ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Subsidio adolescer + vida com propósito (1) 2017




                  Uma vida com propósito  

                  PROFESSOR ESCRITOR MAURICIO BERWALD

“Porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis […] tudo foi criado por ele e para ele […] Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas” (Colossenses 1:16-17).Porque vivemos? Qual o sentido da vida? Muitas das vezes achamos que o propósito da vida está em realizações pessoais, como: profissão bem sucedida, realização financeira ou mesmo a felicidade. Vai, além disso, é maior que todas essas coisas, maior que família, carreira e ambições.

Para sabermos por que estamos vivendo devemos começar pelo criador de todas as coisas – Deus. Não nascemos somente para cumprir propósitos pessoais, mas para cumprir o propósito do criador.Esse sentido da vida tem sido estudado e procurado ao longo da existência humana. Filósofos têm tentado encontrar a resposta para esse enigma, teólogos e vários outros estudiosos e leigos. Não encontram porque começam de forma errada, quer se descobrir para depois descobrir o sentido da vida. Primeiro se descobre o criador depois porque ser criado. “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”(Romanos 12:2)


              COMENTARIO ROMANOS 12.2

Romanos 12: 2 . E não ser. As melhores autoridades dão a forma infinitiva (não imperativa) neste versículo, que deve, portanto, estar conectado de perto com o "suplicante" ( Romanos 12: 1 ). O tempo usado usava a ação contínua.
Fashioned after. As palavras "conformes" e "transformadas" têm derivações diferentes; O primeiro se refere mais à forma externa (o nome geralmente é "moda"), o último na forma orgânica. Alguns negam essa distinção neste caso, mas é bom reproduzir a variação verbal em inglês.
Este mundo, ou "idade"; comp. Gálatas 1: 4 ; Efésios 2: 2 . A frase é usada com um mau senso.
Mas para ser transformado, ou "transfigurado", como em Mateus 17: 2 ; Marcos 9: 2 (a mesma palavra ocorre em 2 Coríntios 3:18 ). Aqui também é indicado um processo contínuo.
Com a renovação da sua mente. Este é o instrumento da transformação. A "mente" (comp. Romanos 7:23 ; Romanos 7:25 e Excursus), ou, razão prática, está naturalmente sob o domínio da carne; Precisa de renovação, que é forjada pelo Espírito Santo, sendo a fé o elemento subjetivo de sua operação. Através desta mente renovada, resulta a transformação em todo o homem. O passivo sugere a agência do Espírito Santo, enquanto a exortação implica a liberdade moral.
Para que você possa provar, ou, "para provar", para colocar na prova prática, qual é a vontade de Deus. Não simplesmente para poder fazer isso, mas na verdade fazê-lo, a consciência sendo continuamente educada pelo Espírito Santo. A renovação interna tem como resultado uma iguaria crescente de julgamento na ética cristã, a vontade de Deus respeitando nossa conduta no mundo. A parte prática desta Epístola foi concebida para ajudar este julgamento

O que é (iluminado, 'o') bom e agradável (para Deus) e perfeito. Isso está em aposição com o que precede, e não uma qualificação dele, como o EV indica. A última visão nos obriga a "agradar" no sentido de agradáveis ​​aos homens. O que Deus deseja é o que é "bom", no seu fim, "agradável" para Ele e "perfeito" como unindo esses dois. Como uma questão prática, o que é a vontade de Deus em nossas circunstâncias particulares é determinado pela mente renovada buscando oração o que é bom e agradável e perfeito.(ATÉ AQUI COMENTARIO)

Aprendemos que devemos olhar para dentro de nós para nos encontrar, não adianta, não nos conhecemos o suficiente para isso. Somos criaturas. Somos limitados.  Enquanto não compreender isso sua vida terá esse vazio que jamais consegui preencher.Você precisa mais do conselhos e auto-ajuda, você precisa da ação redentora de Deus para mudar seu vazio interior e ele se chama Jesus Cristo que nos comprou por auto preço.
As suas escolhas você da conta de fazê-las, como escolher profissão, esposa (o), quantos filhos, onde morar. Já satisfação interior, e as perguntas que nada nem ninguém responde não encontrará nas religiões, nem em meditações. Ali não está o criador.Não estamos abandonados sem rumo, sem onde encontrar soluções, temos a Bíblia Sagrada para podermos ali encontrar nossos propósito de vida. 
Você não foi simplesmente uma escolha de seus pais, você tem um preço que foi pago por sua alma, não precisa estar a cada dia tentando em todas as formas religiosos ou não se encontrar. Alguém espera por você de braços abertos. Cristo Jesus filho de Deus pai ama você e deseja ter um relacionamento intimo e duradouro contigo.Deus disse ao Profeta jeremias uma linda palavra que hoje trago anos pára entendermos como Deus cuida de um de nós quando damos a Ele o direito de nos fazer seus filhos em Cristo Jesus. “Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta.”(Jeremias 1:5)

            VOCÊ FOI PLANEJADO PARA O LOUVOR A DEUS!

A primeira razão pela qual você foi criado, o primeiro propósito para sua vida é este: você foi planejado para o louvor a Deus - Deus o fez para agradar-se de você.
"Tu Senhor ... criaste todas as coisas, e por sua vontade elas existem e foram criadas." Apocalipse 4:11b (NVI)
"O Senhor agrada-se do seu povo..." Salmo 149: 4a (NVI)
- Criado para o seu agrado! Você se agrada em observar seus filhos? Deus se agrada em observar você sendo você mesmo!
- Você foi criado para ser amado por Deus! Ele o fez pra amá-lo! Deus é amor. Deus quer que você o conheça e o ame reciprocamente!
- Você foi criado à imagem de Deus - dando-lhe a capacidade de relacionar-se com Ele! 
- Você foi criado para ter um relacionamento com Deus! O privilégio de um ser humano!
"Pois desejo misericórdia, e não sacrifícios; conhecimento de Deus, e não holocaustos." Oséias 6:6 (NVI)
- Se eu pedir a você que descreva a essência da vida cristã em duas palavras, o que você diria? Devoção religiosa? Crença ética? Obediência moral?
- A melhor definição do que Deus deseja de você é: paixão! A melhor descrição da vida cristã.
- Isto significa a coisa mais importante que você pode conhecer na vida - Deus o ama! A segunda coisa mais importante é amar a Deus reciprocamente.
"Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento." Mateus 22:37-38 (NVI)
Deus é honrado quando nós o amamos acima de todas as coisas !
Se você conseguir fazer isso sua vida terá cumprido seu propósito principal.

Se não... falha total.
O termo usado para expressar amor a Deus é: ADORAÇÃO.
O primeiro propósito , o propósito principal da sua vida é adorar a Deus! O que significa adorar a Deus? A minha maneira de mostrar amor a Deus é vivendo uma vida que o louve.
Agora, você foi planejado para o louvor a Deus, isto é adoração. Esta é a segunda razão pela qual Deus o colocou aqui na terra:

2. VOCÊ FOI CRIADO PARA A ADOÇÃO DE DEUS!

"Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade." Efésios 1:5 (NVI)
- Deus desejou uma família e você foi criado para ser parte dela!
- Esta família vai além da família terrena! É eterna!
Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provém de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos." Hebreus 2:11

- Vida Cristã - não somente acreditar - PERTENCER!

- Como estamos no agir e no relacionar uns com os outros como membros de uma igreja? "Irmãos e Irmãs"
"Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos." 1 Pedro 1:3
"... mas se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar- se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade." 1 Timóteo 3:15
- Não é uma instituição religiosa, clube, negócios, organização - é um organismo, uma família!
- É o suporte e fundamento - o que acontece quando um edifício não tem fundamento? Catástrofes! Terremotos.
Deus diz: Você não pode fundamentar-se como cristão sem a igreja que é família!
- "Eu sou um cristão. Eu só não quero compromisso com nenhuma igreja". É como se fosse:
- Um jogador de futebol sem um time
- Um soldado sem pelotão
- Um saxofonista sem saxofone
- Uma abelha sem a colméia
Como você se sentiria se uma pessoa lhe dissesse "eu gosto de você, mas eu não gosto do seu corpo". Você não gostaria, assim como Cristo não gosta.
Como você mostra que é realmente um cristão? Se comprometendo com uma igreja que é família de Deus!
A razão pela qual Deus escolheu a Família como uma descrição da igreja é porque na família os membros se amam! "Amem uns aos outros" 58 vezes na Bíblia.
"Quanto ao mais tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes." 1 Pedro 3:8 (NVI)
Agora, você é planejado para o louvor a Deus, e isto é adoração; é formado para a família de Deus, isto é comunhão. Esta é terceira razão pela qual Deus criou você:

3. VOCÊ FOI CRIADO PARA SER COMO CRISTO

"Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes a imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." Romanos 8:29 (NVI)
- Isto não é um Plano B, é o plano de Deus desde o começo.
- O plano de Deus sempre existiu para fazê-lo à sua imagem, para fazê-lo à sua semelhança.
- O pecado acabou com nosso desejo de sermos como Deus, então Ele mandou Jesus vir à Terra para restaurar o que se havia perdido, de tal forma que pudéssemos ser salvos, e ser como seu Filho.
- Deus está muito mais interessado no que você é de que no que você faz, carreira/caráter. Por quê? Porque não levaremos a carreira para a eternidade, mas sim o caráter!
"Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, ..." Filipenses 2:5 (NVI)
- A Bíblia nos diz para "Termos a mente de Cristo". Quando você entende isso, a vida se torna muito mais simples. Você não mais pergunta: "Por quê está acontecendo isso comigo?" Resposta: Para torná-lo como Jesus. Responda às situações da vida como Jesus o faria e você se tornará mais parecido com Ele.
- Ouça: Se Deus irá torná-lo como Jesus, se isso é seu objetivo, Ele irá fazê-lo, apesar das circunstâncias. Esteve Jesus por algum momento só? Foi tentado? Encarou momentos desencorajadores?
- A Bíblia diz que Jesus aprendeu a obediência através do sofrimento. Deus não poupou Jesus, por que pouparia você?
- Agora, aqui está a questão: "Se Deus me tornará como Jesus, como Ele é? A figura mais perfeita de Jesus é encontrada em Gálatas 5:22-23, chamada o Fruto do Espírito, nove qualidades, nove características: Amor, Alegria, Paz, Paciência, Amabilidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão e Domínio Próprio".
- Deus quer formar esses frutos em sua vida, então como Ele faz isto? Colocando você em situação em que esses frutos são necessários.
"... até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos a maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo." Efésios 4:13 (NVI)
"Portanto se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!" 2 Coríntios 5:17 (NVI)
Às vezes, nos sentimos desencorajados por causa tempo que leva para crescer e mudar e se tornar como Cristo. Mas Deus prometeu que Ele nunca desistirá de nós!
Até agora nós aprendemos que você foi planejado para o louvor a Deus, isso é adoração; e você foi formado para a família de Deus, isso é comunhão; e você foi criado para ser mais e mais como Cristo, isso é discipulado. Esta é a quarta razão pela qual Deus criou você:

4. VOCÊ FOI CRIADO PARA SERVIR

"Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos." Efésios 2:10 (NVI)
Outro nome para aquelas "boas obras" é ministério.
A Bíblia é muito clara a respeito disto - todo cristão é criado para servir, chamado, criado, salvo e capacitado para o ministério. Cada membro do corpo é um ministro.
"Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe." - Salmo 139:13 (NVI)
- Existem 5 coisas que mostram que você é único... 
- Maneira de ser
- Origens 
- Lista de Dons Espirituais
- Desenvolvimento de habilidades
- Experiências

O que farei com os talentos dados por Deus?

Os Desenvolverei para dar minha contribuição! Fazer do mundo um lugar melhor, não apenas utilizando-me de seus recursos!
Quando você chegar no céu Deus irá fazer duas perguntas:
1) Como você encarou a presença de Jesus na sua vida?
2) O que fez com o que eu lhe dei?
"Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas." 1 Pedro 4:10 (NVI)
- Uma concepção errada sobre o que faremos no céu: Não iremos sentar por lá o dia todo e tocar uma harpa.
- Deus tem planos para você servir na eternidade!
Neste momento, Ele está dando tempo para você na Terra, para praticar o serviço.
"Se for fiel com pequenas responsabilidades na Terra, lhe dará maiores na eternidade!"
"Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo." 1 Coríntios 12:4-5 (NVI)
(dica-chave para qualificação: "Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra." 2 Pedro 2:21 (NVI)
Você foi planejado para o louvor de Deus, isso é adoração; foi formado para a família de Deus, isso é comunhão; foi criado para se tornar como Cristo, isso é discipulado; foi moldado para servir, isso é ministério ou serviço. E esta é a quinta razão pela qual Deus criou você:

5. VOCÊ FOI FEITO PARA UMA MISSÃO. 

"Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo." João 17:18 (NVI)
Todo crente precisa de um ministério na igreja e missão no mundo! Você precisa dos dois.
"Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ... Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio..." 2 Coríntios 5:18,20 (NVI)
Se você quer a bênção de Deus na sua vida, você precisa se preocupar com o que Deus mais se preocupa!
Trazer os sem igreja para sua família!
Pense o quanto Deus se preocupa com os sem igreja!Lembre-se da cruz!

Paulo estava apaixonado por este propósito:

"... se tão-somente puder terminar a corrida completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus." Atos 20:24 (NVI)
- Qual é a missão? Falar para as pessoas as boas novas sobre a graça de Deus.
"Por meio dele e por causa de seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé." Romanos 1:5 (NVI)
- Deus não quer que um sequer se perca!
- Muitas pessoas perguntam "Quão grande nossa igreja deve ser? - pergunta errada! A pergunta certa é "Quem precisa de Jesus?"
- Enquanto existir uma pessoa perdida em caminhos distantes dos da igreja, você precisa continuar crescendo. Mantenha este propósito firme!
- Alguém estará no céu por sua causa?

Conclusão:
Então...
"Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um." Colossenses 4:5-6 (NVI)

Deus criou você para viver uma vida com propósitos não aceite menos que isto!

Artigo Carlito M. Paes
fonte www.mauricioberwaldoficial.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.