ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sábado, 30 de maio de 2015

Lições Bíblicas CPAD 3º Trimestre de 2008 Neopaganismo, um mal a ser combatido


             
       Lições Bíblicas CPAD  3º Trimestre de 2008

Título: As doenças do nosso século - As curas que a Bíblia oferece
Comentarista: Wagner dos Santos Gaby


Lição 11: Neopaganismo, um mal a ser combatido
Data: 14 de Setembro de 2008

TEXTO ÁUREO

Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo (Hb 3.12).

VERDADE PRÁTICA

Nestes últimos dias, a Igreja tem de ser vigilante e alicerçada na Palavra de Deus, a fim de combater eficazmente o neopaganismo.

LEITURA DIÁRIA

Segunda - 2 Ts 2.7
A operação do “ministério da injustiça” no mundo


Terça - 2 Tm 3.1
Tempos trabalhosos nos últimos dias


Quarta - 1 Tm 1.3,4
A Igreja deve refutar as falsas doutrinas


Quinta - 1 Co 2.15
Quem é espiritual discerne tudo


Sexta - Mt 16.18
As portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja


Sábado - Fp 1.16
Chamado para a defesa do evangelho

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

2 Pedro 2.1-9.

1 - E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
2 - E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade;
3 - e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
4 - Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançados no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o Juízo;
5 - e não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;
6 - e condenou à subversão as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente.
7 - e livrou o justo Ló, enfadado j da vida dissoluta dos homens abomináveis
8 - (porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, pelo que viae ouvia sobre suas obras injustas).
9 - Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos e reservar os injustos para o Dia do Juízo, para serem castigados.

INTERAÇÃO

Professor, ore, estude e ministre esta lição na unção divina. É importante que seus alunos não apenas entendam este assunto, mas se tornem críticos tenazes da cultura neopagã e defensores da fé cristã contra os males da bruxaria e do culto à natureza. Deus o abençoe!

OBJETIVOS

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
·        Descrever o ressurgimento do neopaganismo.
·        Defender a fé contra o neopaganismo.
·        Refletir acerca da indústria de entretenimento.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor, já na introdução da aula, defina o termo neopaganismo. Você sabe o que é? O neopaganismo é um termo que descreve uma variedade de credos e religiosidades que, com roupagem moderna, cultuam a natureza, valorizam os mitos e as divindades pagãs da Antiguidade e da Idade Média. É o antigo paganismo destituído de seus rituais ofensivos ao homem pós-moderno. Para ilustrar esse conceito de forma simples, diga aos seus alunos que a diferença entre o neopaganismo e o paganismo tradicional pode ser visto na imagem da bruxa popular. Antes, feia, nariguda, velha, enrugada e verrugosa. Agora bela, educada e jovem - como aparece na mídia e na indústria de entretenimento. O neopaganismo é conhecido nos meios de comunicação pelo nome de Wicca. São politeístas, praticam a feitiçaria, valorizam o horóscopo, cultuam a natureza e as pretensas divindades femininas. Atualmente, as idéias neopagãs são difundidas através dos desenhos animados, dos filmes e das revistas como a Witch (bruxa, em inglês - esta revista é destinada a crianças de 8 a 13 anos). Alerte os pais e os alunos a respeito desse perigo.

COMENTÁRIO

introdução

Palavra Chave
Neopaganismo: Variedade de credos e religiosidades que cultuam a natureza e as divindades pagãs antigas.

Nesses últimos dias, a Igreja precisa estar alerta quanto ao perigo do retorno às práticas religiosas pagãs da antiguidade, isto é, o neopaganismo, que sorrateiramente tenta macular a Igreja do Senhor. Nesta lição, apresentaremos alguns enganos desta sutil estratégia de Satanás.

I. O RESSURGIMENTO DO PAGANISMO

1. A sutileza do paganismo. A Igreja Primitiva passou por um período sombrio, obscuro, onde o paganismo e a idolatria imperavam. Hoje, enfrentamos os mesmos desafios. O mundo está impregnado do misticismo oriental e de outras seitas pagãs. O paganismo na pós-modernidade não persegue nem mata os crentes, mas os seduz por meio de propostas hedonistas, repletas de entretenimentos, respostas rápidas e sexo promíscuo. Tudo com muita sutileza.
2. A Nova Era. Sua influência está presente em vários setores da sociedade moderna. Em todo mundo, há milhões de profissionais e pessoas influentes que estão, de alguma forma, ligados à prática e aos ensinamentos da Nova Era, por meio de livros, DVDs, televisão, sites, etc.
3. Uma cultura pagã. O paganismo impregnou o mundo. Vejamos como ele atua em algumas áreas:
a) Indústria cinematográfica. O ocultismo e o espiritismo têm tomado conta de Hollywood. Filmes como Harry Potter, têm feito sucesso nos cinemas do mundo inteiro. George Lucas, diretor do filme Guerra nas Estrelas, declara que o cinema e a televisão suplantaram a igreja como grandes comunicadores de valores e crença. A Palavra de Deus nos adverte: “Não porei coisas má diante dos meus olhos...” (Sl 101.3). A única maneira de ensinarmos às crianças, aos adolescentes e jovens a discernir entre o bem e o mal é colocarmos à disposição deles literatura que ensinem os preceitos divinos (Pv 22.6).
b) Jogos de vídeo-game e desenhos animados. Esses “inofensivos” entretenimentos contêm mensagens subliminares repletas de referências à bruxaria e ao satanismo. Os valores promovidos pela televisão, com pretexto de cultura popular, nada têm a ver com os princípios da fé cristã. O que se propaga é o egoísmo, a cobiça, a vingança, a luxúria, o orgulho, etc. Tudo isso, em detrimento do fruto do Espírito, recomendado pela Palavra de Deus (Gl 5.22).
4. Culto aos anjos. No início da cristandade muitos falsos mestres ensinavam que para se ter comunhão com Deus era preciso reverenciar e adorar os anjos como mediadores. A Bíblia diz que os anjos são servos de Cristo e daqueles que mantém o “testemunho de Jesus”, portanto, não devem ser adorados (Cl 2.18; Ap 19.10; 22.9).

SINOPSE DO TÓPICO (I)

O neopaganismo não persegue e nem mata os crentes, mas os seduz por meio do hedonismo e de sua cultura pagã expostas nos filmes e jogos de entretenimento.

II. A IGREJA E O NEOPAGANISMO

1. O perigo das insinuações heréticas na Igreja. Vários textos bíblicos nos alertam contra essas ameaças. Vejamos:
a) Atos 20.28-30 fala de “lobos cruéis” que entrariam no meio do povo de Deus.
b) Gálatas 1.6-10 menciona pessoas que experimentam a graça de Deus e, facilmente, abandonam a “fé recebida”, trocando-a por “outro evangelho”. Todavia, em 2 Pedro 1.1,2 o apóstolo se refere "aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa". Essa fé preciosa deve ser vivida e ensinada a todas as pessoas.
2. Apostasia na igreja. À medida que se aproxima a vinda de Jesus, o número de apóstatas aumenta assustadoramente. O evangelho da cruz, com o desafio de sofrer por Cristo (Fp 1.29), de renunciar ao pecado (Rm 8.13), de sacrificar-se pelo Reino de Deus e de renunciar a si mesmo, vem sofrendo constantes e impiedosos ataques (Mt 24.12; 2 Tm 3.1-5; 4.3). A Bíblia afirma que, nos dias que antecedem a manifestação do Anticristo, ocorrerá uma grande onda de apostasias (2 Ts 2.3,4). É hora de redobrarmos a vigilância!

SINOPSE DO TÓPICO (II)

O neopaganismo insinua suas heresias à igreja, e muitos crentes, inadvertidamente, são seduzidos por seus entretenimentos, sua política ecológica e cultura.

III. COMBATENDO O NEOPAGANISMO

1. Combatendo pela defesa da fé. Como a Igreja pôde combater o neopaganismo nos primeiros séculos de sua existência? Certamente, pela defesa da fé que “uma vez foi dada aos santos” (Jd v.3). Do lado humano, foram os apologistas que garantiram a vitória da Igreja em meio às ferozes perseguições do Império Romano. Eles se utilizaram de fortes e seguros argumentos baseados nas Escrituras. De igual modo, hoje a Igreja precisa de homens que se dediquem ao confronto de todo tipo de heresias que se infiltram sorrateiramente no meio do povo de Deus (2 Pe 2.1). Assim como o apóstolo Paulo, devemos nos considerar convocados para a defesa do evangelho (Fp 1.16).
2. Combatendo pelo não conformismo. O posicionamento anterior exige, também, uma atitude de não-conformismo (Rm 12.2). Elias acreditava estar sozinho quando fora perseguido por Jezabel. Ele não imaginava que havia outros sete mil fiéis tão corajosos quanto ele (1 Rs 19.8-18). Ainda hoje, Deus continua levantando milhares de servos inconformados com o sistema mundano do neopaganismo.
3. Combatendo pelo conhecimento. A Bíblia nos diz que todo crente deve estar bem informado e alerta quanto aos ataques de Satanás (1 Pe 5.8). Para derrotar um inimigo é preciso saber o máximo sobre ele, inclusive sua tática. O apóstolo Paulo afirma que não devemos ignorar “seus ardis” (2 Co 2.10,11). Na Palavra de Deus encontramos todo conhecimento de que precisamos para derrotarmos o Inimigo.

SINOPSE DO TÓPICO (III)

A igreja além de combater o neopaganismo através do conhecimento e do não conformismo, deve preparar os crentes para defender a fé cristã.

CONCLUSÃO

É necessário que a Igreja de Cristo se mantenha vigilante e precavida contra as heresias que contestam as verdades fundamentais da fé cristã. Precisamos orar mais e vigiar com mais seriedade, para que não sejamos tragados pela onda do paganismo que assola a sociedade moderna.

VOCABULÁRIO

Sorrateiro: Que faz as coisas manhosamente, pela calada, de sorrate.
Utopia: Projeto irrealizável; quimera; fantasia.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

LUTZER, E. Cristo entre outros deuses. RJ: CPAD, 2000.

EXERCÍCIOS

1. Descreva a diferença entre o paganismo enfrentado peia igreja primitiva e o neopaganismo confrontado pela igreja moderna.
R. O neopaganismo seduz os crentes por meio do hedonismo e de sua cultura de entretenimento.

2. Faça uma breve descrição do ressurgimento do neopaganismo moderno.
R. Deve-se aos ensinos da Nova Era.

3. O que a Bíblia afirma a respeito da apostasia nos últimos dias?
R. Uma grande onda de apostasias.

4. Como a igreja pode combater o neopaganismo?
R. Através do conhecimento e do não conformismo.

5. O que você está fazendo para combater o neopaganismo?
R. Resposta pessoal.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO

Subsídio Apologético

“A Sedução da Cultura
[...] Simulacros, ou imagens virtualmente reais, podem facilmente nos seduzir. Começamos com um movimento lento e descuidado no ciberespaço, um mundo artificial e aparentemente infinito, onde os humanos viajam nas auto-estradas da informação e interagem digitalmente em vez de estarem face a face [...] A sedução pela mídia pode ocorrer nos âmbitos teológicos, éticos ou até estéticos. O cinema e a televisão nos tentam com visões do mundo que são niilistas, utópicas e neopagãs. Provocam-nos com histórias que dizem que nossas ações não têm conseqüência moral, que podemos escapar do salário do orgulho, da vingança, da luxúria, do roubo e de outros pecados. Ou procuram nos hipnotizar com imagens que sejam excessivamente românticas ou asquerosas”.
(PALMER, M. D. (org.) Panorama do pensamento cristão. RJ: CPAD, 2001, pp. 401, 403.)

APLICAÇÃO PESSOAL

“A cultura da Babilônia acentuava a beleza, a excelência, a inovação, a vaidade e a intemperança. Facilmente poderia ter seduzido um jovem religioso que caísse em seu regaço de luxúria. Contudo, Daniel criou uma contracultura consistente, que transcendeu a opulência babilônica. Num país de paganismo subjugante e atraente, o jovem israelita recusou firmemente a comida e os favores reais. Sua recusa era algo mais que o ascetismo de um purista. Era uma afirmação clara sobre coisas que realmente importavam - sua fé e herança hebraica”.

(Panorama do pensamento cristão. RJ: CPAD, 2001, p. 404.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.