ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sábado, 10 de setembro de 2016

Aparábola do semeador


                                  A PARÁBOLA DO SEMEADOR



                                                Escritor Mauricio Berwald

Deixamos Cristo recém-batizado, e de propriedade de uma voz do céu e da descida do Espírito Santo sobre ele. Agora, neste capítulo, temos, I. Uma outra preparação dele para o seu ministério público por ele ser tentado no deserto, do qual tivemos a mesma conta antes em Mateus como nós temos aqui, Lucas 4: 1-13. II. Seu ingresso na sua obra pública na Galiléia (Lucas 4: 14,15), em particular, 1. Em Nazaré, a cidade onde ele tinha sido criado para cima (Lucas 4: 16-30), que não tivemos em conta antes em Mateus . 2. Em Cafarnaum, onde, depois de pregar a admiração (Lucas 4: 31-32), lançou o demônio de um homem que estava possuído (Lucas 4: 33-37), curado mãe-de-lei de uma febre de Pedro (Lucas 4: 38,39), e muitos outros que estavam doentes e possuídos (Lucas 4: 40,41), e, em seguida, fui e fiz o mesmo em outras cidades da Galiléia, Lucas 4: 42-44.

versículos 1-13
A tentação no deserto.
1 E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, 2Being quarenta dias foi tentado pelo diabo. E naqueles dias não comeu coisa alguma; e terminados eles, teve fome. 3 E o diabo disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, manda a esta pedra que se transforme em pão. 4 E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito, que o homem não viverá só de pão, mas de toda a palavra de Deus. 5 E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe todos os reinos do mundo em um momento de tempo. 6 E o diabo disse-lhe, todo este poder te darei, ea glória deles: por que é entregue a mim e quem quero dar-lhe. 7 Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. 8 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Para trás de mim, Satanás, porque está escrito: Tu adorar o Senhor teu Deus, e só a ele servirás. 9 Então o levou a Jerusalém eo colocou sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo: 10 Porque está escrito: Mandará aos seus anjos ordenará a teu respeito, para te guardarem: 11E em suas mãos eles te sustentarão, para que em qualquer momento tu traço teu pé em pedra. 12 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Diz-se, Tu não tentarás o Senhor teu Deus. 13 E quando o Diabo acabado toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo.

As últimas palavras do capítulo anterior, que Jesus era o Filho de Adão, evidenciar que ele seja a semente da mulher, sendo assim, temos aqui, de acordo com a promessa, quebra cabeça da serpente, desconcertante e frustrar o diabo em toda a sua tentações, que por uma tentação tinha confundido e frustrado nossos primeiros pais. Assim, no início da guerra, ele fez represálias sobre ele, e conquistou o conquistador.

Nesta história da tentação de Cristo, observar,

I. Como ele foi preparado e equipado para isso. Ele que ele projetou o teste forneceu-lhe em conformidade para que não sabemos o que exercícios pode ser antes de nós, nem o que encontra que podem ser reservados para, Cristo fez, e foi fornecido em conformidade e Deus doth para nós, e esperamos que venha a fornecer em conformidade.

1. Ele era cheio do Espírito Santo, que desceu sobre ele como uma pomba. Ele tinha agora maiores medidas dos presentes, graças, e conforto, do Espírito Santo do que nunca. Nota, Essas são bem armados contra as tentações mais fortes que estão cheios do Espírito Santo.

2. Ele foi recentemente voltou do Jordão, onde ele foi batizado, e de propriedade de uma voz do céu para ser o Filho amado de Deus e, portanto, ele estava preparado para este combate. Nota: Quando tivemos a comunhão mais confortável com Deus, e os mais claros descobertas de seu favor para nós, podemos esperar que Satanás irá definir sobre nós (o navio mais rico é o prêmio do pirata), e que Deus o deixa fazer assim, que o poder da sua graça se manifeste e ampliada.

3. Ele foi levado pelo Espírito ao deserto, pelo bom espírito, que o levou como um campeão para o campo, para combater o inimigo que ele tinha certeza de conquistar. Seu ser levado para o deserto, (1.) deu alguma vantagem ao tentador para lá, ele tinha-o sozinho, não é amigo com ele, e pelas suas orações e conselhos que ele pode ser assistido na hora da tentação. Ai daquele que está sozinho! Ele pode dar vantagem a Satanás, que conhecia sua própria força que não pode, que conhecem a nossa própria fraqueza. (2.) Ele ganhou alguma vantagem para si mesmo, durante o jejum seus quarenta dias no deserto. Podemos supor que ele foi totalmente absorvido em meditação adequada, e tendo em consideração a sua própria empresa, eo trabalho que ele tinha antes que ele gastou todo o seu tempo no imediato, íntimo, converse com o seu Pai, como Moisés no monte, sem qualquer desvio, distração ou interrupção. De todos os dias da vida de Cristo na carne, estes parecem vir mais próximo da perfeição angélica e a vida celeste, e isso o preparou para ataques de Satanás, e por este meio, ele foi fortificada contra eles.

4. Ele continuou jejum (Lucas 4: 2): Naqueles dias não comeu nada. Este jejum era totalmente milagrosa, como os de Moisés e Elias, e mostra que ele é, como eles, um profeta enviado de Deus. É provável que ele estava no deserto de Horeb, o mesmo deserto onde Moisés e Elias jejuou. Como por se retirar para o deserto, ele mostrou-se perfeitamente indiferente ao mundo, por isso, seu jejum ele se mostrou perfeitamente indiferente ao corpo e Satanás não pode facilmente ter de segurar aqueles que são, assim, afrouxou a partir de, e morto para o mundo e da carne . Quanto mais se manter sob o corpo, e trazê-lo em sujeição, menos vantagem Satanás tem contra nós.

II. Como ele foi agredido por uma tentação após o outro, e como ele derrotou o design do tentador em cada assalto, e tornou-se mais do que vencedor. Durante os quarenta dias, foi tentado pelo diabo (Lucas 4: 2), e não por uma sugestão para dentro, para o príncipe deste mundo não tinha nada em Cristo, através da qual a injetar qualquer, mas pela ida solicitações, talvez, à semelhança de uma serpente, como ele tentou nossos primeiros pais. Mas, no final dos quarenta dias ele chegou mais perto dele, e fez como se fosse íntimo com ele, quando ele percebeu que estava com fome, Luke 4: 2. Provavelmente, nosso Senhor Jesus, em seguida, começou a olhar por entre as árvores, para ver se ele poderia encontrar qualquer coisa que foi comestíveis, de onde o diabo aproveitou a ocasião para fazer a seguinte proposta para ele.

1. Ele tentou induzi-lo a desconfiar de cuidados de seu Pai dele, e estabelecer para si mesmo, e mudar para a prestação por si de tal forma que seu pai não tinha nomeado para ele (Lucas 4: 3): Se tu és o Filho de Deus, como a voz do céu declarou, manda a esta pedra que se transforme em pão. (1.) "Aconselho-te para fazer isso por Deus, se ele seja o teu Pai, tem esquecemos de ti, e será dentro em breve o suficiente, ele envia tanto corvos ou anjos para te alimentar." Se começarmos a pensar em ser nossos próprios escultores, e de viver por nossa própria previsão, sem depender providência divina, de obter riqueza, a nossa força eo poder de nossas mãos, temos de olhar para ela como uma tentação de Satanás, e rejeitá-la por conseguinte, é o conselho de Satanás para pensar de uma independência em Deus. (2.) "Eu te desafio a fazê-lo, se tu podes tu não fazê-lo, direi tu não és o Filho de Deus por João Batista disse ultimamente, Deus é capaz de pedras suscitar filhos a Abraão, que é o maior tu, portanto, não tens o poder do Filho de Deus, se tu não fizeres de pedras fazer pão para ti, quando tu necessitas-lo, que é a menos ". Assim foi o próprio Deus tentado no deserto: ele pode fornecer uma tabela? ele pode dar pão? Salmo 78: 19,20.

Agora, [1] Cristo não cedeu à tentação, ele não iria transformar essa pedra em pão não, embora ele estava com fome primeiro, porque ele não faria o que Satanás ordenou-lhe fazer, por que teria olhado como se não tivesse sido de fato um pacto entre ele e o príncipe dos demônios. Nota: Nós não devemos fazer qualquer coisa que parece dar lugar ao diabo. Milagres foram realizados para a confirmação da fé, eo diabo não tinha fé para ser confirmado, e, portanto, ele não faria isso por ele. Ele fez seus sinais na presença de seus discípulos (João 20:30), e, particularmente, o início de seus milagres, transformando água em vinho, o que ele fez, que seus discípulos pudessem crer nele (João 2:11), mas aqui em o deserto não tinha discípulos com ele. Em segundo lugar, Ele fazia milagres para a ratificação de sua doutrina, e, portanto, até que ele começou a pregar que ele não iria começar a trabalhar milagres. Em terceiro lugar, Ele não iria fazer milagres para si e sua própria oferta, para que ele não deve parecer impaciente de fome, ao passo que ele não veio para agradar a si mesmo, mas que sofrer angústia, e que a dor entre outros e porque quis mostrar que não agradou a si mesmo , ele preferia transformar água em vinho, para o crédito e conveniência de seus amigos, que as pedras em pão, para o seu próprio abastecimento necessário. Em quarto lugar, Ele iria reservar a prova de que ele é o Filho de Deus para o futuro, e que preferia ser repreendido por Satanás com ser fraco, e não é capaz de fazê-lo, do que ser persuadida por Satanás para fazer o que ele estava apto para ele fazer assim ele foi repreendido por seus inimigos como se ele não poderia salvar a si mesmo, e desce da cruz, quando ele poderia ter vindo para baixo, mas não iria, porque ele não estava apto que ele deveria. Em quinto lugar, Ele não faria qualquer coisa que parecia com a desconfiança de seu pai, ou agindo separadamente dele, ou qualquer coisa desagradável para seu estado atual. Estar em todas as coisas feito semelhante a seus irmãos, ele, como os outros filhos de Deus, viver em uma dependência da Providência e promessa divina, e confiar nele, quer para enviar-lhe uma oferta para o deserto ou para levá-lo a uma cidade da habitação, onde havia uma oferta, como ele costumava fazer (Salmo 107: 5-7), e nesse meio tempo iria apoiá-lo, embora ele estava com fome, como tinha feito estes quarenta dias passados.

[2] Ele voltou uma escritura-resposta para ele (Lucas 4: 4): Está escrito. Esta é a primeira palavra registrado como falado por Cristo após a sua parcela em seu escritório profético e é uma citação do Antigo Testamento, para mostrar que ele veio para afirmar e manter a autoridade da escritura como incontrolável, mesmo pelo próprio Satanás. E, embora ele tinha o Espírito sem medida, e tinha uma doutrina de sua própria para pregar e uma religião para fundar, no entanto, concordou com Moisés e os profetas, cujos escritos, portanto, estabelece como regra para si mesmo, e recomenda a nós como uma resposta a Satanás e suas tentações. A palavra de Deus é a nossa espada, e fé em que a palavra é o nosso escudo, devemos, portanto, ser poderoso nas Escrituras, e ir em que possam, sairá, e vá em frente, em nossa batalha espiritual, saber o que está escrito, pois é para o nosso ensino, para nosso uso. O texto da escritura, ele faz uso de é citado de Deuteronômio 8: 3: "O homem não vive só de pão, eu não preciso virar a pedra em pão, pois Deus pode enviar o maná para o meu alimento, como ele fez para o homem Israel pode. viver de toda a palavra de Deus, por tudo o que Deus irá nomear que ele viverá por ". Como havia Cristo viveu, viveu confortavelmente, estes últimos quarenta dias? Nem só de pão, mas pela palavra de Deus, pela meditação sobre essa palavra, e de comunhão com ele, e com Deus e por ele e de igual maneira ele poderia viver ainda, apesar de agora ele começou a passar fome. Deus tem muitas maneiras de fornecer para o seu povo, sem os meios ordinários de subsistência e, portanto, ele não é a qualquer momento ser desconfiados, mas em todos os momentos para ser dependia, no caminho do dever. Se a carne estar querendo, Deus pode tirar o apetite, ou dar esses graus de paciência, permitirá um homem, mesmo para rir de destruição e fome (Jó 05:22), ou fazer de pulso e água mais nutritivo do que toda a parte do carne do rei (Daniel 1: 12,13), e permitir que o seu povo se alegrar no Senhor, quando a figueira não Acaso flor, Habacuque 3:17. Ela era um crente ativo que disse que ela tinha feito muitos carne de uma refeição das promessas quando ela queria pão.

2. Ele tentou induzi-lo a aceitar dele o reino, que, como o Filho de Deus, ele deve receber de seu pai, e adorá-lo para, Lucas 4: 5-7. Este evangelista coloca essa tentação segundo, o que Matthew tinha colocado passado, e que, ele deve parecer, foi realmente o último, mas Lucas era cheio de si, como o mais negro e mais violento, e, portanto, apressou-se a ele. Em tentadora do diabo de nossos primeiros pais, ele apresentou-lhes o fruto proibido, pela primeira vez como boa para se comer, e depois como agradável aos olhos e eles foram dominados por estes dois encantos. Satanás aqui tentado primeira Cristo para transformar as pedras em pão, o que seria bom para a comida, e, em seguida, mostrou-lhe os reinos do mundo ea glória deles, que eram agradáveis ​​aos olhos, mas em ambos estes ele dominou Satanás, e talvez com um olho para isso, Luke altera a ordem. Agora observe,

(1) Como Satanás conseguiu essa tentação, a prevalecer com Cristo para tornar-se um afluente para ele, e para receber seu reino por delegação dele.

[1] Ele deu-lhe uma perspectiva de todos os reinos do mundo em um momento de tempo, uma representação arejado deles, como ele pensou mais provável para atacar a fantasia, e parecer uma perspectiva real. Para ter sucesso o melhor, ele o levou para o efeito a um alto monte e, porque nós seguinte após a tentação encontrar a Cristo, do outro lado do Jordão, alguns pensam que é provável que foi para o topo da Pisgah que o diabo o levou, onde Moisés tem uma visão de Canaã. Que era apenas um fantasma que o diabo aqui apresentada nosso Salvador com, como o príncipe do poder do ar, é confirmada por essa circunstância que Lucas aqui toma conhecimento do que foi feito em um momento do tempo que, se um homem tomar uma perspectiva de um só país, ele deve fazê-lo, sucessivamente, deve transformar-se em volta, e ter uma visão primeiro de uma parte e depois de outro. Assim o diabo pensado para impor nosso Salvador com uma falácia - a visus deceptio e, fazendo-o acreditar que ele poderia mostrar-lhe todos os reinos do mundo, seria atraí-lo para uma opinião que ele poderia dar-lhe todos estes reinos.

[2] Ele corajosamente alegou que estes reinos foram todos entregues a ele que ele tinha o poder de dispor deles e de toda a sua glória, e dar-lhes a quem ele iria, Lucas 4: 6. Alguns pensam que aqui ele fingiu ser um anjo de luz, e que, como um dos anjos que estava posto sobre os reinos, ele tinha out-comprado, ou fora disputada, todo o resto, e assim foi confiada à disposição de todos eles, e, em nome de Deus, lhes daria a ele, sabendo que eles foram projetados para ele, mas entupida com esta condição, que ele deveria cair e adorá-lo, o que um anjo bom teria sido tão longe exigindo que ele não teria admitido isso, não, não sobre mostrando as coisas muito maiores do que estas, como parece, Apocalipse 19: 10,22: 9. Mas prefiro levá-la de que ele reivindicou este poder como Satanás, e como entregue a ele e não pelo Senhor, mas pelos reis e pessoas desses reinos, que deram o seu poder e honra ao diabo, Efésios 2: 2. Por isso ele é chamado o deus deste mundo, eo príncipe deste mundo. Ele foi prometido para o Filho de Deus que ele deve ter as nações por sua herança, Salmo 2: 8. "Por que", diz o diabo ", as nações são meus, são os meus temas e devotos, mas, no entanto, eles serão teus, vou dar-lhes-te, sob a condição de que tu me adorares para eles, e dizer que eles são as recompensas que te dei, como outros têm feito diante de ti (Oséias 2:12), e o consentimento para ter e mantê-los por, de, para baixo, me. "

[3] Ele perguntou-lhe homenagem e adoração: Se tu me adorares, tudo será teu, Lucas 4: 7. Em primeiro lugar, queria que lhe adorá-lo a si mesmo. Talvez ele não entende assim como nunca para adorar a Deus, mas deixá-lo adorá-lo em conjunto com Deus para o diabo sabe, se ele pode, mas uma vez vêm em um parceiro, ele deve ser em breve único proprietário. Em segundo lugar, Ele iria recuar com ele, que, quando, de acordo com a promessa feita a ele, ele tinha começado a posse dos reinos deste mundo, ele não deve fazer qualquer alteração das religiões em si, mas permitir e sofrer as nações, como eles tinham feito até então, a sacrificar a demônios (1 Coríntios 10:20) que ele ainda deve manter-se-demônio culto no mundo, e, em seguida, deixá-lo tomar todo o poder e glória dos reinos, se quisesse. Deixe que assumirá a riqueza e grandeza desta terra, Satanás tem tudo o que ele teria se ele pode, mas tem o coração dos homens, e as afeições, e adorações, pode, mas o trabalho nos filhos da desobediência para então ele efetivamente os devora.

(2.) Como nosso Senhor Jesus triunfou sobre essa tentação. Ele deu-lhe uma repulsa peremptória, rejeitou-o com aversão (Lucas 4: 8):.!? "Para trás de mim, Satanás, eu não posso suportar a menção a ele que adoram o inimigo de Deus a quem eu veio para servir e do homem quem veio para salvar? Não, eu nunca vou fazê-lo ". Essa tentação que isso não era para ser fundamentado com, mas imediatamente recusou-se presentemente uma pancada na cabeça com uma palavra: Está escrito: Tu adorar o Senhor teu Deus e não somente isso, mas só ele, ele e nenhum outro . E, portanto, Cristo não vai adorar Satanás, nem, quando ele tem os reinos do mundo entregue a ele por seu Pai, como ele espera em breve ter, ele vai sofrer quaisquer restos do culto do diabo para continuar neles. Não, isso será perfeitamente erradicado e aboliu, onde quer que o seu evangelho vem. Ele não fará composição com ele. Politeísmo e da idolatria deve ir para baixo, como o reino de Cristo se levanta. Os homens devem ser transformados a partir do poder de Satanás a Deus, da adoração de demônios à adoração do único Deus vivo e verdadeiro. Esta é a grande lei divina que Cristo restabelecer entre os homens, e por sua santa religião reduzir os homens à obediência de, que Deus só é para ser servido e adorado e, portanto, quem quer criar qualquer criatura como objeto de culto religioso, se fosse um santo ou um anjo, ou a própria Virgem Maria, eles contrariam diretamente concepção de Cristo, e recaída no paganismo.

3. Ele tentou induzi-lo a ser o seu próprio assassino, em uma confiança presunçoso da proteção de seu Pai, como ele não tinha autorização para. Observar,

(1.) O que ele projetou nesta tentação: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo, Lucas 4: 9. [1] Ele teria o procuram para uma nova prova de que ele é o Filho de Deus, como se o que seu pai havia lhe dado pela voz do céu, e a descida do Espírito sobre ele, não foram suficientes, o que teria sido uma desonra a Deus, como se ele não tivesse escolhido a forma mais adequada de dar-lhe a garantia de ele e ele teria argumentado uma desconfiança de habitação do Espírito nele, que era o grande e mais convincente prova para si mesmo de seu ser o Filho de Deus, Hebreus 1: 8,9. [2] Ele teria o buscam um novo método de anunciar e publicar este para o mundo. O diabo, com efeito, sugere que ele estava em um canto obscuro que ele foi atestada para ser o Filho de Deus, entre um grupo de pessoas comuns, que freqüentaram o batismo de João, que suas honras foram proclamados, mas se ele iria agora declarar a partir do pináculo do templo, entre todas as grandes pessoas que freqüentam o serviço do templo, que ele era o Filho de Deus, e, em seguida, para a prova de que, se jogar para baixo ileso, ele iria logo ser recebido por cada corpo como um mensageiro enviado do céu. Assim Satanás quer que o procuram honras de sua invenção (no desprezo daqueles que Deus tinha posto sobre ele), e manifestar-se no templo em Jerusalém, ao passo que Deus projetou ele deveria ser mais evidente entre os penitentes de João, a quem a sua doutrina seria mais bem-vindo do que os sacerdotes. [3] É provável que ele tinha algumas esperanças de que, embora ele não pudesse jogá-lo para baixo, para fazer-lhe o menos mal, ainda, se ele iria, mas atirar-se para baixo, a queda pode ser a sua morte, e então ele deve ter tenho ele finamente fora do caminho.

(2.) Como ele recuou e aplicadas a essa tentação. Ele sugeriu: Está escrito, Lc 4:10. Cristo tinha citado escritura contra ele e ele pensou que seria quites com ele, e mostraria que ele poderia citar escritura, assim como ele. Tem sido habitual com hereges e enganadores irão perverter escritura, e para pressionar os escritos sagrados para o serviço dos piores maldades. Ele aos seus anjos dará ordem a teu respeito, se tu és o Filho, e em suas mãos eles te sustentarão. E agora que ele estava sobre o pináculo do templo, ele pode especialmente esperar que este ministério dos anjos para, se ele era o Filho de Deus, o templo era o lugar adequado para ele estar em (Lucas 2:46) e, se for o caso lugar ao sol tinha um guarda de anjos constantemente, necessário que, Salmo 68:17. É verdade, Deus prometeu a proteção dos anjos, para nos encorajar a confiar nele, para não tentá-lo, tanto quanto a promessa da presença de Deus conosco, até agora a promessa da ministração dos anjos vai, e não mais adiante " devem manter-te quando fores no chão, onde o teu caminho encontra-se, mas não se fizeres a presunção de voar no ar. "

(3.) Como ele estava confuso e derrotado na tentação, Lucas 4:12. Cristo citou Deuteronômio 06:16, onde se diz: Tu não tentarás o Senhor teu Deus, desejando um sinal para a prova da revelação divina, quando ele já deu o que é suficiente por tanto Israel fez, quando eles tentaram a Deus no deserto, dizendo: ele nos deu água para fora do rock, mas ele pode dar carne também? Esse Cristo seria culpado de se ele deveria dizer: "Ele realmente provar-me a ser o Filho de Deus, enviando o Espírito sobre mim, que é o maior, mas ele pode também dar seus anjos uma carga de mim, que é a Menos?"

III. Qual foi o resultado ea emissão deste combate, Lucas 4:13. Nosso Redentor vitorioso manteve sua terra, e saiu vencedor, não apenas para si, mas para nós também.

1. O diabo esvaziado sua aljava: Ele acabou toda a tentação. Cristo deu-lhe oportunidade de dizer e fazer tudo o que podia contra ele, deixá-lo tentar toda a sua força, e ainda assim derrotou. Será que Cristo sofrer, sendo tentado, até que toda a tentação foi encerrada? E não devemos esperar também para passar todas as nossas provações, para percorrer a hora da tentação que nos foi designada?

2. Em seguida, ele deixou o campo: Ele se apartou dele. Ele viu que era para nenhum propósito para atacá-lo ele não tinha nada nele para seus dardos inflamados para prender em cima ele não tinha lado cego, nenhuma parte fraca ou subterrâneo em sua parede, e, portanto, Satanás deu-se a causa. Nota: Se nós resistir ao diabo, ele fugirá de nós.

3. No entanto, ele continuou a sua malícia contra ele, e partiu com uma resolução para atacá-lo novamente, mas ele partiu para uma temporada, achri kairou - até que uma estação, ou até que a temporada, quando ele era novo para ser solta em cima dele, não como um tentador, para atraí-lo para o pecado, e assim atacar a cabeça, que foi o que ele agora visa e foi totalmente derrotado em mas como um perseguidor, para trazê-lo a sofrer de Judas e dos outros instrumentos maus quem ele empregadas e, assim, ferirás o calcanhar, o que foi dito a ele (Gênesis 3:15), ele deveria ter que fazer, e gostaria de fazer, no entanto, seria a quebra de sua própria cabeça. Ele partiu agora até essa temporada veio qual Cristo chama o poder das trevas (Lucas 22:53), e quando o príncipe deste mundo voltaria a vir, João 14:30.
(notas evangelho de Lucas Mathew Henrys.)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.