ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

domingo, 25 de junho de 2017

Subsidio juniores nascimento João Batista LC 1.57-66





SUBSIDIO JUNIORES N.1 3 TRIMESTRE 2017.INTRODUÇÃO AO EVANGELHO E NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA LUCAS (1.57-66)

INTRODUÇÃO


O Evangelho de Lucas é um dos livros mais belos e fascinantes do mundo. De fato, o terceiro Evangelho se distingue pelo seu estilo literário, pelo seu vocabulário e uso que faz do grego, considerado pelos eruditos como o mais refinado do Novo Testamento. Mas a sua maior beleza está em narrar a história da salvação (Lc 19.10). O autor procura mostrar, sempre de forma bem documentada, que o plano de Deus em salvar a humanidade, revelado através da história, cumpriu-se cabalmente em Cristo quando Ele se deu como sacrifício expiador pelos pecadores (Jo 10.11). Deus continua sendo Senhor da história e o advento do Messias para estabelecer o seu Reino é a prova disso. Lucas mostra que é através do Espírito Santo, primeiramente operando no ministério de Jesus e, posteriormente na Igreja, que esse propósito se efetiva. O plano da salvação do cristianismo pode ser localizado com precisão dentro da história.  

I. O TERCEIRO EVANGELHO


1. Autoria e data. Lucas, “o médico amado” (Cl 4.14), a quem é atribuída a autoria do terceiro Evangelho, é citado no Novo Testamento três vezes. Todas as citações estão nas epístolas paulinas e são usadas no contexto do aprisionamento do apóstolo Paulo (Cl 4.14; Fm 24; 2Tm 4.11). Embora o autor do terceiro Evangelho não se identifique pelo nome, isso não depõe contra a autoria lucana. Desde os seus primórdios, a Igreja Cristã atribui a Lucas a autoria do terceiro Evangelho. A crítica contra a autoria de Lucas não tem conseguido apresentar argumentos sólidos para demover a Igreja de sua posição. A erudição conservadora assegura que Lucas escreveu a sua obra (aproximadamente) no início dos anos sessenta do primeiro século da era cristã.

2. A obra. Lucas era historiador e médico. Ele escreveu sua obra em dois volumes (Lc 1.1-4; At 1.1,2). O terceiro Evangelho é a primeira parte desse trabalho e é uma narrativa da vida e obra de Jesus, enquanto os Atos dos Apóstolos compõem a segunda parte e narram o caminhar espiritual dos primeiros cristãos da Igreja Primitiva.

3. Os destinatários originais. O doutor Lucas endereçou seu Evangelho a Teófilo, certamente uma pessoa importante que devia ocupar uma alta posição social, sendo citado como “excelentíssimo”. Pode se dizer que além deste ilustre destinatário, Lucas também escreveu aos gentios. O terceiro Evangelho pode ser classificado como sendo de natureza soteriológica e carismática. Soteriológica, porque narra o plano da salvação, e carismática porque dá amplo destaque ao papel do Espírito Santo como capacitador do ministério de Jesus Cristo.“Lucas inicia seu Evangelho com uma declaração especial: ele mesmo havia se ‘informado minuciosamente de tudo [sobre a vida de Jesus] desde o princípio’ (1.1-4). Dessa forma, o Evangelho de Lucas é um relatório cuidadoso e historicamente exato do nascimento, ministério, morte e ressurreição de Jesus. Contudo, ao lermos Lucas percebemos que a sua obra não é uma repetição monótona das datas e ações. A escrita de Lucas é vívida, nos atraindo para dentro dos eventos que ele descreve. A escrita de Lucas também exibe uma fervorosa sensibilidade quanto aos detalhes pessoais íntimos” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2007, p.133).  

COMENTARIO EXPLICATIVO DE LUCAS O NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA LC 1.57-66

Versos 57-66 

O cumprimento da promessa angélica a Zacarias no nascimento de João, a obediência dos pais em chamar a criança pelo nome apontado, e a remoção da mutilação de Zacarias no momento especificado ( Lucas 1:20 ), com sua profética Ainda canção sacerdotal de agradecimento. Sobre o Benedictus (como é chamado da primeira palavra na versão latina), veja Lucas 1:67 . Lucas 1:80 resume a história da juventude de João, dando uma conclusão formal a esta parte da narrativa (comp. Cap. Lucas 2:40 ; Lucas 2:52 , onde são encontradas conclusões semelhantes).

Verso 58 

Luke 1:58 . Kindred . O plural da palavra usada em Lucas 1:36 para indicar a relação entre Maria e Elisabeth.Que o Senhor , etc. Não é "como" De acordo com as esperanças das matronas judaicas, o nascimento de um filho era o sinal preeminente da misericórdia de Deus, e este caso notável justificava plenamente a expressão aqui usada, ampliou sua misericórdia para com ela.
E seus vizinhos e seus primos - se alegraram com ela. - Porque a esterilidade era uma opróbria; E eles agora se alegraram com seu parente, de quem essa censura foi agora tirada. Para se alegrar com aqueles a quem Deus tem favorecido, e para felicitá-los pelas vantagens que ele lhes concedeu, é um dever que a humanidade, a caridade e a religião exigem para cumprir.
É um dever da humanidade, que deve ser executado pontualmente. Todos somos membros um do outro e devemos nos alegrar no bem-estar do todo. Aquele que se alegra com a prosperidade do seu vizinho aumenta a felicidade do seu vizinho, e adquire o seu próprio.
É um dever que a caridade ou o amor fraterno nos obrigam a realizar com sinceridade. No mundo educado, não há nenhum dever melhor cumprido em palavras do que isso é; Mas a sinceridade é totalmente banida, e o doador e o receptor estão ambos convencidos de que cumprimentos e bons desejos significam - nada. Aquele que não se esforça para tomar uma parte sincera na prosperidade de seu vizinho em breve sentirá amplo castigo no espírito de ciúmes e inveja.

3. É um dever de religião, que deve ser cumprido com piedade. Esses vizinhos e parentes viram que Deus ampliou sua misericórdia para Elisabeth, e eles reconheceram sua mão no trabalho. Deus é o dispensador de todos os bens - ele distribui seus favores em misericórdia, julgamento e justiça. Deixe-nos honrá-lo em seus presentes; E honre aqueles, por sua causa, que são objetos a seu favor. A sociedade dos crentes é apenas um corpo; Os talentos, etc., de cada indivíduo são lucrativos para toda a comunidade; Pelo menos, ninguém comeu com uma participação no bem-estar geral, mas aqueles que, com inveja ou ciúme, se recusam a se alegrar com ele, para quem Deus engrandecia sua misericórdia.


Verso 59 

Lucas 1:59 . No oitavo dia. O tempo adequado para administrar o rito da circuncisão (ver Gênesis 21: 4 , Lucas 2:21 ; comp. Filipenses 3: 5 ).
Eles estavam prestes a ligar. O costume de nomear uma criança na circuncisão parece ter tido sua origem na mudança de nomes (Abram, Abraham, Sarai, Sarah) na instituição do rito; Gênesis 17: 5 ; Gênesis 17:15 . Comp, também Gênesis 21: 3-4 , como prova de que este era o costume a partir do primeiro. Dizem que é o uso no Oriente, mesmo quando a circuncisão é desconhecida, para nomear uma criança no sétimo ou oitavo dia. Entre os gregos e os romanos, o nome foi dado no dia da purificação.Depois do nome de seu pai . Nomear uma criança após o pai ou um parente (comp. Luke 1:61 ), era muito comum entre os gregos, e também entre os judeus; Mas, em tempos anteriores, um filho judeu raramente carregava o nome de seu pai.

59 . Eles vieram - Na casa provavelmente de Zacharias. Para que nenhum local específico tenha sido prescrito, e nenhuma pessoa específica como intérprete do rito.
Para circuncidar a criança - A incisão foi dada por Deus a Abraão como o sinal da aliança entre Deus e a circuncidada. Talvez fosse, como no caso dos sacrifícios, apenas a renovação de um antigo rito, pois achamos que não só os judeus e outras tribos abraâmicas praticavam o rito, mas os etíopes, os abyssinos, os egípcios e outros. Sob a lei mosaica, a circuncisão infantil foi o rito da indução no reino de Deus. Era a condição a ser realizada antes que a pessoa adulta pudesse participar da festa pascal. Êxodo 12: 43-48 . Isto foi ordenado com grande solenidade. Assim, sob a dispensação cristã, exceto que um homem nasce externamente da água, ele não pode ver o reino externo de Deus. João 3: 3 .
 Isso é, Como a circuncisão uma vez, então o batismo agora é o rito de admissão da Igreja de Deus. A partir disso, seguiria que ninguém que não é qualificado - se um adulto, ao justificar a fé, se um bebê, pelo poder incondicional da expiação - entrar no reino de Deus, é qualificado para o batismo. E como a circuncisão era necessária antes da festa pascal, então o batismo deveria ser realizado antes da participação da comunhão.Eles o chamavam - O nome era geralmente dado à criança pelos judeus na circuncisão. Como o batismo, a circuncisão foi o reconhecimento sagrado da personalidade do indivíduo; E as pessoas presentes solenemente são testemunhas adequadas para identificá-lo em caso de disputa futura. Então, em nosso inglês antigo, batizar é batizar, isto é, tanto para cristianizar quanto para nomeá-lo; Dando-lhe o seu nome cristão ou batizado .

Verso 60 

Lucas 1:60 . Não é assim ; Mas ele deve ser chamado de João . Elisabeth pode ter sido informada por Zacharias do nome designado da criança. Mas, possivelmente, o nome lhe foi revelado também: (1) se ela conhecesse de antemão qual seria o nome, ela teria contado antes do nome que Zacharias sugeriu formalmente; (2) a maravilha mencionada em Lucas 1:63 parece ter surgido do acordo dos pais sobre este ponto; O que não implica comunicação prévia entre eles sobre o assunto.
Verso 60 
Não tão; Mas ele deve ser chamado de João. Este é o nome que o anjo desejou lhe ser dado, Lucas 1:13Lucas 1:13 , e de que Zacarias escreveu informou a sua esposa. Há algo muito notável nos nomes desta família. Zacarias, זכריהו a memória ou memorial de Jeová; יהו yeho , no final da palavra, sendo contratado por יהוה Yehovah , como em muitos outros nomes. Elisabeth, אליסבה o Sábado ou o resto do meu Deus forte: nomes que lhes são provados pelos pais, para apontar algumas circunstâncias notáveis ​​na concepção ou no nascimento. E João, que sempre deve ser escrito Jochanan ou Yehochanan, יהוחנן a graça ou a misericórdia de Jeová: assim chamado, Porque ele deveria ir antes e proclamar o Deus de toda graça, e a misericórdia concedida por ele para um mundo perdido. João 1:29Veja João 1:29 ; Veja também Lucas 3:16Lucas 3:16 , e Marcos 1: 4Marcos 1: 4 .

Verso 62 

Lucas 1:62 . Eles fizeram sinais para o pai . Por isso, parece que ele também era surdo. Meyer conjectura que eles fizeram sinais para poupar a mãe, quando encaminharam o caso para o marido. Mas isso é uma suposição pura. Além disso, o castigo infligido a Zacarias foi projetado para dar-lhe tempo para um reflexo silencioso - um fim muito melhor seguro, se ele também fosse surdo.

Verso 63 

Lucas 1:63 . Um TALBINHA de escrita. Um comprimido manchado de cera, no qual eles escreveram com um estilo (caneta), um instrumento afiado adaptado para o propósito, o modo usual naqueles dias.Dizendo . Uma forma hebraica de expressão aplicada à escrita, mas suficientemente natural.Seu nome é John. Não deve ser; A declaração do anjo ( Lucas 1:13 ) já resolveu essa questão. Bengel: "Esta primeira escrita do Novo Testamento começa com graça " (em alusão ao significado do nome).Maravilhoso. Com este acordo do pai e da mãe.
Uma mesa de escrita - Πινακιδιον , uma mesa, um diminutivo de πιναξ , uma mesa. "Os meninos em Barbary são ensinados a escrever sobre uma tábua fina e lisa, levemente pintada com verdinho, que pode ser esfregada ou renovada com prazer. Tais provavelmente (para as crianças judeus usam o mesmo) foi a pequena tábua, ou mesa de escrita , Lucas 1:63Conforme o tornamos Lucas 1:63 , que foi chamado por Zacarias ". Shaw's Travels, p. 194. Meu antigo MS. Considera que a palavra significa o instrumento de escrita, em vez da tabuinha em que ele escreveu: e ele se agrupa um poyntel, Wroot Seyinge, Joon é o nome dele .
Uma placa fina, feita do pinheiro, manchada com cera, era usada entre os antigos; E para isso, a versão anglo-saxônica parece se referir, pois traduz πινακιδιον , uma placa de cera ou um pano .Um amigo inteligente sugeriu um modo diferente de ler os versículos 62 e 63: Lucas 1:62Lucas 1:62 . E eles perguntaram a seu pai como ele o teria chamado? Lucas 1:63Lucas 1:63 . E ele fez sinais de uma mesa de escrever e escreveu: O nome dele é João: "Pois", diz o meu amigo ", o versículo 64 mostra que a boca dele não foi aberta, nem sua língua se soltou, até depois que a criança foi nomeada; Não pede a mesa, e é mais razoável que ele, sendo burro, faça sinais, do que aqueles que deveriam usar suas línguas ". Mas, seja qual for o engenho que isso possa ser, nem as palavras do texto grego, nem a construção deles, suportarão esta versão.

Verso 64 

Lucas 1:64 . Imediatamente . De acordo com a predição ( Lucas 1:20 ), toda a profecia ( Lucas 1:13 ), sobre a qual Zacarias duvidava ter sido cumprida. Que esta foi uma restauração milagrosa, segue do caráter de toda a narrativa. - A palavra solta é devidamente fornecida no EV.Deus de Bênção . "Seu primeiro uso de sua faculdade recuperada não é pronunciar uma queixa, mas uma doxologia: uma prova de que a cura também ocorreu em sua alma".

Verso 65 

Lucas 1:65 Lucas 1:65Lucas 1:12 Lucas 1:29 Lucas 2: 9 Lucas 5: 8 Marcos 4:41 Atos 2:43 . Medo. O primeiro efeito produzido por eventos que visam o que é sobrenatural (comp, cap. Lucas 1:12 ; Lucas 1:29 ; Lucas 2: 9 ; Lucas 5: 8 ; Marcos 4:41 ; Atos 2:43 ).Todas essas palavras, isto é, a história do que aconteceu na circuncisão da criança, possivelmente incluindo toda a série de eventos notáveis ​​em relação a John.Em toda a região montanhosa da Judéia, em que se situava a casa de Zacarias ( Lucas 1:39Lucas 1:39 ).

Verso 66 

Lucas 1:66Lucas 1:66 . Qual será, então, esse filho ? "O que então", ou seja, em vista dessas circunstâncias notáveis, - uma conexão de pensamento não totalmente trazida no EV.Para , ou, "de fato". Esta é uma observação do Evangelista, justificando o que foi dito.A mão , etc. Esta figura comum do Antigo Testamento significa que o poder do Senhor estava presente com ele. Lucas usa a mesma frase em Atos 11:21 Atos 11:21Atos 13:11 ; Atos 13:11 , e a mesma figura em vários casos.

II. OS FUNDAMENTOS E HISTORICIDADE DA FÉ CRISTà

1. O cristianismo no seu contexto histórico. Lucas mostra com riqueza de detalhes sob que circunstâncias históricas se deram os fatos por ele narrados. Vejamos: “E, no ano quinze do império de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judeia, e Herodes, tetrarca da Galileia, e seu irmão Filipe, tetrarca da Itureia e da província de Traconites, e Lisânias, tetrarca de Abilene, sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio no deserto a palavra de Deus a João, filho de Zacarias” (Lc 3.1,2). Esses dados têm um propósito claro: mostrar que o plano da salvação no cristianismo pode ser localizado com precisão dentro da história. A fé cristã, portanto, não se trata de uma lenda ou fábula engenhosamente inventada. São fatos históricos que poderiam ser testados e provados e, dessa forma, podem ser aceitos por todos aqueles que procuram a verdade.
2. Discipulado através dos fatos. A palavra grega katecheo, traduzida como “informado” ou “instruído” no versículo 4, deu origem à palavra portuguesa catequese. Esse vocábulo significa também: doutrinar, ensinar e convencer. Nesse contexto possui o sentido de “discipular”. Lucas escreveu o seu Evangelho para formar discípulos. O discipulado, para ser autêntico, deve fundamentar-se na veracidade dos fatos da fé cristã. Nos primeiros versículos do seu Evangelho, Lucas revela, portanto, quais seriam as razões da sua obra (Lucas 1.1-4). O terceiro Evangelho foi escrito para mostrar os fundamentos das verdades nas quais os cristãos são instruídos.“Lucas presta bastante atenção aos eventos que ocorreram antes do nascimento de Jesus, uma atenção maior que aquela que os outros evangelistas dedicaram ao assunto” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2007, p.134). 

III. A UNIVERSALIDADE DA SALVAÇÃO 

1. A história da salvação. A teologia cristã destaca que Lucas divide a história da salvação em três estágios: o tempo do Antigo Testamento; o tempo de Jesus e o tempo da Igreja. O terceiro Evangelho registra as duas primeiras etapas e o livro de Atos, a terceira (Lc 16.16). No contexto de Lucas a expressão a “Lei e os Profetas” é uma referência ao Antigo Testamento, onde é narrado o plano de Deus para o povo de Israel. A frase “anunciado o Reino de Deus” se refere ao tempo de Jesus que, através do Espírito Santo, realiza e manifesta o Reino de Deus. O tempo da Igreja ocorre quando o Espírito Santo, que estava sobre Jesus, é derramado sobre todos os crentes.

2. A salvação em seu aspecto universal. O aspecto universal da salvação, revelado no terceiro Evangelho pode ser facilmente observado pelo seu amplo destaque dado aos gentios. O próprio Lucas endereça a sua obra a um gentio, Teófilo (Lc 1.1,2). A descendência de Cristo, o Messias prometido, vai até Adão, o pai de todos, e não apenas até Abraão, o pai dos judeus (Lc 3.23-38). Fica, portanto, revelado que os gentios, e não somente os judeus, estão incluídos no plano salvífico de Deus (Lc 2.32; 24.47). Destaque especial é dado para os samaritanos (Lc 9.51-56; 10.25-37; 17.11-19). Há ainda outras particularidades do Evangelho de Lucas que mostram o interesse de Deus por toda a humanidade, especialmente os pobres e excluídos (Lc 19.1-10; 7.36-50; 23.39-43; 18.9-14). 

IV. A IDENTIDADE DE JESUS, O MESSIAS ESPERADO 

1. Jesus, o homem perfeito. No Evangelho de Lucas, Jesus aparece como o “Filho de Deus” (Lc 1.35) e “Filho do Homem” (Lc 5.24). São expressões messiânicas que revelam a deidade de Jesus. A primeira expressão mostra Jesus como verdadeiro Deus enquanto a segunda, que ocorre 25 vezes no terceiro Evangelho, mostra-o como verdadeiro homem. Ele é o Filho do Homem, o Homem Perfeito. Ao usar o título “Filho do Homem” para si mesmo, Jesus evita ser confundido com o Messias político esperado pelos judeus. Como Homem Perfeito, Jesus era obediente a seus pais. Todavia, estava consciente de sua natureza divina (Lc 2.4-52). É como o Homem Perfeito que Jesus enfrenta, e derrota, Satanás na tentação do deserto (Lc 4.1-13).
2. O Messias e o Espírito Santo. Lucas revela que Jesus, o Messias, como Homem Perfeito, dependia do Espírito Santo no desempenho do seu ministério (Lc 4.18). Isaías, o profeta messiânico, mostra a estreita relação que o Messias manteria com o Espírito do Senhor (Is 11.1,2; 42.1). O Messias seria aquele sobre quem repousaria o Espírito do Senhor, tal como profetizara Isaías e Jesus aplicara a si, na sinagoga em Nazaré (Lc 4.16-19; Is 61.1).“Lucas descreveu como o Filho de Deus entrou na História. Jesus viveu de forma exemplar, foi o Homem Perfeito. Depois de um ministério perfeito, Ele se entregou como sacrifício perfeito pelos nossos pecados, para que pudéssemos ser salvos.Jesus é o nosso Líder e Salvador perfeito. Ele oferece perdão a todos aqueles que o aceitam como Senhor de suas vidas e creem que aquilo que Ele diz é a verdade” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. RJ: CPAD, p.1337).
O terceiro Evangelho é considerado a coroa dos Evangelhos sinóticos. Enquanto o Evangelho de Mateus enfoca a realeza do Messias e Marcos o poder, Lucas enfatiza o amor de Deus. Lucas é o Evangelho do Homem Perfeito; da alegria (Lc 1.28; 2.11; 19.37; 24.53); da misericórdia (Lc 1.78,79); do perdão (7.36-50; 19.1-10); da oração (Lc 6.12; 11.1; 22.39-45); dos pobres e necessitados (Lc 4.18) e do poder e da força do Espírito Santo (Lc 1.15,35; 3.22; 4.1; 4.14; 4.17-20; 10.21; 11.13; 24.49). Lucas é, portanto, o Evangelho do crente que quer conhecer melhor o seu Senhor e ser cheio do Espírito Santo.(Bibliografia Shaff, evan.de Lucas ).
fonte www.mauricioberwaldoficial.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.