ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sábado, 18 de novembro de 2017

Subsidio gospel a condição do homem (9)


 SUBSIDIO LIÇÃO GOSPEL
COMENTARIO BIBLICO HEBREUS 2.1-9
         PROFESSOR ESCRITOR MAURICIO BERWALD       

A GRANDE SALVAÇÃO EM JESUS 
1. Advertência contra o desvio (vv.1-3). 

Depois de apresentar o quadro da superioridade de Cristo em relação aos anjos, o escritor aos Hebreus é levado a advertir os destinatários da carta (e a nós, também), quanto “às coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas” (v.1). E explica que, se “a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição”, indaga solenemente: “Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação...?” (v.3). Esta salvação, trazida por Jesus Cristo, não foi efetivada por meras palavras, e sim, autenticada por Deus, por meio de “sinais e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo...” (v.4). Quem se desvia da sua fé em Cristo, corre o risco de perder-se para sempre (v.3).

2. Jesus, homem, um pouco menor que os anjos (2.7-9).

 Esse é um aparente paradoxo encontrado na carta aos Hebreus, relacionado à encarnação de Cristo. “Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos”. A dedução é simples: Jesus, feito homem, despojou-se voluntariamente de parte de seus atributos, e sujeitou-se a morrer, na cruz, para que “provasse a morte por todos”. Nessa condição, em sua natureza humana, tornou-se “um pouco menor que os anjos”. Se não fosse assim, a sua natureza divina não o permitiria morrer, pois Deus não morre.

IV. JESUS, O FIEL SUMO SACERDOTE (2.9-18)

1. Tudo existe em função dEle (v.10a). Para Jesus são todas as coisas, visto que elas existem por Ele e para Ele (Cl 1.16). E assim é, para que Ele traga “os filhos à glória”, e, pelas aflições, se tornasse “o príncipe da salvação deles” (v.10b). Os filhos, ou seja, os que o receberam, deu-lhes o poder (o direito) de serem feitos “filhos de Deus” (Jo 1.12), e são chamados por Cristo de “irmãos” (v.11). É sublime a declaração de Cristo, em relação aos que são salvos por Ele. No v.13, Ele diz: “Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu”. Esses são livres do “império da morte, isto é, do Diabo” (v.14), e da servidão (v.15).
2. Em tudo, foi semelhante aos irmãos (v.17). Para poder cumprir sua missão salvadora, Jesus, “em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens, e, achado na forma de homem, humilhou-se até à morte, e morte de cruz” (Fp 2.6-8). Assim, “feito um pouco menor que os anjos”, entregou-se a Deus para, como “fiel sumo sacerdote”, expiar os pecados do povo (v.17)
3. Em tudo foi tentado (v.18). Em sua condição humana, Jesus, o Filho do Homem, suportou a tentação, “para socorrer aos que são tentados”. Esta é uma afirmação consoladora para nós, os crentes, que durante a caminhada na Terra, somos acossados e ameaçados por várias tentações. Nosso Deus, Jesus, não foi em sua missão um deus alienado dos seus adoradores e fiéis, como prega o deísmo. Pelo contrário, Ele se colocou no meio dos pecadores e, como eles, foi tentado até à cruz para lhes dar vitória sobre as tentações. Na verdade, Ele, “como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” (Hb 4.15). Glória a Deus, por isso!A superioridade de Cristo em relação aos anjos excede em muito a idéia distorcida, e difundida entre os incrédulos, de que os seres angelicais têm papel místico, ao ponto de serem venerados ou mesmo adorados pelos adeptos das falsas doutrinas. 
O autor da carta aos Hebreus, iniciando seu escrito, fala acerca de três tipos de emissários que Deus enviou ao mundo para transmitir a sua revelação: os profetas, os anjos e o Filho.Comparando-se os profetas e os anjos, deve-se deixar claro que os primeiros foram muito usados por Deus, falando com autoridade e convicção. 
Entretanto, seus oráculos, mesmo sendo da parte de Deus, nem sempre eram bem recebidos. A rebeldia dos ouvintes fez com que diversos profetas fossem assassinados, desprezados e passassem por adversidades. No caso dos anjos, não há relatos de terem sido desprezados ou apedrejados, pois eram tidos em grande temor por serem figuras sobrenaturais. (Note que as diversas aparições dos seres celestes causavam muito medo, motivo este que levava os anjos a começarem seus diálogos com a expressão “Não temas”). Comunicações que exigiam decisão de uma pessoa eram transmitidas por anjos (veja os exemplos de Abraão, Gideão e Ló).
Se o povo ouvia os anjos com certo grau de temor, mais temor deveriam ter diante do Filho de Deus, por ser este maior do que os anjos. Ele criou todas as coisas, inclusive os anjos. Se o povo reverenciava os mensageiros celestes, estes, por sua vez, reverenciavam o Filho. 
O mundo vindouro não foi deixado sob os cuidados dos anjos, mas de Jesus. Eles são “espíritos ministradores”, que labutam em prol dos que “hão de herdar a salvação”, enquanto o Filho é o próprio executor da salvação. Até na forma de tratamento, a designação “anjos” é inferior ao “Filho”, pois são eles servos, criaturas, e Jesus é Senhor e Criador. Partindo desses argumentos, o escritor anuncia a superioridade de Jesus tanto sobre os profetas como sobre os anjos.O autor conclui que, se as palavras ditas pelos anjos foram firmes e, no caso de transgredidas, receberam punição, maior responsabilidade haverá para os que rejeitarem as palavras do Filho de Deus, sem o qual não há salvação.



Verso 1 

Hebreus 2: 1 . Ouvimos , antes "[as coisas] ouvidas", uma expressão menos definida, e destinada a incluir tudo o que foi falado por nosso Senhor e pelos Seus servos, o que foi ouvido por eles e relatado a nós, ou diretamente por nós mesmos. A dignidade do mensageiro acrescenta grandemente à responsabilidade daqueles que ouvem a mensagem ( Marcos 12: 6 ).
Para que não possamos, possivelmente, nos afastarmos deles . O AV ("deixá-los escorregar") é, em um sentido geral, preciso; mas não representa a figura e esconde parte da lição. Não são as verdades do Evangelho que escorrem, mas nós que escorregamos ou passamos por eles, como Wycliffe o expressou. A palavra descreve bem o poder sutil da tentação. Simplesmente não fazemos nada, e seremos levados para a nossa ruína. Para cair, não requer nenhum esforço. Para manter firme, para manter firme, é a dificuldade.

Versos 1-4 

Hebreus 2: 1-4 . Esses versos estão intimamente relacionados com o primeiro capítulo, e quase não estão de acordo com os versículos subseqüentes do segundo. É característico dessas advertências e exortações que nunca interrompem o pensamento. Eles brotam naturalmente do que precede e conduzem como naturalmente ao que se segue.

Verso 2 

Hebreus 2: 2 . A palavra falada por (em vez disso, através ou no meio de) anjos . Se a presença dos anjos na concessão da Lei acrescentou força e dignidade aos preceitos daquela economia, quanto maior é a honra e a autoridade do Evangelho que foi dada por Aquele a quem os anjos adoram e servem (cap. Hebreus 1: 6-14 )! O ministério dos anjos ao dar a Lei é mencionado em outras partes da Escritura (ver as passagens paralelas na margem do texto), embora não muito grande. Josefo fala disso de forma mais distinta ( Antiq. Xv. 5, § 3), e Wetstein cita as autoridades judaicas que falam dos "anjos do serviço" que Moisés viu. Em Gálatas 3:19Este ministério é referido como uma marca da inferioridade da lei. Em Atos 7:53, o contraste parece ser entre uma lei dada pelo homem e uma que tem autoridade superior. Tais alusões, no entanto, devem ser cuidadosamente distinguidas de passagens que falam do "anjo da sua presença" em quem era o nome de Deus - "o mensageiro da aliança" - passagens que se referem, embora vagamente, ao próprio Filho de Deus (veja Pye Smith e Dorner).

Em vez disso, tornou-se ou provou ser firme, ou seja , o comando foi confirmado em autoridade e obrigação pelo castigo dos transgressores.
Transgressão e desobediência. 
Toda violação do comando está aqui incluída: toda a transgressão real da lei no primeiro, e toda negligência ou desprezo dos preceitos divinos na segunda. Éticamente, os dois estados mentais envolvem cada um dos outros. Comissões e omissões são transgressões e desobediência. O primeiro é feito em violação da lei; o segundo é que as coisas deixaram de ser feitas em violação da lei também - a negligência, por exemplo, mencionada no seguinte verso.
Recompence of reward é uma tautologia feliz.
 O que é dado a um homem em troca do que ele fez, seja bom ou ruim, é o significado do grego, como é o significado de ambas as expressões no inglês antigo, embora ambos sejam usados ​​apenas em um bom senso. (Veja Salmos 94: 2. )

Verso 3 

Hebreus 2: 3 . Pelo Senhor, antes, pela instrução de. Quando a instrumentalidade é claramente expressa no contexto, como quando se diz: "Por quem Ele fez os mundos" (cap. Hebreus 1: 2 ), nenhuma mudança é necessária; mas quando, como aqui, "por" é ambíguo, tornando incerto se descreve um mero agente ou a causa originária, é importante marcar a distinção. O Senhor é aqui considerado como o mensageiro divino, cuja mensagem Deus próprio atestou ( Hebreus 2: 4 ).O Senhor . O título assim dado a Cristo tem dignidade especial e não é comum nesta Epístola, sendo encontrado apenas em Hebreus 7:14 , Hebreus 13:20 , e talvez em Hebreus 12:14 . É a palavra usada na Septuaginta para traduzir Jeová.
Foi confirmado para nós que foi provado que Paulo não escreveu esta Epístola, tendo afirmado em outro lugar que recebeu sua doutrina diretamente do próprio Cristo ( Gálatas 1:12 ; 1 Coríntios 9: 1 , etc.) Há, no entanto, sem inconsistência. O escritor está aqui falando sobre o Evangelho, como atestam muitas testemunhas humanas a quem ele e os que ele está dirigindo ouviram.
Tão excelente salvação . Nada é dito aqui sobre a grandeza da salvação além das qualidades imediatamente mencionadas , viz. que o Evangelho começou com os ensinamentos do Senhor, e foi confirmado pelo testemunho e experiência daqueles que o ouviram; ainda mais longe pela variedade e pela difusão de dons milagrosos e espirituais - testemunhas de Deus. Um evangelho originado dessa maneira, e sustentado por tal evidência, tem a maior pretensão de nossa atenção. A evidência primária do cristianismo é o Cristo e os cristãos - o caráter daquele que primeiro o ensinou, e depois o testemunho dos homens que o acreditaram, e quem pode falar de sua aptidão para trazer a paz e produzir a santidade; e toda essa evidência é permanente, tão clara e tão forte agora quanto na primeira idade.

Negligência . O pecado repreendido aqui não é a rejeição do Evangelho ou o desprezo disso. É simplesmente negligência ou indiferença. Os ouvintes não se interessavam em examinar as verdades e os deveres que revelava. Diga aos homens o que Deus é e o que Deus fez para fazê-los felizes e bons, e o caráter dos homens é tão testado pela sua indiferença como por sua rejeição formal da verdade. Não se preocupar com uma mensagem de reconciliação e santidade decide o personagem e o destino de muitos que ouviram, mas não consideram. Nós temos que apenas "negligenciar" a salvação e a perdemos, como no versículo anterior só temos que não prestar atenção; e somos levados para a nossa ruína em ambos os casos.

Verso 4 

Hebreus 2: 4 Hebreus 2: 4 . Deus também os leva testemunho, isto é , Deus testemunhando com eles o Evangelho que pregaram, confirmando a sua palavra pelos sinais que se seguiram ( Marcos 16:20 ).Marcos 16:20.Com sinais, maravilhas e milagres. Esta é a divisão tripla dos atos milagrosos que comprovam a missão sobrehumana daqueles que os trabalham. Como "milagres" ( δυνάμεις ), eles exibem o poder Divino; como "maravilhas", eles provocam surpresa; como "sinais" (a palavra usual de São João), eles fornecem provas que permanecem após a excitação sensível do poder milagroso ter desaparecido - evidência que é a prova e acompanhamento usual de uma revelação divina ( 2 Coríntios 12:122 Coríntios 12:12 ).
Os dons do Espírito Santo são ilustrados em sua diversidade (para um presente de um homem, para outro, outro) em 1 Coríntios 12: 4-111 Coríntios 12: 4-11 , Deus mesmo distribuindo-os (como no Primeiro Corinthians é o Espírito Santo que é dito para distribuí-los) de acordo com a própria vontade.

Verso 5 

Hebreus 2: 5 Hebreus 2: 5 . Para . Este versículo apresenta uma nova prova da superioridade do Evangelho; mas também está conectado com o que precede. A explicação mais natural é conectar o 'por' com Hebreus 1:14 . Os anjos não são filhos: eles são espíritos ministradores nomeados apenas para servir. Não aos anjos é o governo dos homens sob o evangelho cometido. A nova economia da dispensação, o reino de Deus, a ordem das coisas debaixo do Messias, está comprometida com o homem, como foi o mundo dos antigénios (Salmos 8); para o homem modelo, no entanto, o homem ideal, o segundo Adão, o Senhor do céu. 

O nome, "o mundo a vir" (ver nota em Hebreus 1: 2Hebreus 1:14 Hebreus 1: 2 Mateus 12:32 Romanos 5:14 Hebreus 9: 10-11 Hebreus 10: 1 Hebreus 6: 5), era bastante familiar para os judeus, que chamaram sua própria economia de "este mundo" e foram usados ​​depois que a economia judaica praticamente cessou (comp. Mateus 12:32 ), como o próprio Cristo é chamado, mesmo depois de ter vindo, "O próximo" ( Romanos 5:14 ). Este mundo do futuro já foi introduzido; mas a descrição ainda era apropriada, e é usada novamente nesta Epístola ( Hebreus 9: 10-11 , Hebreus 10: 1), em parte porque era o nome que descrevia a esperança dos judeus, e em parte porque o templo ainda estava parado. Alguns consideram que o nome se aplica ao novo paraíso e à nova terra, alguns para o próprio estado celestial. Isso realmente inclui os dois, apenas é mais amplo, e se aplica a toda a ordem das coisas e ao governo dos homens (ver Gr.) Sob o Messias. (Veja chap, Hebreus 6: 5. )

Verso 6 

Hebreus 2: 6 Hebreus 2: 6 . Mas um em um determinado lugar. Alguém em algum lugar testifica. Este não é o idioma da incerteza nem mesmo da indefinição. É uma fórmula comum encontrada em Philo e, como mostra Schoetgenius, em escritores judeus, quando citam o que é suposto ser bem conhecido de seus leitores. Alguém, você sabe quem, em certo lugar, você sabe onde a expressão é encontrada apenas aqui e no cap. Hebreus 4: 4 .Hebreus 4: 4.
O que é o homem ... ou o filho do homem? Ambas as expressões indicam a passagem original ao homem como caído e fraco. É a natureza humana que é assim honrada - a natureza humana, não provavelmente em seu estado original, mas sujeita à morte por causa do pecado, a principal qualidade em que os anjos se destacam pelos homens. Esta natureza humana, Deus coroa e supre o trabalho de Suas mãos - uma supremacia um dia a ser completada na pessoa de nosso Senhor.

Um pouco inferior pode (no Hebrew e grego) significa um pouco no grau (como em Provérbios 15:16 Pv 15:16 ; Hebreus 13:22 Hb 13:22 ), ou para um pouco [tempo] (como em Salmos 37:10Sl 37:10 ). Se falado do homem como originalmente criado, significa um pouco; se falado do homem como humilde, derrubado pelo pecado e a pena por ele, e falado de Cristo como encarnado, pode significar um pouco, "Um pouco mais baixo", no entanto, é o significado mais provável, tanto no Salmo quanto nesta passagem. Ambos os sentidos são verdadeiros do homem como caídos e redimidos, e de Cristo como encarnado e sofrendo.
Do que os anjos. Esta é a tradução da Septuaginta do hebraico do Salmo. O original pode significar "do que Deus" ou "o Divino", como dizemos. A expressão é aplicada na Escritura aos magistrados e governantes, que são "cercados de uma divindade", e a palavra é traduzida "do que reis" na paráfrase da Caldeia. A tradução "do que os anjos" é sancionada pela maioria dos comentadores judeus (ver Gill), e deve ser preferida, a não ser que tomemos 'do que o Divino', a forma plural hebraica admite esse sentido abstrato (ver cap. Hebreus 1: 6Hebreus 1: 6 ).
Você o definiu , etc. Essas palavras são omitidas por algumas autoridades antigas e pelos editores críticos anteriores ( vide Griesbach, etc.); Mas a preponderância da evidência agora é favorável à sua manutenção. A supremacia que eles descreveram foi dada a Adão após sua criação ( Gênesis 1:28 Gênesis 1:28 ), e novamente a Noé após a queda ( Hebreus 9: 2Hebreus 9: 2 ).

"Senhor, o que é homem? extremos, quão amplo
Em sua natureza misteriosa junte-se:
A carne de vermes e pó aliado,
A alma é imortal e divina!
"Mas Jesus, com uma graça maravilhosa,
Assumiu nossa natureza como própria,
Obeyed e sofreu em nosso lugar,
Então o levou com Ele ao Seu trono.
O mais próximo do trono, e primeiro na música,
Os aleluios de seus homens levantarão;
Enquanto pensava em anjos ao redor dele,
E inundar o coro de seu louvor.

Verso 8-9 

Hebreus 2: 8-9 Hebreus 2: 8-9 . A supremacia certamente é prometida, e pretende ser completa; Pois nada é salvo, embora até agora ( Hebreus 2: 9 Hebreus 2: 9 ) a promessa é imperfeitamente cumprida. A humilhação é suficientemente clara, e a coroação com a glória é iniciada. De vez em quando, haverá sujeição universal, e Ele será o rei universal. Enquanto isso, podemos nos afastar da conquista imperfeita que é tão fácil de ver, e contemplar (ver Gr.) O grande espetáculo - Jesus fez o homem, provando a morte pelos homens, coroado e aguardando Sua plena recompensa. A partir desse espetáculo, o sofrimento dos cristãos reunirá nova paciência e fé. 
O uso da expressão "sujeito a Ele", e sua aplicação a Cristo, é encontrado apenas nas Epístolas de Paulo: 1 Coríntios 15:27 1 Coríntios 15:27 ; Efésios 1:22 Ephesians 1:22; Filipenses 3:21 Filipenses 3:21 . As palavras "para o sofrimento da morte" são ligadas pelos estudiosos mais inteligentes (Tyndale, De Wette, Winer, etc.) com as palavras que se seguem: "por causa do sofrimento da morte, ele foi coroado", como em Filipenses 2: 9 Filipenses 2 : 9 ; e esta representação é quase essencial se quisermos fazer justiça ao grego ( διά com o acusativo que expressa uma razão atual, não um fim a ganhar). 
Para conectá-los com a cláusula anterior, "um pouco mais baixo", etc., como se a morte fosse o propósito de Sua humilhação, é fazer violência ao original e antecipar e assim repetir o pensamento da próxima cláusula ", isso Ele pode provar a morte por cada homem. "Para provar a morte" é um hebraico comum para morrer ( Mateus 16:28 ;Mateus 16:28 João 8:52João 8:52 ). ApenasPara provar é às vezes o significado do Latin gustare, mas esse significado não deve ser pressionado aqui. No grego clássico, a frase significa dar-se até; mas o hebraico que significa "morrer" está mais próximo da verdade, com a idéia adicional, talvez, de que Ele experimentou e sentiu isso, e então, entendeu mais plenamente o que é a morte ... E, no entanto, todo esse sofrimento - o fundamento de a honra e a exaltação do nosso Salvador - foi pela graça de Deus. Aqui está o amor, o amor em sua forma mais nobre, que Deus enviou Seu Filho para ser a propiciação pelos nossos pecados.
 Se o próprio Deus não se preocupe profundamente com esta obra, se a natureza divina não tiver compartilhado com o que Cristo fez e sofreu, todo o ensinamento da Escritura é confundido; e para a nossa salvação devemos mais a um "homem" do que ao Deus abençoado. Deus é superado por uma criatura no exercício de suas mais nobres perfeições,
Para cada homem; em vez disso, para cada um. A extensão, o design e o efeito da morte de Cristo foram, como é sabido, os assuntos de grande controvérsia. Alguns sustentam que Ele morreu por todos, para que todos sejam salvos por Ele; outros, que Ele morreu apenas por todos os que o Pai lhe deu; e outros, que Ele morreu por todos, na medida em que os seus sofrimentos e a morte eliminam os obstáculos ao perdão dos pecadores criados pelo caráter e pelo governo de Deus. 
A questão é parcialmente verbal e pode ser levantada em relação a todos os dons de Deus - a Bíblia, os meios da graça, as bênçãos de todos os tipos. O que pode ser afirmado com segurança aqui é que o ensino explícito desta Epístola torna impossível aceitar essas palavras no primeiro sentido. Aqueles que são salvos pela Sua morte são "os santificados", "os irmãos", os muitos filhos; 'não aqueles que rejeitam o Evangelho e morrem na incredulidade; e, no entanto, uma empresa tão grande fez herdeiros de bênçãos, além disso, tão numerosas, tão variadas e tão duradouras, que, se a dignidade de Sua pessoa dá valor ao Seu sacrifício, a eficácia de Seu sacrifício reflete uma luz gloriosa sobre a dignidade de Sua pessoa.(Comentario , Hebreus Schaf).
fonte www.mauricioberwaldoficial.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.