ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Subsidio adultos batismo nas aguas (7)


  
SUBSIDIO BATISMO EM AGUAS ADULTOS (7) Marcos 16.15,16; Atos 2.38,39,41,42; Romanos 6.3,4.

Professor, você lembra quando e como foi o seu batismo em águas? E claro que sim! Seja em tanque batismal ou rio, seja em piscina ou mar, um dia descemos às águas enquanto a igreja engrandecia ao nome do Senhor. Naquele dia, fomos integrados à comunhão da igreja local com o objetivo de desfrutarmos de tudo que o Senhor nos concedeu como membros do Corpo de Cristo.  

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA 

Professor como ministrar um assunto que o aluno já compreende e, mesmo assim, torná-lo interessante? O educador David P. Ausubel, a partir do contexto escolar, desenvolveu a teoria da Aprendizagem Significativa. O educando aprende, de fato, quando uma nova informação ministrada pelo professor se relaciona de modo significativo com o conhecimento que o estudante já possui, produzindo uma transformação no conteúdo assimilado e naquele que o aluno já sabe. 
Essa forma de aprendizado se opõe à aprendizagem repetitiva, isto é, que não estabelece qualquer relação entre os conhecimentos prévios do aprendiz e o novo conteúdo apresentado. Saber que a classe já conhece o tema é um desafio ao professor que apenas transmite informações, mas, para o educador de formação continuada, gestor do conhecimento em sala de aula, é uma grande oportunidade para avançar e compartilhar novos conceitos e discussões. Portanto, faça uma exegese de Rm 6.2-11 e Cl 2.12,13, e relacione os conceitos teológicos ao conhecimento que o aluno já possui.


          DEFINIÇÃO DO BATISMO EM AGUAS

1. É um símbolo. 

O batismo é um símbolo da nossa identificação com a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus (Rm 6.3,4). Assim como Jesus morreu, também morremos para o mundo (Gl 2.20; Cl 3.3) e somos ‘sepultados’ pelo batismo, para que, juntamente com Ele, venhamos a ressuscitar em ‘novidade de vida’ (Rm 6.5; Cl 2.12).

2. É uma confissão. 

O batismo é também um ato de confissão da nossa fé em Jesus, pois, por intermédio desta, morremos para o mundo, a fim de pertencermos a Jesus (Gl 3.27; 1 Pe 3.18). O batismo se torna para o crente um verdadeiro limite entre o Reino de Deus e o mundo, como o mar Vermelho foi o limite entre a terra da escravidão (o Egito) e o caminho para a nova vida (Canaã - 1 Co 10.2).

3. É uma ordem. 
Jesus ordenou, e queremos obedecê-lO. Jesus é o nosso exemplo em tudo (1 Pe 2.21 ; Jo 13.15), e Ele foi batizado para cumprir toda a justiça de Deus (Mt 3.21). Assim, também queremos seguir as suas pisadas (1 Pe 3.21; Sl 85.13).

4. É uma bênção. 
É um ato em que Jesus opera na vida daquele que se submete a Ele, abençoando-o e confirmando a sua fé na Palavra. Não é, como alguns afirmam, um ato mágico que, apenas pela ministração, traz efeitos para a vida espiritual. A salvação é um dom de Deus (Rm 6.23). Porém, Deus proporciona, mediante o batismo, ricas bênçãos que aperfeiçoam a salvação recebida”.
(BERGSTÉN. E. Teologia sistemática. 4.ed., RJ: CPAD, 2005, p.244-5.)

Batismo: O termo descreve diversos conceitos teológicos: Batismo em águas e com o Espírito Santo, batismo de arrependimento; batismo do Espírito. 
Para constituir o seu povo na Terra, o Senhor Jesus estabeleceu a Igreja, o seu corpo místico (Ef 1.22,23). A Igreja do Senhor Jesus é composta de pessoas que se arrependeram de seus pecados e, pela fé, aceitaram a Jesus como seu único e suficiente Salvador. Entretanto, o sinal de ingresso e identificação do novo crente na igreja local é a sua obediência às ordenanças de Jesus à igreja: o batismo em águas e a Santa Ceia.Estudaremos nesta lição a doutrina do batismo em água e a relação deste com a integração do crente à vida da igreja de Cristo.

I. O QUE É BATISMO  (2)
1. Sentido literal. 

Na língua original do Novo Testamento, o grego, a palavra batismo (baptizō) significa “imergir”, “mergulhar”. Vários textos do Novo Testamento mostram que o batismo era efetuado em águas abundantes de rios, lagos ou mares, ou algum outro local com água suficiente para imergir a pessoa que desejasse ser batizada. Jesus, quando dirigiu-se a João Batista para ser batizado, foi conduzido pelo profeta para dentro do rio Jordão (Mt 3.13-17; Mc 1.9-11; Lc 3.21,22; Jo 1.32-34). Nos Atos dos Apóstolos, que contém a história inicial da igreja, o mesmo procedimento do batismo por imersão é registrado em diversas passagens: At 2.41; At 8.36-39; 9.18.

2. O sentido litúrgico. 

O Novo Testamento estabelece apenas duas ordenanças que, embora não salvem, testemunham da graciosa salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Essas ordenanças são também símbolos que expressam a nossa fé e comunhão com Cristo, a saber: o batismo em águas por imersão e a Santa Ceia. Essas duas instituições são chamadas pela igreja de ordenanças, porque foram ordenadas por Jesus (Mt 28.19; 26.26-28; Mc 16.16). Os discípulos cumpriram a ordem do Senhor Jesus, batizando os novos crentes, conforme o mandamento de Cristo (Mc 16.20; At 2.41; 8.12,13,36-39; 10.47).O batismo em águas é tanto um conceito como um ato litúrgico. Como conceito, significa imergir, mergulhar, mas como um ato litúrgico, representa os símbolos que expressam a nossa fé e comunhão com Cristo (Cl 2.12; Rm 6.4).


      COMENTARIO BIBLICO MATEUS 28.18-20


Verso 18 

Mateus 28:18 . E Jesus chegou até eles . Ele pode ter sido visto primeiro à distância, ou Ele pode agora se aproximar daqueles que duvidaram.
Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Uma expressão de Sua glorificação e vitória. 
A referência primária é a Sua autoridade como Mediadora, estendendo-se sobre tudo no céu e na Terra, para a Sua Igreja.Foi dado pelo Pai, a Ele como Deus-homem, embora como a Palavra Eterna, Ele teve tal glória antes da fundação do mundo. Antes da ressurreição, os discípulos não estavam prontos para essa revelação, nem a vitória do Deus-homem havia sido conquistada. Por isso, exaltar as verdades faladas pelo Senhor antes da Sua morte acima dos que Ele proferiu após a Sua ressurreição, ou ensinou aos Seus discípulos através deste poder, é perder toda a glória do evangelho. Nosso Senhor agora anuncia o fato, mas essa vitória foi conquistada na Ressurreição. Ele permanece na Terra para assegurar seus escolhidos, e na ascensão entra em sua herança.

Verso 19 
Mateus 28:19 .

 Assim sendo. A glorificação de Cristo é o fundamento de Sua enviá-los, e o motivo abençoado pelo qual, na sua fraqueza e insuficiência, eles podem ir. Evidentemente dirigida a todos os irmãos, não apenas aos Apóstolos, e assim entendida na Igreja primitiva (comp. Atos 8: 1 , Atos 8: 4 ).

Faça discípulos de. Mais do que "ensinar".

 Inclui os dois meios que se seguem: "batizando" o ensino "( Mateus 28:20 ), provavelmente referindo-se a todo o processo de cristianização, do começo ao fim. Porque Cristo governa ( Mateus 28:18 ), vá, para não conquistar os homens pela força, mas para trabalhar em seus corações - faça-os discípulos, alunos dóceis na escola de Cristo.

Todas as nações. 

A limitação do cap. Mateus 10: 5 já foi removido. Então os discípulos precisavam de tempo para aprender; agora a sua comissão é universal. No entanto, o preconceito judaico não pôde ser superado de uma só vez, e os próprios apóstolos, até uma nova revelação (Atos 10), estavam em dúvida se a circuncisão não era primeiramente necessária. Este fato mostra que nunca poderíamos ter o evangelho, se a história do Evangelho não tivesse sido explicada pela revelação posterior, que alguns agora buscam subestimar.
Batizando-os. O "discipulado" consiste em duas partes: o batismo , o rito de admissão e a instrução subseqüente .
 Este é o processo comum na Igreja cristã. E geralmente se entende como se referindo à admissão na aliança na infância; então, um crescimento na instrução cristã. Muitas vezes, os pais se agarraram ao primeiro com escrupulosismo supersticioso e negligenciaram o último. Este método só pode ser aplicado às igrejas cristãs já estabelecidas.
À medida que a religião judaica começou com a promessa de Deus e a fé e a circuncisão do adulto Abraão (ver Romanos 4:11), então a Igreja cristã foi fundada no início e agora é propagada em todos os países pagãos pela pregação do Evangelho e pelo batismo de adultos . Mas mesmo no caso de conversos adultos, uma instrução completa na religião cristã não precede, como regra geral, mas sucede o batismo, que é um rito iniciático, o sinal sacramental e o selo de regeneração, isto é , do início do processo nova vida, não de santificação ou crescimento em santidade.

No nome, etc. Isso inclui a idéia de "pela autoridade de", também "dedicada à comunhão e comunhão com". 

Isso implica, não só uma confissão por parte do único batizado, mas uma admissão ao privilégio: o rito, o sinal eo selo de ambos. É um nome, do Pai, do Filho e do Espírito Santo.É impossível que isso signifique, o único nome de Deus, de um mero homem e de um atributo de Deus. É o único nome de Um Deus, existente (e manifestado), como Pai, Filho e Espírito Santo. Comp, o batismo de Jesus, onde as três pessoas da Divindade revelaram-se. - A doutrina da Trindade recebe apoio poderoso de passagens como esta, mas ainda mais repousa sobre os fatos, sobre toda a revelação das Escrituras de Deus como Pai, Filho , e Espírito Santo nas três grandes obras de criação, redenção e santificação. Todos os quais são significados e selados nesta fórmula do batismo. Como Deus se revela como Ele é: esta Trindade de revelação (Trindade oeconomica) envolve a Trindade da essência (Trindade ontológica).

Verso 20 
Mateus 28:20 . Ensinando-os. 

Este ensinamento é um processo contínuo, que parcialmente precede e segue em parte o batismo. Como os onze apóstolos e seus companheiros não conseguiram fazer tudo isso, encontramos aqui a instituição de um contínuo batismo e ensino. Que isso envolveu um escritório, surge não só da necessidade do caso, mas do fato de que os Apóstolos são abordados principalmente, embora não exclusivamente.
Tudo o que eu lhe ordenei. 
As doutrinas e os preceitos de Cristo, nada menos e nada mais, são os assuntos próprios da fé e da prática cristãs. Nestes, no entanto, estão incluídos o Antigo Testamento que Ele repetidamente confirma, e as revelações adicionais que Ele fez aos que "Ele" ordenou pessoalmente por Ele, incluindo o Apóstolo Paulo.

E, ai. Para encorajá-los.
Estou com você.

 Uma prova da Divindade de Cristo. Por Sua Providência, Seu Espírito, Sua vida; pois a idéia de união vital com ele já havia sido declarada ( João 14:20 ; João 15: 5 ; João 16:22). A linguagem simples da passagem, bem como os fatos da história cristã, proíbem a limitação dessa promessa a um grupo de homens, alegando ser sucessores dos apóstolos. Há, é claro, envolvido uma promessa especial para aqueles que estão envolvidos no cumprimento do comando anterior. Os apóstolos, os organizadores da Igreja, organizaram a nomeação daqueles que deveriam realizar esse serviço. Mas, em seu escritório peculiar, não podiam ter sucessores e, na organização da Igreja, não eram governados tanto por regras formais quanto pelas exigências do caso. 
A promessa da presença permanente de Cristo é para o Seu povo como indivíduos que constituem um todo, aqueles em estações responsáveis ​​que recebem graça especial apenas porque têm necessidades especiais que apresentam no pedido dessa promessa.
Alway . Literalmente: "todos os dias". Nunca está ausente um único dia, por mais escuro que seja, até o último, quando Ele virá novamente.

Até o fim do mundo . 

Isso não define um termo para a presença de Cristo, mas para Sua presença invisível e temporal, que será trocada pela Sua presença visível e eterna na Sua Vinda. Agora Cristo está conosco; então, quando aparecerá na glória, estaremos com ele, onde está ( 1 João 3: 2 ). O fato da Ascensão está claramente implícito aqui, bem como em outras passagens deste Evangelho, como cap. Mateus 22:44 ; Mateus 24:30 ; Mateus 25:14 ; Mateus 25:31 ; Mateus 26:64. 

A palavra "Amen" foi adicionada depois. O Evangelho não termina abruptamente, mas apropriadamente; simplesmente e ainda majestosamente. Evidentemente, esta entrevista é registrada pelo Evangelista, como implicando a instituição da Igreja cristã, distinta do judaísmo, um ponto importante para os leitores de origem judaica. Se os homens agora buscam a Igreja Apostólica, que se lembrem das palavras de Cristo, tal como são registradas por um apóstolo, e elas encontrarão onde está Cristo. Este fato glorioso da sucessão ininterrupta da vida de Cristo por todas as eras da cristandade é a verdadeira doutrina da sucessão apostólica e não é apenas uma evidência irresistível do cristianismo, mas uma fonte infalível de força e encorajamento para o crente.(Coment.Shaff, evangelho de Mateus).


II. A IMPORTÂNCIA DO BATISMO POR IMERSÃO

O batismo cristão não salva, não lava pecados e não complementa a salvação. Somente a obra expiatória de Cristo consumada no Calvário salva e purifica o pecador de seus pecados (Hb 2.17; Ef 1.7; 1 Co 15.3). No entanto, o batismo em água por imersão é um testemunho público da nova vida em Cristo assumida pelo batizando.
1. A forma do batismo. Ao tratar do batismo, a Bíblia é incisiva ao demonstrar que o convertido deve ser imerso na água (At 8.36) como um sinal físico e visível de sua fé. Portanto, o batismo além de requerer muita água (Jo 3.23), também condiciona que, tanto o que batiza, o oficiante, quanto o batizando, o candidato, desçam à água (At 8.38). A linguagem bíblica empregada na simbologia do batismo em Romanos 6.4 e Colossenses 2.12 implica imersão total.
2. A autoridade para batizar e a fórmula do batismo. Muitos não percebem estes dois fatos da doutrina do batismo e trabalham de forma errada.
a) Autoridade. A ordem divina para batizar, bem como a fórmula do batismo, temo-las a partir de Mateus 28.19: “Batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. O “nome”, de acordo com a cultura hebraica, está relacionado com “autoridade concedida”, como ocorre até hoje no dia-a-dia. “Em nome” fala-nos do direito concedido por Jesus aos seus ministros para efetuarem o batismo de acordo com a ordenança divina. Os textos de At 2.38; 8.16; 10.48 e 19.5 enfatizam a autoridade para batizar “em nome de Jesus”.
b) A fórmula. Ainda em Mateus 28.19, encontramos a fórmula do batismo na expressão: “do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”, pois a salvação procede do Pai que a planejou; do Filho, que a consumou; e do Espírito Santo que tanto efetuou a encarnação do Filho, como também aplica a salvação ao homem. A fórmula tríplice do batismo é uma maneira de ressaltar a Santíssima Trindade: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. No entanto, os unitaristas deturpam e negam a doutrina da Trindade de Deus. As Escrituras, porém, ensinam que Deus é uno e ao mesmo tempo triúno, isto é, Deus o Pai, Deus o Filho, e Deus o Espírito Santo.No contexto do Novo Testamento, o batismo em águas é realizado por imersão (forma), na autoridade triúnado Pai, Filho e Espírito Santo.


III. AÇÃO INTEGRADORA DO BATISMO NA VIDA DA IGREJA

1. A prática do batismo no início da igreja. O dia de Pentecostes, com o derramamento inicial do Espírito Santo na vida dos discípulos de Jesus, assinalou também o nascimento da Igreja depois da pregação de Pedro, quando, naquele mesmo dia, foram batizadas quase três mil pessoas que se agregaram a nova igreja (At 2.37-41). No entanto, o batismo em águas não é pré-requisito para receber o batismo com o Espírito Santo. Na casa de Cornélio, toda a sua família foi cheia do Espírito e falou em outras línguas e, a seguir, foi batizada em água (At 10.44-48). Naturalmente, uma pessoa que aceita a Cristo como seu Salvador e Senhor não deve ficar alheia à vida da igreja e ao batismo em água. Este, além de ser uma ordenança, objetiva integrar o crente ao Corpo de Cristo (At 2.41).
2. As realidades espirituais figuradas no batismo. O batismo em água é uma identificação pública do crente com Cristo, o seu Salvador, em que:
a) A descida do candidato às águas fala da nossa morte com Cristo;
b) A imersão nas águas está relacionada com o nosso sepultamento com Cristo;
c) O levantamento das águas representa a nossa ressurreição com Cristo em novidade de vida (Rm 6.3,4). 
Um dos propósitos do batismo em águas é simbolizar a morte, sepultamento e ressurreição do novo crente e sua nova vida em Cristo.O batismo em água é a porta de entrada para agregar-se à igreja visível, terrena e local. Portanto, é indispensável que todo convertido a Cristo seja assim batizado e integrado à vida da igreja cristã local. 
A figura do batismo em águas ilustra a nossa plena identificação com Cristo. Somente aquele que experimentou a regeneração efetuada pelo Espírito Santo provou o que o símbolo representa - a plena identificação do crente com a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo.O batismo não salva o crente, no entanto, todos os que crêem em Jesus para sua salvação pessoal, desejam descer às águas batismais em cumprimento ao mandato de Cristo Jesus.
O batismo no Espírito Santo é uma iniciativa divina. Jesus é quem decide a hora e o lugar para o crente ser batizado no Espírito Santo. Entretanto, o batismo em águas é uma decisão pessoal do cristão. Somente o crente, ele ou ela, é que decide quando batizar-se.Alguns crentes ainda não foram batizados, muito embora estejam a tanto tempo na igreja. O que falta? Certeza de que é um salvo ou salva em Cristo? Medo de comprometer-se com a doutrina da igreja? Ainda não nasceram de novo? Não sabemos ao certo. Mas todo crente verdadeiramente convicto de todas as promessas de Deus para a sua vida, se ainda não foi batizado, aguarda com expectativa o momento para testemunhar publicamente de sua fé em Cristo.
 fontewww.mauricioberwaldoficial.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.