníacas atrás pecado. A língua da carne é própria despertada e "incendiada pelo inferno" ( Tiago 3: 6 ). Da mesma forma, Jesus rotula os fariseus "filhos do inferno", identificar a raiz de sua hipocrisia ( Mateus 23:15 ).

2. O inferno existe para a retribuição e castigo de más ações . O inferno é o lugar do juízo final de Deus. Aqui Deus, nosso Rei e Juiz Supremo, finalmente corrige erros através de sua ira retributiva. Aqui, o condenado será pago de volta para o mal que fizeram ( Mateus 16:27 ; Lucas 12: 47-48 ; 2 Pedro 2:13 ; Jude 15 Apocalipse 14: 9-11 ). Wrath não é a consequência natural de escolhas mal em um universo moral ou misconstrual do pecador do amor de Deus. Pelo contrário, como o uso de Paulo de orge mostra, a ira é uma emoção ou sentimento na Divindade, e, assim, a ação pessoal de Deus ( Romanos 1: 18-32 ). Por extrinsecamente impor condições penais sobre o pecador, Deus corrige erros e restabelece seu governo justo ( Mateus 25: 31-46 ; Romanos 12:19 ; 1 Coríntios 15: 24-25 ; 2Col 5:10).

3. O inferno é um lugar final da escravidão e isolamento dos justos . Depois da ressurreição e do julgamento final, os ímpios e até mesmo Hades são jogados no inferno. O Novo Testamento descreve o inferno como um lugar: um forno ( Mateus 13: 42,50 ), um lago de fogo ( Apocalipse 19:20 ; 20: 14-15 ; 21: 8 ), e uma prisão ( Apocalipse 20: 7 ) . Os ímpios estão presos aqui, então eles não podem prejudicar as pessoas de Deus ( Mateus 5: 25-26 ; 13: 42,50 ; 18:34 ; Judas 6 Apocalipse 20: 14-15 ).

Enquanto a parábola de Lázaro e do rico ocorre no Hades, o estado intermediário, e não Geena, que faz prenunciar o último. Jesus diz um abismo intransponível espacial separa esses dois modo que ninguém pode "passar de lá" ( Lucas 16:26 ). A visão de João em Apocalipse 21 da nova cidade em uma montanha alta confirma essa separação entre o bem-aventurado e os condenados após o dia do julgamento. Consequentemente, a Escritura não fornece nenhuma garantia para essas imagens especulativas do regozijo justos na tortura dos condenados. A profecia de Isaías 66:24 , que tem sido tão usado, não se refere a este evento escatológico, para a ressurreição do corpo não ocorreu.

4. Sinners sofrer penalidades no inferno . Jesus acentua repetidamente dreadfulness e horror do inferno: "Se o teu olho te faz tropeçar, arranca-o É melhor entrar na vida com um olho do que ser jogado no fogo do inferno" ( Mateus 18: 9 ). Embora a Bíblia permanece reticente sobre os tormentos específicos para o impenitente, certas dimensões são claras.

No julgamento final, Deus vai declarar: "Eu não sei você Afasta de mim, malditos, para o fogo eterno" ( Mateus 25: 12,41 ). Os ímpios no inferno são excluídos da presença amorosa de Deus e a "vida" para que os seres humanos foram criados originalmente ( João 5:29 ). Os condenados são "lançados para fora, para a escuridão" ( Mateus 08:12 ; 22:13 ). Consequentemente, esta "segunda morte" ( Apocalipse 21: 8 ) é uma existência inútil e arruinada ( Mateus 25:30 ; Lucas 09:25 ; João 3: 16-18 ; 2 Tessalonicenses 1: 9 ; 2 Pedro 2:12 ; Jude 12 ; Apocalipse 21: 8 ). O pecado completamente apagado todas as virtudes. Os réprobos tornaram-se obstinados em sua rebelião contra Deus, como "animais irracionais" ( Jude 10,13 ; 2 Pedro 2: 12-22 ). Consequentemente, as portas do inferno pode ser trancada por dentro, como CS Lewis observa.

No inferno, os condenados recebem o seu vencimento para "as coisas, enquanto no corpo" (2Col 5:10; 2 Pedro 2:13 ; Jude 15 Apocalipse 14: 9-11 ). O "verme que não morre" tem sido muitas vezes interpretado como tormento interno da alma, cobiça e luto o que foi perdido ( Marcos 9:48 ). Este arrependimento é agravado desde os reprovados não são penitente, mas fechado em sua rebelião. Mas worms e escuridão da sepultura também são imagens comuns de um destino desprezível. Escritura sugere que existem graus de punição no inferno. A única "que não sabe e faz coisas que merecem punição será castigado com poucos golpes." Mais grave é o castigo devido ao desobediente que foram "confiados com muito" ( Marcos 12:40 ; Lucas 12:48 ).

Annihiliationsim ea extensão do Inferno . A extensão do inferno tem ocasionado muita discussão em estudos recentes. Há três pontos principais de contenção.

Alguns aniquilacionistas argumentaram que a imagem bíblica de um fogo consumidor, destruição e perecimento implica a cessação da vida (Stott). No entanto, as imagens de Jesus do inferno não são descrições literais, mas metáforas. Eles são mutuamente exclusivas, se tomado literalmente, para os fogos de conflito inferno com sua "completa escuridão." Na literatura intertestamental a imagem metafórica de um incêndio poderia sugerir aniquilação ou castigo eterno, mostrando a falta de conclusões este argumento.

Alguns aniquilacionistas argumentaram que quando o adjetivo grego para eternas, aionios [ Marcos 3:29 ), por exemplo, não é apenas um pecado, mas uma ação que irremediavelmente debilita por isso só pecados. Da mesma forma, a salvação eterna ( aionios [ Romanos 8: 1 ; Efésios 1:13 ; Colossenses 2: 6-7 ; 2 Timóteo 2:10 ). Então aionios soteria [ αἰώνιος σωτηρία ] refere-se ao eterno de Cristo ( aionios [ αἰώνιος salvação]) dos bem-aventurados, uma ação que é eterno, bem como final.

Em Mateus 25:46 Jesus diferencia os dois futuros da vida eterna e castigo eterno, utilizando o mesmo adjetivo para cada um, aionios [ João 3:36 ). Enquanto a ira de Deus permanece sobre eles, os condenados devem existir. Imagem de Jesus do inferno como um lugar onde "o seu verme não morre, eo fogo não se apaga" ( Marcos 9:48 ) indica que esta manifestação da ira de Deus é infinito. Outras passagens do Novo Testamento reiterar aviso terrível de Jesus, descrevendo o inferno como "tormento eterno." Aniquilacionistas sequer admitir a dificuldade de tais textos para a sua posição.

Objecções aos inferno . O inferno é uma realidade terrível. Assim como Cristo chorou sobre Jerusalém, os crentes são similarmente perturbado e angustiado com esse destino dos perdidos. Alguns levantaram sérios desafios para a realidade do inferno.

Uma dificuldade perene diz respeito à relação entre amor e santidade de Deus: Como um Deus amoroso poderia rejeitar para sempre a criatura que ama? Esta questão assume que a criatura é o mais alto bem intrínseco, mesmo para Deus. Mas o maior bem para o Deus da Escritura não é a humanidade. A humanidade foi criada por Deus, e não pode ser definida em termos de si mesmo; nós existimos para glorificar a Deus ( Salmo 73: 24-26 ; Romanos 11:36 ; 1 Coríntios 10:31 ; Colossenses 1:16 ). É por isso que Jesus insiste que é idólatra para alistar-se a Deus como servo da humanidade ( Lucas 17: 7-10 ). Certamente Deus ama a criatura; a própria criação reflete o amor gratuito de Deus. Mas desde que o amor de Deus é completo em si mesmo, mesmo antes da criação, a criatura não pode ser presumido como seu único fim. Nem pode o caráter do amor de Deus ser decidido a priori, mas apenas por revelação. Consequentemente, alertando para a ira de Jesus para vir ( Mateus 25: 31,41,46 ) deve ser aceite como uma possibilidade inerente do amor de Deus.

Alguns reconhecem retribuição, mas pergunta por que os maus são eternamente mantidos em existência a sofrer. Em causa está a punição devida pecado. Desde orgulho esconde verdadeira dívida do pecador a Deus, o juiz, mais uma vez esta questão deve ser respondida examinando obra sacerdotal de Cristo de propiciação. Na cruz Deus em Cristo se tornou nosso substituto para suportar o castigo pelos nossos pecados, a fim de "ser justo e aquele que justifica o homem que tem fé em Jesus" ( Romanos 3:26 ; cf. 2Col 05:21; 1 Pedro 2:24 ). O homem-Deus propiciou o nosso pecado. Este fato, que Deus, o juiz, o "Senhor da glória" O próprio ( 1 Coríntios 2: 8 ), aceitou a punição devida a nós, sugere que a pena para o pecado contra o infinito é infinito.

Perguntas permanecerá. Mas os crentes conhecer pessoalmente o amor de Deus em Jesus Cristo. E sua resposta a um mundo perdido será paralela a de seu Senhor, que se humilhou a nossa condição, sofreu e morreu pelos ímpios. (NOTAS Dic. HASTNG. (N.T)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.