ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

segunda-feira, 7 de março de 2016

Subsidio CPAD adolescentes o louvor de Davi 13/3/2016





               COMENTARIO COMPLETO DO SALMO 23



  SUBSIDIO ADOLESCENTES O LOUVOR DE DAVI SALMO 23
Introdução
Muitos dos salmos de Davi estão cheios de queixas, mas este está cheio de conforto, e as expressões de prazer em grande bondade e dependência dele de Deus. É um salmo que foi cantada por bons cristãos, e será, enquanto o mundo está de pé, com uma grande dose de prazer e satisfação. I. O salmista aqui afirma relação a Deus, como seu pastor, Salmo 23: 1 . II. Ele relata sua experiência das coisas boas que Deus tinha feito por ele como seu pastor, Salmo 23: 2,3,5 . III. Daí infere que ele deve querer não é bom ( Salmo 23: 1 ), que precisava temer nenhum mal ( Salmo 23: 4 ), que Deus nunca deixaria nem abandoná-lo de uma forma de misericórdia e, portanto, ele resolve nunca mais sair nem abandonar Deus de uma forma de dever, Salmo 23: 6 . Neste ele tinha certamente um olho, não só para as bênçãos da providência de Deus, que fez a sua condição externa próspera, mas para as comunicações da graça de Deus, recebido por uma fé viva, e retornou em uma devoção quente, o que encheu sua alma com alegria indizível. E, como no salmo anterior, ele representava a Cristo morrendo por suas ovelhas, então aqui ele representa os cristãos recebem o benefício de todo o cuidado e ternura de que o grande e bom pastor.

versículos 1-6
O Divino Pastor. 
Salmo de Davi.

1 The L ORD é meu pastor nada me faltará. 2 Ele me faz repousar em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. 3 Refrigera a minha alma: ele me guia pelas veredas da justiça por amor do seu nome. 4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo a tua vara eo teu cajado me consolam. 5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo o meu cálice transborda. 6 Certamente que a bondade ea misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do L ORD para sempre.

A partir de três premissas muito confortáveis ​​David, neste salmo, desenha três conclusões muito confortáveis, e nos ensina a fazê-lo também. Somos salvos pela esperança, e que a esperança não nos fará vergonha, porque está bem fundamentada. É dever dos cristãos para encorajar-se no Senhor seu Deus e estamos aqui direcionado para tomar esse incentivo tanto da relação em que ele fica para nós e com a experiência que tivemos de sua bondade de acordo com essa relação.

I. De ser Deus de seu pastor, ele infere que ele não faltará qualquer coisa que é bom para ele, Salmo 23: 1 . Veja aqui, 1. O grande cuidado que Deus tem de crentes. Ele é o seu pastor, e eles podem chamá-lo assim. O tempo era quando David foi ele próprio um pastor, ele foi tirado de após as ovelhas e suas crias ( Salmo 78: 70,71 ), e por isso ele sabia por experiência os cuidados e ternas afeições de um bom pastor para seu rebanho. Ele se lembrou do que precisa que eles tinham de um pastor, e que a bondade era para eles ter um que era mais forte e fiel que uma vez arriscou sua vida para salvar um cordeiro. Por isso, portanto, ele ilustra o cuidado de Deus de seu povo e, para isso, nosso Salvador parece referir-se quando ele diz: Eu sou o pastor das ovelhas do bom pastor, João 10:11 . Aquele que é o pastor de Israel, de toda a Igreja em geral ( Salmo 80: 1 ), é o pastor de cada crente em particular a plebe não é abaixo de seu conhecimento, Isaías 40:11 . Ele leva-los ao seu redil, e depois cuida deles, protege-los, e prevê-los, com mais cuidado e constância do que um pastor pode, que torna o seu negócio para manter o rebanho. Se Deus é como um pastor para nós, devemos ser como ovelhas, inofensivo, manso e quieto, em silêncio diante dos tosquiadores, não seja assim, e antes de o açougueiro também, útil e sociável devemos conhecer a voz do pastor, e segui-lo. 2. O grande confiança que os crentes têm em Deus: ". Se o Senhor é meu pastor, minha alimentação, eu posso concluir nada me faltará qualquer coisa que é realmente necessário e bom para mim" Se David escreveu este salmo antes de sua vinda à coroa, embora destinado a isso, ele teve tanta razão para temer querendo como qualquer homem. Uma vez que ele enviou seus homens a implorar para ele Nabal, e outra vez foi ele mesmo um implorando para Aimeleque e, no entanto, quando ele considera que Deus é o seu pastor, ele pode corajosamente dizer, nada me faltará. Que aqueles medo de morrer de fome, que são a descoberta de Deus e tê-lo para a sua alimentação. Mais está implícito que se expressa, não só, nada me faltará, mas, "I deve ser fornecida com tudo o que eu preciso e, se eu não tenho todas as coisas que eu desejo, eu posso concluir que ela é ou não apto para mim ou não é bom para mim ou eu vou tê-lo em seu devido tempo. "

II. A partir de sua realização a cargo de um bom pastor para que ele infere que ele não precisa temer nenhum mal aos maiores perigos e dificuldades que ele poderia ser, Salmo 23: 2-4 . Ele experimenta o benefício da presença de Deus com ele e cuidar dele agora, e, portanto, espera que o benefício deles quando ele mais precisa. Veja aqui,

1. O conforto de um santo vivo. Deus é o seu pastor e seu Deus - um Deus todo-suficiente para todos os efeitos. David encontrou-lo, e nós também. Ver a felicidade dos santos, como ovelhas no pasto de Deus. (1.) Eles estão bem colocados, bem definidos: . Ele faz-me deitar em pastos verdes Temos os suportes e confortos desta vida de boa mão de Deus, o nosso pão de cada dia dele como nosso Pai. A maior abundância não é senão um pasto seco para um homem mau, que aprecia que só nela que agrada os sentidos, mas para um homem de Deus, que prova a bondade de Deus em todos os seus prazeres, e pela fé aprecia que, embora ele não tem senão pouco do mundo, é um pasto verde, Salmo 37:16 ; Provérbios 15: 16,17 . Ordenanças de Deus são os pastos verdes em que o alimento é fornecido para todos os crentes a palavra da vida é o alimento do homem novo. É leite às crianças, pasto para ovelhas, não estéril, nunca inclusive nua, nunca mais ressecada, mas sempre um pasto verde para a fé para se alimentar. Deus faz seus santos a deitar-se ele dá-lhes calma e contentamento em suas próprias mentes, o que já a sua sorte é sua alma pousará no bem nele, e que faz com que cada pasto verde. Nós somos abençoados com as pastagens verdes das ordenanças? Não vamos pensar que o suficiente para passar por eles, mas vamos deitar neles, habitar neles este é o meu repouso para sempre. É por uma constância dos meios de graça que a alma é alimentada. (2.) Eles são bem orientada, bem conduzido. O pastor de Israel guias José como um rebanho e cada crente está sob a mesma orientação: Guia-me mansamente a águas tranqüilas. Aqueles que se alimentam de bondade de Deus deve seguir sua direção, ele leva-los por sua providência, por sua palavra, pelo seu Espírito , dispõe de seus assuntos para o melhor, de acordo com o seu advogado, dispõe seus afetos e ações de acordo com o seu comando, dirige os seus olhos, o seu caminho, eo seu coração, em seu amor. As águas calmas pelo qual ele leva-los render-lhes, não só uma perspectiva agradável, mas muitos um projecto de refrigeração, muitos um reviver cordial, quando estão com sede e cansado. Deus provê para o seu povo, não só comida e descanso, mas também de refresco e prazer. As consolações de Deus, as alegrias do Espírito Santo, são estas águas paradas, pelo qual os santos são levados, córregos que fluem da fonte de águas vivas e alegram a cidade de nosso Deus. Deus leva seu povo, não para as águas pé que corrompem e se reúnem sujeira, não para o mar agitado, nem as inundações de rolamento rápido, mas para as águas purling silenciosos para as águas ainda, mas que funcionam concordam melhor com aqueles espíritos que fluem em direção Deus e ainda fazê-lo em silêncio. A orientação divina estão sob é despojado de sua metáfora ( Salmo 23: 3 ): Ele me guia por caminhos de justiça, no caminho do meu dever, em que ele me instrui por sua palavra e me dirige pela consciência e providência. Teses são os caminhos em que todos os santos desejo de ser levado e mantido, e nunca desviar deles. E somente aqueles que são levados pelas águas calmas do conforto que andam nos caminhos da justiça. O caminho do dever é a forma verdadeiramente agradável. É o trabalho de justiça, que é a paz. Nestes caminhos não podemos andar a menos que Deus quer nos levar a eles e levar-nos neles. (3.) Eles são bem ajudou quando qualquer coisa que aflige eles: . Refrigera a minha alma [1] "Ele me restaura quando eu vagar." Nenhuma criatura vai perder-se mais cedo do que uma ovelha, de modo apt é que se desviem, e depois de forma inapto para encontrar o caminho de volta. Os melhores santos são sensatas de sua propensão a errar como ovelha perdida ( Salmo 119: 176 ) perdem o seu caminho, e se desviam para por-caminhos, mas quando Deus lhes mostra seu erro, dá-lhes o arrependimento, e leva-los de volta ao seu dever de novo, ele restaura a alma e, se ele não fazê-lo, eles iriam vagar eternamente e ser desfeita. Quando, após um pecado, o coração de Davi feriram, e, depois de outra, Nathan foi enviado para dizer-lhe, Tu és o homem, Deus restaurou sua alma. Embora Deus possa sofrer o seu povo a cair em pecado, ele não sofrerá-los a permanecer imóvel na mesma. [2] "Ele me recupera quando estou doente, e me revive quando estou fraco, e assim restaura a alma que estava pronto para partir." Ele é o Senhor nosso Deus, que nos cura, Êxodo 15:26 . Muitas vezes devemos ter desmaiado se não tivesse acreditado e foi o bom pastor que nos impediu de desmaio.

2. Veja aqui a coragem de um santo morrendo ( Salmo 23: 4 ): "Tendo tido essa experiência da bondade de Deus para mim todos os meus dias, em seis problemas e, em sete anos, eu nunca vai desconfiar dele, não, não no último extremidade do sim porque tudo o que ele fez por mim até então não era para qualquer mérito ou deserto do meu, mas puramente por amor do seu nome, por força da sua palavra, no desempenho de sua promessa, e para a glória de seus próprios atributos e relações ao seu povo. esse nome, portanto, ainda será a minha torre forte, e me assegurar de que aquele que me levou, e me alimentou, toda a minha vida, não vai me deixar no passado. " Aqui está,

(1.) Perigo iminente suposta: " Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, isto é, se eu estou em perigo de morte, embora no meio de perigos, profundo como um vale, escuro como a sombra, e terrível quanto a própria morte ", ou melhor," embora eu esteja de acordo com as prisões de morte, recebeu a sentença de morte dentro de mim, e tem toda a razão no mundo a olhar para mim como um moribundo, mas eu sou fácil. " Aqueles que estão doentes, aqueles que são velhos, têm razão para olhar sobre si, como no vale da sombra da morte. Aqui está uma palavra de fato que soa terrível é a morte, que todos nós devemos contar com . Não há nenhuma descarga em que a guerra Mas, mesmo na suposição da angústia, existem quatro palavras que diminuem o terror: - É a morte fato que está diante de nós, mas, [1] é, mas a sombra da morte não há mal substancial nele a sombra de uma serpente não vai picar nem a sombra de uma matança de espada. [2] É o vale da sombra, no fundo, de fato, e escuro e sujo, mas os vales são frutíferos, e assim é a própria morte fecunda de conforto para o povo de Deus. [3] É apenas uma caminhada neste vale, um agradável passeio suave. Os ímpios são perseguidos fora do mundo, e suas almas são necessários, mas os santos dar um passeio para um outro mundo tão alegremente como eles se despedir deste. [4] É uma caminhada através de que eles não devem ser perdidos neste vale, mas chegar em segurança ao monte de especiarias, por outro lado.

(2.) O perigo fez a luz de, e triunfou sobre, sobre bons fundamentos. A morte é um rei dos terrores, mas não para as ovelhas de Cristo, eles tremem para ele não mais do que ovelhas fazer isso são nomeados para o matadouro. "Mesmo no vale da sombra da morte, não temeria mal algum. Nenhuma dessas coisas mover-me. " Note-se, Um filho de Deus pode satisfazer os mensageiros da morte, e receber sua convocação com uma segurança santo e serenidade de espírito. A criança que mama pode jogar em cima do buraco deste asp ea criança desmamada, que, pela graça, é desmamado deste mundo, pode colocar a mão sobre den deste basilisco, oferecendo um desafio santo, a morte, como Paulo, ó morte! onde está o teu aguilhão? E não há terreno suficiente para esta confiança, [1] Porque não há nenhum mal em-lo para um filho de Deus a morte não pode separar-nos do amor de Deus e, portanto, ele pode nos fazer nenhum dano real que mata o corpo, mas não pode tocar a alma. Por que deveria ser terrível quando não há nada nele doloroso? [2] Porque os santos têm presença graciosa de Deus com eles em seus momentos finais ele é, então na sua mão direita, e, portanto, por que eles deveriam ser movido? O bom pastor não só conduta, mas comboio, suas ovelhas através do vale, onde eles estão em perigo de serem atacados por os animais de rapina, os lobos vorazes que ele não só irá comboio-los, mas o conforto, em seguida, quando eles mais precisam de conforto . Sua presença deve confortá-los: Tu estás comigo. Sua palavra e Espírito consolará eles-- sua vara e funcionários, aludindo ao cajado do pastor, ou a vara em que as ovelhas passou quando foram contadas ( Levítico 27:32 ), ou a equipe com a qual os pastores afugentaram os cães que dispersam ou se preocupar com as ovelhas. É um conforto para os santos, quando eles vêm para morrer, que Deus toma conhecimento deles ( ele sabe aqueles que são a sua ), que ele irá repreender o inimigo, que ele irá guiá-los com a sua vara e sustentá-los com sua equipe . O evangelho é chamada a vara da força de Cristo ( Salmo 110: 2 ), e não há o suficiente na medida em que para confortar os santos quando eles vêm para morrer, e debaixo deles estão os braços eternos.

III. A partir dos bons dons de graça de Deus para ele agora ele infere a constância e perpetuidade da sua misericórdia, Salmo 23: 5,6 . Aqui podemos observar,

1. Como altamente ele amplia vouchsafements graciosos de Deus a ele ( Salmo 23: 5 ): " Preparas uma mesa perante mim tu me fornecida todas as coisas relativas tanto à vida e à piedade, todas as coisas requisito tanto para o corpo ea alma, pois o tempo e a eternidade: "tal benfeitor generoso é Deus para todo o seu povo e torna-se abundantemente para proferir sua grande bondade, como David aqui, que reconhece, (1) que ele tinha alimento conveniente, um spread de mesa, um copo cheio, carne para sua fome, bebida para a sede. (2) Que ele tinha-o cuidadosamente e prontamente fornecida por ele. Sua mesa não foi espalhada com qualquer coisa que veio a seguir a mão, mas preparados e preparados antes dele. (3) Que ele não estava stinted, não foi estreitarão, mas tinha abundância: " o meu cálice transborda, o suficiente para mim e meus amigos também ". (4.) Que ele tinha não só por necessidade, mas para o ornamento e deleite: . Unge a minha cabeça com óleo Samuel ungiu-o rei, que era uma certa promessa de novas favor, mas isso é bastante uma instância da abundância com que Deus tinha ele, ou uma alusão ao entretenimento extraordinário de amigos especiais, cujas cabeças ungiram com óleo, abençoado Lucas 07:46 . Não, alguns pensam que ele ainda olha para si mesmo como uma ovelha, mas um tal como a cordeira do homem pobre ( 2 Samuel 12: 3 ), que comeram sua própria carne, e bebia do seu copo, e dormia em seu seio não somente assim nobre, mas, assim, com ternura, são os filhos de Deus cuidada. Provisão abundante é feita para os seus corpos, por suas almas, para a vida que agora é e para o que está por vir. Se a Providência não derramar sobre nós, assim, com abundância para a nossa vida natural, é culpa nossa se ​​não ser feitas até nós em bênçãos espirituais.

2. Como confiante que ele conta com a continuidade de favores de Deus, o Salmo 23: 6 . Ele havia dito ( Salmo 23: 1 ), nada me faltará mas agora ele fala de forma mais positiva, mais abrangente: Certamente que a bondade ea misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida. Seus aumentos da esperança, e sua fé é fortalecida, por ser exercidas. Observe: (1) O que ele promete a si mesmo - bondade e misericórdia, todos os fluxos de misericórdia que flui da fonte, clemente misericórdia, protegendo misericórdia, sustentando a misericórdia, o fornecimento de misericórdia. (2.) O modo de transporte do mesmo: Deve seguir -me, como a água da rocha seguido do exército de Israel através do deserto que seguirão em todos os lugares e todas as condições, deve estar sempre pronto. (3.) A continuação de: será siga-me toda a minha vida, até mesmo para a última para quem Deus ama ele ama até o fim. (4.) A constância do mesmo: Todos os dias da minha vida, como devidamente como o dia vem será renovam a cada manhã ( Lamentações 3: 22,23 ) como o maná que foi dado aos israelitas diária. (5.) A certeza de que: Certamente ele deve. É tão certo como a promessa de Deus de verdade pode fazê-lo e nós sabemos quem temos crido. (6.) Aqui é uma perspectiva da perfeição da felicidade no estado futuro. Assim, alguns tomar a última cláusula: "A bondade ea misericórdia me ter seguido todos os dias da minha vida nesta terra, quando isso termina vou remover para um mundo melhor, para habitar na casa do Senhor para sempre, em nosso Pai do casa de cima, onde há muitas moradas. com o que eu tenho estou satisfeito tanto com o que eu espero estou satisfeito mais. " Tudo isso, e o céu também! Em seguida, servimos um bom mestre.

3. Como resolutamente ele determina para clivar a Deus e ao seu dever. Lemos a última cláusula como a aliança de Davi com Deus: " Eu habitarei na casa do Senhor para sempre (desde que eu vivo), e eu o louvarei enquanto eu existir." Devemos habitar em sua casa como servos, que desejava ter as orelhas furadas para a porta-post, para servi-lo para sempre. Se a bondade de Deus para nós ser como a luz da manhã, que brilha mais e mais para o dia perfeito, não deixe nosso para ele ser como a nuvem da manhã e início do orvalho que passa. Aqueles que ficaria satisfeito com a seiva da casa de Deus deve manter perto dos deveres do mesmo.





FONTE Mattew Henrys (AT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.