ULTIMA PAGINA POSTADA DA ESCOLA DOMINICAL TODOS ASSUNTOS DO BLOG

sábado, 28 de outubro de 2017

Subsidio adultos abrangencia da salvação (6)





O Alcance da Salvação

1. A salvação é para o mundo inteiro. Através do sacrifício perfeito de Cristo, todos os habitantes da Terra foram representados, e os seus pecados foram potencialmente perdoados. Cristo ‘é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro’ (1 Jo 2.2).

2. A salvação é para os que crêem. Apesar de Cristo haver morrido pelos pecados do mundo inteiro, há um sentido em que a expiação é uma provisão divina feita especialmente por aqueles que crêem. Paulo apresenta Jesus Cristo como o ‘Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis’ (1 Tm 4.10). Deste modo, apesar de a salvação estar à disposição de toda a humanidade, de forma experimental ela se aplica exclusivamente àqueles que crêem.

3. Alguns abandonarão a salvação. A Bíblia dá a entender que muitos daqueles pelos quais Cristo morreu, aceitarão a sua provisão salvadora, mas depois abandonarão, perdendo com isto o direito à vida eterna [...]”.

(OLIVEIRA, R. As grandes doutrinas da Bíblia. 7.ed., RJ: CPAD, 2003, p.217-8.)

A doutrina da salvação, chamada de Soteriologia, ocupa-se do estudo do plano salvífico (Ef 1.3-14), da obra de Cristo (Rm 3.24-26), e da aplicação da salvação ao homem (Ef 2.8-10), de acordo com a Escritura. O termo procede do grego sōtēria, traduzido por “salvação”, “libertação” e “preservação”. Nos textos de Lc 1.69,71 e Hb 11.7, o vocábulo é usado com o sentido de “livrar ou preservar de um perigo eminente”. A palavra equivalente usada no Antigo Testamento é yeshû‘â (o nome Jesus no grego, procede desse termo hebraico, Mt 1.21), isto é, “salvação”, “livramento”. O termo hebraico é usado, em Gn 49.18, como referência à salvação do Senhor (ver Dt 32.15; 1 Sm 12.1), e, em Ez 37.23, com o significado de “livrar” dos pecados. Portanto, salvação, quer no Antigo ou Novo Testamento, significa libertação, livramento ou preservação de um perigo eminente.

ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO 

Conforme Efésios 1.4,5, a eleição (v.4) precede a predestinação (v.5) que, embora infinita e insondável, não é a salvação em si. A predestinação é “para a salvação” (2 Ts 2.13), a fim de sermos filhos de adoção (Ef 1.5)
1. Eleição (Ef 1.4,5). Antes mesmo de o Universo ter sido criado, nós já havíamos sido eleitos por Deus para usufruir plenamente da salvação. Leia também 1 Pe 1.1,2.
2. Predestinação. O apóstolo afirma que fomos não somente eleitos, mas igualmente predestinados à vida eterna (Ef 1.5).
Isto não significa, porém, que Deus tenha amado apenas uma parte da raça humana; amou-a por completo. Pois a promessa do Salvador foi feita em primeiro lugar a Adão — o pai de todas as famílias da Terra e representante de toda a humanidade (Gn 3.15). Portanto, basta o homem receber a Cristo para desfrutar, de imediato, dos benefícios da eleição e da predestinação. Em sua presciência, Deus elegeu, em seu Filho, aqueles que, aceitando o Evangelho, experimentam o milagre da regeneração. 

IV. A REGENERAÇÃO 

Neste tópico, entraremos a ver por que a regeneração é tão importante à união do ser humano com Deus. Vejamos, pois, o que é a regeneração?
1. Definição etimológica. A palavra regeneração significa gerar de novo, nascer outra vez.
2. Definição teológica. A regeneração é a obra fundamental e instantânea de Deus que concede gratuitamente ao pecador uma nova vida espiritual através dos méritos de Cristo. É a natureza divina operando no crente por intermédio da ação do Espírito Santo (2 Pe 1.1-5).
3. A necessidade da regeneração. É necessária para se entrar no céu (Jo 3.3); para se resistir ao pecado (1 Jo 3.9); para se ter uma vida de retidão (1 Jo 2.29).



 1.COMENTARIO BIBLICO JOÃO CAP.3.14-16  VEJA TAMBÉM 1 TIMÓTIO 2.5-6

Verso 14-15 
João 3: 14-15 .

 E, assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também o Filho do homem deve ser levantado no alto, para que todo aquele que crê pode nele ter vida eterna. Estes versículos continuam a revelação das coisas celestiais. A primeira verdade é que aquele que estava nos céus desceu à Terra para ser o Filho do homem. O seguinte é que o Filho do homem deve ser exaltado, mas de nenhuma maneira que as imensas esperanças de Nicodemo imaginassem. O conselho secreto do céu era que aquele que estava com Deus deveria como o filho do homem ser levantado no alto, como a serpente foi levantada em alto por Moisés no deserto. Assim, de fato, deve ser, para que ele se torne o Dador da vida eterna. - 

A palavra "levantada no alto" ocorre quinze vezes em outras partes do Novo Testamento, às vezes em palavras tão proverbiais como Mateus 23:12 , algumas vezes em referência à exaltação de nosso Senhor ( Atos 2:33 ; Atos 5:31 ). Neste evangelho a encontramos em três versos além do presente. O uso geral da palavra no Novo Testamento e o Velho é suficiente para mostrar que não pode significar aqui simplesmente criar ou levantar. E, no entanto, a própria explicação de John nos proíbe excluir esse pensamento. Todas as passagens em seu Evangelho que ligam a palavra ao Filho do homem devem ser claramente tomadas em conjunto; e cap.João 12:33(veja nota) declara que a palavra contém uma referência ao modo de morte do Salvador - a elevação na cruz. Nicodemos buscava a exaltação do Rei no futuro reino de Deus. Exaltado, ele não será, como eu, monarca sentado em um trono, alto e levantado, em meio a pompa e esplendor, mas recebendo o Seu verdadeiro poder e glória no momento em que Ele pendurado sobre uma árvore um objeto de vergonha. 

A serpente de bronze, feita à semelhança do destruidor, colocada em um padrão e mantida até o olhar de todos, pode parecer ajustada apenas para chamar a execração daqueles que foram lembrados de seu perigo, desprezo e desprezo daqueles que viram, mas um símbolo impotente; mas o israelita moribundo olhou nele e morou. A aparência era um tipo de fé - não, era um ato de fé na promessa de Deus. A serpente levantou-se altotodos podem olhar para ele; A exaltação do Filho do homem, que começa com a vergonha da cruz, tem por objeto dar a vida a todos (compare o capítulo João 12:32 e também Hebreus 2: 9 ).

"Que todo aquele que acredita". Em primeiro lugar, nosso Senhor segue de perto as palavras ditas em João 3:12 . Enquanto lemos, "você não acredita", então, aqui, aquele que ainda acredita que nenhuma palavra qualificada é adicionada para aprofundar o significado da "crença". O que está diante de nós é o pensamento geral de receber a palavra de Jesus. Na verdade, tudo está incluído na verdade; pois aquele que realmente recebe Sua palavra descobre que seu primeiro e principal requisito é fé no próprio Jesus. Então, aqui, a confiança é primeiro geral, mas o pensamento de comunhão e união, tão característico deste Evangelho, vem imediatamente, "que todo aquele que crê pode neletenha vida eterna ". Esses versículos que revelam as verdades celestiais contêm a primeira menção da "vida eterna", a benção de que João, fazendo eco das palavras de seu Mestre, está sempre falando. A "vida eterna" é uma possessão presente para o crente (comp. João 3:36 ); Sua essência é união com Deus em Cristo. Veja especialmente o cap. João 17: 3 ; 1 João 1: 2 ; 1 João 5:11 .

O resultado da entrevista com Nicodemos não está registrado, mas a menção subseqüente dele no Evangelho não pode deixar nenhuma dúvida sobre a nossa opinião de que, neste momento ou não, ele finalmente abraçou a verdade. Parece que, à medida que a humilhação de Jesus se aprofundou, ele cedeu mais a essa verdade contra a qual, no início desta conversa, ele teria se rebelado mais. É a perseguição de Jesus que o desenha em Sua defesa ( João 7:51 ); É quando Jesus foi levantado na cruz que ele vem lhe pagar honra ( João 19:39 ). Ele é, portanto, um troféu, não apenas do poder dos signos, mas do poder das coisas celestiais ensinadas por Jesus.

Neste ponto, surge uma questão importante. 

Os próximos cinco versículos são uma continuação do discurso anterior ? São palavras de Jesus ou uma reflexão do próprio Evangelista sobre as palavras do seu Mestre? A maioria dos comentadores tomou a visão anterior. Este último foi sugerido pela primeira vez por Erasmus, e encontrou graça com muitos escritores pensativos sobre este Evangelho. E com razão. A primeira sugestão de uma ruptura repentina no discurso pode ser surpreendente, mas um exame atento dos versos mostrará que eles apresentam traços distintos de pertencer a John :-
( 1) Seu estilo geral e caráter nos fazem lembrar o Prólogo. 
(2) Os tempos passados ​​"amados" e "foram" em João 3:19 de uma vez recordam o cap. João 1: 10-11; e geralmente estão mais em harmonia com o tom das reflexões posteriores do Evangelista do que com o discurso do Redentor. 
(3) Em João 3:11, Jesus diz: " Não recebais o nosso testemunho", em João 3:19, a impressão produzida não é a recusa presente, mas sim uma rejeição passada e contínua. 
(4) Em nenhum outro lugar é a denominação "unigênito usado pelo próprio Jesus em relação ao Filho, embora seja usado pelo Evangelista no cap. João 1:14 , João 1:18 , e 1 João 4: 9. Não se pode dizer com precisão que há algo realmente estranho na introdução dessas reflexões. É do modo como esse escritor comentou o que ele relacionou (veja especialmente João 12: 37-41 ); e em pelo menos uma instância ele passa de repente, sem qualquer marca de transição, das palavras de outra para a sua, - por muito poucas. João 1:16 para ser uma continuação do testemunho do Batista ( João 3:15 ).

A visão agora defendida receberá uma forte confirmação se convencermos o leitor de que há uma ruptura semelhante após John 3:30 neste capítulo, os seis últimos versos pertencentes ao autor do Evangelho e não ao Batista.

Verso 16 

João 3:16 . Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Nos versículos anteriores é registrado o primeiro anúncio do Evangelho por nosso Senhor, a revelação do mistério manifestado por Aquele que saiu do céu. João faz uma pausa para definir as palavras do seu Mestre na luz em que ele mesmo as viu depois. Jesus disse que "deve ser levantado no alto", mas não deu nenhum motivo. Seu discípulo, cuja mensagem para a igreja era "Deus é amor" ( 1 João 4:16), remete a necessidade dessa verdade. Tudo o que resta ainda escondido, tanto quanto isso é certo, que a humilhação e a exaltação daquele que desceu do céu eram a expressão do amor de Deus para o mundo inteiro. 

O Filho do homem é o Filho de Deus, o Filho unigênito; O único termo expressa Sua aptidão para o trabalho, o outro aponta para Sua dignidade e para a grandeza do amor do Pai. Neste amor, o Pai deu o Filho: ao que o entregou não está aqui dito; As próprias palavras de nosso Senhor ( João 3:14 ) enchem o significado. A universalidade da benção é marcada com uma dupla ênfase; projetado, não apenas para Israel, mas para o mundo inteiro , é a posse real de cadacrente. As palavras relativas à fé são mais definitivas do que em João 3:14 ; pois (ver cap. João 2:11 ) para "acreditar nEle" aponta para uma confiança que se lança sobre Ele e pressiona-se em união com Ele. O propósito divino é apresentado sob dois aspectos, não um único (como em João 3:15); É que o crente pode ser salvo da perdição e agora pode possuir a vida eterna. Este versículo contém a maioria dos termos principais da teologia de João.
 Um só deles requer mais comentários, em função dos vários sentidos em que é empregado pelo Evangelista. O "mundo" não contém, neste versículo, designar aqueles que receberam e rejeitaram a oferta de salvação. É pensado em uma fase anterior de sua história; A luz ainda não é apresentada pela aceitação ou rejeição da qual o estado final do mundo deve ser determinado.

Verso 17 

João 3:17 . Porque Deus não enviou o Filho ao mundo para julgar o mundo; mas que o mundo através dele pode ser salvo. O pensamento do último verso é expandido. Lá estava o dom do amor de Deus que nos foi trazido; agora é a missão do Filho. Para "perecer ( João 3:16 ) aqui corresponde" pode julgar o mundo, "ter respostas da vida eterna" podem ser salvas ". Isso só é suficiente para mostrar que a palavra "juiz", embora não seja equivalente a "condenar", faz referência a um julgamento que tende a ser condenado. 

Os judeus acreditavam que o Messias viria a glorificar a Israel, mas a julgar os gentios; A repetição solene e enfática do "mundo" repreende todas essas limitações, tão eficazmente quanto as palavras de João 3: 3anulou as distinções que estavam presentes ao pensamento de Nicodemos. - Pode parecer difícil reconciliar a primeira parte deste versículo com João 5:22 ; João 5:27 , João 9:39 , João 12:48 . No entanto, devemos reconhecer um duplo propósito na vinda de Cristo. Ele veio para salvar, não para julgar o mundo. Ele chegou a julgar o mundo na medida em que não se deixaria salvar; e esse julgamento é um que acontece mesmo agora (porque até agora há uma incredulidade intencional), embora só seja consumado a seguir.

Verso 18 

João 3:18 João 3:18 . Aquele que crê nele não é julgado: aquele que não crê já foi julgado, porque não crê no nome do Filho unigênito de Deus. Os dois versículos anteriores expressam o propósito divino em si mesmo, e esse propósito passa para a realização; Este verso fala do resultado real. Dois dos termos desses versículos, a crença em Jesus de João 3:16 e o julgamento de João 3:17João 3:16 João 3:17, são aqui reunidos. Aquele que permanece na fé em Cristo permanece em um estado ao qual o julgamento não pertence; enquanto a fé permanece, a idéia de julgamento é excluída, pois o crente é um com o Senhor em quem confiou. Não é assim com o incrédulo; nele a sentença já foi pronunciada. Enquanto a incredulidade persistir, há tanto tempo que a sentença que a rejeição de Jesus traz consigo permanece em vigor contra ele. 
A ótima idéia do Evangelho, a divisão de todos os homens em duas classes separadas umas das outras, é muito claramente apresentada aqui; mas não imutávelA divisão é pensada. A separação é o resultado de uma escolha deliberada; e enquanto a escolha é adotada, a indemnização reside. Como a fé do crente é fé nele, "fé que traz união pessoal, a incredulidade é a rejeição de Sua Pessoa revelada em toda a sua dignidade, o Filho unigênito de Deus.(notas comentario biblico , de João, shaf).


Verso 4 

1 Timóteo 2: 4 . Nenhuma afirmação do amor universal de Deus pode ser mais clara do que isso. Seja como for, a crença de São Paulo quanto à eleição e à predestinação, não impediu o seu repouso absoluto sobre a verdade de que Deus deseja que todos os homens sejam salvos. Os homens foram tentados a desenhar uma linha de demarcação em suas orações, e dificilmente conseguiram orar por um Nero ou um Tigellinus. 
O argumento de São Paulo é que tais orações são aceitáveis ​​com Deus, porque coincidem com aquela vontade que, embora os homens no exercício do presente fatal da liberdade possa frustrar, ainda é imutável. Mas isto não é tudo. A natureza da "salvação" é expressa nas palavras que estão em oposição a ela. Encontra-se no "conhecimento" mil e profundo, mais do que a mera gnosedo entendimento, da verdade que é eterna. Isto foi o que nosso Senhor ensinou, conforme registrado por São João ( João 17: 3 ), e este foi sempre o elemento mais proeminente dos pensamentos de São Paulo sobre a benção do futuro ( 1 Coríntios 13:12 ). Comp. 1 João 3: 2 .

Verso 5 

1 Timóteo 2: 5 . Existe um Deus. Melhor: "Deus é um", como em Gálatas 3:20 , uma passagem que São Paulo quase pode ser pensada como, em certo sentido, reproduzida. Lá, como aqui, o argumento é que a Unidade da Divindade é mais do que a negação da pluralidade; que implica unicidade de propósito, imutável e invariante, como diz São Ti, "sem variação ou sombra de virar" ( Tiago 1:17 ); e que esse propósito é um amor inalterável.

Um mediador.

 Como se as antigas associações de idéias no argumento de Gálatas 3:20 ainda estivessem presentes para ele, o pensamento de que "Deus é um" sugere o de um Mediador. Mas a relação dos dois não é a mesma coisa aqui como está. Lá, ele pensa que a Aliança mais antiga é feita "na mão de um Mediador", ou seja,de Moisés, como vindo entre Deus e o povo; e esta é uma das suas notas de inferioridade à Nova Aliança, que é substancialmente idêntica à de Abraão, na qual Deus atuou em Sua própria Unidade essencial, prometendo e dando sem exigir qualquer agência intermediária. 

Agora, São Paulo aprendeu a ver que a Nova Aliança também tem um "Mediador", que não só vem entre as duas partes do contrato, mas também é identificado com ambos. Aqui, a ênfase é colocada sobre a um mediador. Se um só, e aquele como sendo "um homem", sua mediação deve ser para toda a humanidade, e toda a raça humana foi redimida por ele. veja Gálatas 3: 19-20 notas; Hebreus 9:15Nota. Isso também é dado como uma razão pela qual a oração deve ser oferecida para todos, e uma prova de que Deus deseja sua salvação. 
O argumento é que existe o mesmo Mediador entre Deus e todas as pessoas. Ele não é o Mediador entre Deus e uma parte da raça humana, mas entre "Deus e os homens", implicando que desejava a salvação da raça. Independentemente do amor que houvesse em dar ao Mediador, era amor por toda a raça; O que se pode argumentar disto sobre o interesse que Deus tem no homem, é prova de seu interesse na raça em geral. É apropriado, portanto, orar por todos.

 Pode-se observar aqui que há apenas um Mediador.

 Não há um para reis e outro para seus assuntos; um para os ricos e outro para os pobres; um para o mestre e outro para o escravo. Todos estão no mesmo nível, e o servo pode sentir isso, No dom de um Mediador, Deus o considerava com o mesmo interesse que ele fez seu mestre. Pode acrescentar-se também que a doutrina dos papistas que os santos ou a Virgem Maria podem agir como mediadores para obter bênçãos para nós é falsa. Há apenas "um Mediador", e é necessário. A oração oferecida aos "santos", ou à "Virgem", é idolatria e, ao mesmo tempo, remove o grande mediador do escritório que ele próprio detém, de interceder com Deus.

Verso 6 
1 Timóteo 2: 6 . (Um resgate para todos. )

As palavras repitam e interpretam de imediato o que São Mateus ( Mateus 20:28 ) registra como falado pelo próprio Senhor. Há um "resgate" simplesmente, aqui "um resgate pago como em troca"; "em vez de muitos," aqui " em nome de todos".
Deu- se. Não se limita à morte na cruz, embora culminando com aquele maior ato de render-se.Para ser testemunhado. Melhor " o testemunho", ou seja, o testemunho que era necessário, e em sua própria temporada especial foi dada (comp. Gálatas 4: 4 ), para dar a conhecer aos homens a vontade salvadora de Deus.

Verso 6 

Que se deu um resgate por todos - Isto também é declarado como uma razão pela qual a oração deve ser oferecida para todos, e uma prova de que Deus deseja a salvação de todos. O argumento é que, como Cristo morreu por todos, é apropriado orar por todos e que o fato de ele ter morrido por todos é prova de que Deus desejou a salvação de todos. Seja qual for a prova de seu desejo por sua salvação, pode ser derivado disso em relação a qualquer raça, é prova em relação a todos. Sobre o significado da frase "deu-se um resgate", veja a nota de Mateus 20:28Mateus 20:28 ; Nota de Romanos 3:25Romanos 3:25 ; sobre o fato de que era para "todos", veja as notas em 2 Coríntios 5:142 Coríntios 5:14 .

Veja também o Supp. observe a mesma passagem.

Para ser testemunhado no devido tempo - Margem, "um testemunho". O grego é "o testemunho em seus próprios tempos", ou em tempos apropriados - τὸ μαρτύριον καιροῖς ἰδίοις para marturion kairois idioisHá havido explicações muito diferentes desta frase. A interpretação comum, e aquilo que me parece correto, é que "o testemunho disso será fornecido no devido tempo; isto é, no devido tempo deve ser divulgado em todo o mundo; "veja Rosenmuller. Paulo afirma como uma grande e importante verdade que Cristo deu a si mesmo um resgate por toda a humanidade - para judeus e gentios; para todas as classes e condições das pessoas. Essa verdade nem sempre foi entendida. 

Os judeus supuseram que a salvação foi concebida exclusivamente para a sua nação e negou que ela pudesse ser estendida aos outros, a menos que se tornassem judeus. Segundo eles, a salvação não era providenciada ou oferecida aos pagãos como tal, mas apenas na condição de se tornarem judeus. Em oposição a isso, Paulo diz que era uma doutrina da revelação que a redenção deveria ser providenciada para todas as pessoas, e que se pretendia que o testemunho disto fosse oferecido no devido momento. Não foi totalmente divulgado sob a antiga dispensação, mas agora chegou o período em que deveria ser comunicado a todos; comparar Romanos 5: 6 Nota de Romanos 5: 6 e nota de Gálatas 4: 4 Gálatas 4: 4 .
fonte www.mauricioberwaldoficial.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAZ DO SENHOR

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.