ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

quarta-feira, 30 de março de 2016

Lições antigas o fruto do Espirito Santo (4)


Lição 4 - O Fruto Do ESPÍRITO - A Alegria Da Graça
Lições Bíblicas Aluno - Jovens e Adultos - 1º


 TRIMESTRE DE 2005
Tema Central: O Fruto Do Espírito 

Texto Áureo: "Regozijai-vos, sempre, no Senhor, outra vez digo regozijai-vos" (Fp 4.4)
REGOZIJAI-VOS... NO SENHOR. O crente deve regozijar-se e fortalecer-se, meditando na graça do Senhor, sua presença e
promessas

Verdade Prática: O Fruto da Alegria é manifestado mediante a ação do ESPÍRITO no interior do crente e independe das circunstâncias.

Leitura Diária:
Segunda: Rm 14.17 - O Fruto a Alegria procede do ESPÍRITO SANTO 
Terça: 2Co 8.2 - Alegria na Tribulação 
Quarta: Hb 1.9 - O Fruto da Alegria na vida de CRISTO 
Quinta: Cl 1.11 - O Fruto da Alegria opera junto à paciência e à longanimidade 
Sexta: Rm 12.8 - O Fruto da Alegria coopera com o dom da misericórdia 
Sábado: 1Pe 1.6-8 - O Fruto da Alegria supera as tristezas da tentação
Leitura Bíblica Em Classe: Jo 16.20-24

20 Na verdade, na verdade vos digo que vós chorastes e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes; mas a vossa tristeza se converterá em alegria. 21 A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já se não lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo. 22 Assim também vós, agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria, ninguém vo-la tirará. 23 E, naquele dia, nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar. 24 Até agora, nada pedistes em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria se cumpra.
LAMENTAREIS: Com a partida de CRISTO os discípulos e nós que não o vimos pessoalmente nos sentimos tristes por não gozar de sua companhia pessoal, porém temos o consolador, que nos alegra espiritualmente, o ESPÍRITO SANTO conosco para nos revelar Sua presença constante em nós até que ELE volte para nos buscar.
MUNDO SE ALEGRARÁ: O mundo, ou seja, aqueles que não desejam o salvador, se alegra por não ter alguém para acusá-los e repreendê-los pelos seus atos pecaminosos; eles servem ao seu próprio deus, Satanás.
A MULHER SENTE TRISTEZA: A tristeza de se lembrar do sofrimento do parto é transformada em alegria muito superior quando vê o resultado de sua dor se manifestar em uma vida gerada em seu interior.

Comentários:
Introdução (resumo)


Tópico I - A ALEGRIA SEGUNDO A BÍBLIA

A Alegria ao ouvir a Palavra de DEUS:

***porém o que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; (Mateus 13:20)
A Alegria ao pregar a ressurreição:
***E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos. (Mateus 28:8)
A Alegria do recém-nascido salvador:
***E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, (Lucas 1:14)
A Alegria de sentir a presença de JESUS bem pertinho:
***Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre. (Lucas 1:44)
A Alegria pelas notícias de que o Anjo trazia:
***E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, (Lucas 2:10)
A Alegria em fazer a obra de DEUS:
***E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. (Lucas 10:17)
A Alegria por uma alma que se converte:
***Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. (Lucas 15:7)
A alegria de ouvir JESUS:
***Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já essa minha alegria está cumprida. (João 3:29)
A alegria que JESUS nos deseja deve ser completa:
***Tenho-vos dito isso para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa. (João 15:11)
A Alegria em rever um amado irmão:
***Por isso, fomos consolados pela vossa consolação e muito mais nos alegramos pela alegria de Tito, porque o seu espírito foi recreado por vós todos. (2 Coríntios 7:13)
A Alegria na oração de intercessão:
***fazendo, sempre com alegria, oração por vós em todas as minhas súplicas, (Filipenses 1:4)
A Alegria de ser ovelha :
***Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. (Hebreus 13:17)

Ninguém pode ao mesmo tempo ser cheio do ESPÍRITO e ser triste, ou ficar triste, pois a alegria faz parte da essência do ESPÍRITO SANTO; é naturalmente alegre aquele que está cheio do ESPÍRITO SANTO, é espiritualmente alegre o verdadeiro cristão.

1- Definição: “Algumas versões da Bíblia traduzem gozo por alegria sendo esta a felicidade que o crente desfruta no Espírito Santo. O termo grego aqui é chara. O termo charis, traduzido em português por graça, vem da mesma raiz. Charis, a partir de Homero, passou a significar aquilo que promove bem-estar entre os homens. Como atributo do Espírito Santo, a alegria é uma qualidade implantada na alma que teve um encontro com o Deus de toda graça, e visa uma vida de regozijo e de agradecimento ao Senhor. Paulo recomenda aos cristãos filipenses que sejam agradecidos e cheios de regozijo: Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos (Fp 4.4). Está alguém contente? Cante louvores (Tg 5.13). O desejo de Deus é ver seus filhos cantando com graça no coração (Cl 3.16). Nas Escrituras, a alegria trazia força e até saúde ao povo de Deus (Ne 8.10; Pv 17.22). A alegria cristã, portanto, não é uma emoção artificial. Antes, é uma ação do Espírito Santo no coração humano, para que este venha a conhecer que o Senhor Deus está no seu trono, e que tudo neste mundo submete-se ao seu controle, até mesmo onde a experiência pessoal está envolvida”. (SILVA, Severino Pedro da. A existência e a pessoa do Espírito Santo. RJ:CPAD, 1996, p.136-7.)

2- O fundamento da Alegria: CRISTO é o fundamento deste tipo de Alegria, não importa as adversidades, estamos tranqüilos, pois somos mais do que vencedores, em CRISTO JESUS, nosso Senhor.
A Alegria verdadeira vem de DEUS
***contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria o vosso coração. (Atos dos Apóstolos 14:17)

3- Melhor Que Felicidade: Alegria chamada pelo ESPÍRITO SANTO, através de Pedro em 1Pe 1.8 de "Gozo Inefável"
1Pe 1.8 ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso.
Rm 15.13 Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.
Esta Alegria é tão maravilhosa que não podemos descrevê-la com palavras, porém podemos transmiti-la em nossa maneira de amar as pessoas que nos rodeiam.

Tópico II - AS FONTES DA ALEGRIA ESPIRITUAL

Aqui veremos alguns tipos da manifestações da alegria no crente, que fazem transparecer a presença de DEUS em  nós:
1- A Salvação: A salvação ocorre quando alguém decide que chegou o momento de se arrepender de seus pecados, aceitando que JESUS morreu e ressuscitou para que a sua salvação fosse realizada; neste momento a Alegria de DEUS entra nesta vida provocando um bem-estar completo e a sensação de alívio pelo fardo pesado do pecado que antes carregava.
A Alegria que JESUS quer mostrar ao PAI, estampada em cada um de nós:
***Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, (Judas 1:24)

2- Os Atos Poderosos De DEUS: Através de seus espetaculares milagres DEUS nos alegra, fazendo com que estejamos confiantes e despreocupados quanto à solução de nossos problemas; isto traz Alegria e felicidade à nossa alma.
A alegria pelo livramento:
***E, conhecendo a voz de Pedro, de alegria não abriu a porta, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava à porta. (Atos dos Apóstolos 12:14)
At 16.26 FORAM SOLTAS AS PRISÕES DE TODOS. Por todo o livro de Atos, Lucas enfatiza que nada pode impedir o avanço do
evangelho de Cristo quando propagado por crentes fiéis. Em Filipos, Deus interveio, e Paulo e Silas foram libertos por um terremoto
enviado por Ele. O resultado foi um maior progresso do evangelho, destacando-se a salvação do carcereiro e de todos os seus familiares
(vv. 31-33).

3- O ESPÍRITO SANTO: Este maravilhoso e terno amigo está sempre nos dando consciência de que DEUS está não só conosco, mas também em nós, isso nos traz alegria em ser filhos de DEUS.
A Alegria em harmonia com o ESPÍRITO SANTO:
***E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo. (Atos dos Apóstolos 13:52)
O verbo grego traduzido cheios está no pretérito imperfeito, indicando ação contínua num tempo passado. Os discípulos recebiam continuamente, dia após dia, a plenitude e o revestimento de poder do Espírito Santo. A plenitude do Espírito não é meramente uma experiência inicial que ocorre uma só vez, mas, sim, uma vida de repetidos enchimentos para as necessidades e tarefas da parte de Deus (cf. Ef 5.18).

4- A Presença De DEUS: Quando sentimos a presença de DEUS choramos o choro da Alegria, o choro da felicidade, o choro do amor de DEUS fluindo em nosso ser.
A Alegria de estar com JESUS:
***E, não o crendo eles ainda por causa da alegria e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? (Lucas 24:41)

5- A Bênção De DEUS: Ficamos alegres ao receber e ao ver alguém receber as bênçãos de DEUS, é a alegria de saber que DEUS nos ouve e está atento às nossas necessidades.
A Alegria em ouvir os testemunhos:
***E eles, sendo acompanhados pela igreja, passaram pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios, e davam grande alegria a todos os irmãos. (Atos dos Apóstolos 15:3)

Tópico III - O SOFRIMENTO E A ALEGRIA ESPIRITUAL

1- A relação entre o sofrimento e a alegria:
A Alegria em cumprir o ministério, mesmo arriscando a vida:
***Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.  (Atos dos Apóstolos 20:24)

2- O sofrimento e a alegria nos primórdios da Igreja:
A alegria da união:
***E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, (Atos dos Apóstolos 2:46)
A Alegria, mesmo estando presos e surrados
***Perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. (Atos dos Apóstolos 16:25)
ORAVAM E CANTAVAM HINOS. Paulo e Silas estavam sofrendo a humilhação do encarceramento, tendo seus pés presos ao
tronco e as costas laceradas por açoites. No meio desse sofrimento, no entanto, oravam e cantavam hinos de louvor a Deus (cf. Mt
5.10-12). Aprendemos da experiência missionária deles: (1) que a alegria do crente vem do interior e independe das circunstâncias
externas; a perseguição não pode destruir nossa paz e nossa alegria (Tg 1.2-4); (2) que os inimigos de Cristo não poderão destruir a fé
em Deus e o amor por Ele que o crente tem (Rm 8.35-39); (3) que mesmo no meio das piores circunstâncias, Deus dá graça suficiente
àqueles que estão na sua vontade e que sofrem por amor ao seu nome (Mt 5.10-12; 2 Co 12.9,10); (4) que sobre aqueles que sofrem por
amor ao nome de Cristo, repousa o Espírito da glória de Deus (1 Pe 4.14).

3- A alegria de JESUS no sofrimento:
A Alegria em dar a vida, se preciso for
***Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. (João 15:13)

Tópico IV - OS OBSTÁCULOS À ALEGRIA ESPIRITUAL:

1- Desânimo e Dúvidas
A falta de fé produz medo, derrota espiritual, desânimo e muitas dúvidas.
Lc 24.18 E, respondendo um, cujo nome era Cleopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? 19 E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; 20 e como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte e o crucificaram. 21 E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas, agora, com tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. (Já haviam desanimado e perdido suas esperanças)

Jo 21.3Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam.  (O desânimo e a dúvida traz o insucesso e a derrota espiritual)


2- Tudo que impede nosso relacionamento com DEUS:

O que mais impede nosso relacionamento com DEUS é nossa consciência acusadora e cruel. Quando não estamos lendo diariamente a bíblia, quando não estamos jejuando, quando não estamos levantando pela madrugada para orar, quando não estamos ganhando almas para o Senhor; tudo isto remói dentro de nós e perdemos a confiança em nós mesmos e na comunhão de DEUS conosco. O que mais pode impedir nosso relacionamento com DEUS é o pecado, porém para tudo isto existe solução:
Hb 12.12 Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas me os joelhos 23desconjuntados,13 e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja se não desvie inteiramente; antes, seja sarado. 14 Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, 15 tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.
1Jo 1.9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
CONFISSÃO DE PECADO. Devemos reconhecer os nossos pecados e buscar em Deus o perdão e a purificação deles. Os dois
resultados disso são (1) o perdão divino e a reconciliação com Deus, e (2) a purificação (i.e., remoção) da culpa e a destruição do poder do pecado, a fim de vivermos uma vida de santidade (Sl 32.1-5; Pv 28.13; Jr 31.34; Lc 15.18; Rm 6.2-14).


Tópico V - OS RESULTADOS DA ALEGRIA ESPIRITUAL:

1- Rosto Radiante: E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai (e Moisés trazia as duas tábuas do Testemunho em sua mão, quando desceu do monte), Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que o SENHOR falara com ele.(Êxodo 34:29)
Já observou aqueles crentes cujo rosto resplandece de alegria? Não nos sentimos felizes por estar perto deles? A face e o comportamento das pessoas refletem seus sentimentos internos, o que existe no profundo de seu coração. O cristão cheio de alegria do Espírito consegue transmiti-la facilmente em sua aparência exterior (Pv 15.13).
2. Cântico de alegria. Uma das maneiras que temos de expressar nossa alegria é com louvores, embora a adoração seja a mais perfeita maneira de expressarmos nossa gratidão a DEUS. O louvor é a expressão externa da alegria da alma, sendo a adoração a expressão interna do espírito recriado.
Um coração grato e alegre expressa-se com cânticos e louvores ao Senhor (Sl 149; At 16.25). Assim como Paulo ensinou à igreja primitiva, o crente cheio do Espírito expressa sua alegria através dos hinos espirituais (Ef 5.18b-20).
3. Força divina. Em meio às adversidades recebemos coragem e intrepidez para pregar o evangelho e fazer a obra de DEUS, nada nos detém se estivermos alegres no ESPÍRITO SANTO. A alegria do Senhor converteu-se em força na vida de Neemias, e deu-lhe coragem para reconstruir Jerusalém (Ne 8.10). Esta virtude encoraja o povo de Deus hoje a prosseguir em sua difícil jornada, porquanto resulta em força divina.

CONCLUSÃO:

Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. (Atos dos Apóstolos 20:24)
ALEGRIA. A alegria é parte integrante da nossa salvação em Cristo. É paz e prazer interiores em Deus Pai, Filho e Espírito Santo, e

na bênção que flui de nosso relacionamento com Eles (cf. 2 Co 13.14). Os ensinos bíblicos a respeito da alegria incluem: (1) A alegria está associada à salvação que Deus concede em Cristo (1 Pe 1.3-6; cf. Sl 5.11; 9.2; Is 35.10) e com a Palavra de Deus (Jr 15.16; cf. Sl 119.14). (2) A alegria flui de Deus como um dos aspectos do fruto do Espírito (Sl 16.11; Rm 15.13; Gl 5.22). Logo, ela não nos vem automaticamente. Nós a experimentamos somente à medida que permanecemos em Cristo (Jo 15.1-11). Nossa alegria se torna maior quando o Espírito Santo nos transmite um profundo senso da presença e do contato com Deus em nossa vida (cf. Jo 14.15-21; ver 16.14 ). Jesus ensinou que a plenitude da alegria está intimamente ligada à nossa permanência na sua Palavra, à obediência aos seus mandamentos (Jo 15.7,10,11) e à separação do mundo (Jo 17.13-17). (3) A alegria, como deleite na presença de Deus e nas bênçãos da redenção, não pode ser destruída pela dor, pelo sofrimento, pela fraqueza nem por circunstâncias difíceis (Mt 5.12; At 16.23-25; 2 Co 12.9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.