ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sábado, 30 de maio de 2015

Lições Bíblicas CPAD 2º Trimestre de 2007 Os efeitos do mundanismo na família


             
            Lições Bíblicas CPAD 2º Trimestre de 2007

Título: Tempos Trabalhosos - Como enfrentar os desafios deste século
Comentarista: Elinaldo Renovato de Lima


Lição 2: Os efeitos do mundanismo na família
Data: 15 de Abril de 2007

TEXTO ÁUREO

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR (Js 24.15).

VERDADE PRÁTICA

A vida moderna proporciona conforto e oportunidades materiais, mas não podemos ignorar as armadilhas contra a vida espiritual da família cristã.

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Gn 2.24
A união indispensável no lar


Terça - Lv 18.22; 20.13
União humana abominável


Quarta - Gn 3.8
Deus presente no primeiro lar


Quinta - Gn 3.12,13
Desunião e desconfiança conjugal


Sexta - Ef 5.25; Tt 2.4
O indispensável amor na família


Sábado - Dt 11.19,20
O valor da Palavra de Deus no lar

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Gênesis 2.18,21-24.

18 - E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.
21 - Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
22 - E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.
23 - E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.
24 - Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

INTERAÇÃO

Professor, nesta lição, você ensinará a respeito da família no contexto cristão e secular. Procure ministrar o tema conforme as peculiaridades de sua classe. Caso você lecione para uma turma de jovens casais ou de cônjuges mais experientes, não há necessidade de adaptar a lição à experiência e ao contexto deles. Alguns assuntos, no entanto, precisam ser adaptados à realidade dos jovens solteiros. Procure harmonizar os tópicos que tratam do relacionamento entre os casais para temas relacionados á fase inicial do casamento (namoro, noivado), ou conforme a realidade e necessidade da classe.

OBJETIVOS

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
  • Descrever a origem divina da família.
  • Explicar os principais ataques contra o casamento.
  • Enumerar as formas iníquas de uniões.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor, use um recurso didático que auxilie o aluno no exercício da criatividade, da síntese, sensibilidade e domínio da leitura e escrita. Antes, porém, uma pergunta: “Você sabe o que é letramento”? Não? Letramento é tanto um resultado quanto um estado. É o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita e, também, a condição que adquire um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais. É mais do que saber ler e escrever. Portanto, caso seja possível, avalie às condições de letramento de seus alunos. Distribua uma folha para cada aluno, a fim de que desenvolvam o tema: A família cristã que desejamos. Depois de concluído, ministre a lição. Leve o material para casa e analise as aspirações de seus educandos.

COMENTÁRIO

introdução

Palavra Chave
Família: Comunidade constituída por um homem e uma mulher, unidos por laço matrimonial, e pelos filhos nascidos dessa união.

O Diabo sempre intentou destruir a família (1 Pe 5.8). Entretanto, Deus tem colocado à disposição do crente um verdadeiro arsenal do Espírito Santo através da Bíblia Sagrada: a oração, o jejum, a leitura bíblica, o poder do sangue de Cristo e a comunhão com o Espírito Santo; são armas poderosas que devemos utilizar para combater o Maligno em sua fúria contra a família (2 Co 10.4,5; Ap 12.11; 2 Ts 3.3; 1 Jo 2.13,14).
Nesta lição, apresentaremos algumas maneiras pelas quais podemos vencer esta luta.

I. O CASAMENTO, O LAR E A FAMÍLIA

1. Origem do casamento. Deus viu que a solidão não seria boa para o homem (Sl 68.6; 113.9). Por isso, fez-lhe uma adjutora para viver em sua companhia (Gn 2.18,21-23). Deus uniu o homem à sua mulher, a fim de serem “uma só carne” (Gn 2.24). Portanto, a união conjugal tem de ser monogâmica, heterossexual e indissolúvel. Ou seja: o casamento bíblico é a união de um homem com uma mulher até que a morte os separe. Fora disso, qualquer tipo de união conjugal é “abominação ao Senhor” (Lv 18.22; 20.13; Rm 1.27; 1 Co 6.10).
2. Origem da família. Antes de estabelecer a Igreja, Deus criou a família e determinou regras para o seu desenvolvimento. Embora o Criador haja destinado apenas uma mulher para o homem, o pecado levou o ser humano à poligamia, à fornicação e ao adultério, ignorando o padrão da vida conjugal estabelecido por Deus (Gn 2.24; 4.1).
3. Origem do lar. O primeiro lar foi formado por Deus. Neste lar havia amor, paz, saúde e alegria (Gn 2.25). Até o trabalho era realizado sem estresse (Gn 2.5,15). O mais importante, porém, era a presença de Deus (Gn 3.8a). Sendo esta também indispensável ao lar cristão, deve ser buscada e cultivada por todos os membros da família.

SINOPSE DO TÓPICO (I)

O casamento monogâmico, o lar e a família são projetos divinos estabelecidos para a felicidade da humanidade.

II. OS ATAQUES CONTRA O CASAMENTO

1. O ataque no Éden. O primeiro ataque ao casamento ocorreu no Éden. Daquele episódio, surgiu a inclinação inata do ser humano para pecar, trazendo como consequências a iniquidade, as doenças, o envelhecimento e a morte física e espiritual.
2. Formas iníquas de união. Nestes dias trabalhosos e difíceis, os ataques (e como sempre disfarçados e “justificados”) contra o casamento são os mais diversos. O que dizer do divórcio? Ou do casamento homossexual (Lv 18.22; 20.13; 1 Co 6.9-10; 1 Tm 1.10). Quem assim procede, sofrerá o juízo divino (Gn 19.5,24; 1 Rs 14.24; Rm 1.26; Hb 13.4; Jd v.7; Gl 6.7). O homossexualismo é um ataque frontal ao casamento.
A Igreja do Senhor Jesus, como “coluna e firmeza da verdade” (1 Tm 3.15), não pode deixar de protestar contra tais coisas. O matrimônio deve ser valorizado conforme recomenda a Palavra de Deus (Hb 13.4a).

SINOPSE DO TÓPICO (II)

Os ataques contra o casamento iniciaram no Éden e, desde então, não têm cessado: homossexualidade, divórcio. A igreja, porém, deve protestar contra tais coisas.

III. OS ATAQUES CONTRA A FAMÍLIA

1. O primeiro ataque da serpente à instituição familiar. No Éden, o Diabo atacou frontalmente o casamento e a família. Por causa do pecado, o primeiro casal foi expulso do jardim (Gn 3.23,24), gerando uma série de males entre os quais o assassinato de Abel (Gn 4.2-8). O pecado transtornou, profanou e perverteu o ser humano (Rm 7.8-24).
2. Ataques à família. Ao longo dos tempos, o inimigo vem atacando continuamente à família de diversas maneiras:
a) Infidelidade conjugal. A vontade de Deus é que os cônjuges se amem mutuamente (Ef 5.25; Tt 2.4). Temos de fugir da infidelidade (1 Co 6.18a). O começo pode ser um olhar, uma conversa, levando em seguida à consumação do pecado. Para evitar a infidelidade conjugal, os cônjuges podem adotar medidas simples, mas eficazes, sempre com a graça de Deus:
     Buscar a Deus em oração. Orando juntos, diária e constantemente, o casal fortalece os laços espirituais e conjugais (Mt 26.41);
     Ler a Bíblia diariamente. É indispensável ao casal ler a Bíblia todos os dias. Alguns dizem que não há tempo, mas a verdade inconteste é que “há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Ec 3.1);
     O esposo deve dar prioridade à sua esposa. Volte a cultivar o carinho, o afeto, e a expressão do amor conjugal para com a mulher de sua mocidade (Ef 5.25-28).
     A esposa deve dar prioridade a seu esposo (Ef 5.33). A mulher cristã, com prudência e amor, torna-se um esteio contra a infidelidade conjugal. Buscando a sabedoria divina, ela haverá de preencher as necessidades emocionais e afetivas de seu cônjuge.
b) A ausência de Deus no lar. Nada pode preencher a falta de Deus no lar, a não ser o próprio Deus. A ausência de Deus no lar é a causa de alguns problemas que afetam o casamento e a família como um todo. Como vencer esse terrível inimigo?
     Cada membro da família, a partir do casal, deve tomar a decisão de servirão Senhor, sem nunca descuidar-se do culto doméstico. Faça como Josué: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15). Além disso, frequente a igreja juntamente com o seu cônjuge e filhos.
     Levar a família a valorizar a igreja local (Sl 122.1; 27.4; 84.10; Ec 5.1). É importante que os pais dêem exemplo aos filhos, não apenas mandando-os para a igreja, mas indo com eles à casa do Senhor. Incentive-os a tomar parte nas atividades da igreja local.

SINOPSE DO TÓPICO (III)

Os cônjuges podem neutralizara infidelidade conjugal por meio da oração, da leitura das Escrituras, do respeito e amor recíprocos.

IV. FORTALECENDO O LAR CONTRA OS ATAQUES DO MAL

1. Os ataques modernos à família e como vencê-los. Conforme já dissemos, são muitos os ataques à família nos dias atuais.
a) A inversão de valores. A família está sendo destruída por novelas iníquas, escritas e produzidas por pessoas distanciadas dos valores legitimamente cristãos, e pelas publicações que zombam da Palavra de Deus (Is 5.20).
b) A tecnologia como instrumento do mal. A televisão e a internet, por exemplo, vêm sendo traiçoeiramente usados pelo Diabo para contaminar preciosas vidas. A Igreja do Senhor Jesus precisa, no poder do Espírito Santo, reagir contra o uso inadequado e pecaminoso desses meios de comunicação em massa. Se não reagirmos, a família cristã sofrerá pesadas consequências.
2. É necessário tomar posição. Josué afirmou: “... porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15). A maior parte dos ataques contra a família tem sucesso, porque os responsáveis pelos lares cristãos não tomam diante de Deus, uma posição firme e corajosa contra essa perversa inversão de valores (Ef 6.4b; Dt 22.8).
3. É necessário temer a Deus e andar nos seus caminhos. “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!” (Sl 128.1). As promessas de que trata o salmo são bênçãos extraordinárias sobre a família, incluindo o líder, a esposa, os filhos e os filhos destes conforme promete Deus. Mas há um preço a pagar: Deus exige santidade no lar de quem lhe professa o nome (Hb 12.14; 1 Pe 1.15).
4. É necessário edificar a casa sobre a Rocha (Mt 7.24; Sl 127.1). Edificar a casa “sobre a rocha” é edificar o casamento, o lar e a família, sobre Cristo Jesus, que é a “a pedra”, ou a rocha dos séculos (Mt 21.42; Lc 20.17; 1 Pe 2.7). Muitos crentes edificam sua casa sobre a areia (Mt 7.27), e amargam as consequências. Como está você construindo o seu lar?

SINOPSE DO TÓPICO (IV)

Para vencer os ataques contra a família é necessário temer a Deus, andar em seus caminhos e edificar a casa sobre a Rocha.

CONCLUSÃO

Hoje, mais do que nunca, é necessário manter a família nos padrões estabelecidos por Cristo. Quando tomamos uma firme posição de manter o nosso lar na Palavra de Deus, como o fez Josué (24.15), certamente levaremos a nossa família a entrar na Arca, que é Cristo (Gn 7).

VOCABULÁRIO

Adjutora: Aquela que ajuda ou auxilia; ajudante.
Cônjuge: Cada uma das pessoas ligadas pelo casamento em relação à outra.
Inconteste: Que não é contestável; indiscutível.
Incubar: Possuir em estado latente; interiorizado; premeditar, planejar.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BENTHO, E. C. A família no Antigo Testamento: história e sociologia. RJ: CPAD, 2006.

EXERCÍCIOS

1. Qual a forma de união conjugal aprovada por Deus?
R. A união heterossexual.

2. Como Deus vê a união homossexual?
R. Abominação ao Senhor.

3. Qual a atitude que se espera da igreja como "coluna da verdade"?
R. Protestar contra as formas iníquas de união.

4. Quais as medidas que os cônjuges podem adotar para evitar a infidelidade conjugal?
R. Buscar juntos a Deus em oração; ler a Bíblia; os cônjuges devem dar prioridade um ao outro.

5. Como podemos fortalecer o lar contra os ataques do mal?
R. Tomando posição; temendo a Deus e andando em seus caminhos.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO

Subsídio Teológico

“Família, Centro de Comunhão
Deus é quem decidiu criar a família. Esta foi formada para ser um centro de comunhão e cooperação entre os cônjuges. Um núcleo por meio do qual as bênçãos divinas fluiriam e se espalhariam sobre a terra (Gn 1.28). Não era parte do projeto célico que o homem vivesse só, sem ninguém ao seu lado para compartilhar tudo o que era e tudo o que recebeu da parte de Deus.
O homem sente-se pessoa não apenas pelo que é, mas também quando vê o seu reflexo no outro que lhe é semelhante. Portanto, a sentença divina ecoada nos umbrais eternos expressa o amor e o cuidado celeste com a vida afetiva do homem. Para Deus, ‘não é bom que o homem esteja só’ [...] A solidão é um agravo à saúde psicofísica da criatura humana e, por mais esta razão, Deus não deixaria a criatura feita à sua imagem sem um semelhante para comungar [...]
Homem e mulher fazem, portanto, parte do mesmo projeto celífluo. Sentem-se tão necessários à existência do outro quanto dependem individualmente do ar que respiram. Esta interdependência é inerente à formação espiritual e moral do próprio ser. Faz parte do mistério, da teia de encontros e desencontros, de fluxo e refluxo que cercam a união entre homem e mulher. A união conjugal, portanto, antes de ser um contrato jurídico, era um ato de amor, companheirismo e cumplicidade em que as principais necessidades humanas eram plenamente satisfeitas”.
(BENTHO, E. C. A família no Antigo Testamento: história e sociologia. RJ: CPAD, 2006, p.24-5.)

APLICAÇÃO PESSOAL


Todo verdadeiro cristão está biblicamente comprometido com a integridade e a felicidade da família. É a vontade de Deus que a família seja preservada das malévolas influências culturais, sociais, políticas e filosóficas de uma sociedade secular, atéia e anticristã. É necessário que Deus e as Escrituras sejam o centro da família. É essencial que cada um dos membros familiares reconheça que o lar somente é cristocêntrico, quando as decisões domésticas consideram a vontade de Cristo e os ensinos das Escrituras. Às vezes, não buscamos a vontade de Deus para as decisões que desejamos assumir a respeito de certos assuntos familiares, e, depois, desejamos que Ele nos socorra das ações equivocadas que adotamos. Quão maravilhoso é ouvirmos as Escrituras e seguirmos a vontade de Cristo para a família! Portanto, antes de agir, ore! Antes de decidir, leia as Escrituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.