ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Subsidio jovens importancia do ensino n.14




SUBSIDIO JOVENS  N.14 IMPORTANCIA DO ENSINO BIBLICO COMENTARIO BIBLICO DEUTERONOMIO CAP.61-9
INTRODUÇÃO À DEUTERONOMIO CAP. 6

Neste capítulo, Moisés prossegue em suas exortações ao povo de Israel, para atender aos mandamentos de Deus, para que seja bem com eles, Deuteronômio 6: 1 , e começa com um artigo principal e fundamental da religião, que merecia o seu primeiro e principal respeito, a unidade de Deus e o amor dele, Deuteronômio 6: 4 , que eles cuidadosamente instincaram seus filhos e sempre se lembraram de si mesmos, Deuteronômio 6: 6 e quando entraram a terra de Canaã, e em um gozo abundante de todas as coisas boas nele, são exortados a ter cuidado para não esquecer o Senhor, seu benfeitor benigno; Mas temer ele, servi-lo, e não ir atrás de outros deuses, pois tem ciúmes de sua honra e adoração, Deuteronômio 6:10 e não tentá-lo, como fizeram, mas diligentemente, seus mandamentos, para que fique bem com eles naquela terra, Deuteronômio 6:16 , e quando seus filhos questionaram a razão e o significado de tais testemunhos, estatutos e julgamentos que lhes foram ordenados, devessem dar-lhes a história do seu caso no Egito, a sua libertação a partir daí, as maravilhas que foram forjadas para eles e a sua introdução na boa terra de Canaã; e para que eles saibam que esses comandos eram alguns deles em comemoração dessas bênçãos; e por estes foram colocados sob a obrigação de considerá-los todos, e sim, uma vez que não eram apenas para a glória de Deus, mas para o seu bem, Deuteronômio 6:20 .

Verso 1 

Agora, estes são os mandamentos, os estatutos e os julgamentos , ... Não os dez mandamentos repetidos no capítulo anterior, mas todos os outros, sejam eles morais, cerimoniais ou judiciais, depois declarados; O que Moisés agora fez foi apenas dar uma repetição e nova declaração de leis como antes recebidas e entregues ao povo; e assim o Targum de Jonathan parafraseia essa cláusula, "esta é uma declaração dos mandamentos, estatutos e julgamentos:"que o senhor seu Deus ordenou para ensinar-lhe ; isto é, que ele ordenou a ele, Moisés, para ensiná-los, embora não totalmente expresso, como pode ser aprendido com Deuteronômio 4: 1 .para que possais fazê-los na terra aonde vens a possuí-la ; isso é muitas vezes observado, imprime em suas mentes um sentido do seu dever, mesmo de obediência às leis de Deus, que eles foram com cuidado e diligência para realizar na terra de Canaã em que estavam entrando, e pelo qual deveriam segurar sua posse dele.

Verso 2 

Para que possas ter medo do Senhor, teu Deus , ... ensinar a conhecer a grandeza de seu ser, a natureza da mente e da vontade e a maneira de adorar; e não com um medo servil, mas com um filial, um afeto reverencial por Deus; sendo instruídos em seu dever, como de crianças, para o seu Deus e Pai; veja Deuteronômio 5:29 .para guardar todos os seus estatutos e os seus mandamentos, que eu te ordeno ; não em seu próprio nome, mas em nome e pela autoridade de Deus, cujo ministro e mensageiro ele era; e todos, tendo o selo de autoridade divina sobre eles, deveriam ser observados e mantidos, e nenhum deles deveria ser negligenciado ou afastado:tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida ; um homem e seus filhos e netos; Ele deveria cuidar que guardassem todos os mandamentos do Senhor enquanto ele vivesse e tivessem alguma preocupação com eles:e que os teus dias se prolongem ; longa vida sendo comprovada uma grande misericórdia exterior; um longo gozo e continuidade na terra de Canaã, é projetado principalmente, o que normalmente é expresso quando isso é observado; veja Deuteronômio 4:26 .

Verso 3 

Ouça, pois, a Israel, e observe para fazê-lo , ... Ou a eles, os mandamentos que lhes foram dados.
que possa estar bem com você ; em corpo e propriedade:
e que você possa aumentar poderosamente ; não só em riqueza e riquezas, mas principalmente em números:
como o Senhor Deus dos teus pais te prometeu ; uma promessa de aumento de números foi freqüentemente feita a Abraão, Isaque e Jacó; para que a sua semente seja como as estrelas do céu, e como a poeira da terra e a areia na mar, inúmeras; veja Gênesis 15: 5 e isso especialmente na terra que flui com leite e mel ; uma periprrasia muito comum da terra de Canaã, por causa da abundância de coisas boas nele; veja Êxodo 3: 8 .

Verso 4 

Ouça, Israel , ... Estas são as palavras de Moisés, levando as pessoas a uma atenção para o que ele estava prestes a dizer sobre este artigo grande e importante, a unidade de Deus, para evitar que eles entrem em politeísmo e idolatria . De uma das palavras aqui usadas, os judeus chamam essa seção Kiriathshema, que eles se obrigam a ler duas vezes ao dia, de manhã e à noiteF14; A última letra da primeira palavra neste verso, "Shema", que significa "ouvir", e a última letra da última palavra nele, "Echad", que significa "um", é maior do que ordinário; que parece projetado para despertar a atenção para o que está contido nesta passagem:
O Senhor nosso Deus é um Senhor ; cuja doutrina é, que o Senhor, que era o Deus da aliança e o Pai de seu povo Israel, não é senão um só Jeová; Ele é Jeová, o Ser dos seres, um Ser auto-existente, eterno e imutável; e ele é apenas um na natureza e na essência; Isto aparece da perfeição de sua natureza, sua eternidade, onipotência, onipresença, infinito, bondade, auto-suficiência e perfeição; pois pode haver apenas um eterno, um omnipotente, um omnipresente, um infinito, que é originalmente e de si mesmo bom; um eu e todo o Ser perfeito e perfeito; e que também pode ser concluído por ser a primeira causa de todas as coisas, que pode ser apenas uma; e de suas relações com suas criaturas, como seu Rei, governante, governador e legislador. 
E para este propósito, essas palavras são citadas em Marcos 12:29 Marcos 12:29, mas eles não contradizem a doutrina de uma trindade de pessoas na unidade da essência divina, o Pai, a Palavra e o Espírito Santo, que são três; o único Deus, o único Jeová, como aqui expressado; veja 1 João 5: 71 João 5: 7 e assim os judeus antigos entendiram esta passagem. Em um antigo livro deles, é ditoJeová, Elohenu, Jeová (isto é, Jeová, nosso Deus, Jeová); Estes são os três graus em relação a esse sublime mistério; "no princípio Deus (Elohim) criou os céus e a terra"; e de novo Jeová, Elohenu, Jeová, são um; as três formas (modos ou coisas) que são um; e em outro lugar é observado, há dois, e um está unido a eles, e eles são três; e quando os três são um, ele diz para (ou para) eles, estes são os dois nomes que Israel ouviu, Jeová, Jeová e Elohenu (nosso Deus) se juntou a eles; e é o selo do anel da verdade, e quando eles se uniram, eles são unidade única; que é ilustrado pelos três nomes, a alma do homem é chamada, a alma, o espírito e a respiração; e em outro lugar eles dizemO santo Deus abençoado e a Shechinah são chamados de um; veja João 10:30 João 10:30 .

Verso 5 

E amará o Senhor, teu Deus , qual é o primeiro e principal mandamento na lei, a soma e substância da primeira mesa; e inclui nela, ou pelo menos se relaciona com ela, o conhecimento de Deus, a estima dele, deleite-se com ele, fé e confiança nele, medo e adoração dele, e obediência a ele, o que, quando é provável. Deus deve ser amado por causa das perfeições de sua natureza e das obras de sua mão, da natureza, da providência e da graça; e por causa das relações que ele coloca para os homens, e especialmente para o seu próprio povo; e por causa de seu amor peculiar para eles; e, de fato, ele deve ser amado por todos os homens para cuidar deles, e as bênçãos de bens que lhes são conferidas; A maneira como isso deve ser feito segue:
com todo o teu coração, e com toda a tua alma, e com toda a tua força; com um amor superlativo, acima de tudo criaturas o que quer que seja; com toda a afeição do coração, com grande fervor e ardor de espírito, na sinceridade da alma e com toda a força de graça que o homem tem, com um amor tão forte como a morte. Jarchi interpreta o Deus amoroso com todo o coração, isto é, com o teu coração não dividido sobre Deus, um coração não dividido entre Deus e a criatura; "todo o seu poder" ele interpreta de mammon ou substância; e, de fato, essa é uma maneira pela qual os homens podem mostrar seu amor a Deus, colocando sua substância em seu serviço e pelo apoio de sua causa e interesse pelo mundo. Aben Ezra por "o coração" entende o conhecimento, e pela "alma" o espírito do homem que está em seu corpo e pelo amor perfeito no coração.

Verso 6 

E essas palavras, que eu hoje mando neste dia , para ouvir, observar e tomar conhecimento de que Deus é um, e deve ser amado da maneira mais forte possível:estará no teu coração ; na mesa do coração, como o Targum de Jonathan; veja 2 Coríntios 3: 32 Coríntios 3: 3 , seja recebido cordialmente, tenha um lugar nas afeições do coração e seja mantido em mente e memória.

Verso 7 

E ensinar-lhes-á diligentemente aos teus filhos 

. Deve-se usar e diligenciar, e dores, instruir os filhos, assim que forem capazes, no conhecimento de Deus e dos seus mandamentos; para amá-lo, temê-lo, servir e adorá-lo; Isto é para trazê-los na educação e admoestação do Senhor, Efésios 6: Efésios 6: 4 , pode ser prestado "você os afiará ou afiará", palavras ou mandamentos; é expressivo de diligência e indústria no ensino, pela repetição freqüente das coisas, inculcando-as continuamente em suas mentes, tentando imprimi-las lá, para que elas possam ser afiadas, prontas e especializadas nelas: falarás deles quando te assentarem na tua casa ; no momento das refeições, ou em horas de lazer, ou mesmo quando empregado em qualquer negócio da casa que o admita; todas as oportunidades devem ser tomadas para incutir o conhecimento das coisas divinas em suas ternas mentes:e ao caminhar pelo caminho ; em uma jornada, e qualquer um de seus filhos com ele; ou para diversão, no jardim, campo ou vinha; A ocasião pode ser levada à vista de qualquer uma das obras da criação para conduzir a um discurso sobre Deus, sua natureza, perfeições e obras, e as obrigações que suas criaturas mentem para amar, temer e atendê-lo: e quando você se derrube , e quando você se levantar; no momento de ir para a cama, e levantar-se dela; que, como são as estações de oração a Deus, podem ser melhoradas na instrução de crianças.

MAIS NOTAS VERSO 7

E ensinar-lhes-á diligentemente aos teus filhos . 

Deve-se usar e diligenciar, e dores, instruir os filhos, assim que forem capazes, no conhecimento de Deus e dos seus mandamentos; para amá-lo, temê-lo, servir e adorá-lo; Isto é para trazê-los na educação e admoestação do Senhor, Efésios 6: 4 , pode ser prestado "você os afiará ou afiará"F19, palavras ou mandamentos; é expressivo de diligência e indústria no ensino, pela repetição freqüente das coisas, inculcando-as continuamente em suas mentes, tentando imprimi-las lá, para que elas possam ser afiadas, prontas e especializadas nelas:e falarás deles quando te assentarem na tua casa ; no momento das refeições, ou em horas de lazer, ou mesmo quando empregado em qualquer negócio da casa que o admita; todas as oportunidades devem ser tomadas para incutir o conhecimento das coisas divinas em suas ternas mentes:ao caminhar pelo caminho ; em uma jornada, e qualquer um de seus filhos com ele; ou para diversão, no jardim, campo ou vinha; A ocasião pode ser levada à vista de qualquer uma das obras da criação para conduzir a um discurso sobre Deus, sua natureza, perfeições e obras, e as obrigações que suas criaturas mentem para amar, temer e atendê-lo: e quando você se derrube , e quando você se levantar; no momento de ir para a cama, e levantar-se dela; que, como são as estações de oração a Deus, podem ser melhoradas na instrução de crianças.


Verso 8 

E você os amarrará por um sinal sobre a sua mão ... Como um homem amarra qualquer coisa à sua mão por um sinal, para que ele se lembre de um pouco que ele deseje; embora os judeus entendam isso literalmente, de unir um pergaminho de pergaminho, com esta seção e outros escritos nele, na mão esquerda, como o Targum de Jonathan aqui interpreta a mão:e eles serão como frontlets entre seus olhos ; e que o mesmo Targum interpreta dos Tephilim, ou filacterias, que os judeus usam em suas frentes e em seus braços, e assim Jarchi; do qual veja Gill em Mateus 23: 5 Mateus 23: 5 .

Verso 9 

E os escreverás sobre os postos da tua casa e sobre as tuas portas. Para colocá-los em mente quando saíram e entraram, para que tenham cuidado em observá-los; isso os judeus também tomam literalmente e escrevem em um pergaminho de pergaminho nesta seção com algumas passagens; e, como o Targum de Jonathan aqui, conserte-os em três lugares, sobre a cama, sobre os postos da casa e no portão à direita dele; e é isso que eles chamam de Mezuzah; e a conta dada é isso. Em um pergaminho preparado para o propósito, eles escrevem as palavras em Deuteronômio 6: 4Deuteronômio 6: 4 e depois enrole o pergaminho, e escreva sobre ele "Shaddai"; e colocá-lo em uma bengala (ou cana), ou então em um pedaço de madeira oco, e aperte-o até a parede nos postes da porta à entrada direita; e assim, tão frequentemente como eles entram e saem, tornam parte de sua devoção tocar esse pergaminho e beijá-lo.






       A Importância do Ensino Cristão    
           
  O ENSINO CRISTÃO: “constante aprendizado”, comente que a nossa mente é como um gravador ligado constantemente, os dados vão sendo inseridos em nossa mente e sendo armazenados, para que sejam gravados dados de boa qualidade e para que esses dados sejam reutilizados depois, existe o processo do ensino.- “inserção do indivíduo na sociedade”, quem não estuda fica de certa forma, excluído da sociedade, se sente separado dos demais.- “incessante ato de aprender”, aprender deve ser uma atividade contínua na vida de alguém. Existe atualmente o “analfabeto funcional”, que é aquela pessoa que aprendeu a ler e parou de estudar ou estudou pouco, por isso sabe ler, mas não consegue entender o que lê.
 É uma ordem superior:- É interessante ler a referência abaixo, e comentar que o ensino naquele período era de responsabilidade da família, era uma ordenança para o patriarca da família.“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.” Dt 6:6-9- “campo do discipulado”, a referência de Mt 28.20, é a mais completa em relação a questão do ensino. Por isso as igrejas que deixam de lado essa prática está desobedecendo a uma ordem do próprio Deus.

 É transmissão de conhecimento: “vida cristã sem instrução”, no mundo, quem não tem conhecimento é facilmente enganado pelos aproveitadores, na igreja também, pois existem muitos lobos devoradores dentro das igrejas.- “teórico e prático”, é a responsabilidade de quem ensina. Atentar para a teoria e prática, lembrando que a teoria é adquirida na sala de aula, nos livros. E a prática é adquirida nos exercícios e nas situações reais.- “ouvir e praticar”, essa é a responsabilidade de quem aprende, ouvir para aprender a teoria e praticar para adquirir a prática.

O desenvolvimento de um estilo social cristocêntrico: “tal magistério”, magistério é a função de professor, aqui está se referindo a função de ensinar a Palavra de Deus.- “os prejuízos são inevitáveis”, apesar de os prejuízos serem inevitáveis, eles são a médio e longo prazo, por isso muitos não estão se importando com o ensino, por não ver o resultado ruim de imediato.
- “aprendei de mim”, esse é o estilo de vida cristocêntrico, aprendendo com Jesus, nós sempre teremos uma vida cristocêntrica, ou seja, Jesus estando no centro da nossa vida.

O ENSINO  SEUS PROPÓSITOS:1. 

Em seus aspectos relacionais

            - “aspectos relacionais”, são os aspectos do ensino que tratam do relacionamento entre indivíduos, são ensinamentos para a vida social.
            - “assumindo determinado prejuízo emocional”, isso é amar, esse é o principal aspecto relacional ensinado pela Bíblia, se esses aspectos da Palavra fossem largamente ensinado nas igrejas, nós teríamos menos problemas de relacionamento. Esses aspectos relacionais são ensinados por Jesus no livro de Mateus no sermão do monte. Mt 5,6 e 7, (2.) Em relação ao método pedagógico “método bíblico pedagógico”, pedagogia é a ciência que estuda a educação, então o “método bíblico pedagógico” é o método que a Bíblia apresenta para que aja o discipulado no povo de Deus. “aspecto pessoal”, é o ensino direto que ocorre dentro do lar, mas pode ocorrer também na igreja, pelo aconselhamento cristão. “aspecto demonstrativo”, é onde se apresenta o exemplo pessoal daquele que ensina ou que tem a função de liderança, muitos irmãos que tem dificuldade para aprender, são melhor incentivados ao verem o bom exemplo de seus líderes. 
Do contrário um mal exemplo pode colocar a perder uma excelente aula, pensem nisso. “aspecto da saturação”, os filhos percebem o que é importante para os seus pais, e farão o que se requer simplesmente por que é importante para seus pais, dessa forma é necessário que aja constância, os pais nunca devem fraquejar no ensino e na cobrança do conhecimento da Palavra de Deus.

3. Em relação ao tempo e memória: “geração vigente”, vigente é o que está em vigor, a “geração vigente” é a que está aparecendo e assumindo funções na sociedade, trabalhando e produzindo.“preterir”, deixar de lado, não dar preferência. “razão da fé aos infiéis”, a orientação para essa resposta está na seguinte referência: “Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,” 1 Pedro 3:15 Comente que a ordem na parte “a” do verso acima é “estar sempre preparado”
- “mnemônica”, é um recurso auxiliar para memorização, seria uma pequena palavra ou sinal para lembrar um texto grande.

RESULTADOS DO ENSINO: “é chamado de Mestre”, esse título nos mostra qual era o verdadeiro ofício de Jesus e nos motiva a ser o mesmo, Ele não é somente mestre, Ele é “o Mestre”.1. Desfazendo equívocos
- “tempo oportuno”, no tempo certo, ou seja no tempo de Deus e se houver obediência do povo. “peca contra a unidade do Antigo Testamento”, a unidade do A.T. é característica que o A.T. tem em concordar com ele mesmo e com toda a Bíblia, o erro contra essa unidade aqui, seria dizer que as promessas são à Israel são terrenas, enquanto em muitas passagens mostram promessas para Reino Cristo. “indiferente e alienado quanto...atuação social”, essas são características de quem não interage nos acontecimentos sociais, ficando a parte das atividades sociais. Aqui o comentarista está afirmando que se o crente só tomar as promessas para o futuro da Igreja no céu, ele ficará alienado, deixando de estudar, de dar atenção à política e de investir em seu futuro profissional.
 “resultados a curto prazo”, podemos classificar os resultados que obteremos aqui, exemplo se você ensinar seus filhos no caminho em que devem andar, então eles serão servos de Deus, não se envolvendo na criminalidade, nem em vícios, esses são excelentes resultados a curto prazo. “a longo prazo”, investindo no ensino cristão da nossa família, teremos melhores chances de todos alcançarem a salvação, esse é um excelente resultado a longo prazo.   

 Longevidade: Veja alguns textos que confirmam as afirmações feitas aqui:
“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.” Êxodo 20:12. Honrar o pai e a mãe é respeitá-los, pois eles sempre tem bons conselhos para a vida, muitos bandidos ao serem baleados, se lamentam por não terem ouvido e nem respeitados seus pais.“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;” Mateus 5:5.- Uma das interpretações para “herdar a terra” seria ter uma vida longa e tranquila, pois os nervosos morrem cedo em brigas idiotas, acidentes de transito, mau entendidos, etc.“Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.” Mateus 26:52. A profecia sublinhada pode ser vista hoje assim: como a espada é uma arma, então entende-se que “quem vive pela arma, por uma arma morrerá.” Jesus estava certo, isso tem acontecido todo dia, os que andam com arma na cintura morrem de tiro e morrem cedo.
 Prosperidade:“prosperidade”, não se deve associar prosperidade com aquisição de bens materiais e riquezas. Os textos bíblicos não estão falando isso.
- “interesse pela educação”, não é possível concordar com o comentarista nessa parte, pois o bom momento do Brasil está diretamente ligado ao aquecimento da economia e estabilidade da moeda, a educação no nosso país é sucateada, e de baixa qualidade. No meio do povo de Deus que deveria fazer a diferença, há uma grande evasão escolar, os cultos de Escola Dominical geralmente tem pouca frequência, enquanto as campanhas da prosperidade estão cheias. “nunca se aprendeu tanto a Bíblia”, não concordo, eu diria que nunca se desrespeitou tanto a Bíblia sagrada como nesses últimos dias.- Alguns pontos: Prosperidade é uma palavra com sentido amplo e que significa “ser bem sucedido no que faz.”“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” Josué 1:8. Prosperar o caminho é conseguir seus objetivos.
- O que alcançará a prosperidade mencionada acima é aquele que coloca em práticaa Palavra de Deus e não o que a conhece. Todos podem alcançar uma boa condição financeira, mas isso se faz com trabalho, dedicação ao estudo secular, aproveitamento de oportunidades. O crente pode se esforçar nestas coisas sem esquecer aquelas (a Palavra de DEUS) Conhecer a Bíblia não garante prosperidade financeira pra ninguém.                   


POR QUE É IMPORTANTE ESTUDAR A BÍBLIA? n.2
PORQUE:

A. É a Palavra de Deus para o homem. Salmo 19.7-9: “A lei do Senhor é perfeita, e restaura  a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples. Os preceitos do Senhor, são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos. O temor do Senhor é límpido, e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente justos.”

B. É viva e ativa. Hebreus 4.12 diz:  “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”

C. Opera eficazmente naqueles que crêem. “Outra razão ainda temos nós para incessantemente dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e, sim, como em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes.” (1 Tessalonicenses 2.13.)

D. É útil para o ensino, para a repreensão, correção e educação. 2 Timóteo 3.16-17 diz: “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

Alguém disse com muita propriedade e respeito do Velho Testamento e do Novo Testamento: o Novo é encerrado no Velho e o Velho é explicado no Novo. Cada qual é completo, mas um não pode ser entendido sem o outro.  A  Escritura é sua própria intérprete.
Como a Bíblia veio a nós?

A Bíblia foi dada pela inspiração do Espírito de Deus. O Espírito produziu a palavra.
“Sabendo, primeiramente, isto, que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca, jamais, qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto homens falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1.20-21.)
Deus trouxe revelação infalível por meio de homens falíveis por um período de 1.600 anos. O Espírito Santo foi o divino autor, usando uns 40 escritores humanos (1 Crônicas 19).     
                                                                                               
POR QUE A NOSSA BÍBLIA ESTÁ DIVIDIDA EM DOIS TESTAMENTOS?

POR QUE:
A. A revelação de Deus para os homens é progressiva. Isaías 28.9-13.
B. O Velho Testamento era preparatório para o Novo Testamento.
C. O Velho Testamento mostra o tipo e a sombra da Igreja do Novo Testamento  (Hebreus 8.5, Romanos 15.4 e Hebreus 10.1): “Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos, e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado.” (1 Coríntios 10.11.)

É IMPORTANTE ENTENDER AS DOUTRINAS DA BÍBLIA?

A palavra doutrina quer dizer: “Ensino, instrução ou ensinar a substância”. Efésios 4.14-15: “Para que não mais sejamos como meninos, agitados  de  um   lado para outro, e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo.”

AS ESCRITURAS FALAM DE 

A. A doutrina de Deus. Deuteronômio 32.2, Provérbios 4.2 e Tito 2.10.
B. A doutrina de Cristo. João 7.16-17, 2 João 9.10 e Hebreus 6.1,2.
C. A doutrina do diabo. 1 Timóteo 4.1; Apocalipse 2.14-15, 24.
D. A doutrina dos homens. Marcos 7.7 ; Efésios 4.14 ; Mateus 16.12.
E. A doutrina dos apóstolos. Atos 2.42.

REALMENTE IMPORTA O QUE NÓS ESTUDAMOS E CREMOS. 1 TIMÓTEO 6.1-3; TITO 2.7-10.

1 Timóteo 4.6,13,16 fala assim:“Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras de fé e da boa doutrina que tens seguido. Até a minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.”

Todas as religiões, as verdadeiras e as falsas, são fundadas em vários ensinamentos e doutrinas. Estas doutrinas, cridas, recebidas e praticadas determinam:
A. Caráter – O que somos.
B. Ação – O que fazemos.
C. Destino – Para onde iremos.
Daí a necessidade de estarmos estabelecidos nas doutrinas de Deus. Tito 2.10, Jó 11.4 e 2 Timóteo 3.14-17.
Paulo exorta na sua carta a Tito assim: “Apegado à palavra fiel que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder, assim para exortar pelo reto ensino como para convencer os que contradizem.” (Tito 1.9.) (notas gospel estudos mais).
fonte www.mauricioberwaldoficial.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.