ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Subsidio formação do discipulado (1) n.11



SUBSIDIO ADULTOS BETEL N.11 FORMAÇÃO DO DISCIPULADO

                  Suporte para auxilio comentario 1 timótio 4.11-16

Verso 11

1 Timóteo 4:11 . A exortação torna-se mais pessoal, como se o escritor tivesse lembrado de tudo o que tinha observado sobre a força e a fraqueza de seu jovem discípulo, e sentia por ele e com ele no trabalho e responsabilidade a que tinha estado, pode ser, então inesperadamente chamado.Comandar e ensinar. A primeira palavra aponta para preceitos e conselhos únicos, o último para instruções mais sistemáticas.Essas coisas, ou seja , os preceitos deste capítulo especialmente.

Verso 12 

1 Timóteo 4:12 . Que nenhum homem despreze a sua juventude. As palavras apontam para um perigo para o qual São Paulo sabia que seu discípulo estava exposto. Não temos datas precisas sobre a vida de Timóteo, mas o tom de Atos 16: 1 e 2 Timóteo 1: 5 ; 2 Timóteo 3:15 , parece implicar uma idade, digamos, entre as quinze e vinte, no momento em que é mencionado pela primeira vez nos Atos. Sobre este pressuposto, ele seria, no momento da Epístola (colocando-o após o primeiro encarceramento de São Paulo em Roma), de vinte e oito a trinta e três, sobre a idade em que São Paulo é descrito como um "jovem" 'em Atos 7:58. A essa idade, naturalmente, seria muito mais jovem do que muitos dos bispos anciãos da Igreja sobre quem ele deveria exercer autoridade, e eles poderiam ser tentados a provocá-lo com sua inexperiência. A vida ascética a que Timóteo estava inclinada, acompanhada talvez por alguma timidez e timidez, poderia torná-lo mais do que normalmente sensível em tais circunstâncias.

Seja um exemplo. Melhor ' tornar-se, implicando crescimento diário em direção ao padrão ideal.Em conversação. Melhor, " comportamento" ou " conduta". Aqui, como em outros lugares, há pouca ou nenhuma esperança de restaurar a "conversa" para o seu verdadeiro significado.Pureza, como em 1 Timóteo 4: 2 , com o senso semi-técnico especial de "castidade" em ato, palavra, pensamento.

Verso 13

1 Timóteo 4:13 . Até eu vir. As palavras parecem implicar que a obra de Timóteo em Éfeso era considerada temporária e provisória. No retorno de São Paulo, o trabalho delegado, naturalmente, cessará, e a Igreja será deixada depois ao governo normal de seus bispos-anciãos.
Para ler. Todas as palavras que se juntam a isso implicam atos oficiais públicos, e, provavelmente, isso acontece. Um trabalho da missão especial do jovem discípulo era ler na Ecclesia (1) com quase a sombra de uma dúvida, as Escrituras do Antigo Testamento; (2) menos certamente, registros apostólicos do ministério de nosso Senhor, agora começam a tomar o lugar da tradição oral anterior; (3) Epístolas apostólicas, de acordo com as instruções dadas em Colossenses 4:16 .Para a exortação, para a doutrina. As duas palavras são contrastadas como em 1 Timóteo 6: 2 , sendo a primeira mais prática, ética, individual; o último ("ensinar" em vez de "doutrina") mais sistemático e intelectual.

Verso 14 

1 Timóteo 4:14 . Não negligencie. As palavras apontam, como o " reavivamento " em 2 Timóteo 1: 6 , ao perigo de um temperamento ascético que tende a uma suspensão meditativa e não a um serviço energético.O presente. O contexto implica que foi o dom especial necessário para a "exortação" e "ensino" do verso anterior - um presente, portanto, ao mesmo tempo, conhecimento e sabedoria, de simpatia e percepção.Por profecia. A cena que as palavras sugerem é a do jovem convertido ajoelhado na oração, o presbitério ou o corpo de anciãos na Igreja de Listra (ou, é possível, Éfeso) colocando as mãos sobre ele, em oração pelos presentes que ele precisava , enquanto um profeta, reconhecendo imediatamente suas capacidades especiais e os presentes que eram necessários para seu pleno desenvolvimento, disse aos anciãos quais presentes para orar. De 2 Timóteo 1: 6 , parece que São Paulo foi ele mesmo um daqueles que assim ofendiam.

Verso 15 

1 Timóteo 4:15 . Dê-se inteiramente a eles. Literalmente, " viva, seja, existe neles". Alford cita como um paralelo verbal curioso a linha de Horace (Epp. I. 9. 2): 'Nescio quid meditans nugarum et totus in illis'.

Verso 16 

1 Timóteo 4:16 . Tome cuidado com você e com a doutrina. Como antes, " ensinar" em seu sentido mais amplo, em vez de "doutrina". O resumo condensado de 1 Timóteo 4: 12-13 , na sua influência na conduta pessoal e no trabalho oficial.Continue neles . Veja em todas as "coisas" habitadas na exortação de 1 Timóteo 4: 6 em diante, e referido em 1 Timóteo 4:15 .Você salvará. Obviamente, no sentido mais elevado, como implicando a salvação completa do pecado e da sua pena.Podemos enxergar o desafio da transmissão de nossa fé para os mais novos como um desafio de “formação”. Afinal, não se trata apenas de compartilhar conceitos ou doutrinas, mas muito mais de “educar” novos seguidores de Cristo, que aprendam a obedecer a tudo o que ele nos ensinou (Mateus 28. 20) e que por sua vez se dediquem a formar novos seguidores.Falar de formação é falar de um processo, contínuo, que envolve todas as dimensões do nosso ser – intelectual, moral, espiritual. Os novos seguidores aprendem com o ensino e, sobretudo, com a prática deste ensino na vida de seus “formadores”. Este processo nunca vai funcionar na base do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.

Timóteo, um jovem seguidor de Cristo (1 Timóteo 4. 12), propenso à introspecção (2 Timóteo 1. 6-8) e de frágil saúde (1 Timóteo 5. 23), teve um “formador” de nome Paulo. E experimentou este processo de formação que temos mencionado; um processo integralizador das várias dimensões da vida humana, pois ele seguia de perto não apenas o ensino de Paulo, mas também “a conduta, os projetos, a fé, a longanimidade, a caridade, a perseverança, as perseguições e os sofrimentos” do apóstolo (2 Timóteo 3. 10-11).Portanto, este é um processo que envolve intimidade, transparência e autenticidade. Não perfeição, pois senão nenhum de nós (incluindo Paulo e, principalmente, Timóteo!) poderia participar dele. Temos nos envolvido neste processo de formação? Quem tem nos formado como seguidores de Cristo? A quem temos “educado” neste processo? Nossa comunidade se preocupa genuinamente com este assunto?                                          

Para entender o que a Bíblia fala

Timóteo, filho na fé e colaborador de Paulo na cidade de Éfeso (1 Timóteo 1. 1-3), já estava vivendo “nos últimos dias” (2 Timóteo 3. 1, 5b), período inaugurado na primeira vinda de Cristo, e que aguarda seu desfecho na volta do Senhor. Nos vv. 2-4, Paulo fornece uma lista geral (sem a pretensão de ser definitiva) contendo as atitudes características das pessoas neste período. Note a primeira e a última atitude listada por Paulo (v. 1, 4). De que maneira elas podem resumir bem toda as demais características? Que evidência temos aqui de que essas pessoas também eram religiosas (v. 5)?

Observe a forma como as pessoas controladas por aqueles líderes religiosos são descritas (v. 6). Por que nos tornaremos vulneráveis às manipulações espirituais e religiosas quando estamos “instáveis, sobrecarregados de pecados e levados por toda espécie de desejos” (v. 6, NVI)?Ao contrário daqueles líderes, Timóteo deveria se apoiar na influência espiritual de Paulo (vv. 10-13). Por que Timóteo poderia confiar neste apoio? É possível percebermos aqui um “legado integral” por parte do apóstolo? Como?Paulo não esperava, da parte de Timóteo, fé e confiança cegas. O que ele esperava, e quais as duas razões que ele fornece para isto (vv. 14-15)?

Qual é a origem da Escritura Sagrada, e por que ela é fundamental tanto para o “mestre” quanto para o “aprendiz” (vv. 16-17)?

Hora de Avançar

Diante do desafio de transmitir a fé para novas gerações, precisamos considerar com seriedade três dimensões que demonstram a natureza pessoal de nossa fé em Cristo. A primeira é a necessidade de sermos intelectualmente íntegros.(…) Muitos jovens abandonam a fé porque encontram respostas evasivas aos grandes questionamentos, o que os leva a uma crise de confiança.(…) A segunda é a necessidade de sermos moralmente íntegros. A fé cristã requer de nós uma coragem moral como expressão do caráter transformado que experimentamos em Cristo.(…) A terceira é a necessidade de sermos espiritualmente íntegros. A fé cristã é um chamado para nos relacionarmos com a Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo. O convite de Jesus para segui-lo envolve estar com ele e não somente aprender com ele. (Ricardo Barbosa)

Para pensar

John Stott, em seu comentário (A mensagem de 2 Timóteo, ABU Editora), resume o ensino de Paulo com as seguintes sentenças: guarda o evangelho (cap. 1), sofre pelo evangelho (cap. 2), permanece no evangelho (cap. 3), e prega o evangelho (cap. 4). No terceiro capítulo, portanto, Timóteo é chamado e animado a permanecer com fidelidade no caminho que havia escolhido trilhar, caminho que havia sido pavimentado previamente com a fé de sua família (2 Timóteo 1. 5) e com o ensino e exemplo do apóstolo.Timóteo havia não apenas ouvido Paulo, mas também presenciado a encarnação daqueles ensinamentos no viver diário e nas reações do apóstolo. Ele devia permanecer firme naquilo que havia aprendido, pois sabia quais tinham sido seus mestres (v. 14).

O que disseram

“Alguém perguntou a Pai Poimen: ‘O que devo fazer com minha alma: ela é insensível e não teme a Deus!’ Ele lhe disse: ‘Vai e junta-te a um homem temente a Deus. Quando dele te aproximares, ele acabará te ensinando a temer a Deus!’” (Apotegma, 639). Aqui não se oferece uma solução fácil, mas mostra-se uma caminhada que poderá durar muitos anos.(…) Assim, quando se trata de dar um conselho, os monges reportam-se à experiência. Não é a teoria, mas sim a vida na prática que nos ensina a viver corretamente, a crer corretamente e a amar corretamente.Anselm Grun, “A orientação espiritual dos Padres do deserto”, Editora Vozes.

Para responder

Numa dinâmica saudável do discipulado cristão, nós sempre estaremos cuidando de alguém e sendo cuidados por outros. Em outras palavras, sempre estaremos influenciando e sendo influenciados em nossa caminhada. Como tem sido esta dinâmica em sua vida? Quem tem acompanhado e influenciado sua relação com Deus? E como você tem influenciado as pessoas mais novas ou inexperientes do que você?
De que maneiras a minha comunidade cristã pode estar construindo “uma aparência de piedade, mas de fato negando seu poder” (v. 5)? Como transformar essa situação?

Eu e Deus

Senhor Jesus Cristo, quando eu usar teu nome, mantém-me honesto de modo que eu esteja expressando um relacionamento contigo e me comprometendo com uma resposta a tua vontade. Quero que toda a minha vida, não apenas minha boca, expresse teu nome. Amém. (fonteEugene Peterson, “Um ano com Jesus”, Ed. Ultimato)
fonte www.mauricioberwaldoficial.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.