ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

domingo, 27 de setembro de 2015

SUBSIDIOS PARA AULAS GENESIS LIÇÃO N.1


                   SUBSIDOIS PARA AS AULAS 

Gênese
INTRODUÇÃO

O nome Gênesis significa "origem" ou "começo" e é um nome adequado para o livro da Bíblia que fala das origens do universo, da raça humana, do pecado humano e de caminho da salvação de Deus. Embora ele está no início de nossas Bíblias como um livro individual, que era originalmente parte de um livro muito maior comumente chamado Pentateuco.
O Pentateuco
Hebraico, a língua materna do povo israelita, era a língua original do Antigo Testamento. Durante o século III aC esta hebraico o Antigo Testamento foi traduzido para o grego, a tradução a ser conhecida como a Septuaginta (LXX muitas vezes escrito), após "os setenta", que traduziu. A partir desses tradutores que têm emprestado a palavra Pentateuco como um nome para os primeiros cinco livros da Bíblia (a partir de duas palavras gregas, penta, que significa "cinco", e teuchos, que significa "um volume").
Originalmente, os cinco livros foram um, mas eles foram colocados em sua forma de cinco volumes presente para que pudessem caber convenientemente em cinco pergaminhos. Os hebreus que se refere a todo o Pentateuco simplesmente como 'a lei' (2 Crônicas 17: 9; Neemias 8: 1-3; Neh_8: 18; Mateus 5: 17-19; Mat_11: 13; Mat_12: 5; Lucas 24:44 ).
Tradição antiquíssima, hebraico e cristão, reconhece Moisés como o autor do Pentateuco (2 Crônicas 35:12; Neemias 8: 1; Neh_13: 1; Daniel 9:11; Marcos 00:26; Lucas 16: 29-31 ; Atos 15:21), embora o próprio Pentateuco não diz quem o escreveu. No entanto, ele menciona actividade literária de Moisés. Ele escreveu para baixo a lei que Deus deu a Israel (Êxodo 24: 4; Exo_34: 27; Deuteronômio 31: 9; Deu_31: 24), ele manteve registros da história de Israel (Êxodo 17:14; Números 33: 2) e ele escreveu poemas e canções (Êxodo 15: 1; Deuteronômio 01:22; Deu_1: 30).
Como líder da nação, Moisés era sem dúvida familiarizado com os registros da família, histórias e canções tradicionais antigas que pessoas de gerações anteriores tinham preservado e proferidas, seja de boca em boca ou na forma escrita (cf. Gênesis 5: 1; Gen_6 : 9; Gen_10: 1; Gen_11: 10; Gen_11: 27). Como outros escritores, ele teria usado o material de várias fontes, especialmente em escrever sobre lugares e eventos fora de sua própria experiência (Gênesis 26:33; Gen_35: 19-20; Gen_47: 26; Números 21:14). Além disso, ele teve contato direto com Deus e revelações recebidas divinos (Êxodo 3: 4-6; Exo_33: 9-11; Deuteronômio 34:10). Sob a mão orientadora de Deus, todo este material foi colocado em conjunto para produzir o que chamamos os cinco livros de Moisés.
As pessoas que estudam documentos bíblicos têm, por vezes sugerido que o Pentateuco chegou à sua forma final, muito mais tarde do que o tempo de Moisés. Eles baseiam as suas ideias sobre as semelhanças e contrastes que vêem em coisas como narrativas, os nomes usados ​​para Deus, o uso de certas palavras e frases, e os detalhes do sistema religioso de Israel. Alguns até ver uma série de documentos independentes que foram posteriormente combinados em um só.
No meio de toda a discussão que teve lugar relativamente a estas questões, as pessoas têm, por vezes, esquecer que a questão importante não é como o Pentateuco foi escrito, mas o que isso significa. E em ambos os hebraico e Bíblias cristãs ergue-se como um livro cuja unidade é clara e cuja mensagem é a Palavra viva de Deus (Neemias 8: 8; Neh_8: 14; Neh_9: 3; João 5:39; Joh_5: 46; Atos 28:23).
O livro de Gênesis
Aqueles que deu o nome de 'Genesis' para o primeiro livro da Bíblia eram os tradutores do Pentateuco. Os antigos hebreus chamou o livro por suas palavras de abertura, "No princípio '. A principal preocupação do livro, no entanto, não é com origens físicas, mas com o relacionamento Deus deseja ter com as pessoas que habitam sua terra.
Adão e Eva, embora sem pecado, quando criado, caiu em pecado, e as más conseqüências de seus pecados passados ​​para a raça humana descende de-los. Humanidade rebelde merecia, e recebeu, o julgamento de Deus, mas que o julgamento era sempre misturada com misericórdia. Deus não destruiu a vida humana que ele havia criado. Ao contrário, ele trabalhou com ele para fornecer um caminho de salvação ao alcance de todos. Seu caminho foi escolher um homem (Abraão), de quem ele iria construir uma nação (Israel), através do qual ele faria a sua vontade conhecida e, eventualmente, produzir o Salvador do mundo (Jesus).
O livro de Gênesis mostra como os seres humanos se rebelaram contra Deus e caiu sob seu julgamento, mas mostra também como Deus começou a realizar seu plano para a sua salvação. Depois de gravar as suas promessas de fazer de Abraão uma nação e para dar essa nação uma pátria na terra de Canaã, ele mostra como as promessas relativas tanto à terra e as pessoas começaram a ser cumpridas.
ESBOÇO
1: 1-2: 3 A história da criação
2: 4-4: 26 Início da vida humana
5: 1-32 Genealogia de Adão a Noé
6: 1-9: 29 rebelião e julgamento
10: 1-11: 26 Genealogias de Noé a Abraão
11: 27-15: 21 de Abrão entrada para a terra prometida
16: 25/01: 18 Abrão e do herdeiro prometido
25: 19-28: 9 Isaac passa sobre a herança
28: 10-36: 43 Jacob estabelece a família

37: 1-50: 26 crescimento da Família e da mudança para o Egito]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.