ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Subsidio CPAD juniores 1TRIM-24/1/2016

                        

                   SUBSIDIO JUNIORES N.4 24/1/2016 
         


Versículo 1

Lucas 5: 1. Ele ficou perto do lago. Mateus e Marcos, de acordo com o costume de sua língua, chamá-lo do mar da Galiléia. O nome correto deste lago entre os antigos hebreus era כנרת, (Quinerete;) (338 ) mas, quando a língua se corrompeu, a palavra foi alterada para Genesaré. autores profanos chamá-lo Gennesar; e que parte, que ficava em direção a Galiléia, foi chamado por eles. do mar da Galiléia O banco, que unida com Tiberias, recebeu o seu nome daquela cidade. Sua amplitude e situação será mais adequadamente discutido em outro lugar. Passemos agora ao fato aqui relatado.

Lucas diz que Cristo entrou em um navio que pertencia a Pedro, e retirou-se para uma distância moderada da terra, para que ele pudesse tratar de forma mais conveniente do que a multidão, que se reuniram a partir de vários lugares para ouvi-lo; e que, depois de descarregar o ofício de ensinar, ele exibiu uma prova de seu poder divino por um milagre. Não era coisa incomum, de fato, que os pescadores lançaram suas redes, em muitas ocasiões, com pequena vantagem: e que todo o seu esforço infrutífero depois foi recompensado por um lance bem sucedido. Mas foi provado ser um milagre por esta circunstância, que tinham tomado nada durante toda a noite, (que, no entanto, é mais adequado para a captura de peixe), e que, de repente uma grande quantidade de peixes foi coletado em suas redes, suficiente para encher os navios. Pedro e seus companheiros, portanto, facilmente concluir que um take, muito além da quantidade normal, não foi acidental, mas foi concedido a eles por uma intervenção divina.

Versículo 5

Lucas 5: 5. Mestre, labutando toda a noite, temos tido nada. A razão pela qual Pedro o chama de Mestre, sem dúvida, é que ele sabe Cristo para ser acostumado a cumprir o ofício de professor, e é movido com reverência em direção a ele. Mas ele ainda não fez tal progresso, como a merecer a ser classificado entre os seus discípulos: para os nossos sentimentos a respeito de Cristo não torná-lo honra suficiente, a menos que nós abraçamos a sua doutrina por meio da obediência da fé, e sei o que ele requer de nós. Ele tem apenas uma percepção delgado - se ele tem algum em tudo - do valor do Evangelho; mas a deferência que ele paga a Cristo manifesta-se por isso, que, quando usado por infrutífero labor, ele começa de novo o que ele já havia tentado em vão. No entanto, não pode ser negada, que ele muito estimado Cristo, e tinha o maior respeito por sua autoridade. Mas uma instância particular de fé, prestado a um único comando de Cristo, não teria feito Peter cristão, ou dado a ele um lugar entre os filhos de Deus, se ele não tivesse sido levado por diante, a partir deste primeiro ato de submissão, para uma obediência completa. Mas, como Peter rendeu tão facilmente ao comando de Cristo, a quem ele ainda não sabia para ser um profeta ou o Filho de Deus, nenhum pedido de desculpas pode ser oferecido para a nossa conduta vergonhosa, se nós, que o chamam de nosso Senhor, e Rei , e Judege, (Isaías 33:22), nós não mover um dedo para realizar o nosso dever, para o qual temos dez vezes recebeu suas ordens.

Versículo 6

Lucas 5: 6. Eles encerram uma grande quantidade de peixes. O design do milagre, sem dúvida, era, para dar a conhecer a divindade de Cristo, e, portanto, para induzir a Pedro e outros a se tornarem seus discípulos. Mas podemos tirar deste exemplo uma instrução geral, que nós não temos nenhuma razão para estar com medo de que o nosso trabalho não deve ser atendido pela bênção de Deus e sucesso desejável, quando é realizada pela autoridade e orientação de Cristo. Tal era a quantidade de peixes, que os navios estavam afundando, e as mentes dos espectadores eram assim animado para admiração: por que deve ter sido em conseqüência da glória divina de Cristo manifestada por este milagre, que a sua autoridade foi plenamente reconhecido.

Versículo 8

Luke 5: 8. Apartai-vos de mim, ó Senhor. Embora os homens são sérios na busca da presença de Deus, mas, tão logo Deus aparece, eles devem ser golpeado com terror, e quase sem vida por medo e alarme, até que ele administra consolação. Eles têm o melhor razão para chamar fervorosamente em Deus, porque eles não podem evitar a sensação de que eles são miseráveis, enquanto ele está ausente deles: e, por outro lado, a sua presença é terrível, porque eles começam a sentir que eles não são nada, e que eles são dominados por uma imensa massa de males. Desta maneira, Peter vê Cristo com reverência no milagre, e ainda é tão intimidados por sua majestade, o que ele faz tudo o que pode para evitar a sua presença. E isso não foi o caso com Peter sozinho: para nós aprendemos, a partir do contexto, que espanto tinha dominado todos os que estavam com ele. Daí, vemos, que é natural a todos os homens a tremer na presença de Deus. E isso é uma vantagem para nós, a fim de humilhar qualquer confiança tolo ou orgulho que estejam em nós, desde que seja imediatamente seguida de consolação calmante. E assim Cristo alivia a mente de Peter por uma resposta suave e amigável, dizendo-lhe: Não temas. Assim, Cristo afunda o seu próprio povo na sepultura, para que depois levantá-los para a vida. (339)

Verso 10

Lucas 5:10.. Por posteriormente serás pescador de homens As palavras de Mateus são, eu farei de vós pescadores de homens; e os de Mark são,. Eu farei com que vos torneis pescadores de homens Eles nos ensinam, que Pedro, e os outros três, não só foram reunidos por Cristo a ser seus discípulos, mas que foram feitos apóstolos, ou, pelo menos, escolhido com vista para o apostolado. É, portanto, não apenas uma chamada geral para a fé, mas uma chamada especial para um escritório particular, que é aqui descrito. As funções de instrução, eu admito, ainda não são intimados sobre eles; mas ainda é prepará-los para serem instrutores, (340) que Cristo recebe e admite-los em sua família. Isso deve ser cuidadosamente ponderados; para todos não são ordenados a deixar seus pais e sua antiga ocupação, e literalmente (341) para seguir a Cristo. Há alguns a quem o Senhor está satisfeito com ter no seu rebanho e da sua Igreja, enquanto ele atribui aos outros a sua própria estação. Aqueles que receberam dele um cargo público devia saber, que algo mais é exigido deles do que de particulares. No caso de outros, nosso Senhor não faz nenhuma mudança quanto ao modo normal de vida; mas ele retirar esses quatro discípulos do emprego do que até então derivaram sua subsistência, que ele pode empregar seu trabalho em um escritório de mais nobre.

Cristo selecionado mecânica em bruto, - as pessoas não apenas destituído de aprendizagem, mas inferior em capacidade, para que pudesse treinar, ou melhor, renová-los pelo poder do seu Espírito, de modo a sobressair todos os sábios do mundo. Ele destina-se a humilhar, desta forma, o orgulho da carne, e que apresente, em suas pessoas, um exemplo notável de graça espiritual, para que possamos aprender a implorar do céu à luz da fé, quando sabemos que ele não pode ser adquirida pelos nossos próprios esforços. Mais uma vez, embora ele escolheu desaprendido e pessoas ignorantes, ele não deixá-los nessa condição; e, portanto, o que ele fez não deve ser realizada por nós para ser um exemplo, como se fôssemos agora para ordenar pastores, que estavam depois de ser treinados para o desempenho das suas funções. Sabemos que a regra que ele prescreve para nós, pela boca de Paul que nenhum deve ser chamado para isso, a menos que eles são "apto para ensinar" (1 Timóteo 3: 2). Quando nosso Senhor escolheu pessoas desta descrição, Não foi porque ele preferiu ignorância à aprendizagem como alguns fanáticos fazem, que estão satisfeitos com a sua própria ignorância e fantasia que, na proporção em que eles odeiam literatura, que se aproximam do mais próximo dos apóstolos. Ele resolveu no início, sem dúvida, para escolher pessoas desprezíveis, a fim de humilhar o orgulho daqueles que pensam que o céu não está aberto ao inculto; mas depois deu a esses pescadores, como um associado em seu escritório, Paulo, que havia sido cuidadosamente educado desde a infância.

Quanto ao significado da metáfora, pescadores de homens, não há necessidade para uma investigação minuto. No entanto, como foi desenhada a partir do presente ocorrência, a alusão que Cristo fez para a pesca, quando ele falou da pregação do Evangelho, era apropriado: para os homens vadios e vagar pelo mundo, como em uma grande e conturbada mar, até eles são recolhidos pelo Evangelho. A história relatada pelo evangelista João (João 1:37) difere desta: para Andrew, que tinha sido um dos discípulos de João, foi entregue por ele a Cristo, e depois trouxe o irmão junto com ele. Naquela época, eles abraçaram-lo como seu mestre, mas foram posteriormente elevado a um posto mais alto.

comentario biblico Calvino
·                   

·                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.