ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sábado, 10 de setembro de 2016

Primeira multiplicação dos pães



                 PRIMEIRA MULTIPLICAÇÃODOS PÃES



                                   Escritor Mauricio Berwald

30 E os apóstolos ajuntaram-se a Jesus e contaram-lhe tudo, tanto o que tinham feito, e o que tinham ensinado. 31 E disse-lhes: Vinde vós, à parte, num lugar deserto, e descansai um pouco pois havia muitos indo e vindo, e não tinham tempo nem para comer. 32 E eles partiram para um lugar deserto por barco particular. 33 e as pessoas os viram partir, e muitos o conheciam, e lá correram a pé de todas as cidades, e ali chegaram primeiro deles, e se juntaram a ele. 34 E Jesus, quando ele saiu, viu uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas. 35 E quando o dia já muito adiantada, seus discípulos vieram a ele, e disse: Este lugar é deserto, ea hora já está muito adiantada; 36 despede-os, para que possam entrar na circunvizinhança, e em as aldeias, e comprem o que o pão; porque eles não têm nada para comer. 37 Ele respondeu, e disse-lhes: Dai-lhes vós de comer. E eles disseram-lhe: Havemos de ir comprar duzentos denários de pão e dar-lhes de comer? 38 Disse-lhes: Quantos pães tendes? vá e veja. E quando eles sabiam, eles responderam: Cinco pães e dois peixes. 39 E mandou fazer todos se sentam em grupos, sobre a relva verde. 40 E eles se sentaram em grupos de cem e de cinquenta. 41 E quando ele tinha tomado os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao céu, os abençoou e partiu os pães e deu-os aos seus discípulos para que eles e os dois peixes divididos ele entre todos eles. 42 E todos comeram e se fartaram. 43 Em seguida, recolheram doze cestos cheios dos pedaços de pão e de peixe. 44 E os que comeram os pães eram cinco mil homens.

Em lá versos, temos,

I. O retorno a Cristo dos apóstolos que enviados (Marcos 6: 7), para pregar e operar milagres. Eles haviam se dispersado em vários quartos do país por algum tempo, mas quando eles tinham feito bons suas várias nomeações, por consentimento eles se reuniram para comparar notas, e foi ter com Jesus, o centro de sua unidade, para dar-lhe um em conta o que tinham feito em conformidade com a sua comissão: como o servo que foi enviado para convidar para a festa, e tinha recebido respostas dos convidados, veio, e mostrou seu Senhor todas essas coisas, o mesmo que fizeram os apóstolos aqui eles contaram-lhe tudo as coisas, tanto o que tinham feito, e que eles haviam ensinado. Ministros são responsáveis ​​tanto por aquilo que fazem, e para o que eles ensinam e devem ambos vigiar suas próprias almas, e prestar atenção para as almas dos outros, como aqueles que hão de dar conta, Hebreus 13:17. Que não quer fazer alguma coisa, ou ensinar qualquer coisa, mas o que eles estão dispostos deve ser relacionado e repetiu ao Senhor Jesus. É um conforto para ministros fiéis, quando eles podem apelar para Cristo sobre a sua doutrina e modo de vida, tanto que talvez tenham sido mal representado por homens e ele dá-lhes deixar de ser livre com ele, e para lançar abrir o seu caso perante ele, para dizer-lhe todas as coisas, o tratamento que eles se encontraram com, o sucesso, e que desapontamento.

II. O terno cuidado Cristo levou para o seu repouso, após a fadiga eles tinham (Marcos 6:31) Ele disse-lhes, percebendo que eles sejam quase gasto, e sem fôlego, Vinde vós, à parte, num lugar deserto, e descansai um pouco. Deve parecer que os discípulos de João vieram a Cristo com as notícias tristes da morte de seu mestre, muito menos ao mesmo tempo que os seus discípulos aproximaram-se dele com o relatório da sua negociação. Note, Cristo toma conhecimento dos sustos de alguns, e as fadigas dos outros, dos seus discípulos, e proporciona alívio adequado tanto, descanso para aqueles que estão cansados, e refúgio para aqueles que estão aterrorizados. Com o bondade e compaixão doth Cristo dizer-lhes: Vinde, e descansar! Nota: Os servidores mais ativos de Cristo não pode estar sempre em cima do trecho do negócio, mas têm corpos que requerem um pouco de relaxamento, um pouco de respiração em tempo não seremos capazes de servir a Deus sem cessar, dia e noite, até que chegamos ao céu, onde nunca descansar de louvá-lo, Apocalipse 4: 8. E o Senhor é para o corpo, considera seu quadro, e não só permite-lhe tempo para descansar, mas coloca-lo em mente de repouso. Vem, povo meu, entra nas tuas câmaras. Voltar ao teu repouso. E aqueles que trabalham de forma diligente e fielmente, pode alegremente se aposentar para descansar. O sono do homem trabalhando é doce. Mas observe, 1. Cristo chama-los a vir-se para além de, se tinham algum corpo com eles, eles teriam algo a dizer, ou algo para fazer, por sua boa se eles devem descansar, eles devem estar sozinho. 2. Ele convida-os a não algum país-sede agradável, onde havia edifícios e jardins, bem, bem, mas para um lugar deserto, onde as acomodações eram muito pobres, e que foi montado por natureza somente, e não pela arte, a tranquilidade e descanse. Mas foi de uma peça com todas as outras circunstâncias, ele estava em nenhuma maravilha que aquele que tinha, mas um navio para o seu lugar pregação, tinha, mas um deserto para seu lugar de descanso. 3. Ele chama-los apenas para descansar um pouco eles não devem esperar para descansar por muito tempo, apenas para obter respiração, e, em seguida, ir para o trabalho novamente. Não há descanso que resta para o povo de Deus até que eles vêm para o céu. 4. A razão dada para este, é, não tanto porque tinha estado em trabalho constante, mas porque agora eles estavam com pressa constante de modo que eles não tinham o seu trabalho em qualquer ordem pois havia muitos indo e vindo, e eles não tinha tempo nem para comer. Vamos mas o tempo bom ser ajustado, e mantido para cada coisa, e uma grande quantidade de trabalho pode ser feito com uma grande quantidade de facilidade, mas se as pessoas ser continuamente indo e vindo, e ser observado nenhuma regra ou método, um pouco de trabalho não vai ser feito sem uma quantidade de problemas. 5. Eles retiraram-se, por conseguinte, por navio não cruzar a água, mas fazer uma viagem de cabotagem para o deserto de Betsaida, Mark 06:32. Indo por água era muito menos penoso do que ir por terra teria sido. Eles foram embora de forma privada, que pode ser por si mesmos. As pessoas mais público não pode deixar de querer ser privado, por vezes.

III. A aplicação das pessoas a segui-lo. Foi rude para fazê-lo, quando ele e seus discípulos estavam desejosos, por tal razão, para se aposentar e ainda assim eles não são culpados por isso, nem tentativa de voltar, mas as boas vindas. Note-se, Uma falha em boas maneiras vão ser facilmente dispensado naqueles que seguem a Cristo, ainda que seja feita em uma plenitude de boas afeições. Seguiram-no por sua própria vontade, sem ser chamado. Aqui não há tempo definido, nenhuma reunião marcada, nenhum sino tocou ainda que, assim, voar como uma nuvem, e como pombas para as suas janelas. Seguiram-no para fora das cidades, deixado suas casas e lojas, seus chamados e assuntos, para ouvi-lo pregar. Eles seguiram-no a pé, embora ele se foi pelo mar, e assim, para julgá-los, parecia colocar uma ligeira sobre eles, e esforçar-se para afastá-los mas eles preso a ele. Eles correram a pé, e fez tanta pressa, que eles out-ia os discípulos, e reuniram-se a ele com um apetite para a palavra de Deus. Nay eles o seguiram, porém, foi para um lugar deserto, desprezível e inconveniente. A presença de Cristo vai virar um deserto em um paraíso.

IV. O entretenimento Cristo deu a eles (Marcos 6:34) Quando ele viu uma grande multidão, em vez de ser movido com desagrado, porque perturbava quando ele desejava ser privado, como muitos homens, muitos um homem bom, teria sido, ele moveu-se de compaixão para com eles, e olhou para eles com preocupação, porque eram como ovelhas sem pastor, eles pareciam estar bem inclinado, e gerenciável como ovelhas, e disposto a ser ensinado, mas eles não tinham pastor, nenhum para liderar e guiá-los no caminho certo, ninguém para alimentá-los com boa doutrina: e, portanto, na compaixão a eles, ele não só curou os seus doentes, uma vez que está em Mateus, mas ele ensinou-lhes muitas coisas, e podemos estar certos que eles eram todos verdadeiros e bons, e apto para eles aprenderem.

V. A disposição que ele fez para eles todos os seus ouvintes ele generosamente fez seus convidados, e tratou-os em um entretenimento esplêndida: por isso pode realmente ser chamado, porque um milagre.

1. Os discípulos propôs que eles devem ser enviados para casa. Quando o dia não estava muito gasto, e de noite se baseou em, disseram: Este lugar é deserto, e muito tempo já passou mandá-los embora para comprar pão, Mark 06:35. Isso, os discípulos sugeriram a Cristo, mas nós não encontramos que a multidão eles próprios fizeram. Eles não disseram: Manda-nos para longe (embora eles não podiam deixar de sentir fome), pois estima as palavras da boca de Cristo mais do que seu alimento necessário, e esqueceu-se quando foram-lhe audiência, mas os discípulos pensaram que seria uma bondade para -los para demiti-los. Nota, mentes Disposto vai fazer mais, e mantenha por mais tempo, na medida em que o que é bom, do que se poderia esperar deles.

2. Cristo ordenou que todos eles devem ser alimentados (Marcos 06:37) Dai-lhes vós de comer. Apesar de sua aglomeração após ele e seus discípulos impedido-los de comer (Marcos 6:31), mas ele não seria, portanto, a ser ainda com eles, enviá-los em jejum, mas, para nos ensinar a ser gentil com aqueles que são rudes com nós, ele ordenou provisão seja feita para eles o pão que Cristo e seus discípulos levaram com eles para o deserto, para que pudessem fazer uma refeição tranquila do que para si, ele vai tê-los para participar da. Assim, ele foi dado a hospitalidade. Eles participaram do alimento espiritual da sua palavra, e então ele teve o cuidado para que não quer comida corporal. O caminho do dever, como é o modo de segurança, por isso é a maneira de fornecer. Deixe Deus sozinho para encher as piscinas com chuva do céu, e assim fazer um bem, mesmo no vale de Baca, para aqueles que estão indo Zion-ala, de força em força, o Salmo 84: 6,7. Providence, não tentado, mas devidamente confiável, mas nunca deixou qualquer um dos fiéis servos de Deus, mas renovou muitos com alívio sazonal e surpreendente. Tem sido frequentemente visto no monte do Senhor, Jeová-Jiré, que o Senhor irá fornecer para aqueles que esperam nele.

3. Os discípulos se opuseram contra ele como impraticável Vamos, comprar duzentos tostão-estima do pão e dar-lhes de comer? Assim, através da fraqueza de sua fé, em vez de esperar a partir de Cristo, eles confundir a causa com projetos próprios. Era uma pergunta, se eles tinham duzentos pence com eles, se o país de repente pagar tantos pães se eles tinham, e se isso seria suficiente tão grande empresa, mas, assim, Moisés se opuseram (Números 11:22), são as ovelhas e vacas ser morto por eles? Cristo iria deixá-los ver sua loucura na previsão para si mesmos, para que pudessem colocar o maior valor em sua provisão para eles.

4. Cristo efetuada-lo, para satisfação universal. Eles tinham trazido com eles cinco pães, para o abastecimento do seu navio, e dois peixes, talvez, eles pegaram uma vez que veio e que é a conta de tarifa. Este foi, mas um pouco por Cristo e seus discípulos, e ainda assim isso, eles devem dar, como a viúva suas duas moedinhas, e como a igreja de pobreza profunda da Macedónia abundaram em riquezas da sua generosidade. Muitas vezes encontramos Cristo entretido em mesas de outras pessoas, jantar com um amigo, e cear com outra: mas aqui nós o supping um grande número em sua própria carga, o que mostra que, quando os outros o serviam com os seus bens, não foi porque ele não poderia fornecer-se de outra forma (se ele estava com fome, ele não precisava dizer-lhes) mas foi um pedaço de humilhação, que ele era o prazer de submeter-se a, nem era agradável para a intenção de milagres, que ele deve trabalhar com eles para ele mesmo. Observar,

(1.) A provisão foi comum. Aqui houve raridades, há variedades, apesar de Cristo, se ele tivesse satisfeito, poderia ter decorado sua mesa com eles, mas assim que ele iria nos ensinar a se contentar com comida conveniente para nós, e não para ser desejoso de guloseimas. Se temos por necessidade, é não importa que nós não temos para delicadeza e curiosidade. Deus, no amor, dá carne para a nossa fome, mas, na ira, dá carne para os nossos desejos, Salmo 78:18. A promessa para os que temem ao Senhor, é, que, na verdade, eles serão alimentados ele não vos dizem, eles devem ser festejaram. Se Cristo e seus discípulos, tomando-se com coisas ruins, certamente nós pode.

(2.) Os hóspedes foram ordenada para eles se sentaram por empresas na grama verde (Mark 06:39), sentaram-se em grupos de cem e de cinquenta (Marcos 06:40), que a disposição pode mais facilmente e ser regularmente distribuídas entre eles por Deus é o Deus de ordem, e não de confusão. Assim houve o cuidado que cada um deve ter o suficiente, e nenhum ser negligenciada, nem ter mais do que era apropriado.

(3.) A bênção foi desejava sobre a carne que ele olhou para o céu, e abençoado. Cristo não chamou um dos seus discípulos a almejar uma bênção, mas fez isso a si mesmo (Marcos 6:41) e em virtude de esta bênção do pão estranhamente multiplicado, e assim fizeram os peixes, por todos comeram, e se fartaram, se fossem para o número de cinco mil, Mark 6: 42,44. Este milagre foi significativa, e mostra que Cristo veio ao mundo, para ser o grande alimentador, bem como o grande curador, não só para restaurar, mas para preservar e nutrir a vida espiritual e nele não é suficiente para todos os que vêm a ele , o suficiente para encher a alma, para encher o tesouros nenhum são enviados vazio longe de Cristo, mas aqueles que vêm a ele cheios de si.

(4.) Foi tomado cuidado dos pedaços que sobraram, com a qual eles encheram doze cestos. Ainda que Cristo tinha pão suficiente no comando, ele decide ensinar-nos, não para fazer resíduos de qualquer uma das boas criaturas de Deus lembrando quantos há que quero, e que nós não sabemos, mas podemos algum momento ou outro quer esses fragmentos como nós jogar fora.

(notas evangelho de Marcos Mathew Henrys).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.